Suporte básico de vida: avaliação da aprendizagem com uso de simulação e dispositivos de feedback imediato1 1 Artigo extraído da tese de doutorado “Desenvolvimento e avaliação do curso online sobre Suporte Básico de Vida nas manobras de reanimação cardiopulmonar do adulto”, apresentada à Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Lucia Tobase Heloisa Helena Ciqueto Peres Edenir Aparecida Sartorelli Tomazini Simone Valentim Teodoro Meire Bruna Ramos Thatiane Facholi Polastri Sobre os autores

RESUMO

Objetivo:

avaliar o aprendizado de estudantes no curso online sobre suporte básico de vida com dispositivos de retroalimentação imediata, em simulação de atendimento em parada cardiorrespiratória.

Método:

pesquisa quase-experimental, do tipo antes-depois. Foi desenvolvido curso online sobre suporte básico e aplicado aos participantes, como intervenção educacional. O aprendizado teórico foi avaliado por meio de pré e pós-teste e, para verificar a prática, utilizou-se simulação com dispositivos de retroalimentação imediata.

Resultados:

62 concluintes, sendo 87% mulheres, 90% do primeiro e segundo ano de faculdade, idade média de 21,47 (desvio-padrão 2,39). Com índice de confiabilidade de 95%, a média das notas no pré-teste foi 6,4 (desvio-padrão 1,61) e, no pós-teste, 9,3 (desvio-padrão 0,82), p<0,001; na prática, 9,1 (desvio-padrão 0,95) e, de acordo com o dispositivo de feedback com desempenho equivalente à reanimação cardiopulmonar básica, 43,7 (desvio-padrão 26,86), médias de duração do ciclo de compressões por segundo de 20,5 (desvio-padrão 9,47), número de compressões de 167,2 (desvio-padrão 57,06), profundidade de compressões por milímetro de 48,1 (desvio-padrão 10,49), volume de ventilação de 742,7 (desvio-padrão 301,12), percentual de fração de fluxo de 40,3 (desvio-padrão 10,03).

Conclusão:

com o curso online houve contribuição para o aprendizado do suporte básico de vida. Em face da necessidade de inovações tecnológicas no ensino e na sistematização da reanimação cardiopulmonar, simulação e dispositivos de retroalimentação são recursos que favorecem o aprendizado e a consciência da performance na realização das manobras.

Descritores:
Educação em Enfermagem; Educação a Distância; Tecnologia Educacional; Ressuscitação Cardiopulmonar; Simulação; Suporte Básico de Vida

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