Acessibilidade / Reportar erro

Estudo utilizando a Teoria Fundamentada sobre a intenção das enfermeiras de abandonar sua profissão1 1 Apoio financeiro da Tabriz University of Medical Sciences, Irã, processo nº 5/4/3861.

RESUMO

Objetivo:

este estudo explora o processo de desenvolvimento da intenção de deixar a enfermagem de cabeceira.

Método:

o processo foi estudado desde a perspectiva de 21 enfermeiras utilizando o método da Grounded Theory (Teoria Fundamentada). Os dados foram coletados utilizando entrevistas semi-estruturadas e o método comparativo constante de Corbin e Strauss se utilizou para analisar os dados.

Resultados:

segundo os participantes, duas categorias principais, "imagem social da enfermagem" e "cultura e estrutura de cabeceira", foram os fatores contextuais que influenciam as razões para que as enfermeiras estejam deixando o cuidado de cabeceira. A decepção com a percepção de falta de progresso ou melhora na experiência clínica cria preocupações psicossociais primárias para as participantes. A competência e o processo de autocontrole são passos dados pelas participantes. Isso associado a condições de intervenção foram os resultados da perda do compromisso profissional que as leva a deixar o cuidado de cabeceira. "O fracasso em integrar expectativas pessoais e expectativas da organização: em busca de uma saída" foi a categoria central do estudo que uniu as categorias.

Conclusão:

os achados deste estudo proporcionam informação útil sobre as necessidades das enfermeiras para superar as intenções de deixar o cuidado de cabeceira. A identificação deste processo pode ajudar a reconhecer os problemas emergentes e oferecer soluções para resolvê-los.

Descritores:
Teoria Fundamentada; Reorganização de Recursos Humanos; Enfermeiras e Enfermeiros; Irã (Geográfico); Pesquisa Qualitativa

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br