Acessibilidade / Reportar erro

Benefícios do Qigong como prática integrativa e complementar para a saúde: revisão sistemática* * Artigo extraído da dissertação de mestrado “Desenvolvimento e validação de tecnologias digitais voltadas ao ensino de uma prática integrativa e complementar em saúde”, apresentada à Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Objetivo:

analisar na literatura as evidências sobre os benefícios da prática integrativa e complementar de Qigong à saúde de pessoas adultas e idosas.

Método:

revisão sistemática mediante a busca de estudos nas bases de dados PubMed, CINAHL, LILACS, EMBASE e Cochrane Library. Foram incluídos ensaios clínicos randomizados e não randomizados; em português, inglês e espanhol; de 2008 a 2018. Adotou-se a estratégia Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses, bem como a recomendação da Colaboração Cochrane para a avaliação do risco de viés dos ensaios clínicos analisados.

Resultados:

foram selecionados 28 estudos que indicaram o benefício da prática para o público-alvo, podendo ser utilizada para inúmeras condições de saúde, como: câncer; fibromialgia; Doença de Parkinson; Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica; Burnout; estresse; isolamento social; lombalgia crônica; dor cervical; zumbido; osteoartrite; fadiga; depressão; e doenças cardiovasculares. Notou-se, contudo, grande risco de viés no que tange ao cegamento das pesquisas.

Conclusão:

a prática de Qigong produz resultados positivos sobre a saúde, principalmente, a médio e longo prazo. Este estudo contribui para o avanço no uso de práticas integrativas e complementares na enfermagem uma vez que reúne a produção científica na área a partir dos melhores resultados de pesquisas disponíveis.

Descritores:
Terapias Complementares; Medicina Tradicional Chinesa; Qigong; Revisão Sistemática; Prática Clínica Baseada em Evidências; Enfermagem


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br