Acessibilidade / Reportar erro

Estratégias de enfrentamento de familiares de pacientes com transtornos mentais

RESUMO

Objetivo:

identificar as estratégias de enfrentamento de familiares de pacientes com transtornos mentais e relacioná-las com as variáveis sociodemográficas do familiar e clínicas do paciente.

Método:

estudo descritivo, desenvolvido em hospital psiquiátrico do interior do estado de São Paulo, com 40 familiares de pacientes internados, maiores de 18 anos e que acompanhavam o paciente antes e durante a internação. Foram utilizados instrumentos para caracterização dos sujeitos e o Inventário de Estratégias de Enfrentamento de Folkman e Lazarus.

Resultados:

as estratégias de enfrentamento mais utilizadas pelos familiares foram suporte social e resolução de problemas. Pais e mães utilizaram mais estratégias funcionais (autocontrole p=0,037; reavaliação positiva p=0,037; suporte social p=0,021). Não foram evidenciadas diferenças significativas entre as estratégias e as demais variáveis estudadas.

Conclusão:

apesar do sofrimento causado pelo impacto do adoecimento do seu ente querido, os familiares utilizam mais estratégias funcionais, permitindo-lhes enfrentar as adversidades de forma mais ajustada.

Descritores:
Adaptação Psicológica; Enfermagem Psiquiátrica; Transtornos Mentais; Saúde da Família

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br