Objetivo: avaliar o efeito da intervenção educativa realizada por enfermeiros para controle da pressão arterial em pessoas com hipertensão arterial, comparada com cuidado habitual.
Método: revisão sistemática com metanálise de ensaios clínicos randomizados realizada em seis bases de dados. Foram incluídos estudos em que a intervenção educativa foi realizada pelo enfermeiro à pessoa com hipertensão arterial. O risco de viés foi avaliado pela Risk of Bias Tool, a metanálise no software Review Manager e a certeza da evidência no sistema Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation.
Resultados: foram encontrados 1692 estudos, revisados por pares, e oito artigos foram incluídos na metanálise. A metanálise foi calculada para o desfecho pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica, em subgrupo por tempo e por tipo de execução da intervenção. Para a intervenção educativa presencial, realizada de modo individual combinada com atividade de grupo, a estimativa de efeito foi de -12.41 mmHg (Intervalo de Confiança 95%, -16.91 a -7.91, p<0.00001) para pressão arterial sistólica e -5.40 mmHg (Intervalo de Confiança 95%, -7.98 a -2.82, p<0.0001) para pressão arterial diastólica, com certeza da evidência alta.
Conclusão: a intervenção educativa realizada pelo enfermeiro, de modo individual combinada com atividade de grupo, apresenta efeito clínico e estatisticamente significativo. Registro PROSPERO: CRD42021282707.
Descritores:
Hipertensão; Enfermagem; Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde; Revisão Sistemática; Metanálise
Destaques:
(1)A intervenção educativa presencial contribui no tratamento da pessoa com hipertensão.
(2) A intervenção educativa presencial colabora na redução do valor da pressão arterial.
(3)Intervenção educativa presencial realizada pelo enfermeiro tem efetividade clínica.
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Fonte: Figura gerada pela ferramenta Revised Cochrane risk-of-bias tool for randomized trials
Fonte: Figura gerada pelo programa estatístico RevMan®; SD = Standard Deviation/Desvio Padrão; IV = Variance Interval/Intervalo de Variância; CI = Confidence Interval/Intervalo de Confiança
Fonte: Figura gerada pelo programa estatístico RevMan®; SD = Standard Deviation/Desvio Padrão; IV = Variance Interval/Intervalo de Variância; CI = Confidence Interval/Intervalo de Confiança