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Intervenção educativa realizada por enfermeiros para controle da pressão arterial: revisão sistemática com metanálise * * Artigo extraído da tese de doutorado “Efetividade de intervenções realizadas por enfermeiros para controle da pressão arterial em pacientes hipertensos: revisão sistemática com metanálise”, apresentada à Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.

Objetivo:

avaliar o efeito da intervenção educativa realizada por enfermeiros para controle da pressão arterial em pessoas com hipertensão arterial, comparada com cuidado habitual.

Método:

revisão sistemática com metanálise de ensaios clínicos randomizados realizada em seis bases de dados. Foram incluídos estudos em que a intervenção educativa foi realizada pelo enfermeiro à pessoa com hipertensão arterial. O risco de viés foi avaliado pela Risk of Bias Tool, a metanálise no software Review Manager e a certeza da evidência no sistema Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation.

Resultados:

foram encontrados 1692 estudos, revisados por pares, e oito artigos foram incluídos na metanálise. A metanálise foi calculada para o desfecho pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica, em subgrupo por tempo e por tipo de execução da intervenção. Para a intervenção educativa presencial, realizada de modo individual combinada com atividade de grupo, a estimativa de efeito foi de -12.41 mmHg (Intervalo de Confiança 95%, -16.91 a -7.91, p<0.00001) para pressão arterial sistólica e -5.40 mmHg (Intervalo de Confiança 95%, -7.98 a -2.82, p<0.0001) para pressão arterial diastólica, com certeza da evidência alta.

Conclusão:

a intervenção educativa realizada pelo enfermeiro, de modo individual combinada com atividade de grupo, apresenta efeito clínico e estatisticamente significativo. Registro PROSPERO: CRD42021282707.

Descritores:
Hipertensão; Enfermagem; Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde; Revisão Sistemática; Metanálise


Destaques:

(1)A intervenção educativa presencial contribui no tratamento da pessoa com hipertensão.

(2) A intervenção educativa presencial colabora na redução do valor da pressão arterial.

(3)Intervenção educativa presencial realizada pelo enfermeiro tem efetividade clínica.

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