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Simulação clínica para desenvolvimento de competência em enfermagem na ressuscitação cardiopulmonar: revisão sistemática

Resumos

Objetivo:

identificar a efetividade da simulação clínica para desenvolvimento de competência quanto à ressuscitação cardiopulmonar em comparação com diferentes estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas na educação de graduandos em enfermagem.

Método:

revisão sistemática, realizada nas bases PubMed®/MEDLINE®, LILACS, Scopus, CINAHL e Web of Science. Utilizou-se o aplicativo Rayyan QCRI para seleção dos estudos, além dos instrumentos de avaliação da qualidade metodológica do Instituto Joanna Briggs e o Medical Education Research Study Quality Instrument.

Resultados:

identificaram-se 887 estudos, sendo que cinco compuseram a amostra final. Os estudos incluídos foram considerados de boa qualidade metodológica pelos instrumentos de avaliação. Todos apresentaram resultados estatisticamente mais significativos para desenvolver competência por meio da simulação clínica, quando comparados a outros métodos.

Conclusão:

a simulação clínica mostrou-se efetiva para o desenvolvimento de competência clínica na ressuscitação cardiopulmonar de estudantes em enfermagem.

Descritores:
Estudantes de Enfermagem; Simulação; Ensino; Competência Clínica; Ressuscitação Cardiopulmonar; Aprendizagem


Objective:

to identify the effectiveness of clinical simulation for competence development regarding cardiopulmonary resuscitation in comparison with different teaching and learning strategies used in the education of nursing students.

Method:

systematic review, performed on the databases PubMed®/MEDLINE®, LILACS, Scopus, CINAHL and Web of Science. The Rayyan QCRI application was used to select the studies, in addition to the instruments for assessing the methodological quality of Joanna Briggs Institute and the Medical Education Research Study Quality Instrument.

Results:

a total of 887 studies were identified, and five we included in the final sample. The included studies had good methodological quality by the assessment instruments. All of them had statistically significant results to develop competence through clinical simulation, when compared to other methods.

Conclusion:

clinical simulation proved to be effective for the development of clinical competence in cardiopulmonary resuscitation of nursing students.

Descriptors:
Students, Nursing; Simulation Technique; Teaching; Clinical Competence; Cardiopulmonary Resuscitation; Learning


Objetivo:

identificar la eficacia de la simulación clínica para desarrollar competencias de la resucitación cardiopulmonar en comparación con diferentes estrategias de enseñanza y aprendizaje que se utilizan en la educación de estudiantes de enfermería.

Método:

se trata de una revisión sistemática, realizada en las bases PubMed®/MEDLINE®, LILACS, Scopus, CINAHL y Web of Science. Se utilizó la aplicación Rayyan QCRI para seleccionar los estudios, además de los instrumentos de evaluación de la calidad metodológica del Instituto Joanna Briggs y el Medical Education Research Study Quality Instrument.

Resultados:

se identificaron 887 estudios de los cuales 5 compusieron la muestra final. Los instrumentos de evaluación reconocieron a los estudios incluidos como de buena calidad metodológica. Todos presentaron mejores resultados estadísticamente significativos para desarrollar competencias por medio de la simulación clínica, al ser comparados con otros métodos.

Conclusión:

la simulación clínica ha resultado eficaz para el desarrollo de competencias clínicas en la resucitación cardiopulmonar de los estudiantes de enfermería.

Descriptores:
Estudiantes de Enfermería; Simulación; Enseñanza; Competencia Clínica; Reanimación Cardiopulmonar; Aprendizaje


Introdução

A adoção de novas estratégias de ensino e aprendizagem em enfermagem é de grande importância para a excelência no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes dos estudantes(11 Sanaie N, Vasli P, Sedighi L, Sadeghi B. Comparing the effect of lecture and Jigsaw teaching strategies on the nursing students' self-regulated learning and academic motivation: A quasiexperimental study. Nurse Educ Today. 2019 May;79:35-40. doi: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2019.05.022
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-22 Wilson L, Mendes IA, Klopper H, Catrambone C, Al-Maaitah R, Norton ME, et al. Global health' and 'global nursing': proposed definitions from the global advisory panel on the future of nursing. J Adv Nurs. 2016 Jul;72(7):1529-40. doi: https://doi.org/10.1111/jan.12973
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). Nessa perspectiva, a simulação clínica, configurada como um mecanismo pedagógico de ensino e aprendizagem em saúde, que imita atendimentos clínicos reais, tem ganhado espaço na educação em enfermagem, caracterizando-se como estratégia experiencial, interativa, colaborativa e centrada no aprendiz(33 Jeffries PR, Rodgers B, Adamson K. NLN Jeffries Simulation Theory: Brief Narrative Description. Nurs Educ Perspect. [Internet]. 2015 Sep/Oct [cited Jul 18, 2019];36(5):292-3. Available from: https://www.nursingcenter.com/journalarticle?Article_ID=3350601&Journal_ID=3332683&Issue_ID=3350571
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).

Especificamente quanto ao ensino e à aprendizagem da ressuscitação cardiopulmonar (RCP) para enfermagem, estratégias frequentemente adotadas por educadores estão ainda pautadas em abordagens tradicionais, como aulas expositivas com suporte de apresentações em PowerPoint ® e treinamento de habilidades em laboratório, orientado por um instrutor(44 Berger C, Brinkrolf P, Ertmer C, Becker J, Friederichs H, Wenk M, et al. Combination of problem-based learning with high-fidelity simulation in CPR training improves short and long-term CPR skills: a randomised single blinded trial. BMC Med Educ. 2019 May;19(1):180. doi: https://doi.org/10.1186/s12909-019-1626-7
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-55 Nasr-Esfahani M, Yazdannik A, Mohamadiriz S. Development of nursing students' performance in advanced cardiopulmonary resuscitation through role-playing learning model. J Educ Health Promot. 2019 Aug 30;8:151. doi:10.4103/jehp.jehp_125_18
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).

Esse padrão clássico de capacitação em RCP mostra resultados ineficazes para a qualidade do atendimento, como queda da habilidade cognitiva e psicomotora dos indivíduos após um mês da conclusão dos cursos ministrados(66 O'Leary JR, Goumeniouk NL, Cormier AS, Potter DJ, Gilic F, Brennan EE. Competency in Acute Resuscitation Through Successive Simulation (CARTSS): a mentor based near-peer learning initiative Can. J Emerg Med. 2018 Nov;20(6):952-4. doi: https://doi.org/10.1017/cem.2018.28
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-77 Vesilea U, Basak T, Ayhan H, Cinar FI, Iyigun E, Tosun N, et al. Integrating simulation based learning into nursing education programs: Hybrid simulation. Technol Health Care. 2018 Apr 23;26(2):263-70. doi: 10.3233/THC-170853
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). Porém, não está claro, ainda, se novas estratégias de ensino e aprendizagem, como a simulação clínica, são mais efetivas para desenvolver a competência de estudantes de enfermagem para atendimento da RCP(44 Berger C, Brinkrolf P, Ertmer C, Becker J, Friederichs H, Wenk M, et al. Combination of problem-based learning with high-fidelity simulation in CPR training improves short and long-term CPR skills: a randomised single blinded trial. BMC Med Educ. 2019 May;19(1):180. doi: https://doi.org/10.1186/s12909-019-1626-7
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,88 Lee J, Cheng A, Angelski C, Allain D, Ali S. High-fidelity simulation in pediatric emergency medicine: a national survey of facilitator comfort and practice. Pediatr Emerg Care. 2015 Apr;31(4):260-5. doi: 10.1097/PEC.0000000000000396
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).

A avaliação do desenvolvimento de competência clínica, definida como a aplicação de habilidades em todos os domínios da prática, articulando conhecimentos, habilidades e atitudes nos diversos contextos clínicos(77 Vesilea U, Basak T, Ayhan H, Cinar FI, Iyigun E, Tosun N, et al. Integrating simulation based learning into nursing education programs: Hybrid simulation. Technol Health Care. 2018 Apr 23;26(2):263-70. doi: 10.3233/THC-170853
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,99 Lejonqvist GB, Eriksson K, Meretoja R. Evaluating clinical competence during nursing education: A comprehensive integrative literature review. Int J Nurs Pract. 2016 Apr;22(2):142-51. doi: https://doi.org/10.1111/ijn.12406
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), é considerada tema complexo e de difícil manipulação. Sua adoção no ensino da RCP para estudantes de enfermagem foi verificada em estudos cujos desfechos foram variados e nem sempre conclusivos quanto à sua efetividade(1010 McRae ME, Chan A, Hulett R, Leea AJ, Coleman B. The effectiveness of and satisfaction with high-fidelity simulation to teach cardiac surgical resuscitation skills to nurses. Intens Crit Care Nurs. 2017 Jun;40:64-9. doi: 10.1016/j.iccn.2016.11.001
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11 Roh YS, Lim EJ, Issenberg SB. Effects of an integrated simulation-based resuscitation skills training with clinical practicum on mastery learning and self-efficacy in nursing students. Collegian. 2016 Dec 31;23(1):53-9. doi: https://doi.org/10.1016/j.colegn.2014.10.002
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-1212 Downar J, McNaughton N, Abdelhalim T, Wong N, Lapointe-Shaw L, Seccareccia D, et al. Standardized patient simulation versus didactic teaching alone for improving residents' communication skills when discussing goals of care and resuscitation: A randomized controlled trial. Palliat Med. 2016 Feb;31(2):130-9. doi: 10.1177/0269216316652278 2016
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).

Este estudo teve como objetivo identificar a efetividade da simulação clínica para o desenvolvimento de competência quanto à RCP em comparação com diferentes estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas na educação de graduandos em enfermagem.

Método

Trata-se de revisão sistemática da literatura, elaborada de acordo com a estratégia Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis (PRISMA)(1313 Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG; PRISMA Group. Preferred reporting items for systematic reviews and metaanalyses: the PRISMA statement. PLoS Med. 2009 Jul;6(7):e1000097. doi: https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097
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), de julho a outubro de 2019.

Para cumprimento desta revisão sistemática, seguiram-se sete etapas: (1) definição da pergunta de pesquisa, especificando a população e a intervenção de interesse; (2) identificação das bases de dados, dos descritores, das palavras-chave e das estratégias de busca; (3) estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão; (4) busca nas bases de dados com até dois pesquisadores independentes; (5) comparação das buscas dos examinadores e definição da seleção inicial dos estudos; (6) aplicação dos critérios de inclusão e justificativa das possíveis exclusões, junto da análise crítica de todos os estudos incluídos na revisão; (7) elaboração de um resumo crítico, sintetizando as informações disponibilizadas pelos artigos incluídos na revisão, e apresentação de conclusão, que informasse a evidência sobre os efeitos da intervenção(1414 Clarke M. The Cochrane Collaboration and systematic reviews. Br J Surg. 2007 Apr;94(4):391-2. doi: 10.1002/bjs.5812
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).

Definiu-se a questão de pesquisa por meio da estratégia Patient-Intervention-Comparison-Outcomes (PICO)(1515 Santos CM, Pimenta CA, Nobre MR. The PICO strategy for the research question construction and evidence search. Rev Latino-Am Enfermagem. 2007 May-Jun;15(3):508-51. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023
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) com os seguintes elementos: o acrônimo P referiu-se aos estudantes de graduação em enfermagem, I à simulação clínica, C às diferentes estratégias de ensino e aprendizagem, O ao desenvolvimento de competência clínica para RCP. Dessa forma, a seguinte questão norteadora foi estruturada: Qual a efetividade da simulação clínica em comparação com diferentes estratégias de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento de competência quanto à RCP em graduandos de enfermagem?

Definiram-se as seguintes bases como fonte de dados: PubMed®/MEDLINE®, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scopus, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Web of Science.

De acordo com a base de dados, foram utilizados descritores e estratégias de busca específicos. Na PubMed® e no Scopus, foram usados os descritores encontrados no Medical Subjects Headings (MESH): “Students, Nursing”, “Simulation Training”, “Teaching”, “Clinical Competence” e “Cardiopulmonary Resuscitation”. Já as estratégias de busca foram P versus I − (“Students, NursingORPupil NursesORStudent, NursingORNurses, PupilORNurse, PupilORPupil NurseORNursing StudentORNursing Students”) AND (“Training, SimulationORInteractive LearningORLearning, Interactive”) − e I versus C versus O − (“Training, SimulationORInteractive LearningORLearning, Interactive”) AND (Teaching ORTraining TechniquesORTechnique, TrainingORTechniques, TrainingORTraining TechniqueORTraining TechnicsORTechnic, TrainingORTechnics, TrainingORTraining TechnicORPedagogyORPedagogiesORTeaching MethodsORMethod, TeachingORMethods, TeachingORTeaching MethodORAcademic TrainingORTraining, AcademicORTraining ActivitiesORActivities, TrainingORTraining ActivityORTechniques, EducationalORTechnics, EducationalOREducational TechnicsOREducational TechnicORTechnic, EducationalOREducational TechniquesOREducational TechniqueORTechnique, Educational”) AND (“Clinical CompetenceORCompetency, ClinicalORCompetence, ClinicalORClinical CompetencyORClinical CompetenciesORCompetencies, ClinicalORClinical SkillORSkill, ClinicalORSkills, ClinicalORClinical Skills”) AND (“Clinical CompetenceORCompetency, ClinicalORCompetence, ClinicalORClinical CompetencyORClinical CompetenciesORCompetencies, ClinicalORClinical SkillORSkill, ClinicalORSkills, Clinical” ORClinical Skills”) AND (“Cardiopulmonary ResuscitationORResuscitation, CardiopulmonaryOR CPR ORCardio-Pulmonary ResuscitationORCardio Pulmonary ResuscitationORResuscitation, Cardio-PulmonaryORCode BlueORMouth-to-Mouth ResuscitationORMouth to Mouth ResuscitationORMouth-to-Mouth ResuscitationsORResuscitation, Mouth-to-MouthORResuscitations, Mouth-to-MouthORBasic Cardiac Life SupportORLife Support, Basic Cardiac”).

No CINAHL, os descritores foram “Students, Nursing”, “Simulations”, “Teaching”, “Clinical Competence” e “Resuscitation, Cardiopulmonary”, identificados em títulos, e as seguintes estratégias de busca foram aplicadas: P versus I − (“Students, Nursing”) AND (Simulations) − e I versus C versus O − (Simulations) AND (Teaching ORModels, Educational”) AND (“Clinical Competence”) AND (“Resuscitation, Cardiopulmonary”).

Na Web of Science, utilizaram-se os descritores “Students, Nursing”, “Simulation Training”, “Teaching”, “Clinical Competence” e “Cardiopulmonary Resuscitation”. A estratégia de busca configurou-se do seguinte modo: (“Students, NursingANDSimulation TrainingAND Teaching ANDClinical CompetenceANDCardiopulmonary Resuscitation”).

Na LILACS, foram buscados os Descritores de Ciências da Saúde (DeCS) “Estudantes de Enfermagem”, “Treinamento por Simulação”, “Ensino”, “Competência Clínica”, “Reanimação Cardiopulmonar”, e suas versões em inglês e espanhol, com a seguinte estratégia de busca: (“Students, Nursing”) AND (“Simulation Training”) AND (Teaching) AND (“Clinical Competence”) AND (“Cardiopulmonary Resuscitation”) (“Estudiantes de Enfermería”) AND (“Entrenamiento Simulado”) AND (Enseñanza) AND (“Competencia Clínica”) AND (“Reanimación Cardiopulmonar”) (“Estudantes de Enfermagem”) AND (“Treinamento por Simulação”) AND (Ensino) AND (“Competência Clínica”) AND (“Reanimação Cardiopulmonar)”.

Foram incluídos estudos primários, do tipo ensaio clínico, aleatorizados ou não, que apresentassem a comparação da efetividade da simulação clínica para desenvolver competência sobre RCP em adultos com outras estratégias de ensino e aprendizagem aplicadas para graduandos em enfermagem, sem recorte temporal delimitado, publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, em periódicos científicos e disponíveis eletronicamente. Foram excluídos estudos que abordassem profissionais de enfermagem, RCP neonatal e pediátrica, revisões da literatura, editoriais, resenhas, relatos de experiências, estudos de caso, reflexões teóricas, dissertações, teses, monografias e resumos publicados em anais de eventos.

Os estudos foram identificados nas fontes de informação selecionadas por dois pesquisadores independentes, previamente treinados para avaliar títulos e resumos, por meio de um programa de revisão gratuito da web de versão única chamado Rayyan Qatar Computing Research Institute (Rayyan QCRI)(1616 Ouzzani M, Hammady H, Fedorowicz Z, Elmagarmid A. Rayyan - a web and mobile app for systematic reviews. Syst Rev. 2016;5(1):210. doi: 10.1186/s13643-016-0384-4
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), identificado no link https://rayyan.qcri.org/.

O Rayyan QCRI auxilia autores de revisões sistemáticas a realizarem seu trabalho de maneira rápida, fácil e agradável, permitindo a exportação dos estudos de uma base de dados determinada para o programa e a exposição de títulos e resumos, com o cegamento do pesquisador auxiliar, o que garante fidedignidade na seleção das informações, acurácia e precisão metodológica(1616 Ouzzani M, Hammady H, Fedorowicz Z, Elmagarmid A. Rayyan - a web and mobile app for systematic reviews. Syst Rev. 2016;5(1):210. doi: 10.1186/s13643-016-0384-4
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).

Os 12 estudos que apresentaram divergência foram encaminhados a um terceiro pesquisador, especialista na temática, responsável por tomar a decisão de inclusão ou exclusão. Em seguida, realizou-se análise crítica dos artigos na íntegra. Após ser observada a incipiência de estudos selecionados, procedeu-se à análise das referências dos artigos incluídos, sem resultar, porém, em novos acréscimos na amostra final.

Na coleta dos dados, utilizaram-se critérios presentes em um instrumento validado(1717 Ursi ES, Galvão CM. Perioperative prevention of skin injury: an integrative literature review. Rev Latino-Am Enfermagem. [Internet]. 2006 Jan-Feb [cited Nov 4, 2019];14(1):124-31. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v14n1/v14n1a17
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), abordando título, autores, ano de publicação, origem do estudo, idioma, periódico, objetivos, delineamento metodológico, resultados e conclusão. Também se classificou o Nível de Evidência(1818 Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Evidence-based practice in nursing & healthcare: a guide to best practice. 2. ed. Philadelphia: Wolters Kluwer Health/Lippincott Williams & Wilkins; 2011.), demonstrando-se a seleção e a inclusão dos estudos a partir as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analyses - PRISMA(1313 Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG; PRISMA Group. Preferred reporting items for systematic reviews and metaanalyses: the PRISMA statement. PLoS Med. 2009 Jul;6(7):e1000097. doi: https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097
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).

A avaliação metodológica dos estudos selecionados foi realizada de acordo com os instrumentos de avaliação crítica do Instituto Joanna Briggs(1919 Joanna Briggs Institute. JBI Reviewer's Manual. [Internet]. The Joanna Briggs Institute; 2017 [cited Nov 4, 2019]. Available from: https://reviewersmanual.joannabriggs.org/
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) e do Medical Education Research Study Quality Instrument (MERSQI)(2020 Reed DA, Beckman TJ, Wright SM, Levine RB, Kern DE, Cook DA. Predictive Validity Evidence for Medical Education Research Study Quality Instrument Scores: Quality of Submissions to JGIM's Medical Education Special Issue. J Gen Intern Med. 2008 Jul;23(7):903-7. doi: https://doi.org/10.1007/s11606-008-0664-3
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). Optou-se pela adoção de ambos, para obtenção de um amplo cenário de avaliação da qualidade metodológica dos artigos, visto que os instrumentos adotados possuem perspectivas e critérios de avaliação diferentes.

O instrumento referente ao Instituto Joanna Briggs possui nove itens de avaliação metodológica voltados a estudos quasi-experimentais e 13 para os experimentais, considerando se estão presentes, ausentes, se há clareza ou não se aplicam(1919 Joanna Briggs Institute. JBI Reviewer's Manual. [Internet]. The Joanna Briggs Institute; 2017 [cited Nov 4, 2019]. Available from: https://reviewersmanual.joannabriggs.org/
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). Já o MERSQI é constituído por seis domínios, compostos por critérios que avaliam a qualidade metodológica dos estudos, a saber: (1) desenho do estudo (apenas um grupo ou um pós-teste, 1 ponto; pré-teste e pós-teste de um grupo único, 1,5 ponto; dois grupos não randomizados, 2 pontos; e estudo randomizado, 3 pontos); (2) amostra (uma instituição estudada, 0,5 ponto; duas instituições, 1 ponto; três instituições estudadas, 1,5 ponto; e a taxa de resposta da amostra <50%, 0,5 ponto; 50% a 74%, 1 ponto; e >75%, 1,5 ponto); (3) tipo de dados (avaliação feita pelos participantes, 1 ponto; e avaliação objetiva, 2 pontos); (4) validade do instrumento de avaliação (estrutura interna não relatada, zero ponto; relatada, 1 ponto; conteúdo não relatado, zero ponto; conteúdo relatado, 1 ponto; relações com outras variáveis não relatadas, zero ponto; e relações relatadas, 1 ponto); (5) análise de dados (inadequada para o desenho do estudo ou tipo de dados, zero ponto; apropriada para o desenho do estudo, 1 ponto; apenas análise descritiva, 1 ponto; além da análise descritiva, 2 pontos); e (6) resultados (obtenção de conhecimentos e habilidades, 1,5 ponto; satisfação, atitudes, percepções, opiniões, fatos gerais e confiança, 1 ponto). A pontuação máxima é 18(2020 Reed DA, Beckman TJ, Wright SM, Levine RB, Kern DE, Cook DA. Predictive Validity Evidence for Medical Education Research Study Quality Instrument Scores: Quality of Submissions to JGIM's Medical Education Special Issue. J Gen Intern Med. 2008 Jul;23(7):903-7. doi: https://doi.org/10.1007/s11606-008-0664-3
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). Estudos são avaliados segundo os seguintes escores: ≤10 são considerados de baixa qualidade; de >10 a <15 são de qualidade moderada; e ≥15, alta qualidade(2121 Fontaine G, Cossette S, Maheu-Cadotte MA, Mailhot T, Heppell S, Roussy C, et al. Behavior change counseling training programs for nurses and nursing students: A systematic descriptive review. Nurse Educ Today. 2019 Nov;82:37-50. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2019.08.007
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).

Resultados

Demonstra-se, a seguir, na Figura 1, a seleção e a inclusão dos estudos da presente pesquisa, seguindo as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analyses- PRISMA(1313 Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG; PRISMA Group. Preferred reporting items for systematic reviews and metaanalyses: the PRISMA statement. PLoS Med. 2009 Jul;6(7):e1000097. doi: https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097
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).

Figura 1
Fluxograma do processo de identificação, seleção e inclusão dos estudos, adaptado do Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analyses (PRISMA). Apesar da adoção do instrumento de avaliação crítica dos estudos do Instituto Joanna Briggs, não foi registrado um protocolo para a presente revisão sistemática1 1 Destaca-se que, apesar da adoção do instrumento de avaliação crítica dos estudos do Instituto Joanna Briggs, não foi registrado um protocolo para a presente revisão sistemática. Obteve-se financiamento próprio e não houve conflitos de interesse. . Ribeirão Preto, SP, Brasil, 2019

*CINAHL = Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature; †LILACS = Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde; ‡RCP = Ressuscitação cardiopulmonar


A Figura 2, a seguir, apresenta a avaliação crítica da qualidade metodológica dos estudos quasi-experimentais, de acordo com o instrumento de avaliação do Instituto Joanna Briggs(1919 Joanna Briggs Institute. JBI Reviewer's Manual. [Internet]. The Joanna Briggs Institute; 2017 [cited Nov 4, 2019]. Available from: https://reviewersmanual.joannabriggs.org/
https://reviewersmanual.joannabriggs.org...
).

Figura 2
Avaliação dos estudos quasi-experimentais incluídos na revisão, de acordo com o instrumento de avaliação de qualidade metodológica do Instituto Joanna Briggs. Ribeirão Preto, SP, Brasil, 2019

A Figura 3 apresenta a avaliação crítica da qualidade metodológica dos estudos experimentais, de acordo com o instrumento de avaliação do Instituto Joanna Briggs(1919 Joanna Briggs Institute. JBI Reviewer's Manual. [Internet]. The Joanna Briggs Institute; 2017 [cited Nov 4, 2019]. Available from: https://reviewersmanual.joannabriggs.org/
https://reviewersmanual.joannabriggs.org...
).

Figura 3
Avaliação da qualidade metodológica dos estudos experimentais incluídos na revisão, de acordo com o instrumento de avaliação crítica do Instituto Joanna Briggs. Ribeirão Preto, SP, Brasil, 2019

Os estudos quasi-experimentais incluídos na presente revisão atenderam à maioria dos quesitos de avaliação de qualidade indicados pelo instrumento do Instituto Joanna Briggs, sendo considerados de boa qualidade. Apenas o critério que aborda a utilização de múltiplas medições de resultados em pré e pós-intervenção/exposição ao longo do tempo não foi atendido em dois estudos(2323 Tawalbeh LI, Tubaishat A. Effect of simulation on knowledge of advanced cardiac life support, knowledge retention, and confidence of nursing students in Jordan. J Nurs Educ. 2014 Jan;53(1):38-44. doi: 10.3928/01484834-20131218-01
https://doi.org/10.3928/01484834-2013121...
-2424 Bruce AS, Scherer YK, Curran CC, Urschel DM, Erdley S, Ball LS. A collaborative exercise between graduate and undergraduate nursing students using a computer-assisted simulator in a mock cardiac arrest. Nurs Educ Perspect. [Internet]. 2009 Jan-Feb [cited Jan 13, 2019];30(1):22-7. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19331035
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1933...
).

Já quanto aos estudos experimentais, apesar da maioria dos critérios indicados para a avaliação de qualidade ter sido atendida, observou-se fraqueza metodológica significativa quanto ao cegamento do pesquisador, dos participantes, dos responsáveis por fornecer o tratamento e dos avaliadores de resultados quanto à alocação do tratamento.

O MERSQI também foi utilizado para avaliação da qualidade metodológica dos estudos incluídos na amostra, exposta na Figura 4.

Figura 4
Avaliação da qualidade metodológica dos estudos, segundo o Medical Education Research Study Quality Instrument. Ribeirão Preto, SP, Brasil, 2019

Por meio da utilização do MERSQI, é possível afirmar que os estudos incluídos na amostra da presente revisão possuíam moderada qualidade metodológica (10 < n < 15), com escore médio de 12,5 pontos, valor mínimo de 11 e máximo de 14,5 pontos. Os critérios responsáveis por conferir fraqueza metodológica foram a execução dos estudos em um único centro/instituição e o não esclarecimento quanto à validade dos instrumentos de avaliação destacados por esses manuscritos.

Os artigos incluídos na revisão estão resumidos na Figura 5. Todos eram publicações internacionais e possuíam o inglês como idioma. Os autores identificaram que a simulação clínica foi uma estratégia de ensino e aprendizagem eficaz para desenvolver competência clínica em estudantes de enfermagem para ressuscitação cardiopulmonar, quando comparada a outros mecanismos pedagógicos de ensino.

Figura 5
Caracterização dos estudos que compuseram a amostra da presente revisão sistemática. Ribeirão Preto, SP, Brasil, 2019

Discussão

Três estudos quasi-experimentais(2222 Aqel AA, Ahmad MM. High-fidelity simulation effects on CPR knowledge, skills, acquisition, and retention in nursing students. Worldviews Evid Based Nurs. 2014 Dec;11(6):394-400. doi: 10.1111/wvn.12063
https://doi.org/10.1111/wvn.12063...

23 Tawalbeh LI, Tubaishat A. Effect of simulation on knowledge of advanced cardiac life support, knowledge retention, and confidence of nursing students in Jordan. J Nurs Educ. 2014 Jan;53(1):38-44. doi: 10.3928/01484834-20131218-01
https://doi.org/10.3928/01484834-2013121...
-2424 Bruce AS, Scherer YK, Curran CC, Urschel DM, Erdley S, Ball LS. A collaborative exercise between graduate and undergraduate nursing students using a computer-assisted simulator in a mock cardiac arrest. Nurs Educ Perspect. [Internet]. 2009 Jan-Feb [cited Jan 13, 2019];30(1):22-7. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19331035
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1933...
) e dois experimentais(2525 Ackermann AD. Investigation of Learning Outcomes for the Acquisition and Retention of CPR Knowledge and Skills Learned with the Use of High-Fidelity Simulation. Clin Simul Nurs. 2009 Nov-Dec;5(6):e213-e222. doi: 10.1016/j.ecns.2009.05.002
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2009.05.0...
-2626 Akhu-Zaheya LM, Gharaibeh MK, Alostaz ZM. Effectiveness of Simulation on Knowledge Acquisition, Knowledge Retention, and Self-Efficacy of Nursing Students in Jordan. Clin Simul Nurs. 2013 Sep;9(9):e335-e342. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2012.05.001
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2012.05.0...
) foram incluídos na amostra da presente revisão. Apesar de todos os autores apontarem a simulação clínica como estratégia eficaz para desenvolver competência clínica para ressuscitação cardiopulmonar em estudantes de enfermagem, a escassez de estudos identificados demonstra a necessidade de exploração científica mais aprofundada nesse âmbito(99 Lejonqvist GB, Eriksson K, Meretoja R. Evaluating clinical competence during nursing education: A comprehensive integrative literature review. Int J Nurs Pract. 2016 Apr;22(2):142-51. doi: https://doi.org/10.1111/ijn.12406
https://doi.org/10.1111/ijn.12406...
).

A maioria(2222 Aqel AA, Ahmad MM. High-fidelity simulation effects on CPR knowledge, skills, acquisition, and retention in nursing students. Worldviews Evid Based Nurs. 2014 Dec;11(6):394-400. doi: 10.1111/wvn.12063
https://doi.org/10.1111/wvn.12063...
-2323 Tawalbeh LI, Tubaishat A. Effect of simulation on knowledge of advanced cardiac life support, knowledge retention, and confidence of nursing students in Jordan. J Nurs Educ. 2014 Jan;53(1):38-44. doi: 10.3928/01484834-20131218-01
https://doi.org/10.3928/01484834-2013121...
,2525 Ackermann AD. Investigation of Learning Outcomes for the Acquisition and Retention of CPR Knowledge and Skills Learned with the Use of High-Fidelity Simulation. Clin Simul Nurs. 2009 Nov-Dec;5(6):e213-e222. doi: 10.1016/j.ecns.2009.05.002
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2009.05.0...
-2626 Akhu-Zaheya LM, Gharaibeh MK, Alostaz ZM. Effectiveness of Simulation on Knowledge Acquisition, Knowledge Retention, and Self-Efficacy of Nursing Students in Jordan. Clin Simul Nurs. 2013 Sep;9(9):e335-e342. doi: https://doi.org/10.1016/j.ecns.2012.05.001
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2012.05.0...
) dos estudos comparou a simulação clínica em RCP com estratégias de ensino e aprendizagem tradicionais para enfermagem, como a aula expositiva com suporte de apresentações em PowerPoint e o treinamento de habilidades em laboratório com uso de manequim de baixa fidelidade. Obtiveram resultados estatisticamente significativos para a simulação clínica em RCP diante de outros métodos expostos, o que pode subsidiar sua adoção na educação em enfermagem(99 Lejonqvist GB, Eriksson K, Meretoja R. Evaluating clinical competence during nursing education: A comprehensive integrative literature review. Int J Nurs Pract. 2016 Apr;22(2):142-51. doi: https://doi.org/10.1111/ijn.12406
https://doi.org/10.1111/ijn.12406...
,2222 Aqel AA, Ahmad MM. High-fidelity simulation effects on CPR knowledge, skills, acquisition, and retention in nursing students. Worldviews Evid Based Nurs. 2014 Dec;11(6):394-400. doi: 10.1111/wvn.12063
https://doi.org/10.1111/wvn.12063...
-2323 Tawalbeh LI, Tubaishat A. Effect of simulation on knowledge of advanced cardiac life support, knowledge retention, and confidence of nursing students in Jordan. J Nurs Educ. 2014 Jan;53(1):38-44. doi: 10.3928/01484834-20131218-01
https://doi.org/10.3928/01484834-2013121...
).

Corrobora tal afirmação um estudo experimental randomizado, realizado com 31 enfermeiros chineses, que comparou a efetividade da simulação para desenvolver competência em enfermagem com estratégias tradicionais de ensino, destacando resultados estatisticamente significativos para o aumento de habilidades cognitivas e psicomotoras (p=0,001), a redução dos níveis de estresse (p=0,011) e a elevação da confiança (p=0,026)(2727 Chen SH, Chen SH, Lee SC, Chang Y, Yeh KY. Impact of interactive situated and simulated teaching program on novice nursing practitioners' clinical competence, confidence, and stress. Nurse Educ Today. 2017 Aug;55:11-6. doi: 10.1016/j.nedt.2017.04.025
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2017.04.0...
). Outros estudos também apontaram a simulação clínica como estratégia pedagógica inovadora para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, psicomotoras e afetivas em enfermagem, afirmando sua efetividade para o desenvolvimento de competência clínica(2525 Ackermann AD. Investigation of Learning Outcomes for the Acquisition and Retention of CPR Knowledge and Skills Learned with the Use of High-Fidelity Simulation. Clin Simul Nurs. 2009 Nov-Dec;5(6):e213-e222. doi: 10.1016/j.ecns.2009.05.002
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2009.05.0...
,2828 Weeks KW, Coben D, O'Neill D, Jones A, Weeks A, Brown M, et al. Developing and integrating nursing competence through authentic technology-enhanced clinical simulation education: Pedagogies for reconceptualising the theory-practice gap. Nurse Educ Pract. 2019 May;37:29-38. doi: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2019.04.010
https://doi.org/10.1016/j.nepr.2019.04.0...

29 Brown Tyo M, McCurry MK. An Integrative Review of Clinical Reasoning Teaching Strategies and Outcome Evaluation in Nursing Education. Nurs Educ Perspect. 2019 Jan-Feb;40(1):11-7. doi: 10.1097/01. NEP.0000000000000375
https://doi.org/10.1097/01. NEP.00000000...
-3030 Everett-Thomas R, Turnbull-Horton V, Valdes B, Valdes GR, Rosen LF, Birnbach DJ. The influence of high-fidelity simulation on first responder's retention of CPR knowledge. Appl Nurs Res. 2016 May;30:94-7. doi: https://doi.org/10.1016/j.apnr.2015.11.005
https://doi.org/10.1016/j.apnr.2015.11.0...
).

A presente revisão utilizou dois instrumentos(1919 Joanna Briggs Institute. JBI Reviewer's Manual. [Internet]. The Joanna Briggs Institute; 2017 [cited Nov 4, 2019]. Available from: https://reviewersmanual.joannabriggs.org/
https://reviewersmanual.joannabriggs.org...
-2020 Reed DA, Beckman TJ, Wright SM, Levine RB, Kern DE, Cook DA. Predictive Validity Evidence for Medical Education Research Study Quality Instrument Scores: Quality of Submissions to JGIM's Medical Education Special Issue. J Gen Intern Med. 2008 Jul;23(7):903-7. doi: https://doi.org/10.1007/s11606-008-0664-3
https://doi.org/10.1007/s11606-008-0664-...
) distintos para avaliação da qualidade metodológica da amostra de artigos selecionada. O instrumento do Instituto Joanna Briggs apontou a boa qualidade dos estudos de cunho quasi-experimental e experimental, mas ressaltou o critério do cegamento como fraqueza metodológica importante nos estudos experimentais.

A ausência de cegamento, seja do observado, do observador ou do estatístico, em um estudo científico, pode comprometer a qualidade metodológica por propiciar comportamentos tendenciosos dos envolvidos e viés de pesquisa, o que afeta a validade interna das investigações e torna incerta a efetividade do experimento. Cabe evidenciar, no entanto, a dificuldade existente para realizar o cegamento em experimentos educacionais, principalmente pela impossibilidade de garantir a ausência de troca de informações entre os participantes envolvidos(1919 Joanna Briggs Institute. JBI Reviewer's Manual. [Internet]. The Joanna Briggs Institute; 2017 [cited Nov 4, 2019]. Available from: https://reviewersmanual.joannabriggs.org/
https://reviewersmanual.joannabriggs.org...
,3131 Liaw SY, Carpio GA, Lau Y, Tan SC, Lim WS, Goh PS. Multiuser virtual worlds in healthcare education: A systematic review. Nurse Educ Today. 2018 Jun;65:136-49. doi: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2018.01.006
https://doi.org/10.1016/j.nedt.2018.01.0...

32 Langford CA, Cuthbertson D, Ytterberg SR, Khalidi N, Monach PA. A Randomized, Double-Blind Trial of Abatacept (CTLA-4Ig) for the Treatment of Giant Cell Arteritis. Arthritis Rheumatol. 2017 Apr;69(4);837-45. doi: 10.1002/art.40044
https://doi.org/10.1002/art.40044...

33 Vasconcelos BC. Blinding in scientific research. Rev Cir Traumatol Buco-Maxilo-Fac. [Internet]. 2016 Jan-Mar [cited Jan 13, 2019];16:5-5. Available from: http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-52102016000100001
http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?...

34 Barnett JB, Dao MC, Hamer DH, Kandel R, Brandeis G, Wu D, et al. Effect of zinc supplementation on serum zinc concentration and T cell proliferation in nursing home elderly: a randomized, double-blind, placebo-controlled trial. Am J Clin Nutr. 2016 Mar;103(3):942-51. https://doi.org/10.3945/ajcn.115.115188
https://doi.org/10.3945/ajcn.115.115188...

35 Saunders H, Vehviläinen-Julkunen K, Stevens KR. Effectiveness of an education intervention to strengthen nurses' readiness for evidence-based practice: A single-blind randomized controlled study. Appl Nurs Res. 2016 Aug;31:175-85. doi: 10.1016/j.apnr.2016.03.004
https://doi.org/10.1016/j.apnr.2016.03.0...
-3636 Rajab AM, Hamza A, Aldairi RK, Alaloush MM, Saquib J, Saquib N. Systematic review on the quality of randomized controlled trials from Saudi Arabia. Contemp Clin Trials Commun. 2019 Dec;16. doi: https://doi.org/10.1016/j.conctc.2019.100441
https://doi.org/10.1016/j.conctc.2019.10...
).

Outro instrumento adotado na presente pesquisa, o MERSQI, é descrito como fidedigno por conferir acurácia na identificação da qualidade metodológica dos artigos(3737 Cant RP, Levett-Jones T, James A. Do Simulation Studies Measure up? A Simulation Study Quality Review. Clin Simul Nurs. 2018 Aug;21:23-39. doi https://doi.org/10.1016/j.ecns.2018.06.002
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2018.06.0...
). Esse instrumento de avaliação identificou um nível de qualidade moderado nas pesquisas que compuseram a amostra, destacando como principais fragilidades a execução dos estudos em um único centro/instituição e o não esclarecimento da validade dos instrumentos adotados.

Assemelha-se a esse resultado um estudo de revisão sistemática sobre educação baseada em simulação em enfermagem, o qual também utilizou o MERSQI e apontou moderada qualidade metodológica para uma amostra de 26 artigos, além da necessidade de aperfeiçoamento na elaboração de estudos de intervenção educacional na enfermagem, principalmente por serem realizados em um único centro e não considerarem a validação prévia dos instrumentos utilizados(3737 Cant RP, Levett-Jones T, James A. Do Simulation Studies Measure up? A Simulation Study Quality Review. Clin Simul Nurs. 2018 Aug;21:23-39. doi https://doi.org/10.1016/j.ecns.2018.06.002
https://doi.org/10.1016/j.ecns.2018.06.0...
).

Apesar de os ensaios clínicos multicêntricos serem considerados padrão-ouro em pesquisa, por atenderem comunidades distintas e reduzirem o tempo de experimento, tratam-se de estudos geralmente onerosos e complexos, o que torna sua execução difícil e pode justificar o fato de a maioria das publicações científicas sobre intervenções pedagógicas em enfermagem ser realizada em um único centro(3838 Florentino AO, Franca FT, Silveira GC, D'Amico GC, Henriques VS. The importance of ethics during the development of research and clinical trials. Revi Intersaúde. [Internet]. 2019 Sep 4 [cited Jan 13, 2019];1(1):91-111. Available from: http://revista.fundacaojau.edu.br:8078/journal/index.php/revista_intersaude/article/view/113/69
http://revista.fundacaojau.edu.br:8078/j...
).

Já a validação de instrumentos é critério de qualidade metodológica fundamental, por conferir a confiabilidade dos achados pretendidos. A ausência de esclarecimento desse quesito, nos estudos que compuseram a amostra desta revisão, pode comprometer a fidedignidade das conclusões estatísticas das pesquisas e justificar sua moderada qualidade metodológica(3939 Cunha CM, Almeida Neto OP, Stackfleth R. Main psychometric evaluation methods of the validity of measuring instruments. Rev Aten Saúde. 2016 Jan-Mar;14(47):75-83. doi: 10.13037/rbcs.vol14n47.3391
https://doi.org/10.13037/rbcs.vol14n47.3...
).

Este estudo apresentou duas principais limitações: a incipiência de artigos quasi-experimentais e experimentais sobre a efetividade da simulação para desenvolver competência clínica em RCP; e a dificuldade para comparar os resultados dos estudos que compuseram a amostra, tendo em vista a abordagem de diferentes instrumentos de avaliação.

Com base nos achados desta revisão sistemática é possível agregar evidências científicas capazes de fundamentar o processo de ensino e aprendizagem da RCP na graduação em enfermagem por meio de simulação clínica, indicando sua efetividade, com enfoque na qualidade metodológica dos estudos, que é um recurso importante ante o crescimento acelerado da informação.

Conclusão

Identificaram-se cinco estudos que confirmam a efetividade da simulação clínica para desenvolver competência na ressuscitação cardiopulmonar para enfermagem, diante de outras estratégias pedagógicas. O instrumento de avaliação metodológica do Instituto Joanna Briggs demonstrou boa qualidade dos estudos selecionados, e o Medical Education Research Study Quality Instrument apontou qualidade metodológica moderada.

Este estudo contribui para o ensino, a pesquisa e a assistência em enfermagem, por mostrar a efetividade da simulação como estratégia de ensino e aprendizagem, indicando-a como uma possibilidade pedagógica para desenvolver competência clínica na ressuscitação cardiopulmonar.

  • 2
    Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil.
  • 1
    Destaca-se que, apesar da adoção do instrumento de avaliação crítica dos estudos do Instituto Joanna Briggs, não foi registrado um protocolo para a presente revisão sistemática. Obteve-se financiamento próprio e não houve conflitos de interesse.

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Editado por

Editora Associada: Maria Lúcia Zanetti

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Nov 2020
  • Data do Fascículo
    2020

Histórico

  • Recebido
    28 Jan 2020
  • Aceito
    13 Jul 2020
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