Objetivo:
analisar a relação entre desenvolvimento infantil e planejamento da gravidez e outros aspectos associados.
Método:
estudo transversal conduzido com 125 díades mãe-criança de 11 a 23 meses de idade, frequentadoras de creches localizadas em áreas socialmente desfavoráveis. O desenvolvimento infantil segundo domínios foi avaliado com aplicação do Ages & Stages Questionnaire-BR e o planejamento da gravidez por meio do London Measure of Unplanned Pregnancy. Mães foram entrevistadas nos domicílios e utilizou-se testes não paramétricos para análise dos dados.
Resultados:
verificou-se 17,6% de gravidez não planejada, 24,8% foram planejadas e 57,6% ambivalentes. O desenvolvimento inadequado nos diferentes domínios variou de 21-40% e não teve associação com o planejamento da gravidez. No entanto, o domínio “comunicação” associou-se com Bolsa Família; os domínios “pessoal/social” e “comunicação” com sexo; ao passo que “pessoal/social”, “coordenação motora ampla” e “coordenação motora fina” foram domínios relacionados com a idade da criança.
Conclusão:
não foi observada relação entre o planejamento da gravidez e o desenvolvimento infantil, porém, a baixa frequência de gestações planejadas e os elevados percentuais de inadequado desenvolvimento infantil mostram a necessidade de se investir na capacitação dos profissionais de saúde, tanto para a atenção em contracepção e saúde pré-concepcional, quanto para a promoção do desenvolvimento infantil, especialmente em contextos socioeconômicos desfavoráveis.
Descritores:
Desenvolvimento Infantil; Gravidez Não Planejada; Saúde da Criança; Saúde da Mulher; Saúde Materno-Infantil; Enfermagem de Atenção Primária