Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados à satisfação no trabalho em Centros de Atenção Psicossocial1 1 Artigo extraído da dissertação de mestrado "Fatores associados à satisfação no trabalho em centros de Atenção Psicossocial da região sul do Brasil" apresentada à Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Pelotas, Brasil. Apoio financeiro do Ministério da Saúde, processo nº 186/2010

OBJETIVOS:

analisar a prevalência de satisfação no trabalho e identificar fatores associados em Centros de Atenção Psicossocial.

MÉTODO:

estudo transversal com 546 trabalhadores de 40 Centros de Atenção Psicossocial, da Região Sul do Brasil. A satisfação foi identificada a partir da Escala de Avaliação da Satisfação da Equipe de Saúde Mental e a análise ajustada dos dados, realizada por modelo de regressão logística.

RESULTADOS:

prevalência de satisfação no trabalho de 66,4%. Fatores diretamente associados à satisfação: função de nível superior (excetuando médicos e psicólogos), tempo de trabalho menor ou igual a seis meses, realização de maior número de visitas domiciliares, boa supervisão pela equipe, possibilidade de fazer escolhas coletivas e cursos.

CONCLUSÕES:

a satisfação está associada à organização e às condições do trabalho e demonstra necessidade de se investir em supervisão pelas equipes, em processos que democratizem os serviços e, também, na formação de seus trabalhadores.

Satisfação no Emprego; Saúde Mental; Serviços de Saúde Mental; Trabalho


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br