Objetivo:
desenvolver e validar junto a um painel de experts um cenário de simulação clínica materno-infantil, relacionado ao parto e nascimento humanizados.
Método:
estudo metodológico baseado no referencial de Jeffries e guias padronizados da International Nursing Association for Clinical Simulation in Learning, que utilizou análise com estatística descritiva para aspectos gerais de adesão aos guias supracitados e inferencial para validação do checklist de ações por meio de Intraclass Correlation Coeficient (ICC).
Resultados:
o cenário contém objetivos de aprendizagem, recursos necessários, orientações de prebriefing e debriefing, descrição da situação simulada, participantes e papéis, e checklist de ações esperadas. A validação obteve nível de concordância superior a 80% em todos os aspectos avaliados por 31 experts, destacando realismo do ambiente e cenário, parâmetros de sinais vitais, alinhamento com a literatura científica e estímulo ao pensamento crítico e resolução de problemas. Ainda, foi validado o checklist de ações com concordância de 0,899 entre experts, analisado estatisticamente pelo teste de ICC e alpha de Cronbach 0,908 (intervalo de confiança 95%).
Conclusão:
o cenário simulado sobre parto e nascimento humanizados pode fortalecer a articulação entre as disciplinas de saúde da mulher e da criança, e foi validado por experts.
Descritores:
Simulação; Parto Humanizado; Enfermagem Obstétrica; Enfermagem Neonatal; Educação em Enfermagem; Ensino