Acessibilidade / Reportar erro

Teste anti-HBs pós-vacinação entre trabalhadores da saúde: mais econômico que manejo pós-exposição para Hepatite B* * Artigo extraído da dissertação de mestrado “Custo do teste anti-HBs pós-vacinação primária em relação ao manejo para Hepatite B pós-exposição à material biológico entre trabalhadores da área da saúde”, apresentada à Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem, Goiânia, GO, Brasil.

Objetivo:

comparar o custo direto, sob a perspectiva do Sistema Único de Saúde, da avaliação do status sorológico pós-vacinação com o manejo pós-exposição para hepatite B entre trabalhadores da área da saúde expostos ao material biológico.

Método:

estudo transversal e de custo, realizado a partir dos dados de acidentes registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação entre 2006 e 2016, em que foram avaliados três cenários de manejo pós-exposição e um de pré-exposição: A) acidentes entre trabalhadores vacinados com status sorológico positivo e negativo para hepatite B, expostos à pessoa-fonte conhecida e desconhecida; B) manejo dos trabalhadores não vacinados expostos à pessoa-fonte conhecida e desconhecida; C) manejo dos trabalhadores vacinados e status sorológico desconhecido para hepatite B e D) custo do teste pós vacinação pré-exposição. Os acidentes foram avaliados e o custo direto foi calculado utilizando o modelo árvore de decisão.

Resultados:

apresentaram maior custo os cenários em que os trabalhadores não possuíam títulos protetores após a vacinação ou desconheciam o status sorológico e foram expostos à pessoa-fonte positivo ou desconhecida para hepatite B.

Conclusão:

o custo direto da profilaxia para hepatite B, incluindo a confirmação do status sorológico após vacinação seria mais econômico para o sistema de saúde.

Descritores:
Exposição Ocupacional; Pessoal de Saúde; Vacinas contra Hepatite B; Anticorpos Anti-Hepatite B; Custos e Análise de Custo; Custos de Cuidados de Saúde


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br