Objetivo: construir e validar um portal de informações sobre a prevenção combinada da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana.
Método: estudo metodológico delineado em quatro etapas: definição, arquitetura, design e implementação. O processo de validação foi realizado por 24 enfermeiros e 23 profissionais especialistas em Tecnologia da Informação. Foi aplicado um questionário tipo Likert, para descrever a concordância entre enfermeiros/experts e profissionais da área de Tecnologia da Informação em relação aos diferentes atributos. Considerou-se o Índice de Validade de Conteúdo com ponto de corte igual ou superior a 0,80.
Resultados: os índices de concordância foram satisfatórios, totalizando 0,94 global entre os enfermeiros e 0,96 entre os profissionais de Tecnologia da Informação. Os indicadores de validade demonstraram satisfatória concordância nos atributos impressão geral (0,96), objetivos (0,90), adequação do conteúdo (0,98) e da linguagem (1,00), relevância (0,96), alto potencial para atratividade (0,91) e para inovação (0,90). Ainda, a tecnologia proposta apresenta recursos que garantem facilidades para a navegação (0,96), assim como a qualidade da interface (0,96), da estética e do audiovisual (0,99).
Conclusão: conclui-se que o PREVIN@IDST configura-se como um recurso educacional inovador por reunir as evidências válidas para a informação e a orientação sobre a prevenção combinada do HIV.
Descritores:
Estudo de Validação; HIV; Tecnologia Educacional; Prevenção de Doenças; Acesso à Informação; Enfermagem
Destaques:
(1) O Portal Informativo é um recurso inovador e válido. (2) Reúne evidências válidas para informação e orientação sobre a prevenção do HIV. (3) O conteúdo no portal está validado. (4) Trata-se de uma nova tecnologia de educação em saúde, sobretudo para a Enfermagem. (5) Pode ser utilizada em diferentes serviços da rede de atenção à saúde.
Objective: to build and validate an information portal on the combined prevention of human immunodeficiency virus infection.
Method: a four-stage methodological study: definition, architecture, design, and implementation. The validation process was carried out by 24 nurses and 23 professionals specializing in Information Technology. A Likert-type questionnaire described the agreement between nurses/experts and IT professionals concerning the different attributes. The Content Validity Index was considered to have a cut-off point equal to or greater than 0.80.
Results: the agreement rates were satisfactory, totaling 0.94 overall among nurses and 0.96 among IT professionals. The validity indicators showed satisfactory agreement in the attributes of general impression (0.96), objectives (0.90), adequacy of content (0.98) and language (1.00), relevance (0.96), high potential for attractiveness (0.91), and for innovation (0.90). In addition, the proposed technology has resources that guarantee easy navigation (0.96), as well as the quality of the interface (0.96), aesthetics, and audiovisuals (0.99).
Conclusion: it can be concluded that PREVI@IDST is an innovative educational resource because it brings together valid evidence for information and guidance on combined HIV prevention.
Descriptors:
Validation Study; HIV; Educational Technology; Disease Prevention; Access to Information; Nursing
Highlights:
(1) The Information Portal is an innovative and valid resource. (2) It brings together valid evidence for information and guidance on HIV prevention. (3) The content on the portal is validated. (4) It is a new health education technology, especially for nursing. (5) It can be used in different services in the healthcare network.
Objetivo: construir y validar un portal de información sobre la prevención combinada de la infección por el virus de la inmunodeficiencia humana.
Método: estudio metodológico estructurado en cuatro etapas: definición, arquitectura, diseño e implementación. El proceso de validación fue realizado por 24 enfermeros y 23 profesionales especialistas en Tecnología de la Información. Se aplicó un cuestionario tipo Likert para describir el nivel de concordancia entre los enfermeros/expertos y los profesionales del área de Tecnología de la Información en relación con diferentes atributos. Se consideró el Índice de Validez de Contenido con un punto de corte igual o superior a 0,80.
Resultados: los índices de concordancia fueron satisfactorios, alcanzando un total global de 0,94 entre los enfermeros y de 0,96 entre los profesionales de Tecnología de la Información. Los indicadores de validez demostraron una concordancia satisfactoria en los atributos de impresión general (0,96), objetivos (0,90), adecuación del contenido (0,98) y del lenguaje (1,00), relevancia (0,96), alto potencial de atracción (0,91) e innovación (0,90). Además, la tecnología propuesta presenta recursos que garantizan facilidad de navegación (0,96), así como calidad de la interfaz (0,96), estética y elementos audiovisuales (0,99).
Conclusión: se concluye que el PREVI@IDST se configura como un recurso educativo innovador al reunir evidencias válidas para la información y orientación sobre la prevención combinada del VIH.
Descriptores:
Estudio de Validación; VIH; Tecnologia Educacional; Prevención de Enfermedades; Acceso a la Información; Enfermería
Destacados:
(1) El portal informativo es un recurso innovador y válido. (2) Reúne evidencias válidas para proporcionar información y orientación sobre la prevención del VIH. (3) El contenido del portal está validado. (4) Se trata de una nueva tecnología de educación en salud, especialmente dirigida a la Enfermería. (5) Puede ser utilizado en diferentes servicios de la red de atención sanitaria.
Introdução
A infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e pela aids ainda é compreendida como um desafio global, com um impacto epidemiológico, social, cultural, econômico e de saúde amplamente documentado na literatura. Trata-se de uma condição crônica, emergente, progressiva e universal, que mesmo diante dos importantes avanços, da ampliação e da efetividade das estratégias para a prevenção combinada, introdução e distribuição gratuita da Terapia Antirretroviral (TARV), apresenta notificações expressivas, tanto em países de baixa, quanto de média e alta renda ( 1 - 2 ).
Os dados globais estimados demonstraram a magnitude do problema. Em 2023, 39,9 milhões de pessoas viviam com HIV; 1,3 milhão de casos novos foram notificados; 9,2 milhões estavam sem tratamento e 630 mil morreram por complicações relacionadas à aids ( 3 ).
No Brasil, embora seja evidenciada a tendência decrescente nas novas infecções para todas as idades e segmentos sociais, o maior impacto epidemiológico é reportado em populações-chave, grupos afetados de forma desproporcional, quando comparados à população geral. Nessa perspectiva, a vulnerabilidade é aumentada em homens que fazem sexo com homens, trabalhadores do sexo, usuários de drogas injetáveis, pessoas transgênero ou privadas de liberdade e por interferência dos fatores socioeconômicos e das práticas em saúde, assim como pelo nível de informação e conhecimento ( 4 - 5 ).
O risco aumentado para a infecção pelo HIV também é referenciado em outras populações, como: adolescentes, indígenas, gestantes, pessoas negras ou em situação de rua, que devem ser priorizadas em virtude dos contextos históricos, educacionais e estruturais nos quais estão inseridos. Estes aspectos podem sobrepor, potencializar e agravar os fatores de vulnerabilidade, além de provocar mudanças substanciais no perfil das pessoas com HIV desde o início da epidemia ( 6 ).
As condições supracitadas refletem a presença de obstáculos, barreiras e desafios assistenciais para o enfrentamento e o controle da epidemia do HIV/aids no Brasil, e podem explicar a alta prevalência e a carga desproporcional da infecção. Ainda, limitam a percepção de vulnerabilidade, associam-se à ocorrência de práticas de alto risco, limitam o acesso aos serviços especializados para a prevenção e o tratamento, contribuem para o diagnóstico tardio, para o maior impacto clínico e a manutenção da cascata de transmissão ( 7 - 8 ).
Diante disso, destaca-se a abordagem da prevenção combinada ao HIV. Trata-se de uma abordagem que integra as múltiplas estratégias de prevenção para maximizar a redução de novas infecções. Ela combina métodos biomédicos, comportamentais e estruturais, baseados em evidências científicas e no respeito aos direitos humanos, adaptando-se às realidades locais. Essa abordagem oferece uma variedade de ferramentas e opções de prevenção para que as pessoas possam escolher as que melhor se adequam às necessidades e preferências, a fim de utilizá-las de forma individual ou em combinação, como por exemplo o uso consistente de preservativos, a testagem e o tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e o uso de Profilaxia Pré-exposição (PrEP) para o HIV. A prevenção combinada abrange tanto a prevenção primária, destinada às pessoas com sorologia negativa para o HIV, quanto as estratégias para evitar a transmissão do vírus ( 9 - 10 ).
As estratégias biomédicas são aquelas que envolvem o uso de tecnologias médicas para prevenir a infecção pelo HIV, como PrEP, Profilaxia Pós-Exposição (PEP), imunização para HBV e Papilomavírus Humano (HPV), tratamento das IST, dentre outras. Quanto às estratégias comportamentais, estas envolvem a testagem regular para o HIV (para a identificação da infecção e a adesão terapêutica precoces), assim como a participação popular em programas de educação sobre a saúde sexual, a fim de aumentar o conhecimento e a informação sobre o vírus e as suas formas de prevenção ( 9 , 11 ).
Outra estratégia recomendada é a incorporação de tecnologias educacionais digitais nesse contexto. Os seus efeitos são explorados e indicam potenciais para difundir e melhorar as mensagens de prevenção, além de impactar positivamente o nível de conhecimento, a capacidade crítica, o processo de tomada de decisão e a adesão aos comportamentos seguros ( 11 - 13 ). São consideradas ferramentas poderosas e versáteis que podem ser utilizadas na produção de estratégias inovadoras para melhorar os serviços de prevenção das IST/HIV ( 13 - 14 ).
Na Enfermagem, as tecnologias educacionais digitais em saúde configuram-se como métodos promissores e atraentes que direcionam as práticas assistenciais e educativas, por promover uma maior adesão ao cuidado contínuo, ao acolhimento, ao autocuidado, ao monitoramento de condições de risco, à avaliação de resultados e à ampliação de conhecimentos, atitudes e habilidades individuais e coletivas ( 12 , 15 ). Entretanto, ainda há lacunas no conhecimento sobre o desenvolvimento de Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) com foco na prevenção combinada do HIV, assim como sobre os seus efeitos no acesso ao cuidado, no nível de conhecimento, no comportamento em saúde e na informação da população.
Sabe-se que uma resposta efetiva à redução da incidência de HIV requer uma política baseada em conhecimento, especialmente para a população mais vulnerável, que possui menor acesso aos serviços de saúde ( 16 ).
Diante dos avanços científicos e assistenciais que propõem perspectivas, propostas e metas para o controle da epidemia no mundo, torna-se fundamental a construção e a validação de tecnologias educacionais no cuidado antes da sua aplicação, divulgação e incorporação na prática clínica, sobretudo daquelas direcionadas à informação sobre a prevenção combinada do HIV ( 10 - 11 ).
A desinformação e o baixo conhecimento em saúde compreendem os desafios para atingir as metas de controle da epidemia da infecção pelo HIV/aids até 2030 ( 9 ). Assim, promover as soluções inovadoras sobre a prevenção combinada do HIV com potencial de alcançar as populações vulnerabilizadas constitui uma necessidade urgente. Nesse sentido, este estudo objetivou construir e validar um portal de informações sobre a prevenção combinada da infecção pelo HIV.
Método
Delineamento do estudo
Trata-se de um estudo metodológico delineado em quatro etapas de investigação: definição, arquitetura, design e implementação ( 17 - 18 ). Esta pesquisa atende às recomendações do Standards for Quality Improvement Reporting Excellence (SQUIRE 2.0), por ser uma abordagem para a melhoria da assistência à saúde.
Local da coleta de dados
Este estudo foi desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior localizada no município de Ribeirão Preto (SP), Brasil.
Período
A coleta de dados ocorreu entre os meses de março e agosto de 2022.
População
Especialistas em saúde e informática participaram das etapas de elaboração e validação do portal educacional sobre a prevenção combinada do HIV.
Critérios de seleção
A inclusão foi condicionada aos critérios propostos por Fehring ( 19 ), amplamente utilizados em estudos de validação em diferentes contextos e níveis de atenção à saúde ( 17 , 20 - 22 ). Nessas condições, os critérios delimitados refletiram a necessidade de experiência científica, docente e/ou assistencial na prevenção e no enfrentamento da epidemia do HIV, e/ou na produção de tecnologias educacionais. Para tal, foi elaborado um painel de especialistas. A seleção ocorreu após a consulta à Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ademais, foram considerados os pesquisadores cadastrados na Rede de Enfermagem Nacional em Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS (RENAIDST) procedentes de todas as regiões do Brasil.
Em relação aos juízes da área de Tecnologia da Informação (TI), participaram os profissionais com experiência no desenvolvimento de tecnologias digitais da informação, design e programação de softwares. O recrutamento ocorreu via e-mail da seção de TI da instituição desenvolvedora. Não foram aplicados critérios de exclusão específicos, e houve perdas de participantes que não responderam os questionários após três convites consecutivos e/ou que não completaram o preenchimento dos instrumentos de validação.
Participantes
A busca sistematizada identificou 36 enfermeiros com potencial para a inclusão. Para a etapa de validação participaram 24 enfermeiros com conhecimento, atuação clínica e produção científica na área de interesse e 23 especialistas em TI, que responderam ao questionário, constituindo-se em amostra de conveniência. Porém, o número de especialistas incluídos atendeu ao mínimo conforme descrito na literatura ( 23 ) e em outros estudos ( 24 ).
Variáveis do estudo
Não há.
Instrumentos utilizados para a coleta das informações
Foi utilizada a plataforma virtual Research Electronic Data Capture (REDCap®) e aplicado um questionário online para a coleta de dados, dividido em duas partes. A primeira parte continha variáveis direcionadas para a caracterização sociodemográfica, laboral e educacional dos especialistas, e a segunda foi constituída por questões que permitiram mensurar a concordância nos seguintes atributos: impressão geral, objetivo, conteúdo, relevância, linguagem verbal, atratividade, inovação e necessidade de inclusão de tópicos. Todos os atributos de avaliação foram distribuídos em escala do tipo Likert, com variação de respostas em quatro pontos (discordo fortemente a concordo fortemente).
Para os juízes da área de TI, além da caracterização, foi aplicado um questionário do tipo Likert, com vistas a avaliar a ergonomia e a interface do portal educacional, bem como da estruturação do layout, diagramação, formato de telas, botões e recursos de navegação, qualidade estética e audiovisual.
Coleta de dados
A coleta de dados foi realizada em quatro etapas.
Etapa 1: definição
Na etapa 1 foram realizadas as atividades de planejamento da tecnologia educacional, assim como a estruturação do público-alvo, a elaboração dos recursos de navegação, a busca e a seleção do conteúdo relacionado às estratégias para a prevenção combinada da infecção pelo HIV, bem como pela definição do objetivo e do público-alvo, que compreendeu pessoas sexualmente ativas independente da sorologia para o HIV.
Nesse processo, foi realizada uma busca bibliográfica por meio da consulta eletrônica em bases de dados, assim como nos manuais, guias, protocolos e recomendações propostos por órgãos nacionais e internacionais, com o objetivo de fornecer um referencial adequado sobre a magnitude do problema, as estratégias de prevenção e os fatores associados a maior vulnerabilidade de transmissão.
Ainda, o conteúdo foi elaborado por um grupo de enfermeiros e pós-graduandos pesquisadores com experiência na temática de interesse e revisado por uma pesquisadora com expertise técnica, científica e tecnológica no conteúdo. Diante disso, seguiram-se os pressupostos de qualidade para a elaboração de materiais educativos que consideram a linguagem simples e acessível, assim como a restrição de termos técnicos, como os atributos favoráveis à compreensão do conteúdo pelo público-alvo ( 25 ).
Etapa 2: arquitetura
A segunda etapa foi relacionada à elaboração da interface, recursos visuais, organização lógica e estruturação hierárquica do conteúdo. Este processo compreendeu o planejamento sistematizado da tecnologia e visou definir a disposição dos elementos de consulta e a ordenação estético-formal, assim como garantir a facilidade para a comunicação e a interação com a pessoa usuária ( 17 ). Buscou-se propor um modelo tecnológico de fácil navegação e com os elementos favoráveis à garantia da acessibilidade pelos usuários.
Etapa 3: design
Realizou-se a integração dos elementos de interface com a composição visual para a apresentação gráfico-visual do portal. Considerou-se a apresentação da estética da tecnologia, a definição da identidade visual, símbolos, cores e tipografia, além das funcionalidades, elementos de navegação, animações, ilustrações, infográficos, formulários, apresentação textual, tabelas, links, sistema de rótulos e de títulos. Todas as etapas foram conduzidas pelos pesquisadores e por profissional da comunicação e tecnologia, com ampla experiência na produção de materiais para educação em saúde.
Etapa 4: implementação
Realizou-se a avaliação do portal de informações por juízes/especialistas da área da saúde e da TI.
Tratamento e análise dos dados
Os dados foram analisados de forma descritiva para a caracterização dos juízes por meio do software Statistic Package for the Social Sciences (SPSS), versão 25.0. O IVC foi adotado como parâmetro para a validade, com os escores iguais ou superiores a 0,80 considerados satisfatórios. O cálculo ocorreu por meio da divisão do número de juízes que avaliaram o item como concordo fortemente/concordo pelo número de itens, conforme descrito em outros estudos ( 21 , 26 ). Também foram calculados os indicadores globais (IVC-global) para mensurar a concordância dos juízes quanto à representatividade em relação aos atributos avaliados.
Aspectos éticos
O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição, processo nº 5.068.52, em 28/10/2021. A participação foi voluntária e condicionada à assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
Resultados
Construiu-se e validou-se o portal de informação intitulado PREVIN@IDST (Figura 1). O portal de informação é um website baseado na Internet que hospeda os diferentes conteúdos e as mídias, como as cartilhas, os vídeos, o podcast, e que permite a criação e a comunicação entre os pesquisadores e os usuários. Ainda, dispõe sobre as estratégias de cuidados desenvolvidas pelos serviços dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e da PrEP brasileiros.
O portal pode alcançar um grande segmento da população brasileira, haja vista o seu acesso gratuito por meio do link: https://gruposdepesquisa.eerp.usp.br/sites/previnaidst/. Além disso, buscou-se adotar linguagem de fácil entendimento para a abordagem da prevenção combinada da infecção pelo HIV.
Para a apresentação da identidade visual, utilizou-se o símbolo “@” que permitiu caracterizar o aspecto informatizado, além do uso das cores azul e vermelho para representar os diferentes métodos de prevenção combinada. O layout de navegação foi elaborado pela equipe de pesquisadores após a definição do fluxo de acesso, dos métodos de usabilidade e dos elementos de atratividade (Figura 1). Todos os recursos utilizados visaram conduzir o usuário a uma leitura informativa, interativa, dinâmica e atualizada sobre a prevenção combinada do HIV.
O conteúdo informacional foi estruturado a partir da análise de recomendações e diretrizes clínicas, e englobou as diferentes estratégias para a prevenção combinada da infecção pelo HIV (Figura 2), que incluem as medidas voltadas para a testagem periódica, o uso consistente do preservativo, o tratamento de outras infecções, a prevenção da transmissão vertical, a imunização, a adesão à PrEP e PEP. Destaca-se a estruturação de um guia específico que considera a divulgação do tratamento do HIV com o controle de carga viral como prevenção.
O mapa, a estrutura de navegação, o fluxo de acesso e os elementos de usabilidade estão apresentados na Figura 3.
Infográficos e recursos de mídia adotados para a informação sobre a prevenção combinada do HIV. Ribeirão Preto, SP, Brasil, 2022
Após a construção do portal, realizou-se a implementação voltada para a validação com os especialistas. Para esta etapa, participaram 24 enfermeiros com conhecimento, atuação clínica e produção científica na área de interesse e 23 especialistas em TI. Os enfermeiros eram, em sua maioria, do sexo feminino (18; 75%), com a idade média de 39,3 (DP=10,3) anos. Verificou-se a experiência dos participantes na assistência (20; 83,3%) e na docência (6; 25,1%), especialmente no ensino da Enfermagem. O tempo médio de atuação correspondeu a 8,1 anos (DP= 8,1) [0;30] e foi expressiva a frequência de participantes com produção científica na área de interesse (23; 95,8%).
Quanto aos juízes da área de TI., constatou-se a predominância do sexo masculino (13; 56,5%), com a idade média de 35,6 (DP=9,2) anos. A avaliação da formação e a atuação profissional demonstraram a experiência em diferentes áreas do design e do webdesign (9; 38,7%), por tempo médio de 8,7 anos. Ainda, destacou-se que 17 (73,9%) participantes possuíam produção científica na área.
Indicadores de concordância e validade do PREVIN@IDST
Na avaliação de concordância pelos especialistas da saúde, para os atributos avaliados o IVC variou entre 0,90 e 1,0, e o IVC-total foi de 0,94. No atributo “avaliação da impressão geral” obteve-se IVC total de 0,96, que indicou layout satisfatório, estímulo à leitura, diagramação, temas, referências, fontes e cores adequadas.
Quanto aos objetivos propostos (0,90), evidenciou-se um elevado potencial para informar as pessoas que vivem com o HIV e as suas parcerias sexuais sobre a prevenção combinada. Apenas o item relacionado aos locais de busca da PrEP alcançou IVC de 0,75, levando-se em consideração a descrição geográfica dos serviços especializados em diferentes municípios do estado de São Paulo.
Na avaliação do conteúdo (0,98), todos os itens avaliados alcançaram IVC superiores a 0,90. Esses indicadores refletiram a pertinência, a utilidade e a adequação das informações ao público-alvo, além de seu uso potencial para os processos educativos em saúde e para a promoção da informação, a orientação e a prevenção combinada do HIV.
O atributo avaliado “linguagem escrita” (1,00) demonstrou clareza, objetividade, fácil assimilação e compreensão pelo público-alvo. Outros atributos avaliados foram: “atratividade” (0,91), “inovação” (0,90) e “inclusão de tópicos” (0,84). Assim, considera-se que o uso dos recursos audiovisuais, a linguagem adotada e as cores estabelecidas contribuíram para a elaboração de uma tecnologia atrativa, interessante, relevante e pertinente.
As sugestões emitidas foram acatadas e envolveram a necessidade de explorar, por meio de recursos de mídia, as estratégias de prevenção combinada. O direcionamento das medidas para os diferentes gêneros e orientações sexuais, como mulheres que fazem sexo com mulheres, foi referenciado pelos especialistas. Estão descritos os indicadores de concordância e os atributos avaliados pelos especialistas em saúde, conforme a Tabela 1.
Na avaliação pelos juízes da área de Informática, o portal apresentou IVC global de 0,97 (Tabela 2). A avaliação também demonstrou a qualidade de interface (0,96), a qualidade estética e audiovisual (0,99) e a facilidade de navegação (0,96). Todos os itens foram satisfatórios, conforme o referencial adotado, que indicou as evidências de validade nos índices iguais ou superiores a 0,80. Este resultado constatou que o portal apresenta os indicadores adequados de qualidade estética e audiovisual, e que o formato, a interface e o layout estruturados garantem facilidade e segurança para a navegação, conforme a Tabela 2.
Discussão
O portal PREVIN@IDST apresentou validade adequada entre os especialistas da área da saúde e TI. A tecnologia educacional digital pode se constituir em ferramenta contemporânea, didática, interativa e imprescindível para a informação e a popularização das estratégias para a prevenção combinada do HIV. Ainda, destaca-se o seu elevado potencial na contribuição para o alcance das metas de controles epidemiológicos propostos pelo Joint United Nations Programme on HIV/AIDS (UNAIDS).
A informatização da prevenção é amplamente referenciada em diferentes contextos assistenciais. Considera-se que nenhum recurso único será suficiente para controlar a epidemia e que as estratégias, quando combinadas, adaptadas ao perfil da população e incorporadas em tecnologia educacional, podem aumentar o acesso à informação. De forma igual, essa perspectiva foi apontada em estudo direcionado para o desenvolvimento de um serious game sobre a prática sexual segura e a contracepção para adolescentes. A proposta tecnológica, além de representar uma oportunidade para abordar o tema de maneira atraente, interativa e contextualizada à realidade do público-alvo, apresentou potencialidades para promover mudanças no comportamento e na contribuição para a informação, educação e conscientização das pessoas usuárias ( 27 ).
O portal de informação configura-se como uma tecnologia educacional que está popularizada em razão de sua ampla disponibilidade, facilidade de uso e praticidade. O desenvolvimento de tecnologias em saúde para rastreio, monitoramento, prevenção, diagnóstico e tratamento das IST podem potencializar os indicadores de qualidade assistencial, o processo e o resultado clínico ( 28 ). No campo de prevenção e tratamento do HIV, podem oportunizar às pessoas usuárias a possibilidade de gerar, compartilhar, interagir e receber informações, com garantia do anonimato e o sigilo de informações ( 29 ).
O alto potencial para a disseminação de informações e para o alcance de populações vulnerabilizadas também constitui atributos associados à incorporação das tecnologias educacionais nas práticas de saúde. Na literatura, são evidenciadas as relações entre o nível de conhecimento com as mudanças expressivas nos comportamentos de risco, assim como com o acesso ampliado aos serviços de acolhimento e testagem, a adesão às profilaxias e às estratégias de prevenção ( 28 , 30 - 31 ).
Por considerar que a eficácia das estratégias de prevenção do HIV pode variar, determinar o nível suficiente de evidência para sua inclusão na tecnologia constituiu uma etapa crítica. Nessa perspectiva, a estruturação do conteúdo foi expressa pela combinação estratégica e simultânea de intervenções biomédicas, comportamentais, estruturais, sociais e gestão de riscos que operam em múltiplos níveis.
As diferentes populações em situação de vulnerabilidade configuram-se como público-alvo das ações educativas propostas pelo PREVIN@IDST. Essa perspectiva é demonstrada pela combinação de estratégias informacionais voltadas tanto para o alcance da carga viral indetectável, quanto para a não transmissão sexual do HIV. Apesar disso, ainda existem grupos de pessoas vivendo com HIV que permanecem com risco de transmissão para suas parcerias sexuais. Assim, a diversidade populacional considerada pela tecnologia, evidencia que a prevenção do HIV será mais eficaz quando os diferentes pontos do ciclo de transmissão forem impedidos.
No mundo, as políticas públicas, as campanhas governamentais e as tecnologias para a prevenção do HIV são direcionadas fortemente para as pessoas com sorologia negativa e em situação de vulnerabilidade para a infecção. Entretanto, esse segmento compreende um grupo grande e diversificado para ser alvo de alta cobertura. Nesse sentido, projeções epidemiológicas apontam que, em 30 anos, poucos países conseguiram reverter a epidemia de HIV com base em estratégias direcionadas para pessoas soronegativas ( 32 ).
Assim, a otimização da prevenção do HIV deve considerar também a alta proporção de pessoas que vivem com HIV/aids. Desse modo, os componentes potenciais da prevenção combinada do HIV além de concentrarem intervenções com eficácia comprovada ou com a indicação promissora para reduzir a suscetibilidade (o uso consistente de preservativo, a redução do risco comportamental e as profilaxias pré e pós-exposição), incorporaram nesta investigação a testagem e a adesão à TARV, o recurso terapêutico efetivo para o controle e a manutenção da carga viral em níveis indetectáveis, assim como para garantir o retardo da progressão da doença e impedir a transmissão da infecção ( 8 ).
Ainda, o portal aborda a necessidade da testagem periódica para o HIV. Expandir o acesso ao conhecimento do status sorológico do HIV é uma prioridade global, tanto para vincular os casos positivos aos cuidados clínicos, quanto para prevenir as novas infecções. A falta de conhecimento sobre as possibilidades, a periodicidade e a indicação da testagem para o HIV, além do próprio status sorológico, compreendem as barreiras controle da epidemia e contribuem para a ocorrência de práticas de risco, os quais devem ser alvo de informação e conscientização popular ( 32 ).
A avaliação do portal por especialistas na área em saúde contribuiu para a adequação do conteúdo, dos objetivos e da linguagem ao contexto epidemiológico, além de barreiras e desafios vivenciados no Brasil, assim como às características da população-alvo. A participação especialmente de enfermeiros nesse processo foi fundamental pelo seu protagonismo, conhecimento, competências e habilidades para a orientação, o acolhimento, a informação e a gestão de risco nas condições, nos problemas ou nas situações de saúde-doença prevalentes no cenário nacional ( 21 , 33 ).
A validação de materiais educativos na era da informação permite a estruturação e a disponibilização do conteúdo baseado em evidências ( 22 ). Ainda, promove a clareza, a objetividade e a relevância, assim como garante a atratividade ao incorporar recursos linguísticos e de mídia simples, acessíveis e de fácil assimilação. Evidências semelhantes são verificadas em outros estudos que avaliaram a linguagem de materiais educativos em saúde e que constataram que o uso de linguagem técnica compreende uma das principais barreiras no acesso à informação ( 34 - 35 ).
O PREVIN@IDST tem potencial de inovação e informação popular. Na literatura, diferentes websites sobre a prevenção combinada foram desenvolvidos. Apesar disso, a maioria concentra-se na divulgação de diretrizes, protocolos e recomendações clínicas para os profissionais de saúde. A abordagem para a informação populacional ainda é limitada, incipiente e pouco explorada ( 21 - 22 ).
O caráter inovador do portal refere-se também à qualidade da interface, estética e audiovisual, assim como a estruturação de uma interface para a interação e a comunicação entre os pesquisadores e as pessoas usuárias, com vistas à criação, à disponibilização e à troca de conteúdo em diferentes formatos de mídia (cartilhas, podcast, e-book e vídeos educativos).
Destaca-se que as sugestões e as críticas emitidas durante a avaliação dos especialistas contribuíram para redirecionar o recurso tecnológico aos objetivos propostos e possibilitaram minimizar vieses potenciais dos pesquisadores no processo de desenvolvimento e validação.
Como limitação deste estudo, destaca-se que os resultados desta produção demonstraram a avaliação dos atributos de validade tecnológica exclusivamente por enfermeiros. Apesar disso, destaca-se o potencial desta categoria para intervir nas condições de saúde prevalentes na população, assim como sua experiência em propor estratégias multiprofissionais para garantir a educação popular como base na promoção da saúde e prevenção de agravos. Sugerem-se estudos futuros para a mensuração dos seus efeitos no conhecimento, atitude e comportamento em saúde da população.
As implicações deste estudo para a Enfermagem e para a promoção da saúde sexual referem-se à disponibilização de uma tecnologia atrativa e gratuita, baseada em evidências de validade para a informação de diferentes populações e segmentos vulnerabilizados sobre a prevenção combinada do HIV. Ainda, destaca-se seu potencial promissor para a utilização em intervenções educacionais e de gestão de riscos, bem como para a efetivação das políticas públicas que consideram a informação e o conhecimento da doença como metas necessárias para o controle da epidemia.
Conclusão
O PREVIN@IDST configura-se como um recurso educacional inovador e válido por reunir as evidências válidas para a informação e a orientação sobre a prevenção combinada do HIV. Os indicadores de validade destacaram a adequação do conteúdo, dos objetivos e da linguagem, assim como a boa impressão geral, facilidades de navegação, relevância, inovação, atratividade, qualidade estética e audiovisual. Ademais, destaca-se o potencial para a informação e a educação em saúde para os diferentes níveis de assistência e segmentos populacionais.
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A publicação deste artigo na Série Temática “Saúde digital: contribuições da enfermagem” se insere na atividade 2.2 do Termo de Referência 2 do Plano de Trabalho do Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Brasil. Artigo extraído da dissertação de mestrado “Elaboração e validação de um portal de informações sobre prevenção combinada da infecção pelo HIV”, apresentada à Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), processo nº 428304/2018-4, Brasil.
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Como citar este artigo
Lioi FM, Sousa LRM, Antonini M, Rocha DM, Elias HC, Reis RK. Construction and validation of an information portal on combined HIV prevention. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2025;33:e4509 [cited]. Available from: . https://doi.org/10.1590/1518-8345.7221.4509
Editado por
-
Editora Associada:
Aline Aparecida Monroe
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
02 Maio 2025 -
Data do Fascículo
2025
Histórico
-
Recebido
25 Dez 2023 -
Aceito
28 Out 2024






