Este estudo apóia-se na premissa de que toda prática educacional se faz baseada em pressupostos de natureza filosófica e pedagógica, representando o currículo, a visão de mundo percebida pela escola e seus professores. A questão orientadora desta investigação assim se coloca: Qual a percepção do professor sobre as concepções curriculares norteadoras do currículo de graduação de enfermagem? Participaram da pesquisa 36 professores de 9 escolas paulistas de enfermagem que responderam à entrevista formulada a partir da técnica do Diferencial Semântico. As concepções-educacionais, tradicionalista, cognitiva, comportamentalista, de auto-realização e de reconstrução social, orientaram esta análise. Os resultados da pesquisa expressaram as preferências dos sujeitos para posturas educacionais de caráter humanístico e social, demonstrando haver, entretanto, a orientação ora para postura mais renovadoras, ora para mais tradicionais, caracterizando não haver uma concepção predominante na orientação do currículo. A realidade curricular da enfermagem demonstra a existência de um plurarismo de posturas filosóficas e pedagógicas na orientação do ensino de graduação, sendo estas opções, muitas vezes, resultantes das aspirações e dos ideais do próprio professor atribuídos ao processo educacional vigente na enfermagem.
currículo em enfermagem; educação em enfermagem