Resumo
Objetivo Validar um material educativo digital interativo no formato de livro eletrônico sobre prevenção e redução do risco cardiovascular na perspectiva das pessoas vivendo com vírus da imunodeficiência humana.
Método Trata-se de um estudo metodológico baseado na teoria de pesquisa de avaliação, do tipo análise de resultados, que envolve produção tecnológica. Os dados foram coletados em todo o Brasil por meio de um questionário virtual composto por itens para avaliação geral, visual, linguagem, usabilidade, conteúdo e aparência do material educativo. Para atestar a validade, adotou-se o Índice de Concordância mínimo de 80%.
Resultados Participaram do estudo 309 pessoas vivendo com vírus da imunodeficiência humana, a maioria (84,3%) do sexo masculino, com idade entre 19 e 65 anos e ensino superior completo (29,3%). Mais de 90% dos participantes avaliaram o livro como adequado para tirar dúvidas e realizar cuidados preventivos à saúde cardiovascular. Todos os itens avaliados alcançaram índice acima de 0,80. A avaliação geral de todos os itens alcançou média de 0,92, sendo a avaliação geral (0,97) e o conteúdo (0,94).
Conclusão O material educativo mostrou-se válido, adequado e pertinente para promover a alfabetização em saúde, e poderá contribuir com a promoção da saúde e prevenção de doenças cardiovasculares.
Descritores: HIV; Doenças Cardiovasculares; Educação em Saúde; Letramento em Saúde; Tecnologia Educacional; Estudo de Validação
Abstract
Objective
To validate interactive digital educational material in the form of an electronic book about the prevention and reduction of cardiovascular risk from the perspective of people living with the Human Immunodeficiency Virus.
Method
This is a methodological study based on the theory of evaluation research, of the results analysis type, which involves technological production. The data were collected throughout Brazil by means of a virtual questionnaire consisting of items for general, visual, language, usability, content and appearance assessment of the educational material. A minimum Agreement Index of 80% was adopted in order to certify validity.
Results
309 individuals living with the Human Immunodeficiency Virus participated in the study, the majority (84.3%) being male, aged between 19 and 65 years old and with complete higher education (29.3%). More than 90% of the participants assessed the book as suitable for solving doubts and providing preventive care for cardiovascular health. All the items evaluated reached an index above 0.80. The general evaluation of all the items reached a mean of 0.92, with general assessment (0.97) and content assessment (0.94).
Conclusion
The educational material proved to be valid, adequate and relevant to promote literacy in health, and could contribute to health promotion and to the prevention of cardiovascular diseases.
Descriptors: HIV; Cardiovascular Diseases; Health Education; Health Literacy; Educational Technology; Validation Study
Resumen
Objetivo Validar un material educativo digital interactivo en forma de libro electrónico sobre prevención y reducción del riesgo cardiovascular desde la perspectiva de las personas que viven con el virus de la inmunodeficiencia humana.
Método Se trata de un estudio metodológico basado en la teoría de la investigación evaluativa, del tipo análisis de resultados, que incluye producción tecnológica. Los datos fueron recolectados en todo Brasil a través de un cuestionario virtual compuesto por ítems de evaluación general e ítems que evalúan el aspecto visual, el lenguaje, la usabilidad, el contenido y la apariencia del material educativo. Para comprobar la validez se adoptó un Índice de Concordancia mínimo del 80%.
Resultados Participaron en el estudio 309 personas que viven con el virus de la inmunodeficiencia humana, la mayoría (84,3%) era del sexo masculino, tenía entre 19 y 65 años y estudios superiores completos (29,3%). Más del 90% de los participantes calificaron el libro como adecuado para aclarar dudas y realizar cuidados preventivos para la salud cardiovascular. Todos los ítems evaluados alcanzaron un índice superior a 0,80. La evaluación general de todos los ítems alcanzó una media de 0,92, la evaluación general fue 0,97 y la de contenido 0,94.
Conclusión El material educativo demostró ser válido, adecuado y relevante para promover la alfabetización en salud y puede contribuir a la promoción de la salud y a la prevención de enfermedades cardiovasculares.
Descriptores: VIH; Enfermedades Cardiovasculares; Educación en Salud; Alfabetizacíon em Salud; Tecnología Educacional; Estudio de Validación
(1) Mais de 80% dos participantes referiram motivação em ler o e-book. (2) Conteúdo abordado pertinente para planejar o autocuidado da saúde cardiovascular. (3) Material seguro e eficaz como um facilitador para a mudança do estilo de vida. (4) Alfabetização em saúde de PVHIV por meio de tecnologias digitais como o e-book. (5) E-book inédito está disponível gratuitamente, podendo atingir as PVHIV.
Introdução
O advento e a disponibilização em larga escala da terapia antirretroviral (TARV) transformou a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) em doença crônica1. O tratamento reduziu o número de óbitos atribuídos a infecções oportunistas e aumentou a longevidade das pessoas que vivem com o HIV (PVHIV). Contudo, outras comorbidades crônicas emergiram, como as doenças cardiovasculares (DCV), que se tornou uma das principais causas de morbidade nesta população2-3.
Tradicionalmente, as DCV resultam da interação de múltiplos fatores de risco dicotomizados entre modificáveis (tabagismo, alimentação inadequada, sedentarismo, dislipidemia, hipertensão e diabetes) e não modificáveis (idade avançada e histórico familiar)4-5. As DCV também estão relacionadas a desordens metabólicas persistentes por longo prazo, como a resistência à insulina e alteração da distribuição de gordura (lipodistrofia)4-6.
Ademais, estudos têm mostrado que estes fatores de risco para DCV são mais frequentes nas PVHIV em TARV regular, evidenciando o viver com a infecção como um fator de risco específico para DCV3,6 e que, somado aos fatores tradicionais, predispõem as PVHIV a um risco ainda maior para o desenvolvimento de doenças6-7.
Desta forma, modificar os hábitos de vida, tal como o aumento da atividade física, a redução do peso e a educação sobre práticas alimentares saudáveis são fundamentais para mitigar os fatores de risco modificáveis para DCV em PVHIV7-8. Tais mudanças podem ser alcançadas por meio da educação em saúde na qual busca aumentar o empoderamento das pessoas em relação ao seu cuidado em saúde9, bem como melhorar a alfabetização em saúde que tem papel de destaque na prevenção primária e secundária da DCV10.
A alfabetização em saúde tem emergido como uma grande área de interesse, sendo essencial para a pesquisa e assistência à saúde em diversas condições de doenças crônicas. É definida como “o grau em que os indivíduos têm a capacidade de encontrar, entender e usar informações e serviços para tomar decisões e ações relacionadas à saúde para si e para os outros”11. A baixa alfabetização em saúde está associada a desafios para aqueles que vivem com HIV, incluindo a não adesão medicamentosa e piores desfechos de saúde12.
A dificuldade de acesso a informações confiáveis e/ou a não compreensão configuram-se como barreiras significativas para a efetividade da alfabetização em saúde13-14, por isso, a elaboração de materiais educativos em linguagem acessível, bem como a validação do mesmo por seu público alvo, podem contribuir para a reduzir tais barreiras.
Nesse contexto, os materiais educativos digitais, incluindo o livro eletrônico interativo (e-book), são tecnologias de informação que têm proporcionado maior grau de interação com o conhecimento em saúde15, especialmente quando comparado com o aprendizado passivo realizado através de fontes informativas estáticas16.
Os e-books representam uma importante estratégia para melhorar a alfabetização em saúde e trabalhar o autocuidado por meio da mudança de comportamento, complementando os esforços educacionais tradicionais da equipe de saúde para diminuir o risco e prevenir as DCV entre as PVHIV16.
Portanto, este estudo teve como objetivo validar um material educativo digital interativo no formato de livro eletrônico (e-book) sobre prevenção e redução do risco cardiovascular na perspectiva das pessoas vivendo com HIV/aids (PVHIV).
Método
Delineamento do estudo
Este estudo fez parte de um projeto maior intitulado “Desenvolvimento, validação e efetividade de tecnologias educativas com enfoque no comportamento, práticas preventivas e estilo de vida de pessoas que vivem com o HIV/aids”. Tratou-se de um estudo metodológico baseado na teoria de pesquisa de avaliação, do tipo análise de resultados, que envolve produção tecnológica17. O e-book teve enfoque na redução do risco cardiovascular em PVHIV.
O estudo foi conduzido em três etapas. As duas primeiras tiveram início com o processo de construção e validação de conteúdo e aparência por especialistas da área da saúde (com relação ao conteúdo e ao layout) e com especialistas da área da informática (avaliando as interfaces e funcionalidades do e-book). Para isso, foi realizada uma revisão da literatura e em seguida foi construído o livro em formato digital e validado, conforme descrito no estudo prévio18.
Nesta terceira etapa, com o intuito de dar continuidade ao processo de validação do material, foi realizada a validação com o público-alvo quanto à avaliação geral e aspectos como visual, aparência, linguagem, usabilidade e conteúdo do e-book com o objetivo de obtenção da versão final do material19.
O e-book intitulado “Cuide do seu coração: estratégias para redução do risco cardiovascular em pessoas que vivem com HIV/aids”20 tem sua interface construída no HTML5 e Java Script e gerou um arquivo no formato Eletronic Publication (ePUB). O conteúdo foi escrito de modo a atender às necessidades da população, portanto, foi utilizada uma linguagem acessível e livre de termos técnicos para auxiliar na compreensão do conteúdo. Desse modo, com vistas a facilitar a interpretação do mesmo, foram criados infográficos e vídeos para tornar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) mais dinâmico e interativo18.
O e-book foi construído com o objetivo de promover a usabilidade e a acessibilidade18, proporcionando ao usuário uma ferramenta de fácil utilização, dinâmica e interativa e encontra-se disponível gratuitamente para download na Apple Books na plataforma iOS® ou Google Play na plataforma Android®, podendo atingir amplamente as PVHIV de todo o Brasil.
De maneira geral, o material inclui orientações sobre o conhecimento do risco para DCV e aborda aspectos sobre os fatores de risco modificáveis - tabagismo, sedentarismo, estresse, obesidade, diabetes mellitus, hipertensão e dislipidemia. Ademais, valorizou-se o conteúdo sobre o risco para DCV em PVHIV e as intervenções/estratégias para a redução que incluem a alimentação saudável, cessação do tabagismo, estímulo da prática de atividade física e alívio do estresse com base na literatura científica4,19,21.
Local do estudo
A coleta de dados foi realizada em ambiente virtual com abrangência nacional nas cinco regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).
Período
A coleta de dados compreendeu o período entre 31 de março de 2020 a 1 de março de 2021.
População, critérios de inclusão e amostra
A população do estudo foi constituída por 312 pessoas vivendo com HIV alfabetizadas e tinham acesso à internet. Configuraram-se como critérios de inclusão ter conhecimento da sua condição sorológica para o HIV, independente do estágio de infecção, ser maior de 18 anos, ser alfabetizado e ter acesso à internet. Foram excluídos três participantes que não responderam ao questionário de forma completa. Assim, a amostra foi composta de 309 pessoas vivendo com HIV que atenderam os critérios de inclusão.
Variáveis do estudo
O questionário online foi elaborado contendo variáveis sociodemográficas e comportamentais: sexo, idade (anos completos), escolaridade, situação de trabalho atual, renda individual (salários mínimos), região do Brasil em que reside.
Instrumento utilizado para coleta das informações
Para a validação com os participantes pertencentes ao público-alvo foi elaborado um questionário que avaliou o aspecto visual, a linguagem, a usabilidade, o conteúdo, a aparência e a avaliação geral do material educativo, em escala tipo Likert, com cinco níveis de julgamento22. Para a avaliação geral: Excelente, Bom, Indiferente, Ruim e Muito ruim, para a variável visual: Ótimo, Bom, Regular, Ruim e Muito ruim para as variáveis linguagem, usabilidade, conteúdo e aparência: Concordo Totalmente (CT), Concordo (C), Nem Concordo e Nem Discordo (N), Discordo Totalmente (DT) e Discordo (D).
Coleta de dados
Para realização da coleta de dados, foram enviados convites em grupos de PVHIV em todo o Brasil através das mídias sociais (Facebook® e Instagram®), em grupos de WhatsApp®, bem como no perfil do grupo de pesquisa nestas páginas de redes sociais. Ademais, o convite também foi postado em páginas oficiais de parceiros de pesquisa e de outros pesquisadores e profissionais de saúde de diferentes regiões do país. Ainda foram impressos flyers com um QR Code para acesso direto ao questionário do estudo e distribuídos em Serviços de Atendimento Especializado (SAE) às PVHIV.
O convite de recrutamento consistia em um breve texto de apresentação do estudo com os critérios de inclusão seguidos do link ou QR Code que direcionava os participantes para a plataforma virtual de coleta de dados on-line (Survey Monkey®). A página inicial do estudo já apresentava o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) completo. Após a leitura, os participantes tinham como selecionar duas opções de respostas possíveis, “concordo em participar da pesquisa” ou “não concordo em participar da pesquisa”. Os que concordaram em participar do estudo receberam o questionário online que foi disponibilizado para acesso por computador ou dispositivos móveis (celulares).
Análise dos dados
Os dados coletados na plataforma Survey Monkey® foram transferidos para uma planilha do Excel e para o programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS)® versão 22.0. Foram realizadas análises de estatística descritiva por meio do cálculo das frequências absolutas e relativas para as variáveis qualitativas e, para as variáveis quantitativas, os cálculos de tendência central (média). Para atestar a validade de cada item abordado nos instrumentos de avaliação, foi adotado o Índice de Concordância (IC) mínimo de 80% entre os participantes, seguindo os valores de referência de outros estudos de validação23-24.
Para avaliação do grau de concordância interavaliadores foi realizado o coeficiente de confiabilidade entre avaliadores (first-order agreement coefficient - AC1). A AC1 tem como vantagens a resistência com relação à homogeneidade marginal e o traço de prevalência, além de possuir a mesma interpretação da estatística Kappa [leve (0,0-0,2); aceitável (0,21-0,40); moderada (0,41-0,60); considerável (0,61-0,80); quase perfeita (0,81-1,00)]25.
Além disso, as variáveis foram classificadas conforme proposto em 199725, separando as questões em Grupo 1: linguagem, usabilidade conteúdo, aparência e Grupo 2: figuras, motivação para ler, temas abordados e indicação do e-book para outra pessoa.
Aspectos éticos
O projeto foi submetido e aprovado junto ao Comitê de Ética em Pesquisa, sob nº de parecer 3.915.295. A todos os participantes da pesquisa foi garantido o caráter sigiloso dos dados e o anonimato.
Resultados
As 309 PVHIV participantes eram provenientes de 25 estados, contemplando as cinco regiões do Brasil, sendo a maior participação da região Sudeste com 50,5% (n=156) e Nordeste com 24,3% (n=75). Na Tabela 1, observa-se que a amostra foi composta predominantemente por homens, com 84,8%, (n=262) e idade entre 19 e 65 anos e média de 32,7 anos (±9,6).
Ademais, a maioria dos participantes possuía escolaridade em nível superior completo, 29,1% (n=90); 65,0% (n=201) estavam inseridos no mercado formal ou informal de trabalho e 38,2% (n=118) possuíam renda de um a dois salários mínimos.
A Tabela 2 apresenta as respostas e o Índice de Concordância (IC) de cada item de avaliação entre elas. Na avaliação geral de todos os itens, a média de 0,92 foi alcançada no IC. Os itens avaliação geral e conteúdo obtiveram maior IC com valor igual a 0,97 e 0,94, respectivamente. E o item sobre aparência obteve o menor valor de 0,86 no IC. Todos os outros itens avaliados alcançaram o IC acima de 0,80.
A maioria dos participantes 293 (94,8%) apontou que materiais educativos podem ajudar a tirar dúvidas sobre prevenção de doenças cardiovasculares. Do total, 301 (97,4%) destacaram que os assuntos abordados são necessários para que os pacientes com HIV possam realizar os cuidados adequados para a saúde cardiovascular.
Quanto à pertinência do conteúdo, a compreensão, motivação para a leitura e a sequência do e-book, os participantes sinalizaram para uma aprovação maior que 80% de concordância em todas as perguntas, com destaque para os conteúdos abordados, apontados como pertinentes por 97,4% (n=301) dos participantes (Figura 1).
Concordância dos participantes quanto à pertinência do conteúdo, compreensão, interesse e motivação da leitura (n=309). Brasil, 2020-2021
Na Tabela 3 estão apresentados os dados relacionados à avaliação da concordância interavaliadores do e-book que mostrou “concordância quase perfeita” entre os avaliadores quanto aos aspectos avaliados no Grupo 2 e “ concordância aceitável” entre os avaliadores quanto aos aspectos avaliados no Grupo 1.
Discussão
Neste estudo, verificou-se que o e-book elaborado foi considerado válido na perspectiva do público-alvo quanto ao visual, à linguagem, à usabilidade, ao conteúdo, à aparência e à avaliação geral. Destaca-se que a validação de materiais é uma etapa importante para a elaboração de materiais educativos26 e a validação pelo seu público-alvo permite identificar e trabalhar os aspectos que evidenciam a sua legibilidade.
Um estudo conduzido nos Estados Unidos mostrou que todos os tipos de materiais educativos relacionados à saúde cardiovascular excedem a capacidade de leitura de seu público-alvo e que essa distância entre a legibilidade do material e o nível de leitura da população implica negativamente na compreensão das informações ofertadas e, consequentemente, no sucesso de sua utilização como base para a tomada de decisão voltada ao autocuidado13.
Transpondo esta problemática à realidade do Brasil, onde a maioria da população territorial (50,4%) não completou o ensino fundamental27, faz-se necessário o desenvolvimento de materiais educativos interativos, de fácil compreensão, que promovam e facilitem a autogestão em saúde dessa população14.
Os conteúdos abordados foram considerados pertinentes e incluem aspectos relacionados aos principais fatores de risco cardiovascular e orientações voltadas para a prevenção4,28. Nossos achados corroboram com outro estudo brasileiro, que aponta que a abordagem das DCV entre a PVHIV é uma prioridade e enfatiza a importância de gerenciar tanto os fatores de risco tradicionais quanto os específicos relacionados à infecção pelo HIV para reduzir o risco de DCV nestes indivíduos29.
A construção e validação de materiais educativos digitais interativos possibilita que a população em geral tenha acesso a conteúdos relevantes e adequados para a promoção da saúde e prevenção de doenças pautadas em evidências científicas. Isso é relevante, visto que grande parte do conteúdo produzido pela ciência acaba sem divulgação e/ou aplicação prática, alimentando um círculo vicioso de exclusão da maioria da população que não tem acesso a esse meio30.
Apesar das DCV terem mecanismos complexos e etiologias difíceis de compreensão13 observou-se que, quanto à legibilidade do e-book, o texto foi considerado interessante, com sequência adequada e de fácil compreensão.
A avaliação da legibilidade é primordial e é considerada como métrica da qualidade que deve ser avaliada antes da publicação online de qualquer material educativo13. Tal aspecto é relevante, pois materiais educativos e instruções educacionais rotineiramente incluem linguagem técnica e explicações complexas ou não incluem ilustrações compreensíveis, tornando-as difíceis de compreensão pelo público-alvo10. A comunicação clara e simples ajuda as pessoas a se sentirem mais envolvidas em seus cuidados de saúde e aumenta as chances de seguirem seus planos de cuidado e adesão ao tratamento26,31.
Nesse contexto, o conteúdo e a linguagem abordada também devem ser ressaltados, uma vez que devem ser acessíveis e livres de termos técnicos para auxiliar na compreensão do conteúdo, além de proporcionar interatividade entre o leitor e o material educativo. Além disso, na elaboração de materiais educativos, a linguagem deve ser objetiva, evitando a utilização de frases longas e detalhadas, visto que podem propiciar dispersão e tornar a leitura cansativa31.
No presente estudo, mais de 80,0% dos participantes referiram motivação em ler o e-book e avaliaram o conteúdo abordado como pertinente para planejar o autocuidado da saúde cardiovascular. Para que o material educativo seja atual e relevante é imprescindível que o mesmo esteja inserido no contexto social da população-alvo, e que atenda às suas necessidades e particularidades32-33. Portanto, temas e tópicos contemplados em conteúdos educativos devem ir ao encontro das necessidades das pessoas, propiciando empoderamento sobre o assunto abordado31.
Em relação à usabilidade do e-book, os participantes do estudo o avaliaram como de fácil utilização. É composto por vídeos, áudios e links de acesso a outras páginas que suplementam o conteúdo abordado e que tornam o seu uso mais lúdico, além de fácil acesso e compartilhamento por meio das redes sociais. Portanto, a facilidade do uso de uma ferramenta está diretamente relacionada ao nível de satisfação do usuário que a consome, uma vez que interfaces mal projetadas podem resultar em desinteresse ou descrédito pelo usuário34-35.
Os materiais educativos disponibilizados virtualmente têm sido utilizados como ferramentas para melhorar o conhecimento, a adesão ao tratamento e o autocuidado, numa perspectiva de promoção da saúde e prevenção de doenças10,36. Quando os mesmos são produzidos por profissionais da saúde, eles possuem o poder de fortalecer as orientações verbalizadas durante os atendimentos, além de sanar alguns questionamentos. A abordagem utilizada na construção do material educativo permite identificar as necessidades do público-alvo, sobretudo quando a validação é feita pelo próprio público ao qual o material se destina.
Diante do exposto, outro ponto desafiador é a utilização básica dos recursos digitais (alfabetização digital) e a capacidade do público-alvo de explorar os recursos de maneira mais ampla (letramento digital)13. Neste estudo, o material educativo foi validado por PVHIV de todas as regiões do Brasil com os mais variados tipos de escolaridade, porém a maioria tinha nível superior e muitos cursaram pós-graduação, portanto, estão condizentes com o perfil de indivíduos que possuem maior acesso à internet, à informação e maior letramento digital.
Assim, melhorar a alfabetização em saúde entre aqueles com menor escolaridade representa um desafio único para os profissionais de saúde, pois apesar dos benefícios do uso de tecnologia da informação em saúde, é possível que tais informações não atinjam grupos que, porventura, possuem menos acesso à internet e estejam em grupos voltados para esta população nas redes sociais. Desta forma, sugerimos que este material educativo seja uma opção de recurso educativo na prática clínica de PVHIV.
Um aspecto relevante deste estudo é que o mesmo foi validado por participantes provenientes de todas as regiões do país, sendo predominantes as regiões Sudeste e Nordeste. A heterogeneidade das regiões brasileiras está relacionada com a diversidade do perfil epidemiológico da infecção pelo HIV no país e com as diferentes condições de acesso a tecnologias entre os estados.
Na evolução histórica da aids no Brasil, os primeiros casos foram diagnosticados no Sudeste até alcançarem as regiões Norte e Nordeste do país. A distribuição proporcional dos casos de aids identificados de 1980 até junho de 2019 mostra diferentes concentrações nas regiões do Brasil, Sudeste (51,3%), Sul (19,9%), Nordeste (16,1%), Norte (6,6%) e Centro-Oeste (6,1%)37. Essa heterogeneidade das regiões também carrega peculiaridades quanto aos meios de produção, cultura, educação e acesso aos serviços, o que faz a assistência à saúde não ser universal e equitativa no Brasil, dificultando o acesso ao diagnóstico e tratamento. As regiões Sudeste e Sul ganham destaque quanto ao desenvolvimento da educação, o que impacta na detecção, tratamento e prevenção da doença. Já o Nordeste apresenta-se como a segunda região mais populosa do Brasil e possui um dos menores indicadores na avaliação do desempenho do sistema educacional38.
Assim, nossos resultados reafirmam o quanto a utilização de materiais educativos em formato digital e a internet se mostram como novas possibilidades que podem ajudar a promover a alfabetização em saúde e até mesmo o cuidado contínuo e integral, transformando essa tecnologia em uma nova opção de pensar e planejar as intervenções em saúde nos mais variados cenários.
Além do conhecimento, a autoeficácia e a motivação dos sujeitos são consideradas como base para a mudança do comportamento18. Portanto, o uso da tecnologia, associado à informação de qualidade, pode promover maior interesse por parte dos sujeitos e, com isso, fomentar o conhecimento e a motivação para a mudança com vistas a uma melhor qualidade de vida18.
Ademais, ressaltamos que o material educativo pode ser utilizado durante as consultas de enfermagem, bem como de outros profissionais de saúde e/ou atividades de alfabetização em saúde, para complementar e reforçar as informações fornecidas. Destaca-se que o enfermeiro desempenha papel fundamental no desenvolvimento de intervenções educativas nos serviços de saúde, e em particular, pode se beneficiar do uso de tecnologias digitais para melhorar a alfabetização em saúde das PVHIV.
Assim, ratificamos a importância da construção e validação de materiais educativos com a população-alvo, a fim de proporcionar um material seguro e eficaz que funcione como um facilitador para a mudança do estilo de vida, em busca de estimular a realização de atividades que promovam hábitos de vida mais saudável. Disponibiliza-se para as PVHIV um e-book interativo de fácil compreensão, acesso, usabilidade, conteúdo atualizado e disponível gratuitamente.
A limitação encontrada no estudo refere-se à restrição dos resultados a grupos que possuem acesso à internet, com elevada escolaridade e mais habituados ao manuseio de ferramentas informatizadas, apresentando, portanto, mais facilidade para consumir tecnologias educativas construídas neste formato.
Conclusão
O material educativo interativo elaborado “Cuide do seu coração” foi considerado válido pelas PVHIV. Destaca-se ainda, que foi um estudo inédito nessa temática no Brasil, e proporcionou a geração de um produto composto por conteúdos relevantes, de fácil acesso e que está disponível gratuitamente para a população.
A partir disso, ressalta-se a relevância do processo de validação clínica com a população-alvo, visto que o material construído deve ser de fácil entendimento e leitura para aqueles aos quais se destina, de modo que o seu objetivo possa ser atingido.
Sugere-se que novos estudos possam abordar a aplicação deste e-book para grupos populacionais específicos, tais como idosos, mulheres, pessoas de baixa escolaridade e de baixa renda que vivem com HIV, a fim de identificar novas lacunas que porventura não foram atendidas.
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Artigo extraído da tese de doutorado “Construção e validação de material educativo digital para redução do risco cardiovascular em pessoas vivendo com HIV”, apresentada à Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil.
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Apoio Financeiro
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Edital Universal 428304/2008-4, Brasil.
Disponibilidade de dados
Citações de dados
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Tabela 5919: População por níveis de instrução [Internet]. Rio de Janeiro: IBGE; 2021 [cited 2021 Apr 19]. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/5919
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
11 Mar 2022 -
Data do Fascículo
2022
Histórico
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Recebido
08 Jul 2021 -
Aceito
01 Out 2021