Processo de implementação da Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica: revisão integrativa* * Artigo extraído da tese de doutorado “Lista de verificação de segurança cirúrgica: evidências para a implementação em serviços de saúde”, apresentada à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Maria Fernanda do Prado Tostes Cristina Maria Galvão Sobre os autores

RESUMO

Objetivo:

analisar as evidências disponíveis na literatura sobre o processo de implementação da Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica, proposta pela World Health Organization, na prática dos serviços de saúde.

Método:

revisão integrativa. A busca dos estudos primários foi executada em três bases de dados relevantes na área da saúde, sendo a amostra composta por 27 pesquisas, as quais foram agrupadas em três categorias.

Resultados:

A síntese das evidências indicou as diferentes estratégias que podem ser adotadas no processo de implementação (introdução e otimização) da Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica, e os facilitadores e barreiras determinantes para o sucesso no uso dessa ferramenta.

Conclusão:

nos serviços de saúde, a implementação do checklist é um processo complexo e desafiador que exige liderança efetiva, delegação clara das responsabilidades de cada profissional, colaboração entre os membros da equipe e suporte institucional. A síntese do conhecimento gerado pode auxiliar os enfermeiros na tomada de decisão, principalmente na identificação de estratégias para a implementação efetiva da Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica, uma vez que a enfermagem tem potencial para ser protagonista no planejamento e na implementação das melhores práticas em prol da segurança do paciente.

Descritores:
Enfermagem Perioperatória; Revisão; Organização Mundial da Saúde; Segurança do Paciente; Lista de Checagem; Serviços de Saúde

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br