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Construção e validação de material educativo para prevenção de síndrome metabólica em adolescentes1 1 Artigo extraído da dissertação de mestrado “Construção e Validação de Material Educativo para Prevenção de Síndrome Metabólica em Adolescentes”, apresentada à Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI, Brasil. Apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado do Piauí (FAPEPI), Brasil, processo nº 774397/2012.

RESUMO

Objetivo:

construir e validar tecnologia educativa voltada para prevenção de síndrome metabólica entre adolescentes.

Método:

pesquisa metodológica em que, inicialmente, por meio de revisão integrativa, foram analisadas as publicações disponíveis sobre a temática. Em seguida, utilizou-se tal conhecimento para construção do conteúdo teórico abordado e, com auxílio de designer gráfico, foi elaborada a arte e diagramação das páginas. Na terceira fase, validação do material construído, 21 especialistas e 39 adolescentes avaliaram a cartilha. Para a coleta de dados, foram utilizados três questionários distintos, de acordo com o foco de avaliação de cada grupo de participantes, analisados quanto à confiabilidade (alpha de Cronbach) e concordância (coeficiente de correlação intraclasse).

Resultados:

a média dos escores atribuídos pelos juízes de conteúdo e técnicos foi de 91,7%, e o Índice de Validade de Conteúdo global, mensurado por meio das respostas dos juízes em design, foi de 0,98, ambos com confiabilidade da escala e concordância das respostas altas. Além disso, o nível de concordância das respostas positivas dadas pelos adolescentes foi de 88,4%.

Conclusão:

a cartilha educativa mostrou-se instrumento válido e confiável para ser utilizada a fim de promover a saúde dos adolescentes.

Descritores:
Estudos de Validação; Tecnologia Educacional; Síndrome X Metabólica; Educação em Saúde; Adolescente

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