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Intervenção de enfermagem para satisfazer as necessidades dos familiares durante a espera no centro cirúrgico* * Apoio financeiro da Universidad de La Sabana ao projeto de pesquisa ENF-18-2016, Colômbia.

Resumos

Objetivo:

avaliar o efeito de uma intervenção assistencial voltada para o atendimento das necessidades dos familiares de pacientes operados durante a espera no centro cirúrgico em comparação ao atendimento convencional.

Método:

estudo quase-experimental desenvolvido entre os meses de dezembro de 2019 e fevereiro de 2020 incluindo 313 familiares (grupo intervenção = 149 e grupo de comparação = 164) de um hospital privado. A intervenção consistiu em quatro momentos: “conhecer o ambiente e o processo cirúrgico”, “informações sobre o início da cirurgia”, “informações sobre o término da cirurgia”, “reunião família-paciente”. A variável de satisfação foi medida por meio do instrumento “Questionário de satisfação do paciente com a qualidade dos cuidados de enfermagem”. Os dados foram analisados com estatística descritiva e analítica. O estudo levou em consideração os princípios éticos em pesquisa.

Resultados:

os familiares do grupo intervenção apresentaram maior satisfação com os cuidados de enfermagem 90,07 (9,8) em relação ao grupo de comparação 78,72 (16,38), com aumento de 11,35 pontos (p = 0,000).

Conclusão:

os resultados demonstraram que as famílias que receberam a intervenção sobre a condição do paciente durante o tempo de espera cirúrgica relataram maior satisfação com a qualidade dos cuidados de enfermagem se comparados à intervenção convencional.

Descritores:
Assistência Perioperatória; Salas Cirúrgicas; Enfermagem; Família; Pesquisa em Enfermagem Clínica; Satisfação do Paciente


Objective:

to assess the effect of a care intervention focused on meeting the needs of family members of surgical patients during the surgery waiting time, when compared to conventional care.

Method:

a study with a quasi-experimental design that was developed from December 2019 to February 2020 and included 313 family members (Intervention Group=149 and Control Group=164) from a private hospital. The intervention consisted in four moments: “knowing the surgical environment and process”, “information when the surgery starts”, “information when the surgery ends”, and “family-patient reunion”. The “satisfaction” variable was assessed through the “Patient Satisfaction with Nursing Care Quality Questionnaire” instrument. The data were analyzed using descriptive and analytical statistics. The study observed the ethical principles in research.

Results:

the family members in the Intervention Group presented greater satisfaction with Nursing care, 90.07(9.8), when compared to the Comparison Group, 78.72(16.38), with an 11.35-point increase(p=0.000).

Conclusion:

the results showed that the families that received the intervention on the patient’s status during the surgery waiting time were more satisfied with Nursing care in comparison to the conventional intervention.

Descriptors:
Perioperative Care; Operating Rooms; Nursing; Family; Clinical Nursing Research; Patient Satisfaction


Objetivo:

evaluar el efecto de una intervención de cuidado centrada en satisfacer las necesidades de los familiares de pacientes intervenidos quirúrgicamente durante la espera quirúrgica en comparación con el cuidado convencional.

Método:

diseño cuasi experimental que se desarrolló durante los meses de diciembre de 2019 a febrero de 2020 que incluyó 313 familiares (grupo de intervención = 149 y grupo de control = 164) de un hospital privado. La intervención estuvo compuesta por cuatro momentos: “conocer el ambiente y proceso quirúrgicos”, “información sobre el inicio de la cirugía”, “información sobre elfin de la cirugía”, “reencuentro familia-paciente”. La variable de satisfacción se midió a través del instrumento “Cuestionario satisfacción del paciente con la calidad del cuidado de enfermería”. Los datos fueron analizados con estadística descriptiva y analítica. El estudio tuvo en cuenta los principios éticos en investigación.

Resultados:

los familiares del grupo de intervención presentaron una mayor satisfacción con el cuidado de enfermería 90,07 (9,8) comparado con el grupo de comparación 78,72 (16,38), con un aumento de 11,35 puntos (p = 0,000).

Conclusión:

los resultados demostraron que las familias que recibieron la intervención sobre el estado del paciente durante el tiempo de espera quirúrgico tuvieron una mayor satisfacción con la calidad del cuidado de enfermería en comparación con la intervención convencional.

Descriptores:
Cuidados Preoperatorios; Quirófano; Enfermería; Familia; Investigación en Enfermería Clínica; Satisfacción del Paciente


Introdução

A cirurgia é um evento estressante para o paciente e para a família pelo risco de perda da vida implicado, bem como pelas consequências após a recuperação(11 Petersen JJ, Rosenstock SJ, Østergaard B, Svavarsdóttir EK, Brødsgaard A. A challenging journey: The experience of elderly patients and their close family members after major emergency abdominal surgery. Scand J Caring Sci. 2020. doi: http://doi.org/10.1111/scs.12907
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), portanto, é necessário atender às necessidades da família que surgem nesse processo.

No decurso da cirurgia, bem como na admissão do paciente à sala de cirurgia, a família perde o contato com o paciente e vivencia uma série de preocupações que estão fortemente relacionadas ao fornecimento de informações limitadas sobre o que vai acontecer no ambiente cirúrgico. Essa falta de informação desencadeia ansiedade e medo nos familiares do paciente(22 Yesilyurt S, Findik Y. Effect of Preoperative Video Information on Anxiety and Satisfaction in Patients Undergoing Abdominal Surgery. Comput Inform Nurs. 2019;37(8):430-6. doi:http://doi.org/10.1097/CIN.0000000000000505
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).

Durante o período de espera no centro cirúrgico, os familiares devem ser informados se o procedimento está demorando mais do que o esperado e devem ter a possibilidade de se comunicar com o cirurgião após o procedimento(33 Alsabban W, Alhadithi A, Alhumaidi FS.Khudhair AM, Altheeb S, Badri AS.Assessing needs of patients and families during the perioperative period at King Abdullah Medical City.Perioper Med. 2020;9(1):1-8. doi: https://doi.org/10.1186/s13741-020-00141-9
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). A situação de angústia passa a ser, ao mesmo tempo, uma das principais barreiras para a aprendizagem, e na medida em que o tempo passa(44 Gezer D, Arslan S. The Effect of Education on the Anxiety Level of Patients Before Thyroidectomy. J Perianesth Nurs. 2019;34(2):265-71. doi: https://doi.org/10.1016/j.jopan.2018.05.017
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) sem que a família saiba o que está acontecendo com o paciente, o temor aumenta, como também as necessidades de informação por parte dos familiares, que são mais elevadas(55 Weissheimer G, Santana JM, Ruthes VBTNM, Mazza VA. Necessary Information for the Families of Children with Autism Spectrum Disorder: An Integrative Review. Aquichan. 2020;20(2):e2028. doi: https://doi.org/10.5294/aqui.2020.20.2.8
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), sendo que muitos familiares podem se sentir insatisfeitos com o apoio e as informações recebidas(66 Lavallée JF, Grogan S, Austin CA. Cancer Patients’ Family Members’ Experiences of the Information and Support Provided by Healthcare Professionals. Health Educ J. 2019;78(4):416-27. doi: https://doi.org/10.1177/0017896918812511
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).

O conhecimento sobre o ambiente cirúrgico e a capacidade do paciente em prevenir complicações pós-operatórias(77 Klaiber U, Paulsen LM, Bruckner T, Müller G, Auer S, Farrenkopf I, et al. Impact of preoperative patient education on the prevention of postoperative complications after major visceral surgery: the cluster randomized controlled PEDUCAT trial. BMC Nurs. 2018;19:288. doi:http://doi.org/10.1186/s13063-018-2676-6
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) é de grande interesse para o enfermeiro perioperatório, pois é essencial para que ele possa adotar estratégias inovadoras de maneira uniforme e estruturada para o paciente e seus familiares(88 Liu J, Zheng X, Chai S, Lei M, Feng Z, Zhang X, et al. Effects of using WeChat-assisted perioperative care instructions for parents of pediatric patients undergoing day surgery for herniorrhaphy. PEC. 2018;101(8):1433-8. doi: https://doi.org/10.1016/j.pec.2018.02.010
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), pois tais medidas podem conectar os familiares e gerar maior satisfação com a atenção recebida.

É importante desenvolver intervenções educacionais de enfermagem, capazes de atender às necessidades particulares de cada indivíduo e aplicá-las no momento oportuno, a fim de evitar informações genéricas que saturem e confundam o paciente e seus cuidados(99 Smith AB, Mueller D, Garren B, Tan HJ, Wallen E, Woods M, et al. Using qualitative research to reduce readmissions and optimize perioperative cystectomy care. Cancer. 2019;125(20):3545-53. doi: https://doi.org/10.1002/cncr.32362
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). Nesse sentido, a educação multimídia, por meio do formato de vídeo, tem sido cada vez mais aplicada, por ser um meio ideal que tem a vantagem de fornecer informações relativamente rentáveis para os pacientes, pois permite poupar tempo e é de fácil compreensão(1010 Shao J, Xiao T, Shi M, Zhou X, Wang Z, Lin T, et al. Effect of multimedia-based nursing visit on perioperative anxiety in esophageal squamous cell carcinoma patients undergoing video-assisted thoracoscopic surgery. Psychol Health Med. 2019;24(10):1198-206. doi: http://doi.org/10.1080/13548506.2019.1595687
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). Além disso, é conveniente envolver sistematicamente os membros da família no cuidado perioperatório do paciente. Porém, as intervenções e o grau de envolvimento do familiar no cuidado ao paciente devem ser adaptados ao contexto cultural(1111 Alsabban W, Alhadithi A, Alhumaidi FS, Al Khudhair AM, Altheeb S, Badri AS. Assessing needs of patients and families during the perioperative period at King Abdullah Medical City. Perioperative Med. 2020;9(1):1-8. doi: http://doi.org/10.1186/s13741-020-00141-9
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).

Nesse sentido, o objetivo do estudo foi avaliar o efeito de uma intervenção assistencial voltada ao atendimento das necessidades dos familiares de pacientes operados durante a espera cirúrgica, em comparação ao atendimento convencional.

Método

Desenho

Quase-experimental com dois grupos, um grupo de intervenção e um grupo de comparação não aleatório.

População

A pesquisa foi realizada com familiares de pacientes que se encontravam na sala de espera cirúrgica.

Local da coleta

Instituição de Saúde de Chia, Departamento de Cundinamarca, Colômbia. A instituição possui quatro salas cirúrgicas equipadas com modernos equipamentos adaptados para cirurgias complexas e minimamente invasivas (laparoscópicas, microcirurgias e cirurgias a laser). A instituição é especializada em cirurgia geral, cirurgia ortopédica e cirurgia torácica. Os pacientes que acessam o serviço são oriundos da região próxima à instituição e pertencem ao regime contributivo de saúde, ao qual estão vinculados pelo pagamento de uma contribuição, individual e familiar, ou de uma contribuição econômica previamente financiada.

Tempo

Entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020.

Critérios de seleção

A seleção foi feita por conveniência, com base nos seguintes pré-requisitos: pessoas maiores de 18 anos que acompanharam o familiar durante a cirurgia, permaneceram na sala de espera da instituição hospitalar durante a intervenção cirúrgica de seu familiar, com cirurgias agendadas. Foram excluídos familiares de pacientes submetidos à cirurgia com idade inferior a 18 anos, internados anteriormente em unidades de cuidados especializados (intensivos, intermediários, coronários) e familiares com transtornos mentais.

Amostra

A seguinte expressão algébrica foi utilizada para calcular o tamanho da amostra de cada grupo, na determinação do tamanho necessário para sustentar o julgamento da hipótese nula de igualdade de médias, sob a admissão da homocedasticidade e da condição de tamanho balanceado das amostras(1212 Carreño SP, Mayorga H. Estadística básica para la ciencia del cuidado humano. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia; 2020.).

Esta expressão corresponde à fórmula:

n=2{χ1-α2(k-1)-(k-2)+z1-β}2(σΔ)2

Onde: n= Tamanho amostral de cada grupo

α= Probabilidade de erro tipo I

β= Probabilidade de erro tipo II k= O número de grupos χ1-α 2 ( - 1)

O percentil 100(1- α) de uma distribuição qui-quadrado com (k-1) graus de liberdade

z1-β : O percentil 100(1-β) de uma distribuição normal padrão

σ: Desvio padrão da variável de interesse

∆: Diferença máxima entre as médias para a consideração de β.

Dentro do desenho das amostras relacionadas à avaliação do efeito da intervenção, esta pesquisa assume as probabilidades de erros tipo I e II, como α= 0.01, β=0.05, visto que é necessário controlar com mais rigor o erro tipo I, devido às repercussões na prática assistencial.

Da mesma forma, outro elemento de precisão para a análise dos resultados consiste em assumir o valor delta como um quarto do desvio padrão (∆=0,25σ). Consequentemente, o tamanho da amostra derivada desses elementos e assumida para a pesquisa é de 143 familiares em cada grupo (intervenção e comparação), ou seja, 286 familiares. No entanto, os autores preferiram ultrapassar o tamanho mínimo da amostra. Por isso, finalmente 313 familiares fizeram parte da pesquisa.

A variável satisfação com a assistência de enfermagem foi mensurada por meio do instrumento “Questionário de satisfação do paciente com a qualidade dos cuidados de enfermagem” (PSNCQQ). Confiabilidade (Alfa de Cronbach 0,94, Validade de conteúdo: 0,9)(1313 Cepeda AP. Validez y confiabilidad del PSNCQQ cuestionario que mide la satisfacción del paciente con la calidad del cuidado de enfermería. [Master’s Thesis]. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia; 2012 [cited 2020 Nov 14]. Available from: http://bdigital.unal.edu.co/10569/
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).

Com base nos resultados qualitativos de um estudo que objetivou conhecer as vivências dos familiares de pacientes operados durante a espera cirúrgica(1414 Laverde O, Fuentes A. Experiencia de los familiares de los pacientes intervenidos quirúrgicamente durante la espera quirúrgica. In: XVI Coloquio Panamericano de Investigación en Enfermería [Internet]; 2018 Nov 5-9; La Habana, Cuba. Available from: http://coloquioenfermeria2018.sld.cu/index.php/coloquio/2018/paper/view/1024
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), a intervenção foi desenvolvida seguindo as diretrizes para o desenvolvimento de intervenções de enfermagem(1515 Whittemore R, Grey M. The systematic development of nursing interventions. J Nurs Scholarship. 2002;34(2):115-20. doi: https://doi.org/10.1111/j.1547-5069.2002.00115.x
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).

Foram estabelecidos como fatores modificáveis: informações fornecidas ao familiar sobre o processo cirúrgico do paciente, satisfação com os cuidados de enfermagem, contato da equipe de enfermagem com a família e restrição de admissão em centro cirúrgico.

Fatores não modificáveis: condição clínica do paciente e tempos cirúrgicos.

Elementos da intervenção: informações sobre o processo cirúrgico durante a espera cirúrgica e períodos pré, intra e pós-operatórios, e encontro familiar-paciente. Resultados esperados: familiar informado durante a espera cirúrgica, satisfação com os cuidados de enfermagem e maior contato entre enfermeiro e familiar. Estratégia de entrega: individual. Recursos: vídeo, televisão na sala de espera, tablet para inserção de informações sobre a transferência do paciente. Ambiente ou local de execução: sala de espera, área de recuperação pós-anestésica.

Detalhes dos momentos de intervenção: foram definidos quatro momentos, os quais são descritos a seguir, totalizando 20 minutos.

Momento 1, denominado “conhecer o ambiente e o processo cirúrgico”. Baseia-se na apresentação de um vídeo de três minutos que descreve as salas cirúrgicas e as etapas do preparo pré-operatório, intra-operatório e pós-operatório, bem como os canais de informação que o familiar precisa para ser informado do início e do término da cirurgia na televisão disponível na sala de espera e, posteriormente, reencontro com o paciente ao final da recuperação pós-anestésica. Ao finalizar, as dúvidas dos familiares são respondidas. Duração: 6 minutos.

Momento 2, denominado “informações sobre o início da cirurgia”. Quando o paciente entra em cirurgia, verifica-se que a equipe de Enfermagem carrega as informações sobre o horário de início da cirurgia no sistema para compartilhamento de informações com o familiar e, em seguida, verifica-se que o familiar tomou conhecimento do horário de início da cirurgia por meio da televisão da sala de espera que oferece as informações. Duração: 2 minutos.

Momento 3, denominado “informações sobre o fim da cirurgia”. Quando o paciente finaliza a cirurgia, verifica-se que a equipe de enfermagem inseriu as informações sobre o término da cirurgia no sistema de informações compartilhado com o familiar e, posteriormente, constata-se que o familiar foi informado do término da cirurgia pela televisão localizada na sala de espera. Duração: 2 minutos.

Momento 4, denominado “reencontro familiar-paciente”. Quando o paciente termina a recuperação pós-anestésica e está em condição estável, após confirmar com a equipe de enfermagem o momento adequado para o familiar entrar na área de recuperação pós-anestésica. São explicadas, ao familiar, as condições de entrada, especificando a situação em que irá encontrar o paciente (estado geral, uso de dispositivos médicos, necessidade de repouso e fala limitada), bem como o máximo de cinco minutos para o reencontro. A entrada e saída do familiar são monitoradas. Duração: 10 minutos A Figura 1 ilustra as etapas da intervenção.

Figura 1
Etapas da intervenção

Para a coleta de dados, os pacientes foram identificados por meio da programação diária de cirurgias da instituição. Os familiares foram contatados na admissão do paciente para cirurgia, após verificação do preenchimento dos critérios de inclusão. O paciente foi contatado, o investigador se apresentou e foram explicados os objetivos do estudo, bem como os benefícios de participar da intervenção. Da mesma forma, foi explicado ao paciente que seria mantido o anonimato, que a participação seria livre e voluntária e que o fato de aceitar ou não participar da pesquisa não teria consequências negativas no atendimento recebido por ele ou por seu familiar. O preenchimento do termo de consentimento livre e esclarecido foi realizado em sala, a fim de preservar a privacidade e o conforto; o tempo utilizado para explicar o consentimento foi de aproximadamente 10 minutos. Finalmente, o processo culminou com a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelo participante.

A intervenção foi realizada, na íntegra, de forma personalizada com cada familiar. Ao final da intervenção, e após o reencontro entre paciente e familiar, ambos responderam, em papel, o questionário sobre a satisfação do paciente com a qualidade dos cuidados de enfermagem (PSNCQQ)(1313 Cepeda AP. Validez y confiabilidad del PSNCQQ cuestionario que mide la satisfacción del paciente con la calidad del cuidado de enfermería. [Master’s Thesis]. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia; 2012 [cited 2020 Nov 14]. Available from: http://bdigital.unal.edu.co/10569/
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).

O grupo de comparação recebeu atendimento convencional da instituição, consistindo em informações dadas pelo médico ao final da cirurgia. Em contrapartida, ao final da medição, a equipe de pesquisa entregou ao familiar um folheto com informações sobre os cuidados pós-operatórios do paciente no domicílio, criando também um espaço para esclarecimento de dúvidas sobre o assunto.

Análise de dados

Para a avaliação geral das respostas obtidas, estas foram consolidadas em um banco de dados em arquivo Excel. Os dados foram analisados por meio do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 24. Na análise estatística, as variáveis categóricas foram expressas por meio das frequências absolutas e relativas e, as variáveis quantitativas, pela média e desvio padrão. Os pressupostos de normalidade dos dados foram avaliados pelo teste de Shapiro-Wilk. Para comparar o desempenho entre os grupos, utilizou-se o teste U de Mann-Whitney. Adotou-se o nível de significância padrão com valor de p de 0,05 e intervalo de confiança de 95%.

Aspectos éticos

A investigação foi iniciada após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidad de La Sabana e da instituição de saúde onde foi realizada a pesquisa. A pesquisa foi conduzida levando-se em consideração os preceitos éticos exigidos para pesquisas com seres humanos.

Resultados

O grupo de comparação (GC) foi composto por 164 familiares e o grupo intervenção (GI), 149 familiares. A Tabela 1 mostra os dados sociodemográficos. A média de idade do GC foi de 43 ± 14,17 anos, com mínimo de 18 e máximo de 77 anos; no GI, a média foi de 43 ± 14,25 com mínimo de 18 e máximo de 78 anos. A maioria eram mulheres (65,8%), com ensino médio (31,6%), empregadas (53%), casadas (48%), o tipo de parentesco com a pessoa operada era o cônjuge (36%), que acompanhavam o familiar à consulta pré-cirúrgica (55%) e que tiveram a experiência de ter acompanhado o familiar durante a espera cirúrgica (55%).

Tabela 1
Dados sociodemográficos (n = 313) dos familiares. Chia, Cundinamarca, Colômbia, 2020

Em relação ao objetivo do estudo de avaliar o efeito de uma intervenção assistencial voltada para o atendimento das necessidades dos familiares de pacientes operados durante a espera cirúrgica, em comparação com o atendimento convencional, constatou-se, em nível global, maior satisfação dos familiares que receberam a intervenção, em relação ao grupo que não recebeu a intervenção, com aumento de 11,35 pontos (p = 0,000). A Tabela 2 mostra a comparação das dimensões da satisfação do paciente com a qualidade da assistência de enfermagem entre os grupos de comparação e intervenção.

Tabela 2
Comparação entre grupos de satisfação do paciente com a qualidade da assistência de enfermagem (n = 313). Chia, Cundinamarca, Colômbia, 2020

Na dimensão “Preocupação e assistência”, o GI apresentou um aumento de 4,24 pontos que permite classificar o atendimento como excelente, com diferenças significativas (p = 0,000).

Na dimensão “Informação”, o grupo que recebeu a intervenção considerou a qualidade do atendimento excelente, em relação ao grupo de comparação, que a considerou boa (p = 0,000).

Na dimensão “Qualidade geral”, a qualidade foi considerada boa em ambos os grupos. O grupo que recebeu a intervenção não apresentou diferenças significativas com o grupo de comparação; apenas um aumento de 1,70 pontos foi observado (p = 0,000).

As questões relacionadas ao aspecto “Coordenação dos cuidados e orientações para a alta” foram significativamente melhores no grupo intervenção, em comparação ao grupo que não recebeu intervenção. Estas passaram de uma pontuação considerada boa para uma pontuação excelente.

Os resultados sugerem que uma intervenção baseada em informar a família sobre o que acontece com o paciente durante o tempo de espera da cirurgia influencia na melhora do grau de satisfação do paciente com a qualidade da assistência de enfermagem. Nesse sentido, a equipe de enfermagem assume um papel fundamental em seu desenvolvimento.

Discussão

A satisfação das necessidades dos familiares durante a espera no centro cirúrgico deve ser considerada como um atributo de qualidade e, portanto, intervenções que aprimorem esse processo devem ser desenvolvidas. De acordo com os resultados obtidos nesta pesquisa, a assistência e a preocupação de enfermagem são as dimensões que mais se alteram após a intervenção, resultados que vão ao encontro de estudos anteriores que destacam como as ações realizadas são prioritárias para os usuários da área perioperatória na equipe de enfermagem(1616 Sillero-Sillero A, Zabalegui A. Seguridad y satisfación del paciente con los cuidados de enfermeros en el perioperatorio. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2019;27:e3142. doi:https://doi.org/10.1590/1518-8345.2646.3142
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).

Da mesma forma, a informação sobre a situação do paciente é reconhecida como uma dimensão importante para os familiares. Estudos mostram como a família tem necessidade de conhecer a situação do paciente(1717 Regaira-Martínez E, Garcia-Vivar C. El proceso de información a los familiares en las unidades de cuidados intensivos: una revisión narrativa. Enferm Intensiva. 2021;32(1):18-36. doi: https://doi.org/10.1016/j.enfi.2019.11.004
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), por isso, intervenções que forneçam informações sobre o que o paciente vai ouvir, cheirar, ver, gostar ou sentir durante o processo cirúrgico(1818 Mustelier Y. Intervenciones de enfermería en pacientes con cirugía ambulatoria de enfermedades anorectales. Rev Cubana Enferm [Internet]. 2018 [cited 2020 Nov 14];34(1). Available from:http://www.revenfermeria.sld.cu/index.php/enf/article/view/1463
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) são valorizadas como positivas. Nesse sentido, a assistência de enfermagem é um fator eficaz para o alcance da qualidade no serviço de saúde(1919 Akbas M.Patient satisfaction on nursing care: the case of gynecology and obstetrics clinics. Acta Bioeth.2019;25(1):127-36. doi: http://dx.doi.org/10.4067/S1726-569X2019000100127
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).

Em relação à dimensão “Instruções para a alta”, a síntese das evidências disponíveis até o momento sugere que os profissionais de saúde devem focar na educação do paciente e na troca de informações para apoiar tanto o paciente quanto o cuidador(2020 DeRosa AP, Baltich Nelson B, Delgado D, Mages KC. Involvement of information professionals in patient-and family-centered care initiatives: a scoping review. J Med Libr Association. 2019;107(3):314-22. doi: http://doi.org/10.5195/jmla.2019.652
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). A literatura indica que a assistência à saúde nesta fase é um tema de interesse e deve continuar seu desenvolvimento, pois embora os pacientes relatem ter recebido orientações de alta, esta não é muito detalhada e certamente é limitada no que diz respeito às ações de acompanhamento para o caso de agravos. É necessário envolver proativamente cuidadores informais que podem facilitar a implementação de planos de alta para melhorar os resultados do paciente. Da mesma forma, há abordagem limitada na literatura sobre o estudo das intervenções de cuidados de transição hospital-domicílio. Isso é especialmente relevante porque as intervenções de cuidados transitórios são altamente dependentes de vários fatores de nível macro, como infraestrutura e recursos de saúde(2121 Markle-Reid M, Valaitis R, Bartholomew A, Fisher K, Fleck R, Ploeg J, et al. Feasibility and preliminary effects of an integrated hospital-to-home transitional care intervention for older adults with stroke and multimorbidity: A study protocol. J Comorb.2019:7;9:2235042X19828241.doi: http://doi.org/10.1177/2235042X19828241
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). Ajudar o paciente a compreender melhor sua condição e fornecer-lhe habilidades básicas para lidar com a doença no dia-a-dia pode resultar em benefícios físicos e psicológicos para o paciente e, em alguns casos, reduzir sua dependência do uso do serviço(2222 Coster S, Li Y, Norman IJ. Cochrane reviews of educational and self-management interventions to guide nursing practice: A review. Int J Nurs Stud. 2009;46(4):508-28. doi: http://doi.org/10.1016/j.ijnurstu.2008.09.009.0
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).

Da mesma forma, a privacidade do paciente é essencial para o cuidado, visto que a falta de privacidade pode ser interpretada como falta de humanização do serviço de enfermagem(2323 Joven ZM, Guáqueta Parada SR. Percepción del paciente crítico sobre los comportamientos de cuidado humanizado de enfermería. Avances Enferm. 2019,19;37(1):65-74. doi: http://doi.org/10.15446/av.enferm.v37n1.65646
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). Pode haver uma simplificação exagerada da perspectiva do paciente sobre essa questão e seu impacto, dada a escassez de pesquisas na área(2424 Shen N, Bernier T, Sequeira L, Strauss J, Silver MP, Carter-Langford A, et al. Understanding the patient privacy perspective on health information exchange: A systematic review. Int J Med Inform. 2019;125:1-12. doi: http://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2019.01.014
http://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2019.0...
). As evidências sugerem que, embora neste estudo a percepção dos familiares sobre o cuidado tenha sido boa e o valor alto, é necessário revisar o impacto do uso de tecnologia em saúde para mitigar as preocupações com a privacidade.

Como os familiares do paciente cirúrgico desempenham um papel importante em sua recuperação, suas necessidades devem ser atendidas durante a internação e após a alta(2525 Shoushi F, Janati Y, Mousavinasab N, Kamali M, Shafipour V. The impact of family support program on depression, anxiety, stress, and satisfaction in the family members of open-heart surgery patients. J Nurs Midwifery Sci. 2020;7(2):69-77. doi: http://doi.org/10.4103/JNMS.JNMS_21_19
http://doi.org/10.4103/JNMS.JNMS_21_19...
). Por esse motivo, torna-se necessário continuar desenvolvendo pesquisas nesta área que possibilitem cuidar do familiar desde o momento da admissão ao processo cirúrgico, como também durante a espera cirúrgica, o tempo de internação e alta, por meio de uma equipe que possa responder às necessidades que surgem nesse período. Uma vez que este estudo foi limitado apenas ao tempo de espera cirúrgica e abordou uma única instituição, estudos mais aprofundados envolvendo várias instituições de maior escala são necessários.

Por outro lado, esta pesquisa contribui para o avanço do conhecimento científico ao descrever e testar uma intervenção de enfermagem dirigida pela família durante a espera cirúrgica. Assim, o cumprimento da intervenção preconizada contribui para o cuidado integral das famílias que possuem paciente em cirurgia. Esses resultados podem estimular o desenvolvimento de estratégias com essa população e incentivar novas pesquisas para subsidiar a prática baseada em evidências.

Conclusão

Por meio de uma intervenção assistencial, a pesquisa buscou avaliar a satisfação das necessidades dos familiares de pacientes operados durante a espera cirúrgica. Nesse sentido, os resultados demonstraram a eficácia da intervenção com melhora do grau de satisfação do grupo intervenção, em relação ao grupo de comparação. Os resultados evidenciam a atuação da equipe de enfermagem no cuidado aos familiares durante a cirurgia.

O desenvolvimento da intervenção de enfermagem teve quatro momentos: conhecimento do ambiente e o processo cirúrgico por meio de um vídeo, recebimento de informações no início da cirurgia, recebimento de informações no final da cirurgia e promoção do reencontro familiar-paciente. Essa intervenção se mostrou de grande relevância, motivo pelo qual é necessário dar continuidade no processo de cuidado da família no período pós-operatório.

Agradecimentos

Os autores agradecem aos familiares dos pacientes cirúrgicos que participaram deste estudo e à instituição que nos auxiliou na coleta dos dados. Os autores também reconhecem o apoio dos profissionais de centro cirúrgico na coleta de dados. Além disso, agradecem à Universidad de La Sabana pelo apoio financeiro fornecido para a realização deste estudo.

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Editado por

Editora Associada: Andrea Bernardes

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Out 2021
  • Data do Fascículo
    2021

Histórico

  • Recebido
    14 Nov 2020
  • Aceito
    03 Maio 2021
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