Objetivo:
avaliar o efeito de uma intervenção assistencial voltada para o atendimento das necessidades dos familiares de pacientes operados durante a espera no centro cirúrgico em comparação ao atendimento convencional.
Método:
estudo quase-experimental desenvolvido entre os meses de dezembro de 2019 e fevereiro de 2020 incluindo 313 familiares (grupo intervenção = 149 e grupo de comparação = 164) de um hospital privado. A intervenção consistiu em quatro momentos: “conhecer o ambiente e o processo cirúrgico”, “informações sobre o início da cirurgia”, “informações sobre o término da cirurgia”, “reunião família-paciente”. A variável de satisfação foi medida por meio do instrumento “Questionário de satisfação do paciente com a qualidade dos cuidados de enfermagem”. Os dados foram analisados com estatística descritiva e analítica. O estudo levou em consideração os princípios éticos em pesquisa.
Resultados:
os familiares do grupo intervenção apresentaram maior satisfação com os cuidados de enfermagem 90,07 (9,8) em relação ao grupo de comparação 78,72 (16,38), com aumento de 11,35 pontos (p = 0,000).
Conclusão:
os resultados demonstraram que as famílias que receberam a intervenção sobre a condição do paciente durante o tempo de espera cirúrgica relataram maior satisfação com a qualidade dos cuidados de enfermagem se comparados à intervenção convencional.
Descritores:
Assistência Perioperatória; Salas Cirúrgicas; Enfermagem; Família; Pesquisa em Enfermagem Clínica; Satisfação do Paciente