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A experiencia das enfermeiras que trabalham com estudantes de enfermagem em um hospital: uma investigação fenomenológica

Resumo

Objetivo:

este artigo explora as vivencias das enfermeiras que trabalham com estudantes de enfermagem espanholas em um hospital.

Método:

foi utilizada uma abordagem fenomenológica qualitativa e uma amostra por conveniência. Vinte e uma enfermeiras pertencentes a um hospital público na Espanha foram incluídos no estudo. Os dados foram coletados através de entrevistas não-estruturadas e semiestruturadas e analisadas usando a proposta de Giorgi. Foram observados os Critérios Consolidados para Relatos de Pesquisa Qualitativa.

Resultados:

três temas principais descrevem a experiência das enfermeiras: "A relação da enfermeira com as estudantes de enfermagem"; a maioria das enfermeiras enfatizam a importância do primeiro contato com estudantes e consideram central a atitude dos estudantes. "A definição do papel da estudante na prática clínica"; é necessária para unificar o papel e as intervenções da enfermeira para evitar guiar erroneamente ao estudante e estabelecer prioridades na prática clínica. "Construir pontes entre os serviços clínicos e a Universidade"; enfatizou-se a necessidade de estabelecer um terreno comum e conexões entre a universidade e os serviços clínicos do hospital. As enfermeiras pensam que o programa educacional deve também ser desenhado pelos serviços clínicos.

Conclusões:

compreender os significados das estudantes de enfermagem com as enfermeiras graduadas pode permitir uma introspecção mais aprofundada nas suas expectativas.

Descritores:
Educação em Enfermagem; Hospitais; Estudantes de Enfermagem; Pesquisa Qualitativa

Abstract

Objective:

this paper explores the experiences of registered nurses working with Spanish nursing students within the hospital.

Methods:

a qualitative phenomenological approach was followed. Purposeful sampling was employed. Twenty-one registered nurses, from a public hospital located in Spain, were included in the study. Data were collected by means of unstructured and semi-structured interviews and were analysed using Giorgi's proposal. The Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research were followed.

Results:

three main themes described the experience of registered nurses: "The nurse's relationship with nursing students"; most nurses emphasized the importance of the first contact with students and they considered students' attitude to be key. "Defining the role of the student in clinical practice"; it is necessary to unify the nurse's role and interventions to avoid misleading students and establish priorities in clinical practice. "Building bridges between clinical settings and the University"; the need to establish a common ground and connection between the university and hospital clinical settings was emphasized. Nurses felt that the training program should also be designed by the clinical settings themselves.

Conclusions:

understanding the meaning of nursing students with registered nurses might gain a deeper insight into their expectations.

Descriptors:
Education Nursing; Hospitals; Students Nursing; Qualitative Research

Resumen

Objetivo:

este artículo explora las experiencias de las enfermeras que trabajan con estudiantes de enfermería españolas en un hospital.

Métodos:

se utilizó un abordaje fenomenológico cualitativo y una muestra de conveniencia. Se incluyeron en el estudio veintidós enfermeras pertenecientes a un hospital público de España. Los datos fueron recogidos a través de entrevistas no estructuradas y semi-estructuradas, y analizadas usando la propuesta de Giorgi. Se siguieron los Criterios Consolidados para Relatos de Investigación Cualitativa.

Resultados:

tres temas principales describen la experiencia de las enfermeras: "La relación de la enfermera con las estudiantes de enfermería" la mayoría de las enfermeras dan énfasis a la importancia del primer contacto con las estudiantes y consideran que la actitud de las estudiantes es esencial. "La definición del rol de la estudiante en la práctica clínica"; es necesaria para unificar el rol y las intervenciones de la enfermera para evitar guiar en forma errónea a las estudiantes y establecer prioridades en la práctica clínica. "Construir puentes entre los ambientes clínicos y la Universidad"; se enfatizó la necesidad de establecer un terreno común y conexiones entre la universidad y los servicios clínicos del hospital. Las enfermeras piensan que el programa educativo debe ser también diseñado por los servicios clínicos.

Conclusiones:

comprender los significados de las estudiantes de enfermería con las enfermeras puede proveer una introspección más profunda de sus expectativas.

Descriptores:
Educación en Enfermería; Hospitales; Estudiantes en Enfermería; Investigación Cualitativa

Introdução

A prática clínica é una parte importante do curriculum de enfermagem, parte na qual as estudantes aplicam o conhecimento adquirido na universidade11. Levett-Jones T, Lathlean J, Higgins I, McMillan M. Staff-student relationships and their impact on nursing students´ belongingness and learning. J Adv Nurs. 2009;65(2):316-24.. A prática clínica demanda que as estudantes se adaptem a um ambiente complexo e de mudanças no qual deverão interagir com diversos profissionais22. Chuan OL, Barnett T. Student, tutor and staff nurse perceptions of the clinical learning environment. Nurse Educ Pract. 2012;12(4):192-7.. No decorrer deste processo, as enfermeiras são essenciais para a formação e adaptação apropriada das estudantes. Elas ensinam, guiam e monitoram, assim como facilitam a integração das estagiarias nos serviços clínicos33. Aghamohammadi-Kalkhoran M, Karimollahi M, Abdi R. Iranian staff nurses' attitudes toward nursing students. Nurse Educ Today. 2011;31(5):477-81.

4. Abdal M, Masoudi Alavi N, Adib-Hajbaghery M. Clinical Self-Efficacy in Senior Nursing Students: A Mixed- Methods Study. Nurs Midwifery Stud. 2015;4(3):e29143.

5. Karimi Z, Ashktorab T, Mohammadi E, Abedi H, Zarea K. Resources of learning through hidden curriculum: Iranian nursing students' perspective. J Educ Health Promot. 2015;4:57.
-66. Shahsavari H, Parsa-Yekta Z, Houser ML, Ghiyasvandian S. First encounters with instructors: the experiences and perceptions of nursingstudents in Iran. J Nurs Res. 2015;23(2):109-17..

Os programas de Enfermagem na Espanha seguem as diretrizes europeias do Espaço Europeu de Educação Superior (EEES)77. The European Higher Education Area. Bologna Process-European Higher Education Area. [Internet]. Europea Union; 2010 [Access 10 Sept 2015]. Available from: http://www.ehea.info/
http://www.ehea.info/...
. El EEES visa aumentar a compatibilidade entre os sistemas nacionais de educação superior (cursos de nível universitário). O curriculum de estudos das enfermeiras tem dois componentes: a) conteúdos teóricos; e b) treinamento em competências, habilidades e capacidades técnicas. Estes componentes estão desenvolvidos tanto na universidade como nos campos de prática clínicos tais como os hospitais. O bacharelado em enfermagem inclui 32,5% dos créditos que são destinados para treinamento em campos de estágio clínico88. Spanish Goverment Bulletin. Normative CIN/2134/2008, related Requirements for verification of official studies in Nursing Science. [Internet]. Madrid: Spanish Government; 2008 [Access 10 Sept 2015]. Available from: https://www.boe.es/boe/dias/2008/07/19/pdfs/A31680-31683.pdf.. Os currículos de enfermagem na Espanha são desenvolvidos pelas universidades, no entanto as estudantes de enfermagem adquirem suas principais capacidades durante os estágios clínicos. Os departamentos universitários de enfermagem são responsáveis de selecionar os profissionais dos hospitais encarregados da tutoria das estudantes. Estes profissionais, chamados de Professores Associados, são o ponto chave na comunicação entre os campos clínicos e as universidades. No decorrer de esses estágios, as estudantes são recebidas pela equipe da Unidade de Enfermagem, e cada estudante é distribuída como responsabilidade de uma enfermeira de referência.

Para os fins deste estudo, o pessoal de enfermagem que trabalha em serviços clínicos são referidas como enfermeiras. Estas enfermeiras não possuem relação contratual com as universidades, e seu propósito é ensinar, guiar e facilitar a integração das estudantes com o ambiente clínico. De modo semelhante, o termo "professor associado" será usado para se referir às enfermeiras ou gerentes de enfermagem, que são contratadas pela universidade para monitorar a um grupo de estudantes no hospital. Os estágios clínicos dão oportunidades de socialização profissional permitindo às estudantes de enfermagem vivenciar como as enfermeiras funcionárias interatuam, sentem e pensam, assim também quais são as coisas que elas valorizam11. Levett-Jones T, Lathlean J, Higgins I, McMillan M. Staff-student relationships and their impact on nursing students´ belongingness and learning. J Adv Nurs. 2009;65(2):316-24.. O grau de aprendizagem, desenvolvimento de habilidades e confiança das estudantes está influenciado pela sua relação com as enfermeiras44. Abdal M, Masoudi Alavi N, Adib-Hajbaghery M. Clinical Self-Efficacy in Senior Nursing Students: A Mixed- Methods Study. Nurs Midwifery Stud. 2015;4(3):e29143.

5. Karimi Z, Ashktorab T, Mohammadi E, Abedi H, Zarea K. Resources of learning through hidden curriculum: Iranian nursing students' perspective. J Educ Health Promot. 2015;4:57.
-66. Shahsavari H, Parsa-Yekta Z, Houser ML, Ghiyasvandian S. First encounters with instructors: the experiences and perceptions of nursingstudents in Iran. J Nurs Res. 2015;23(2):109-17.,99. Arreciado Marañón A, Isla Pera MP. Theory and practice in the construction of professional identity in nursing students: a qualitative study. Nurse Educ Today. 2015;35(7):859-63.

10. de Araujo PN, Viana MA, Fortuna CM, Matumoto S, Clapis MJ. [Primary health care workers' view on the presence of nursing students]. Rev Esc Enferm USP. 2013;47(3):694-701.
-1111. Yousefy A, Yazdannik AR, Mohammadi S. Exploring the environment of clinical baccalaureate nursing students' education in Iran; A qualitative descriptive study. Nurse Educ Today. 2015;35(12):1295-300.. Na prática clínica se entende que a enfermeira assume diferentes papéis com a finalidade de facilitar o aprendizado das estudantes, as vezes como uma pessoa estranha, como um recurso específico, como uma professora ou uma liderança33. Aghamohammadi-Kalkhoran M, Karimollahi M, Abdi R. Iranian staff nurses' attitudes toward nursing students. Nurse Educ Today. 2011;31(5):477-81.. Estudos prévios mostram que as atitudes e comportamentos das enfermeiras em relação as estudantes pode variar33. Aghamohammadi-Kalkhoran M, Karimollahi M, Abdi R. Iranian staff nurses' attitudes toward nursing students. Nurse Educ Today. 2011;31(5):477-81.

4. Abdal M, Masoudi Alavi N, Adib-Hajbaghery M. Clinical Self-Efficacy in Senior Nursing Students: A Mixed- Methods Study. Nurs Midwifery Stud. 2015;4(3):e29143.

5. Karimi Z, Ashktorab T, Mohammadi E, Abedi H, Zarea K. Resources of learning through hidden curriculum: Iranian nursing students' perspective. J Educ Health Promot. 2015;4:57.
-66. Shahsavari H, Parsa-Yekta Z, Houser ML, Ghiyasvandian S. First encounters with instructors: the experiences and perceptions of nursingstudents in Iran. J Nurs Res. 2015;23(2):109-17., influenciando sua integração no ambiente da prática clínica22. Chuan OL, Barnett T. Student, tutor and staff nurse perceptions of the clinical learning environment. Nurse Educ Pract. 2012;12(4):192-7.,66. Shahsavari H, Parsa-Yekta Z, Houser ML, Ghiyasvandian S. First encounters with instructors: the experiences and perceptions of nursingstudents in Iran. J Nurs Res. 2015;23(2):109-17.,99. Arreciado Marañón A, Isla Pera MP. Theory and practice in the construction of professional identity in nursing students: a qualitative study. Nurse Educ Today. 2015;35(7):859-63.-1010. de Araujo PN, Viana MA, Fortuna CM, Matumoto S, Clapis MJ. [Primary health care workers' view on the presence of nursing students]. Rev Esc Enferm USP. 2013;47(3):694-701.. O proposito deste estudo foi explorar as vivências das enfermeiras no trabalho com estudantes de enfermagem espanholas.

Métodos

Foi realizado um estudo qualitativo fenomenológico utilizando o método de análise de Giorgi1212. Giorgi A, Giorgi B. The descriptive phenomenological psychological method. In: Camic PM, Rhodes JE, Yardley L, editors. Qualitative research in psychology: Expanding perspectives in methodology and design. Washington, DC: American Psychological Association; 2003. p. 243-73.. Os estudos qualitativos são utilizados para obter uma compreensão mais aprofundada e encontrar explicações para as condutas humanas em circunstâncias específicas tais como as doenças1313. Cypress BS. Qualitative Research: The "What," "Why," "Who," and "How"! Dimens Crit Care Nurs. 2015;34(6):356-61..

A característica principal desta metodologia qualitativa é que o pesquisador esta intimamente envolvido na coleta e análise dos dados; a coleta de dados requer que o pesquisador interaja com os participantes do estudo e seu contexto social1313. Cypress BS. Qualitative Research: The "What," "Why," "Who," and "How"! Dimens Crit Care Nurs. 2015;34(6):356-61.. No campo dos estudos qualitativos a fenomenologia tenta compreender como os indivíduos constroem sua visão do mundo, baseados nos significados que eles utilizam, em outras palavras, enxerga através de uma janela nas vivências dos outros1414. Matua GA. Choosing phenomenology as a guiding philosophy for nursing research. Nurse Res. 2015;22(4):30-4.. O fim dos estudos fenomenológicos é identificar a essência de viver essa experiência, a experiência vivida é a reflexão subjetiva feita pelos sujeitos em situações ou eventos num ambiente geográfico, social e cultural específico. Esta experiência sempre tem um significado para a pessoa que a viveu1414. Matua GA. Choosing phenomenology as a guiding philosophy for nursing research. Nurse Res. 2015;22(4):30-4.. Os estudos qualitativos fenomenológicos usam portanto, narrativas na primeira pessoa do próprio paciente como fonte de dados.

Foi adotada uma estratégia de amostragem em duas fases. A primeira envolvia uma amostra de conveniência para coletar informações das enfermeiras. A segunda fase envolveu uma amostragem baseada na teoria, aprofundada para conseguir uma compreensão mais funda de aspectos específicos das informações obtidas na primeira fase. Os critérios de inclusão consistiam em enfermeiras de um hospital em Soria (Espanha) que tinham mais de um ano de desempenho no hospital. Não foram excluídas enfermeiras pelo critério do tipo de unidades onde elas trabalhavam. Foram selecionadas vinte e duas enfermeiras com uma média de idade de 46 anos. Nenhuma das enfermeiras participantes se retirou do estudo.

Os pesquisadores fizeram um contato inicial com as enfermeiras através da gerente de enfermagem de cada unidade.

No contato presencial inicial, os pesquisadores explicaram as enfermeiras o propósito e desenho do estudo. Deixou-se um período de dois meses para que as enfermeiras decidissem se queriam ou não participar. No segundo encontro presencial, foi solicitado o consentimento informado e a permissão para gravar as entrevistas em caso que aceitassem participar do estudo.

Um hospital universitário foi utilizado para a coleta de dados. O hospital era um equipamento de 250 leitos que tinha a seguinte distribuição de recursos humanos: 15.88% de pessoal médico; 47.83% pessoal de enfermagem e 36.29% administração e serviços gerais. O departamento de enfermagem tinha 255 enfermeiras e um total de 70 estudantes estavam alocados a este departamento.

Os dados foram coletados no período de um ano, de abril 2010 a março de 2011. A primeira fase consistiu em entrevistas não-estruturadas1313. Cypress BS. Qualitative Research: The "What," "Why," "Who," and "How"! Dimens Crit Care Nurs. 2015;34(6):356-61., que começavam com a seguinte interrogação: "Qual é sua experiência com as estudantes de enfermagem no hospital?" O objetivo era visualizar tópicos e temas emergentes que poderiam ser logo expandidos na segunda fase do estudo.

A segunda fase consistiu em entrevistas semiestruturadas orientadas por um roteiro de entrevista, dirigido a extrair mais informação referente a temas específicos e tópicos de interesse que tinham emergido na primeira rodada de entrevistas.

Figura 1
Roteiro de perguntas para a entrevista semiestruturada. Soria, Castilla León, Espanha, 2012

O roteiro de entrevistas foi desenvolvido depois de revisar os depoimentos das enfermeiras, obtidos durante a amostra por conveniência e de acordo com uma revisão da literatura. Consistiu em perguntas diretas embora abertas, dirigidas a encorajar às enfermeiras a compartilhar suas experiências. Todas as entrevistas foram gravadas e transcritas em forma literal. Nas duas etapas, foram coletados os documentos pessoais fornecidos pelas enfermeiras e notas do diário de campo dos pesquisadores. Se solicitou a todas as enfermeiras incluídas no estudo que fornecessem em forma voluntária qualquer documento pessoal como diários ou cartas onde elas descrevessem e explicassem suas experiências com as estudantes de enfermagem e o processo de aprendizado clínico no hospital. Estes documentos foram organizados pelos pesquisadores.

Foram realizadas 26 entrevistas a 21 enfermeiras: 16 foram entrevistas não-estruturadas (fase 1) e 10 entrevistas semiestruturadas (fase 2). As entrevistas produziram 1988.78 minutos de registros (33.14 horas). Uma carta pessoal e cinco entradas em diários pessoais das enfermeiras, junto as notas de campo dos pesquisadores foram coletadas. Todas as entrevistas aconteceram no hospital.

Se elaboraram transcrições completas e literais de cada entrevista, assim como notas de diário de campo dos pesquisadores e dos documentos das enfermeiras. Os textos foram organizados para permitir a análise qualitativa.

O método de análise deve ser consistente com o tipo de desenho qualitativo escolhido1313. Cypress BS. Qualitative Research: The "What," "Why," "Who," and "How"! Dimens Crit Care Nurs. 2015;34(6):356-61.. A proposta de Giorgi foi selecionada para analisar as vivencias das enfermeiras1212. Giorgi A, Giorgi B. The descriptive phenomenological psychological method. In: Camic PM, Rhodes JE, Yardley L, editors. Qualitative research in psychology: Expanding perspectives in methodology and design. Washington, DC: American Psychological Association; 2003. p. 243-73.. A proposta de análise de dados de Giorgi permite aos pesquisadores a captura da essência da experiência através de temas que surgem da historia de cada sujeito. Os textos transcritos foram analisados desde um ponto de vista descritivo (palavras, frases, metáforas que emergem do texto) e logo interpretados. Este processo de redução do material esta dirigido para a extração da essência ou o fio comum que subjaze à experiência vivida, com o propósito de identificar os conteúdos chave ou tópicos desta experiência1212. Giorgi A, Giorgi B. The descriptive phenomenological psychological method. In: Camic PM, Rhodes JE, Yardley L, editors. Qualitative research in psychology: Expanding perspectives in methodology and design. Washington, DC: American Psychological Association; 2003. p. 243-73.. A análise inicial foi dirigido a coletar material comum, dados e informações, também chamadas de unidades significativas. Isto permitiu construir os tópicos emergentes que descrevem a experiência das enfermeiras que trabalham com as estudantes espanholas de enfermagem. A segunda análise consiste em agrupar as unidades significativas em grupos de significado comum, permitindo assim estabelecer os tópicos principais. A construção das unidades significativas foi alcançada usando extratos de passagens de textos transcritos dos comentários das enfermeiras. Finalmente, todos os significados transformados foram sintetizados em um enunciado consistente relacionado com a experiência do sujeito1212. Giorgi A, Giorgi B. The descriptive phenomenological psychological method. In: Camic PM, Rhodes JE, Yardley L, editors. Qualitative research in psychology: Expanding perspectives in methodology and design. Washington, DC: American Psychological Association; 2003. p. 243-73..

Seguiram-se as Diretrizes de Critérios Consolidados para Relatos de Pesquisa Qualitativa (COREQ)1515. Tong A, Sainsbury P, Craig J. Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): a 32-item checklist for interviews and focus groups. Int J Qual Health Care. 2007;19(6):349-57.. O método de confiabilidade dos dados consistiu em: a) triangulação cruzada pelo pesquisador, incluindo planejamento das sessões onde os casos analisados por cada membro foram apresentados para chegar a consenso; b) auditoria do material obtido de 10 casos selecionados ao acaso por um pesquisador externo1616. Baillie L. Promoting and evaluating scientific rigour in qualitative research. Nurs Stand. 2015;29(46):36-42.; e c) verificação pela enfermeira. Esta verificação foi feita em duas etapas: pós-entrevista e pós- análise. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Clínica do Hospital Santa Barbara e foi conduzido de acordo com padrões nacionais e internacionais seguindo a Declaração de Helsinki em 1995 e revisada em Edimburgo 20001717. World Medical Association. Declaration of Helsinki [Internet]. World Medical Association; 2001 [Access 10 Sept 2015] Available from: http://www.who.int/bulletin/archives/79(4)373.pdf
http://www.who.int/bulletin/archives/79(...
.

Resultados

A tabela 1 mostra detalhes dos dados sócio-demográficos das 21 enfermeiras incluídas no estudo.

Tabela 1
Dados sócio-demográficos das enfermeiras participantes. Soria, Castilla León, Espanha, 2012

Foram extraídos das entrevistas os temas que representam as experiências das enfermeiras no trabalho com as estudantes de enfermagem e o processo de aprendizado clínico descrito no hospital. Três temas específicos emergem do material analisado: a) as relações da enfermeira com as estudantes de enfermagem; b) definição do papel da estudante na prática clínica; e c) construção de pontes entre os serviços clínicos e a universidade. As seguintes citas são extraidas diretamente das entrevistas, diários e cartas pessoais, relativas aos três temas emergentes.

As relações da enfermeira com as estudantes de enfermagem

Este tema refere a todos os elementos que facilitam ou dificultam o contato ótimo entre a enfermeira e a estudante. Muitas enfermeiras enfatizam a importância do primeiro contato com as estudantes. É um momento para dar segurança e orientação às estudantes: O primeiro contato é crítico para a estudante[...] É quando elas querem que gostemos delas, para evitar problemas na prática. Você deve dar segurança e mostrar para elas que sua relação estará baseada no desenvolvimento de suas habilidades, conhecimentos e atitudes como enfermeira, não por gostar delas[...] (N5)

Muitas enfermeiras consideram que a atitude da estudante é o fator chave. As relações estabelecidas com as estudantes variam dependendo do fato de serem consideradas motivadas ou desmotivadas. As enfermeiras consideraram motivadas aquelas estudantes que mostraram compromisso e trabalharam duro desde o começo. As estudantes não deveriam esperar que a enfermeira diga o que tem que fazer: Algumas estudantes não querem trabalhar, não querem aprender. Começam a fazer demandas e ai você pensa: você não sabe fazer nada [...](N20)

Alguns relatos descrevem casos de enfermeiras que não querem participar na formação das estudantes. As vezes o tempo de experiência da enfermeira pode ser percebido como um obstáculo: As pessoas que tem trabalhado por muito tempo e que não estão acostumadas a mudanças tem dificuldades em ensinar coisas novas.(N7)

Outros fatores que influenciaram a aceitação das estudantes são consequência das experiências negativas na Escola de Enfermagem. A falta de recompensa pelo ensino a estudantes de enfermagem e a falta de reconhecimento do papel da enfermeira também influenciam a aceitação de novas estudantes. Algumas enfermeiras acreditam que a formação tanto para profissionais quanto para estudantes, não tinha sido corretamente organizada pela Escola de Enfermagem: Tinha colegas que se negavam a ensinar pois isso não acarretava nenhuma gratificação. Quando a Universidade definiu que algumas pessoas em particular deveriam fazer o trabalho de monitoramento e receber pagamento, muitas enfermeiras decidiram não colaborar[...](N15)

Definição do papel da estudante na prática clínica

Muitas enfermeiras comentaram como as estudantes devem atuar e que devem fazer num serviço clínico. Do mesmo jeito, é preciso unificar o papel e as intervenções das enfermeiras para evitar guiar erroneamente às estudantes e estabelecer prioridades na prática clínica. Muitos relatos descrevem como as estudantes não parecem saber em que consiste a profissão de enfermagem. Esta falta de consciência foi vivenciada pelas enfermeiras como falta de responsabilidade das estudantes: Os planos de tratamento são importantes para mim, no entanto, o olhar, apalpar e conversar com o paciente é ainda mais importante. As vezes penso que elas não fazem isso porque a gente não enfatiza a importância de estar com a pessoa. A gente deveria definir seu papel principal como cuidadoras.(N8).

Algumas enfermeiras falaram da necessidade de estabelecer prioridades na formação em prática clínica. Assim, as estudantes deveriam saber como proceder na prática clínica para evitar conflitos enfermeira-estudante: Se alguém dissesse a elas que fazer, evitaríamos muitos atritos e más respostas. Não deveríamos experimentar o sentimento de estar repetindo as mesmas coisas dia trás dia, e deveríamos saber exatamente que é o que devemos dizer e ensinar para elas (N4)

A maioria das enfermeiras enfatizam que as prioridades de aprendizado tem mudado, e que as estudantes são orientadas para um cuidado que demanda tecnologia, comparado com o cuidado básico: Muitas estudantes acham que seu papel é grudar ao médico e a manipulação de aparelhos. A gente repete constantemente que seu dever é ficar perto do paciente e da família e não o manuseio de dispositivos.(N8).

Da mesma forma, as enfermeiras percebem a inabilidade das estudantes para refletir sobre seu próprio aprendizado, criando um vácuo de percepção entre teoria e prática: A culpa não é delas, não tem sido ensinadas a refletir sobre o que fazem [...] As vezes vão feitas ovelhas [...] numa direção e não percebem que a realidade é muita mais rica e complexa. Nós cuidamos de pessoas [...](N13).

Construção de pontes entre os serviços clínicos e a universidade

Se deu importância à necessidade de encontrar um terreno comum e conexões entre a universidade e os serviços clínicos do hospital. As enfermeiras falaram sobre como a universidade orienta a formação das estudantes, no entanto a realidade clínica mostra que o programa formativo se implementa no hospital e que muitas vezes as estudantes estão pouco preparadas: Elas deveriam ter mais sessões de prática clínica. Verdadeiramente, tempo atrás tinha só um pouco de teoria e muita prática, mas agora elas não tocam nos pacientes, não vivem próximos a eles, elas só querem olhar para os pacientes desde uma "janela". Eu penso que tem muito conteúdo teórico e pouca realidade.(N16)

As enfermeiras também consideraram que os programas formativos deveriam ser desenhados pelos próprios serviços clínicos. Isto facilitaria o contato das estudantes com a realidade dos serviços de saúde: Se fossemos capazes de organizar a recepção desde o hospital, seria mais fácil organizar e adaptar a nossas necessidades de trabalho, e não ter condições impostas de fora pela Escola de Enfermagem, que não conhece os serviços clínicos. (N10)

Por outra parte, a prática clínica foi considerada o verdadeiro campo de testes dos conhecimentos, habilidades e capacidades das estudantes. A prática clínica foi vista como o ultimo passo antes de ser uma verdadeira profissional.

As enfermeiras comentaram como o monitoramento das estudantes é geralmente feito pelas gerentes de enfermagem, que não tem um contato estreito com as estudantes no período de prática. Outro aspecto considerado foi o sistema utilizado para selecionar o professor associado a cargo do monitoramento da prática clínica.

Alguns relatos descrevem como este sistema (estabelecido pela Escola de Enfermagem) decepcionou muitas enfermeiras, o que resultou em que um numero menor se envolveram no ensino das estudantes. Parece que a universidade vai por seu próprio caminho. Há enfermeiras que tem se envolvido no ensino das estudantes fora de seu horário de trabalho. Que foi o que a universidade fez? Eles selecionaram outras pessoas menos envolvidas e não levaram em conta a dedicação e compromisso [dessas enfermeiras].(N15)

Discussão

No nosso estudo as enfermeiras enfatizaram a importância chave do primeiro contato com as estudantes. Estudos prévios11. Levett-Jones T, Lathlean J, Higgins I, McMillan M. Staff-student relationships and their impact on nursing students´ belongingness and learning. J Adv Nurs. 2009;65(2):316-24.,44. Abdal M, Masoudi Alavi N, Adib-Hajbaghery M. Clinical Self-Efficacy in Senior Nursing Students: A Mixed- Methods Study. Nurs Midwifery Stud. 2015;4(3):e29143.

5. Karimi Z, Ashktorab T, Mohammadi E, Abedi H, Zarea K. Resources of learning through hidden curriculum: Iranian nursing students' perspective. J Educ Health Promot. 2015;4:57.
-66. Shahsavari H, Parsa-Yekta Z, Houser ML, Ghiyasvandian S. First encounters with instructors: the experiences and perceptions of nursingstudents in Iran. J Nurs Res. 2015;23(2):109-17., mostram que a forma como as estudantes são acolhidas no primeiro dia fazem que sentam aceitas e motivadas para aprender.

A atitude e motivação das estudantes na prática clínica foi avaliada positivamente pelas enfermeiras no nosso estudo. Outros autores33. Aghamohammadi-Kalkhoran M, Karimollahi M, Abdi R. Iranian staff nurses' attitudes toward nursing students. Nurse Educ Today. 2011;31(5):477-81. também acharam que há estudantes que estão ansiosas por aprender, mas outras tem pouco interesse. No entanto, a razão para essa atitude passiva pode estar influenciada pelas atitudes das enfermeiras. Desta forma, estúdios prévios11. Levett-Jones T, Lathlean J, Higgins I, McMillan M. Staff-student relationships and their impact on nursing students´ belongingness and learning. J Adv Nurs. 2009;65(2):316-24.,44. Abdal M, Masoudi Alavi N, Adib-Hajbaghery M. Clinical Self-Efficacy in Senior Nursing Students: A Mixed- Methods Study. Nurs Midwifery Stud. 2015;4(3):e29143.-55. Karimi Z, Ashktorab T, Mohammadi E, Abedi H, Zarea K. Resources of learning through hidden curriculum: Iranian nursing students' perspective. J Educ Health Promot. 2015;4:57.,99. Arreciado Marañón A, Isla Pera MP. Theory and practice in the construction of professional identity in nursing students: a qualitative study. Nurse Educ Today. 2015;35(7):859-63.-1010. de Araujo PN, Viana MA, Fortuna CM, Matumoto S, Clapis MJ. [Primary health care workers' view on the presence of nursing students]. Rev Esc Enferm USP. 2013;47(3):694-701.,1818. Edgecombe K, Bowde M. The ongoing search for best practice in clinical teaching and learning; a model of nursing students´ evolution to proficient novice registered nurses. Nurse Educ Pract. 2009; 9(2):91-101. descreveram como as atitudes das enfermeiras afetaram a ansiedade por aprender e como as estudantes estavam mais ativas quando se sentiam apoiadas pela sua enfermeira na prática clínica. As enfermeiras tem um papel importante no aprimoramento da auto eficácia clínica das estudantes. As estudantes adquirem muitas habilidades observando o que seus pares fazem e isto ajuda a ganhar auto eficácia e conseguir autoestima clínica44. Abdal M, Masoudi Alavi N, Adib-Hajbaghery M. Clinical Self-Efficacy in Senior Nursing Students: A Mixed- Methods Study. Nurs Midwifery Stud. 2015;4(3):e29143..

Em forma consistente com os resultados desta pesquisa, estudos prévios99. Arreciado Marañón A, Isla Pera MP. Theory and practice in the construction of professional identity in nursing students: a qualitative study. Nurse Educ Today. 2015;35(7):859-63. descrevem a rejeição que sofrem as estudantes pelas enfermeiras durante a prática clínica.

Encontramos que algumas enfermeiras evitam ter estudantes, já que isso acarreta aumento da carga de trabalho e pode criar problemas. A aceitação e socialização informal das estudantes é um mecanismo importante para facilitar a integração, o conhecimento da cultura da enfermaria e para encorajar e motivar aos estudantes para o aprendizado1919. Cuñado-Barrio A, Sánchez-Vicario F, Muñoz-Lobo MJ, Rodríguez-Gonzalo A, Gómez-García, I. Assessment of student nurses on hospital clinical practice. Nure Invest. [Internet], 2011 [Access 10 Sept 2015];8(52). Available from: http://www.fuden.es/FICHEROS_ADMINISTRADOR/ORIGINAL/NURE52_original_valoracestu.pdf
http://www.fuden.es/FICHEROS_ADMINISTRAD...
). No nosso estúdio as enfermeiras não demostram seu papel para o aprendizado, deixando as responsabilidades de aprender às estudantes de enfermagem.

Além disso o papel desempenhado pelas enfermeiras no nosso estudo foi menos ativo que nas pesquisas prévias11. Levett-Jones T, Lathlean J, Higgins I, McMillan M. Staff-student relationships and their impact on nursing students´ belongingness and learning. J Adv Nurs. 2009;65(2):316-24.,33. Aghamohammadi-Kalkhoran M, Karimollahi M, Abdi R. Iranian staff nurses' attitudes toward nursing students. Nurse Educ Today. 2011;31(5):477-81.

4. Abdal M, Masoudi Alavi N, Adib-Hajbaghery M. Clinical Self-Efficacy in Senior Nursing Students: A Mixed- Methods Study. Nurs Midwifery Stud. 2015;4(3):e29143.

5. Karimi Z, Ashktorab T, Mohammadi E, Abedi H, Zarea K. Resources of learning through hidden curriculum: Iranian nursing students' perspective. J Educ Health Promot. 2015;4:57.
-66. Shahsavari H, Parsa-Yekta Z, Houser ML, Ghiyasvandian S. First encounters with instructors: the experiences and perceptions of nursingstudents in Iran. J Nurs Res. 2015;23(2):109-17.. No presente estúdio as enfermeiras afirmaram que o tempo de experiência pode ser um obstáculo em relação à formação das estudantes de enfermagem.

Cargas de trabalho pesadas, falta de pessoal nos hospitais, enfermarias muito movimentadas, uma sobrecarga de estudantes e o fato de ser tratadas como trabalhadoras, são obstáculos para a formação das estudantes na prática clínica, assim como fatores que influenciam as habilidades docentes das enfermeiras2020. Kermansaravi F, Navidian A, Yaghoubinia F. Nursing students' views of nursing education quality: a qualitative study. Glob J Health Sci. 2015;7(2):351-9.. Sem prejuízo disto, as enfermeiras expressaram uma alta satisfação em relação a ser mentoras das estudantes, embora admitissem que isto demandava trabalho extra1010. de Araujo PN, Viana MA, Fortuna CM, Matumoto S, Clapis MJ. [Primary health care workers' view on the presence of nursing students]. Rev Esc Enferm USP. 2013;47(3):694-701..

Os estudos prévios focaram nas qualidades de um bom mentor; apoio aos estudantes, motivação e envolvimento durante a prática22. Chuan OL, Barnett T. Student, tutor and staff nurse perceptions of the clinical learning environment. Nurse Educ Pract. 2012;12(4):192-7.,55. Karimi Z, Ashktorab T, Mohammadi E, Abedi H, Zarea K. Resources of learning through hidden curriculum: Iranian nursing students' perspective. J Educ Health Promot. 2015;4:57.-66. Shahsavari H, Parsa-Yekta Z, Houser ML, Ghiyasvandian S. First encounters with instructors: the experiences and perceptions of nursingstudents in Iran. J Nurs Res. 2015;23(2):109-17.. No entanto, pouco tem se comentado sobre as enfermeiras que não desejam ter estudantes sob sua responsabilidade. No nosso estudo, dois caraterísticas relacionadas tem sido identificadas: experiências negativas com a Escola de Enfermagem e a falta de retribuição.

Isto apoia as pesquisas previas1010. de Araujo PN, Viana MA, Fortuna CM, Matumoto S, Clapis MJ. [Primary health care workers' view on the presence of nursing students]. Rev Esc Enferm USP. 2013;47(3):694-701. que estabelecem que as experiências negativas previas com estudantes (vinculadas a sentimentos das enfermeiras que sentem-se despreparadas para ensinar, e ter que lidar com limitações de tempo) influenciam às enfermeiras. Estas enfermeiras tendem a focar nas próprias necessidades e enxergar às estudantes como uma imposição.

Para definir o papel da estudante na prática clínica, primeiro deve ser definido o papel da enfermeira. Um conjunto de aspectos que as enfermeiras praticam são de treinamento, incluindo: os objetivos da enfermagem no hospital, a perspectiva holística da enfermagem, o desenvolvimento professional de seu papel como enfermeira, as regras da enfermaria, os procedimentos clínicos e a forma de cuidar dos pacientes44. Abdal M, Masoudi Alavi N, Adib-Hajbaghery M. Clinical Self-Efficacy in Senior Nursing Students: A Mixed- Methods Study. Nurs Midwifery Stud. 2015;4(3):e29143.

5. Karimi Z, Ashktorab T, Mohammadi E, Abedi H, Zarea K. Resources of learning through hidden curriculum: Iranian nursing students' perspective. J Educ Health Promot. 2015;4:57.
-66. Shahsavari H, Parsa-Yekta Z, Houser ML, Ghiyasvandian S. First encounters with instructors: the experiences and perceptions of nursingstudents in Iran. J Nurs Res. 2015;23(2):109-17.,99. Arreciado Marañón A, Isla Pera MP. Theory and practice in the construction of professional identity in nursing students: a qualitative study. Nurse Educ Today. 2015;35(7):859-63.,1111. Yousefy A, Yazdannik AR, Mohammadi S. Exploring the environment of clinical baccalaureate nursing students' education in Iran; A qualitative descriptive study. Nurse Educ Today. 2015;35(12):1295-300.,2020. Kermansaravi F, Navidian A, Yaghoubinia F. Nursing students' views of nursing education quality: a qualitative study. Glob J Health Sci. 2015;7(2):351-9.-2121. Westin L, Sundler AJ, Berglund M. Students' experiences of learning in relation to didactic strategies during the first year of a nursing programme: a qualitative study. BMC Med Educ. 2015;15:49.. Neste sentido as enfermeiras consideram sua responsabilidade explicar para as estudantes as prioridades nos serviços clínicos. As enfermeiras também são responsáveis por ensinar às estudantes tanto seu futuro papel como enfermeiras competentes e sua capacidade de trabalhar com as colegas55. Karimi Z, Ashktorab T, Mohammadi E, Abedi H, Zarea K. Resources of learning through hidden curriculum: Iranian nursing students' perspective. J Educ Health Promot. 2015;4:57.-66. Shahsavari H, Parsa-Yekta Z, Houser ML, Ghiyasvandian S. First encounters with instructors: the experiences and perceptions of nursingstudents in Iran. J Nurs Res. 2015;23(2):109-17.,1010. de Araujo PN, Viana MA, Fortuna CM, Matumoto S, Clapis MJ. [Primary health care workers' view on the presence of nursing students]. Rev Esc Enferm USP. 2013;47(3):694-701.. Estes aspectos não foram identificados no nosso estudo.

Os achados deste estudo confirmam uma tendência já reportada sobre o uso de tecnologia em detrimento do contato com os pacientes. As estudantes "do milênio", nascidas entre 1980 e 2000, tem tendência a aprender por ensaio e erro nos ambientes de aprendizagem ativo2222. Pucer P, Trobec I, Žvanut B. An information communication technology based approach for the acquisition of critical thinking skills. Nurse Educ Today. 2014;34(6):964-70.. Mais ainda, a importância da flexibilidade no momento de agendar as praticas clinicas fica ressaltada neste estudo, junto com a integração da tecnologia no processo de aprendizagem. Estes requerimentos de aprendizagem podem entrar em colisão com a realidade clinica, mas podem ser implementados usando tecnologias modernas de informação e comunicação2222. Pucer P, Trobec I, Žvanut B. An information communication technology based approach for the acquisition of critical thinking skills. Nurse Educ Today. 2014;34(6):964-70..

Nossos resultados mostram uma falta de reflexividade das estudantes. O processo reflexivo aumenta a autonomia, alenta o crescimento pessoal, ajuda a integrar teoria e pratica e desenvolve uma experiência clinica mais ampla2121. Westin L, Sundler AJ, Berglund M. Students' experiences of learning in relation to didactic strategies during the first year of a nursing programme: a qualitative study. BMC Med Educ. 2015;15:49.

22. Pucer P, Trobec I, Žvanut B. An information communication technology based approach for the acquisition of critical thinking skills. Nurse Educ Today. 2014;34(6):964-70.
-2323. Dahl H, Eriksen K Å. Students' and teachers' experiences of participating in the reflection process "THiNK". Nurse Educ Today. 2016;36:401-6.. As enfermeiras são essenciais para o desenvolvimento deste processo reflexivo e de aquisição de experiência clinica2121. Westin L, Sundler AJ, Berglund M. Students' experiences of learning in relation to didactic strategies during the first year of a nursing programme: a qualitative study. BMC Med Educ. 2015;15:49.

22. Pucer P, Trobec I, Žvanut B. An information communication technology based approach for the acquisition of critical thinking skills. Nurse Educ Today. 2014;34(6):964-70.
-2323. Dahl H, Eriksen K Å. Students' and teachers' experiences of participating in the reflection process "THiNK". Nurse Educ Today. 2016;36:401-6.. Quando as enfermeiras e as estudantes são alentadas a participar em processos reflexivos, isto facilita a integração de diferentes formas de pensamento no enfrentamento da situação clinica2121. Westin L, Sundler AJ, Berglund M. Students' experiences of learning in relation to didactic strategies during the first year of a nursing programme: a qualitative study. BMC Med Educ. 2015;15:49.,2323. Dahl H, Eriksen K Å. Students' and teachers' experiences of participating in the reflection process "THiNK". Nurse Educ Today. 2016;36:401-6..

A integração entre teoria e pratica é mais efetiva quando existem fortes laços entre o pessoal da escola e o pessoal clinico2424. Elsborg Foss J, Kvigne K, Wilde Larsson B, Athlin E. A model (CMBP) for collaboration between university college and nursing practice to promote research utilization in students' clinical placements: a pilot study. Nurse Educ Pract. 2014;14(4):396-402.. Consistentes com nossos resultados, estudos prévios1010. de Araujo PN, Viana MA, Fortuna CM, Matumoto S, Clapis MJ. [Primary health care workers' view on the presence of nursing students]. Rev Esc Enferm USP. 2013;47(3):694-701. acharam o fato que as enfermeiras pensavam que as estudantes de enfermagem não estavam treinadas para verdadeiros objetivos de serviço. Estes autores assinalam que mais da metade das enfermeiras de nosso estudo pensavam que as Escolas de Enfermagem não proporcionavam educação de qualidade, e que as estudantes de enfermagem não estavam preparadas. No entanto, as enfermeiras pensam que o conhecimento teórico das estudantes é de alto padrão, mas questionam sua habilidade para aplica-lo na realidade. As enfermeiras consideram seu treinamento mais exigente que os programas de estudo atuais devido a que, no passado, as estudantes eram parte da força de trabalho das enfermarias11. Levett-Jones T, Lathlean J, Higgins I, McMillan M. Staff-student relationships and their impact on nursing students´ belongingness and learning. J Adv Nurs. 2009;65(2):316-24..

Nosso estudo apoia estes achados, já que a percepção das enfermeiras era que, no seu tempo, elas tinham mais experiência pratica. Uma possível explanação para esta dificuldade na integração de teoria e pratica pode dever-se ao fato que estudos prévios tem reportado sobre a existência de um curriculum oculto o estudo de enfermagem2525. Allan HT, Smith P, O'Driscoll M. Experiences of supernumerary status and the hidden curriculum in nursing: A new twist in the theory-practice gap? J Clin Nurs. 2011;20:847-55.. Um curriculum oculto, em geral aponta para a transmissão não planejada de valores e condutas, oposto ao ensino planejado de conhecimentos e habilidades. Esta conformado pelos valores implícitos mantidos pelas enfermeiras e pode ser transmitido através de mensagens verbais e não-verbais.

Por tanto, o aprendizado neste tipo de curriculum é uma experiência comum nas estudantes nos serviços clínicos55. Karimi Z, Ashktorab T, Mohammadi E, Abedi H, Zarea K. Resources of learning through hidden curriculum: Iranian nursing students' perspective. J Educ Health Promot. 2015;4:57.,2525. Allan HT, Smith P, O'Driscoll M. Experiences of supernumerary status and the hidden curriculum in nursing: A new twist in the theory-practice gap? J Clin Nurs. 2011;20:847-55.. Alguns aspectos deste curriculum oculto são: o comportamento da enfermeira, como a enfermeira é percebida como um modelo para as estudantes, e os estágios clínicos nos quais o conhecimento e habilidades clínicas são aplicados no contexto de pacientes verdadeiros, doenças reais, recursos reais e também limitações sociais verdadeiras55. Karimi Z, Ashktorab T, Mohammadi E, Abedi H, Zarea K. Resources of learning through hidden curriculum: Iranian nursing students' perspective. J Educ Health Promot. 2015;4:57.,2525. Allan HT, Smith P, O'Driscoll M. Experiences of supernumerary status and the hidden curriculum in nursing: A new twist in the theory-practice gap? J Clin Nurs. 2011;20:847-55..

O monitoramento de estudantes na pratica clínica requer da pessoa encargada, levar adiante uma avaliação continua do aprendizado. Em estudo prévio11. Levett-Jones T, Lathlean J, Higgins I, McMillan M. Staff-student relationships and their impact on nursing students´ belongingness and learning. J Adv Nurs. 2009;65(2):316-24. que descrevia as experiências das enfermeiras em relação as estudantes de enfermagem, 47.71% das enfermeiras entrevistadas estavam de acordo com a seguinte frase: " Não deveria perder tempo extra com as estudantes de enfermagem se as instrutoras as supervisionaram". Ainda mais, 45.72% do pessoal de enfermagem entrevistado, pensava que elas não deveriam ensinar a estudantes entanto as enfermeiras instrutoras clinicas estavam sendo pagas para isso.

Nossos resultados mostram que o processo seletivo para professores associados é realizado sem atender às enfermeiras. Estudos prévios1919. Cuñado-Barrio A, Sánchez-Vicario F, Muñoz-Lobo MJ, Rodríguez-Gonzalo A, Gómez-García, I. Assessment of student nurses on hospital clinical practice. Nure Invest. [Internet], 2011 [Access 10 Sept 2015];8(52). Available from: http://www.fuden.es/FICHEROS_ADMINISTRADOR/ORIGINAL/NURE52_original_valoracestu.pdf
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,2020. Kermansaravi F, Navidian A, Yaghoubinia F. Nursing students' views of nursing education quality: a qualitative study. Glob J Health Sci. 2015;7(2):351-9.) acharam que as habilidades docentes das candidatas nas áreas de ensino reflexivo e aprendizagem deveriam ser consideradas no momento da seleção de professores associados. Em Espanha, consistente com nossos resultados, os professores associados das Escolas de Enfermagem, são selecionados sem levar em conta os serviços clínicos e suas enfermeiras1919. Cuñado-Barrio A, Sánchez-Vicario F, Muñoz-Lobo MJ, Rodríguez-Gonzalo A, Gómez-García, I. Assessment of student nurses on hospital clinical practice. Nure Invest. [Internet], 2011 [Access 10 Sept 2015];8(52). Available from: http://www.fuden.es/FICHEROS_ADMINISTRADOR/ORIGINAL/NURE52_original_valoracestu.pdf
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. Por isso uma estratégia recomendada para aprimorar o envolvimento das enfermeiras no aprendizagem e acompanhamento das estudantes de enfermagem, poderia ser a seleção das enfermeiras diretamente dos serviços clínicos.

Esta pesquisa qualitativa foi realizada num contexto especifico, num pais do sul da Europa. No entanto, para contrabalançar isto, estudos qualitativos semelhantes deveriam ser realizados em diferentes ambientes para conseguir ter uma melhor compreensão do fenômeno.

Conclusões

As atitudes e envolvimento das enfermeiras podem influenciar as atitudes das estudantes. É necessário definir o papel da enfermeira para desenvolver modelos claros para serem seguidos pelas estudantes, e definir seu próprio papel na prática clínica.

É necessário ter uma linha de trabalho comum entre a universidade e os serviços clínicos para facilitar o aprendizado da estudante. O compromisso das enfermeiras no ensino das estudantes de enfermagem deve ser considerado uma prioridade para as escolas de enfermagem e os gerentes de centros clínicos, devido ao fato que as enfermeiras são o elo crucial entre o mundo acadêmico e os campos clínicos. As enfermeiras jogam um papel essencial no ensino de valores importantes e na orientação das estudantes no papel das enfermeiras em contextos de serviços de saúde.

Os resultados deste estudo podem ser utilizados pelos departamentos universitários de enfermagem para melhorar o curriculum de ensino e a prática clínica. Uma compreensão correta das percepções das enfermeiras mentoras no momento da pratica, pode incrementar a qualidade do ensino e desenvolver planos de estudo mais realistas, junto com aqueles responsáveis dos estágios clínicos.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    2016

Histórico

  • Recebido
    14 Set 2015
  • Aceito
    15 Mar 2016
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