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A utilização do enfrentamento religioso/espiritual por pacientes com câncer em tratamento quimioterápico

Resumos

OBJETIVO:

Investigar o uso do enfrentamento religioso/espiritual por pessoas, com câncer, em quimioterapia.

MÉTODOS:

trata-se de estudo quantitativo, descritivo e transversal, com 101 pacientes em quimioterapia endovenosa, em ambulatório de oncologia de hospital público de Minas Gerais, realizado no primeiro semestre de 2011. Para coleta de dados utilizou-se entrevista empregando-se questionário para caracterização da amostra e Escala de Coping Religioso/Espiritual Abreviada.

RESULTADOS:

todos os sujeitos fizeram uso do coping religioso/espiritual (média=3,67; dp=0,37); houve tendência para utilizar o coping de forma negativa os indivíduos mais jovens, sem religião e que não consideravam importante o apoio espiritual; já os indivíduos que gostariam de receber apoio espiritual e que participavam de grupo de apoio ao paciente com câncer utilizavam o coping de forma positiva.

CONCLUSÕES:

o estudo reforça que o coping religioso/espiritual é importante estratégia de enfrentamento do câncer e contribui para a compreensão do mesmo como ferramenta útil para o cuidado espiritual.

Enfermagem; Espiritualidade; Quimioterapia; Neoplasias


OBJECTIVE:

to investigate the use of religious/spiritual coping among people with cancer undergoing chemotherapy.

METHODS:

a quantitative, descriptive and cross-sectional study of 101 patients undergoing intravenous chemotherapy in an oncology outpatients center in a public hospital in Minas Gerais, made in the first semester of 2011. For data collection, an interview was held, using a questionnaire for characterizing the sample and the Brief Spiritual/Religious Coping Scale.

RESULTS:

all subjects made use of religious/spiritual coping (mean=3.67; sd=0.37); the younger individuals, those with no religion and those who consider spiritual support unimportant tend to use coping negatively; individuals who would like to receive spiritual support and who participate in support groups for cancer patients, on the other hand, use coping positively.

CONCLUSIONS:

the study reinforces that religious/spiritual coping is an important strategy for coping with cancer, and contributes to an understanding of the same as a useful tool for spiritual care.

Nursing; Spirituality; Drug Therapy; Neoplasms


OBJETIVO:

investigar el uso del enfrentamiento religioso/espiritual por personas con cáncer en quimioterapia.

MÉTODOS:

estudio cuantitativo, descriptivo y transversal, con 101 pacientes en quimioterapia endovenosa en un ambulatorio de oncología de un hospital público de Minas Gerais, desarrollado en el primero semestre del 2011. Para recolectar los datos, fueron utilizadas entrevistas, aplicándose un cuestionario para caracterizar la muestra y la Escala de Coping Religioso/Espiritual Abreviada.

RESULTADOS:

todos los sujetos utilizaron el coping religioso/espiritual (promedio=3,67; de=0,37); los individuos más jóvenes, sin religión y que no consideran importante el apoyo espiritual tienden a utilizar el coping de manera negativa; mientras los individuos a quienes les gustaría recibir apoyo espiritual y que participan de un grupo de apoyo al paciente con cáncer utilizan el coping de manera positiva.

CONCLUSIONES:

El estudio refuerza que el coping religioso/espiritual es una estrategia importante de enfrentamiento del cáncer y que contribuye a la comprensión del mismo como una herramienta útil para el cuidado espiritual.

Enfermería; Espiritualidad; Quimioterapia; Neoplasias


Introdução

Estudos epidemiológicos realizados nas últimas décadas apontam para a relação positiva entre espiritualidade e religiosidade e melhores indicadores de saúde(11. Stroppa A, Moreira-Almeida A. Religiosidade e Saúde. In: Salgado MI, Freire G. Saúde e Espiritualidade: uma nova visão da medicina. Belo Horizonte (MG): Inede; 2008. p. 427-43.). Espiritualidade pode ser compreendida como a essência de uma pessoa, uma busca de significado e propósito na vida. Já a religião pode ser definida como uma expressão parcial da espiritualidade, praticada por meio de tradições sagradas, transmitida pelo patrimônio cultural, acompanhada de dogmas e doutrinas(22. Como J. Spiritual practice: a literature review related to spiritual health and health outcomes. Holistic Nurs Pract. 2007;21(5):224-36.).

Pessoas religiosas frequentemente apresentam maior capacidade para lidar com circunstâncias adversas da vida com a utilização do Coping Religioso/Espiritual (CRE)(11. Stroppa A, Moreira-Almeida A. Religiosidade e Saúde. In: Salgado MI, Freire G. Saúde e Espiritualidade: uma nova visão da medicina. Belo Horizonte (MG): Inede; 2008. p. 427-43.). Coping, ou enfrentamento, refere-se a um conjunto de estratégias, cognitivas e comportamentais, utilizadas com o objetivo de enfrentar situações de estresse(33. Panzini RG, Bandeira DR. Spiritual/religious coping. Rev Psiq Clín. 2007;34(1):126-35.). Quando o paciente utiliza recursos religiosos para esse fim, ele está utilizando o coping religioso(44. Mellagi AG. Religious coping in HIV/SIDA patients: a psychosocial study among Catholic and Pentecostal men [dissertação de mestrado]. São Paulo (SP): Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; 2009. 84 p. ). Algumas definições de coping religioso não mencionam explicitamente a espiritualidade, no entanto, essa também constitui importante fonte de enfrentamento(33. Panzini RG, Bandeira DR. Spiritual/religious coping. Rev Psiq Clín. 2007;34(1):126-35.).

O CRE pode ser positivo ou negativo(55. Pargament KI, Koenig HG, Perez LM. The many methods of religious coping: Development and initial validation of the RCOPE. J Clin Psychol. 2000;56(4):519-43.); quando positivo (CREP) abrange estratégias que proporcionam efeito benéfico ao indivíduo, como procurar amor/proteção de Deus ou maior conexão com forças transcendentais. O CRE negativo (CREN) envolve estratégias que geram consequências prejudiciais, por exemplo, redefinir o estressor como punição divina(33. Panzini RG, Bandeira DR. Spiritual/religious coping. Rev Psiq Clín. 2007;34(1):126-35.). Dentre os instrumentos de medida, empregou-se, neste estudo, a Escala de Coping Religioso/Espiritual Abreviada (CRE-Breve)(66. Panzini RG, Bandeira DR. Spiritual/Religious Coping Scale (Srcope Scale): elaboration and construct validation. Psicol Estud. 2005;10(3):507-16. ). Ela determina o CRE total (CRET) que indica a quantidade total de CRE praticado pelo indivíduo, por meio da média entre o índice CREP e a média das respostas do CREN Invertido(66. Panzini RG, Bandeira DR. Spiritual/Religious Coping Scale (Srcope Scale): elaboration and construct validation. Psicol Estud. 2005;10(3):507-16. ). O CRET e o CREP estão associados a melhores resultados de saúde e qualidade de vida(33. Panzini RG, Bandeira DR. Spiritual/religious coping. Rev Psiq Clín. 2007;34(1):126-35.).

Na última década, atenção maior tem sido dispensada à espiritualidade e seu papel como estratégia de enfrentamento utilizada por pacientes com câncer, afinal, a espiritualidade e também a religião mostram-se importantes no enfrentamento de tal doença, ao desempenhar papel protetor contra a morbidade psicológica, pois têm impacto importante sobre a maneira como a pessoa lida com a enfermidade(77. Balboni TA, Vanderwerker LC, Block SD, Paulk ME, Lathan CS, Peteet JR, et al. Religiousness and spiritual support among advanced cancer patients and associations with end-of-life treatment preferences and quality of life. J Clin Oncol. 2007;25(5):555-60.-88. Travado L, Grassi L, Gil F, Martins C, Ventura C, Bairradas J et al. Do spirituality and faith make a difference? Report from the Southern European Psycho-Oncology Study Group. Palliative Supportive Care. 2010;8(4):405-413.). Cada indivíduo expressa a espiritualidade à sua maneira, relacionando-a à esperança de sobreviver ao câncer, visto que a doença amedronta e a espiritualidade renova, o que demonstra a importância do reconhecimento da mesma como estratégia de enfrentamento no planejamento da assistência ao paciente com câncer(99. Guerrero GP, Zago MMF, Sawada NO, Pinto MH. Relationship between spirituality and cancer: patient's perspective. Rev Bras Enferm. 2011;64(1):53-9.). Assim, é necessário aprofundar o conhecimento dos profissionais de saúde a respeito da dimensão espiritual do paciente, aumentando, assim, a capacidade dos mesmos de aliviar o sofrimento humano(1010. Moreira-Almeida A, Lotufo Neto F, Koenig HG. Religiousness and mental health: a review. Rev Bras Psiquiatr. 2006;28(3):242-50.), o que justifica o investimento em estudos sobre essa temática.

Na prática clínica, é imprescindível que o enfermeiro conheça a dimensão espiritual do paciente ao planejar o cuidado de enfermagem, visto que, ao ser utilizada como modo de enfrentamento, a espiritualidade ocupa lugar de destaque na vida das pessoas(99. Guerrero GP, Zago MMF, Sawada NO, Pinto MH. Relationship between spirituality and cancer: patient's perspective. Rev Bras Enferm. 2011;64(1):53-9.).

O objetivo deste estudo foi investigar o uso do enfrentamento religioso/espiritual por pessoas, com câncer, em quimioterapia.

Métodos

Trata-se de estudo quantitativo, descritivo e transversal, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob Protocolo nº107/2010, conforme diretrizes para a realização de pesquisa envolvendo seres humanos. A população do estudo foi composta pelos pacientes com câncer, em quimioterapia endovenosa, em um ambulatório público de oncologia, no interior de Minas Gerais, atendidos no primeiro semestre de 2011. A amostra, caracterizada por conveniência, contou com 101 pacientes (cerca de 50% da população), atendidos no período da manhã. Foram incluídos os pacientes que realizavam tratamento quimioterápico endovenoso, com idade igual ou superior a 21 anos, independente do sexo, orientados no tempo, espaço e pessoa e com capacidade para se expressar verbalmente. Após convite e concordância em participar do estudo, todos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Para a coleta de dados, utilizou-se questionário e a escala CRE-Breve. O questionário, de autoria dos pesquisadores, foi construído com o objetivo de caracterizar os participantes quanto aos aspectos demográfico, clínico e espiritual/religioso. Foi submetido à validação de aparência e conteúdo por três juízes que estudam espiritualidade/religiosidade e doença oncológica. Todas as sugestões foram incorporadas e relacionavam-se à forma de apresentação do questionário.

A CRE-Breve é uma versão resumida da Escala de CRE validada para o Brasil(66. Panzini RG, Bandeira DR. Spiritual/Religious Coping Scale (Srcope Scale): elaboration and construct validation. Psicol Estud. 2005;10(3):507-16. ), adaptada do instrumento norte-americano que contém 105 itens(55. Pargament KI, Koenig HG, Perez LM. The many methods of religious coping: Development and initial validation of the RCOPE. J Clin Psychol. 2000;56(4):519-43.) e que propicia avaliar a utilização de estratégias religiosas e espirituais para lidar com estressores importantes da vida. A CRE-Breve contém 49 itens, 34 relacionados ao CREP e 15 relacionados ao CREN(1111. Panzini RG, Maganha C, Rocha NS, Bandeira DR, Fleck MP. Brazilian validation of the Quality of Life Instrument/spirituality, religion and personal beliefs. Rev Saude Publica. 2011;45(1):153-65.). As respostas são dadas em escala tipo Likert de cinco pontos, variando de 1 (nunca) a 5 (muitíssimo) e recebem uma pontuação que possibilita a análise e compreensão dos dados. O parâmetro utilizado para análise dos valores das médias da CRE-Breve é: nenhuma ou irrisória (1,00 a 1,50), baixa (1,51 a 2,50), média (2,51 a 3,50), alta (3,51 a 4,50) e altíssima (4,51 a 5,00)(66. Panzini RG, Bandeira DR. Spiritual/Religious Coping Scale (Srcope Scale): elaboration and construct validation. Psicol Estud. 2005;10(3):507-16. ). A análise de consistência interna do conjunto de itens da CRE-Breve para o estudo foi o alfa de Cronbach de 0,90, demonstrando expressiva consistência interna, com valor semelhante ao obtido na validação da escala que foi de 0,97(66. Panzini RG, Bandeira DR. Spiritual/Religious Coping Scale (Srcope Scale): elaboration and construct validation. Psicol Estud. 2005;10(3):507-16. ), especialmente considerando que a amostra deste estudo equivale a 1/6 da amostra original.

Para este estudo, o questionário e a CRE-Breve foram submetidos a um pré-teste com 29 pacientes que não fizeram parte da amostra, para averiguar o entendimento dos itens pelos pacientes. Não foram detectadas dificuldades de compreensão por parte dos participantes.

A coleta dos dados foi realizada durante as sessões de quimioterapia; foi explicado o objetivo do estudo e solicitada a participação dos sujeitos. Realizou-se, então, com aqueles que consentiram em participar, uma entrevista para que pudessem responder ao questionário geral e à Escala CRE-Breve. Optou-se pela entrevista com o objetivo de facilitar a participação dos indivíduos, visto que, na maioria das vezes, o membro superior estava puncionado para a infusão do medicamento, o que dificultaria a escrita das respostas. Vale ressaltar que não houve interpretação das questões por parte do entrevistador ao paciente.

A análise dos dados foi precedida pela elaboração de um banco de dados no aplicativo Excel (Windows - 2010), utilizado para codificação das variáveis em um dicionário e para validação mediante dupla digitação dos dados. Para a análise estatística, utilizou-se o programa Statical Package for Social Scienses, versão 17.0. A estatística descritiva permitiu apresentar e resumir os dados obtidos. O coeficiente de correlação de Spearman foi utilizado para correlacionar as variáveis ordinais (idade, renda familiar, tempo de diagnóstico, importância dada à religião/espiritualidade) com o CRE. O teste t permitiu comparar as diferenças das médias dos valores de CRE em relação a diferentes variáveis (sexo, possuir religião, considerar importante a prestação do cuidado espiritual, gostaria de receber apoio espiritual). A análise de variância possibilitou testar a igualdade de médias de respostas. O modelo de regressão linear múltipla foi utilizado para explicar a relação entre as variáveis sociodemográficas e os escores da variável dependente CRE-Breve (CRET, CREP e CREN). O nível de significância estabelecido foi de 5% para os testes e 10% para os parâmetros do modelo de regressão.

Resultados

Dos 101 sujeitos participantes, 51 (51%) pertenciam ao gênero feminino, 50 (50%) enquadravam-se na faixa etária de 43 a 64 anos, 60 (59%) possuíam ensino fundamental completo, 65 (64%) casados e 56 (57%) recebiam de dois a três salários-mínimos (salário-mínimo: R$545,00, no período da coleta de dados).

Os tipos de câncer prevalentes foram: colorretal (31%), mama (17%) e próstata (8%). Em relação ao tempo de tratamento, 69% dos pacientes realizavam quimioterapia entre 1 e 12 meses, 18% há menos de um mês e 11% entre 1 e 4 anos. Em relação ao tempo de diagnóstico, 64% dos pacientes relataram ter descoberto a doença entre 1 e 12 meses e 16% entre 13 meses e 2 anos. Quanto à realização de outro tipo de tratamento para o câncer, 80% dos pacientes já o fizeram: 54% cirurgia, 5% radioterapia e 24% ambos os tratamentos. Quanto à presença de efeitos colaterais da quimioterapia, 37% dos entrevistados informaram não apresentar efeito colateral, 24% informaram apresentar efeitos colaterais leves, 14% moderados e 16% intensos; 58% participavam de algum grupo de apoio ao paciente com câncer.

Em relação à abordagem do tema espiritualidade/religião pelos profissionais de saúde, 93% dos pacientes a considera importante como forma de auxiliar no enfrentamento da doença; no entanto, apenas 16% informaram já ter conversado com algum profissional de saúde sobre o tema. Ainda, a maioria dos sujeitos (80%) informou que gostaria de receber algum tipo de cuidado espiritual durante o tempo de tratamento.

Consideram-se praticantes de sua religião 91% dos entrevistados e 73% informaram que a doença e tratamento não dificultam a prática religiosa. Constatou-se que todos usavam CRE, sendo que a maior parte deles enquadrou-se no escore alto do CRET (Tabela 1).

Tabela 1
Distribuição sujeitos entrevistados, de acordo com as características religiosas e espirituais. Minas Gerais, Brasil, 2011

As médias dos valores de CRE foram: CRET=3,67 (dp=0,37); CREN=1,19 (dp=0,26); CREP=2,58 (dp=0,67). A média da razão CREN/CREP foi igual a 0,21 (dp=0,06).

Associações entre CRE e as demais variáveis em estudo

Empregando-se o coeficiente de correlação de Spearman, apreende-se que o CREN associou-se inversamente à idade e à renda familiar e que o CRET associou-se diretamente à importância que os indivíduos deram à religião/espiritualidade e ao tempo de diagnóstico (Tabela 2).

Tabela 2
Coeficientes de correlação de Spearman para as variáveis sociodemográficas e o coping religioso/ espiritual. Minas Gerais, Brasil, 2011

Segundo análise pelo teste t, as mulheres apresentaram médias de CREP e CRET maiores que as dos homens. Os indivíduos que possuíam religião apresentaram média de CREN irrisório. Os indivíduos que gostariam de receber apoio espiritual apresentaram médias de CREP e CRET maiores do que os que não gostariam de receber esse apoio (Tabela 3).

Tabela 3
Teste t para as variáveis sociodemográficas e o CRE. Minas Gerais, Brasil, 2011

Conforme a análise de variância houve significância estatística entre o CREN e a presença de efeitos colaterais e o CRET e a denominação religiosa (Tabela 4).

Tabla 4
Promedios para las medidas de Coping Religioso/ Espiritual respecto a los efectos colaterales y la religión, MG, Brasil, 2011

De acordo com o Modelo de Regressão Linear Múltipla, 17 a 26% da variância na espiritualidade e religião (CREP, CREN e CRET) foi explicada por combinação das variáveis apresentadas na Tabela 5. A escolha das variáveis foi realizada pelo procedimento de Backward. As associações significativas ocorreram para explicar o comportamento dos três tipos de CRE, de acordo com as variáveis sociodemográficas, clínicas e religiosas/espirituais.

Tabla 5
Distribución del CRE y las demás variables estudiadas según la estimativa de los parámetros y errores estándar de los modelos de regresión múltiple, Minas Gerais, Brasil, 2011

Os indivíduos que mais utilizavam o CREP são: indivíduos que gostariam de receber apoio espiritual e que participavam de grupo de apoio ao paciente com câncer. Os que utilizavam o CREN são indivíduos mais jovens, sem religião e não consideravam importante o apoio espiritual. As mulheres, com maior tempo de tratamento, participantes de grupo de apoio ao paciente com câncer, que gostariam de receber apoio espiritual e possuíam religião apresentaram o CRET mais elevado.

Discussão

Os participantes deste estudo utilizavam, de alguma forma, o CRE como estratégia de enfrentamento da doença. Recentes avanços na psico-oncologia e nas investigações sobre psiconeuroimunologia em pessoas com câncer têm permitido a redescoberta da importância da espiritualidade influenciando a clínica e o curso da doença, em termos de apoio e como variável de prognóstico potencial(1212. Lissoni P, Messina G, Parolini D, Balestra A, Brivio F, Fumagalli L, et al. A spiritual approach in the treatment of cancer: relation between faith score and response to chemotherapy in advanced non-small cell lung cancer patients. In vivo. 2008;22(5):577-82.).

Os sujeitos expressaram que gostariam de receber cuidado espiritual (80%) e consideravam importante a abordagem da questão como forma de auxiliar o enfrentamento da doença (93%). No entanto, apesar de evidências na literatura acerca das necessidades espirituais do paciente(88. Travado L, Grassi L, Gil F, Martins C, Ventura C, Bairradas J et al. Do spirituality and faith make a difference? Report from the Southern European Psycho-Oncology Study Group. Palliative Supportive Care. 2010;8(4):405-413.,1313. Sartori P. Spirituality 1: Should spiritual and religious beliefs be part of patient care? Nurs Times. 2010;106(28):14-7.), apenas 16% dos entrevistados já receberam algum tipo de apoio espiritual.

Certamente, o cuidado físico prevalece na assistência de enfermagem, pois o pensamento cientificista predomina na mentalidade dos profissionais(1414. Espíndula JA, Valle ERM, Bello AA. Religion and spirituality: the perspective of health professionals. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2010;18(6):1229-36.). A falta de formação profissional(1515. Pedrão RB, Beresin R. Nursing and spirituality. Einstein. 2010;8(1 Pt 1):86-91.) e a carência teórica para o cuidado espiritual apresentam-se como pretexto para a deficiência do mesmo(1616. Penha RM, Silva MJP. Knowledge and perception on the importance of the spiritual dimension of care by Nursing Undergraduate Students. O Mundo da Saúde. 2007;31(2):238-45.). No entanto, na Nursing Interventions Classification (NIC), que se apresenta como um referencial já consolidado acerca das intervenções de enfermagem, propõeem-se duas intervenções relacionadas especificamente à espiritualidade: apoio espiritual e facilitação do crescimento espiritual(1717. Bulechek GM, Butcher HK, Dochterman JM. NIC: Nursing Interventions Classification. 5 ed. Rio de Janeiro: translator. Rio de Janeiro: Elsevier; 2010.). Ao implementar essas intervenções, a enfermagem atende as necessidades espirituais do paciente(1313. Sartori P. Spirituality 1: Should spiritual and religious beliefs be part of patient care? Nurs Times. 2010;106(28):14-7.), realizando a interface entre a espiritualidade e o corpo de conhecimento próprio da profissão.

O estudo da relação do CRE com os aspectos sociodemográficos demonstrou que as mulheres apresentaram valores maiores de utilização do CREP (média=2,7), indicando, conforme a literatura, que as mulheres possuem maior envolvimento religioso que os homens(1818. Moreira-Almeida A, Pinsky I, Zaleski M, Laranjeira R. Religious involvement and sociodemographic factors: a Brazilian national survey. Rev Psiq Clín. 2010;37(1):12-5.). Os dados também revelam que considerar a religião/espiritualidade como algo importante na vida (p=0,002) e possuir uma religião (p=0,012) contribuiu de forma significativa para a utilização do CRET, o que fortalece a afirmativa de que dentre as razões para uma associação positiva entre religião e saúde está o fato de que crenças e práticas religiosas podem evocar emoções positivas(33. Panzini RG, Bandeira DR. Spiritual/religious coping. Rev Psiq Clín. 2007;34(1):126-35.).

Os indivíduos evangélicos apresentaram maior utilização do CRET (média=3,9), o que pode se dar pela maior prática de atividades religiosas (jejum, leitura bíblica e outras) entre os mesmos(44. Mellagi AG. Religious coping in HIV/SIDA patients: a psychosocial study among Catholic and Pentecostal men [dissertação de mestrado]. São Paulo (SP): Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; 2009. 84 p. ). Outra variável que se relacionou ao CRET foi o tempo de diagnóstico, indicando que quanto maior o mesmo maior a utilização do CRET (p=0,049), pois, com o tempo, o número de estressores com os quais o paciente tem que lidar aumenta, sejam eles psicossociais ou fisiológicos, o que leva ao maior uso de modos de enfrentamento da doença(1919. Bertolin DC. Ways of coping of the people with terminal chronic renal failure in hemodialysis treatment [dissertação de mestrado]. Ribeirão Preto (SP): Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; 2007. 141 p. ). A participação em grupos de apoio ao paciente com câncer também apresentou relação com o CRET (p=0,006) e CREP (p=0,019), o que corrobora o fato de que o suporte social, entre outros fatores, está associado ao melhor prognóstico de câncer(2020. Falagas ME, Zarkadoulia EA, Ioannidou EM, Peppas G, Christodoulou C, Rafailidis PI. The effect of psychosocial factors on breast cancer outcome: a systematic review. Breast Cancer Res. 2007;9(4):1-23.). A utilização do CREP também foi associada ao desejo de receber apoio espiritual (p=0,001), o que confirma que o paciente pode atribuir à espiritualidade importante papel, de forma a minimizar o sofrimento e obter maior esperança de cura(99. Guerrero GP, Zago MMF, Sawada NO, Pinto MH. Relationship between spirituality and cancer: patient's perspective. Rev Bras Enferm. 2011;64(1):53-9.).

De acordo com a literatura, valores de razão CREN/CREP ≤0,50 estão associados a resultados positivos do CRE na qualidade de vida(66. Panzini RG, Bandeira DR. Spiritual/Religious Coping Scale (Srcope Scale): elaboration and construct validation. Psicol Estud. 2005;10(3):507-16. ). A média da razão CREN/CREP encontrada neste estudo foi de 0,21 (dp=0,06), o que indica que o CRE pode contribuir de forma positiva para melhor qualidade de vida dos participantes da pesquisa.

A renda familiar baixa resultou em maior utilização do CREN (p=0,003). A renda está fortemente associada ao ajustamento psicológico do paciente, o que fornece apoio para se considerar que, além dos aspectos humanos envolvidos no processo saúde/doença, as variáveis ligadas ao contexto material de vida das pessoas também precisam ser investigadas; afinal, elas oferecem o substrato concreto para suporte das ações de cuidado(2121. Mastropietro AP, Oliveira-Cardoso EA, Simões BP, VoltarelliI JC, Santos MA. Relationship between income, work and quality of life of patients submitted to bone marrow transplantation. Rev Bras Hematol Hemoter. 2010;32(2):102-7.).

Os indivíduos do presente estudo, que apresentaram efeitos colaterais intensos,mostraram tendência a utilizar mais o CREN (média=1,37). Conforme os eventos negativos aumentam a utilização das estratégias, tanto negativas quanto positivas, também aumentam. Porém, quando não há alívio, mas continuidade do estresse, os sujeitos tendem a reavaliar sua visão de Deus e utilizar estratégias negativas(55. Pargament KI, Koenig HG, Perez LM. The many methods of religious coping: Development and initial validation of the RCOPE. J Clin Psychol. 2000;56(4):519-43.). Os pacientes com câncer são constantemente submetidos a procedimentos invasivos, às toxicidades da quimioterapia e às crises álgicas ocasionadas pela doença(2222. Jaconodino CB, Amestoy SC, Thofehrn MB. Alternative therapies for patients undergoing chemotherapy. Cogitare Enferm. 2008;13(1):61-6.). O sofrimento leva a um conflito pessoal. O paciente passa por períodos de angústia, ansiedade e depressão em que pode se sentir "abandonado" por Deus e pelos demais, sentindo-se incapaz de orar e de receber consolo. Ainda, o paciente pode entender o sofrimento como castigo divino(2323. Yunta ER. El sentido del sufrimiento: experiencia de los enfermos de cáncer. Ars Med. (Santiago). 2000;2(3):73-88.).

Os indivíduos sem religião, porém espiritualizados, apresentaram maior utilização do CREN (p=0,002). Isso pode ocorrer pela ausência de crenças e práticas religiosas, já que as mesmas podem evocar emoções positivas(33. Panzini RG, Bandeira DR. Spiritual/religious coping. Rev Psiq Clín. 2007;34(1):126-35.). A fé religiosa oferece esperança, equilíbrio e fortalecimento, propiciando a luta pela vida e serenidade para aceitar a doença(2424. Teixeira JJV, Lefèvre F. The meaning of medical intervention and religious faith for the elderly cancer patient. Cienc Saúde Coletiva. 2008;13(4):1247-56.). Os indivíduos mais jovens apresentaram maior utilização do CREN (p=0,036). A literatura indica que há baixo nível de espiritualidade entre os sujeitos mais jovens(2525. Pillon SC, Santos MA, Gonçalves AMS, Araújo KM. Alcohol use and spirituality among nursing students. Rev Esc Enferm USP. 2011;45(1):100-7.).

A fé pode influenciar positivamente a eficácia da quimioterapia e o curso clínico do câncer(1212. Lissoni P, Messina G, Parolini D, Balestra A, Brivio F, Fumagalli L, et al. A spiritual approach in the treatment of cancer: relation between faith score and response to chemotherapy in advanced non-small cell lung cancer patients. In vivo. 2008;22(5):577-82.). O suporte espiritual está associado à melhor qualidade de vida, mas muitos pacientes não têm suas necessidades espirituais atendidas(77. Balboni TA, Vanderwerker LC, Block SD, Paulk ME, Lathan CS, Peteet JR, et al. Religiousness and spiritual support among advanced cancer patients and associations with end-of-life treatment preferences and quality of life. J Clin Oncol. 2007;25(5):555-60.). Portanto, questionar o paciente sobre CRE pode configurar um meio de intervenção que o leva a voltar-se ao enfrentamento da doença e desenvolver os possíveis benefícios dessa estratégia. Cabe reiterar que a espiritualidade pode ser objetivamente avaliada(2525. Pillon SC, Santos MA, Gonçalves AMS, Araújo KM. Alcohol use and spirituality among nursing students. Rev Esc Enferm USP. 2011;45(1):100-7.), assim, o instrumento utilizado neste estudo pode ser útil para a prática clínica, com aplicação rápida e capaz de identificar a presença do fenômeno investigado.

Algumas limitações do presente trabalho devem ser destacadas. O estudo é de desenho transversal o que não permite determinar se a utilização do CRE varia de acordo com o tempo, também, foi realizado em um único centro de tratamento quimioterápico, o que pode retratar uma experiência específica do local. Recomenda-se a realização de pesquisas longitudinais e multicêntricas. Apesar dessas limitações, os resultados deste estudo têm implicações para a prática clínica, visto que oferece um instrumento para a inclusão do cuidado espiritual na assistência de enfermagem.

Conclusão

O estudo permite concluir que o coping religioso/espiritual é importante estratégia de enfrentamento do câncer. Os resultados também indicam que os pacientes com câncer em tratamento quimioterápico eram religiosos, consideraram importante a espiritualidade/religião em suas vidas e gostariam que os profissionais de saúde abordassem tal questão por meio da oferta do cuidado espiritual.

A identificação da utilização do coping religioso/espiritual, como estratégia de enfrentamento da doença pela população em estudo, contribui para o planejamento de intervenções relacionadas à religiosidade/espiritualidade. A identificação do perfil dos sujeitos que utilizam o coping religioso/espiritual facilita ao enfermeiro a seleção de intervenções da assistência de enfermagem adequadas a cada tipo de paciente. Dessa forma, tal escala torna-se ferramenta útil para a concretização do cuidado espiritual.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Mar-Apr 2013

Histórico

  • Recebido
    08 Out 2012
  • Aceito
    06 Dez 2012
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