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Burnout, sonolência diurna e qualidade do sono entre alunos de nível técnico em enfermagem* * Artigo extraído da dissertação de mestrado “Burnout, sonolência diurna excessiva e qualidade do sono entre alunos de nível técnico em enfermagem”, apresentada à Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, Brasil.

Resumos

Objetivo:

avaliar a associação da síndrome de burnout com a sonolência diurna e a qualidade do sono entre alunos de nível técnico em enfermagem.

Método:

estudo transversal, analítico e quantitativo, com 213 alunos de quatro cursos técnicos em enfermagem de uma cidade do Paraná, Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio de um instrumento contendo informações de caracterização, o Maslach Burnout Inventory - Student Survey, a Escala de Sonolência de Epworth e o Índice da Qualidade do Sono de Pittsburgh. Os dados foram analisados por estatística descritiva e regressão logística.

Resultados:

as prevalências da síndrome de burnout, da sonolência diurna excessiva e da qualidade do sono ruim foram 4,7%, 34,7% e 58,7%, respectivamente. A sonolência diurna excessiva aumentou significativamente as chances de alta exaustão emocional (ORaj: 5,714; p<0,001) e alta despersonalização (ORaj: 4,259; p<0,001). A qualidade do sono ruim, sobretudo os distúrbios do sono, associou-se com todas as dimensões da síndrome (p<0,05).

Conclusão:

altos níveis das dimensões da síndrome de burnout foram associados à sonolência diurna excessiva e à má qualidade de sono. As instituições de ensino devem incluir a higiene do sono e o apoio psicossocial em seus programas de promoção à saúde dos estudantes.

Descritores:
Distúrbios do Sono por Sonolência Excessiva; Esgotamento Psicológico; Estudantes de Enfermagem; Educação Técnica em Enfermagem; Privação do Sono; Sono


Objective:

to evaluate the association of the burnout syndrome with daytime sleepiness and sleep quality among technical-level Nursing students.

Method:

a cross-sectional, analytical and quantitative study, conducted with 213 students from four technical Nursing courses in a city of Paraná, Brazil. Data collection was carried out using an instrument containing characterization information, the Maslach Burnout Inventory - Student Survey, the Epworth Sleepiness Scale and the Pittsburgh Sleep Quality Index. The data were analyzed using descriptive statistics and logistic regression.

Results:

the prevalence values of the burnout syndrome, excessive daytime sleepiness and poor sleep quality were 4.7%, 34.7% and 58.7%, respectively. Excessive daytime sleepiness significantly increased the chances of high emotional exhaustion (ORadj: 5.714; p<0.001) and high depersonalization (ORadj: 4.259; p<0.001). Poor sleep quality, especially sleep disorders, was associated with all dimensions of the syndrome (p<0.05).

Conclusion:

high levels of the burnout syndrome dimensions were associated with excessive daytime sleepiness and poor sleep quality. Educational institutions should include sleep hygiene and psychosocial support in their student health promotion programs.

Descriptors:
Disorders of Excessive Somnolence; Psychological Burnout; Nursing Students; Associate Nursing Education; Sleep; Sleep Deprivation


Objetivo:

evaluar la asociación del síndrome de burnout con la somnolencia diurna y la calidad del sueño en estudiantes de enfermería de nivel técnico.

Método:

estudio transversal, analítico y cuantitativo, con 213 estudiantes de cuatro carreras técnicas de enfermería en una ciudad del estado de Paraná, Brasil. La recolección de datos se realizó utilizando un instrumento que contiene información de caracterización, el Maslach Burnout Inventory - Student Survey, la Escala de Somnolencia de Epworth y el Índice de Calidad del Sueño de Pittsburgh. Los datos se analizaron mediante estadística descriptiva y regresión logística.

Resultados:

las prevalencias del síndrome de burnout, de la somnolencia diurna excesiva y de la mala calidad del sueño fueron 4,7%, 34,7% y 58,7%, respectivamente. La somnolencia diurna excesiva aumentó significativamente las posibilidades de alto agotamiento emocional (ORaj: 5,714; p<0,001) y alta despersonalización (ORaj: 4,259; p<0,001). La mala calidad del sueño, especialmente las alteraciones del sueño, se asoció con todas las dimensiones del síndrome (p<0,05).

Conclusión:

altos niveles de las dimensiones del síndrome de burnout se asociaron con somnolencia diurna excesiva y mala calidad del sueño. Las instituciones educativas deben incluir la higiene del sueño y el apoyo psicosocial en sus programas de promoción de la salud de los estudiantes.

Descriptores:
Trastornos de Somnolencia Excesiva; Agotamiento Psicológico; Estudiantes de Enfermería; Graduación en Auxiliar de Enfermería; Sueño; Privación de Sueño


Introdução

A síndrome de burnout(11 Zhou AY, Panagioti M, Esmail A, Agius R, Van Tongeren M, Bower P. Factors associated with burnout and stress in trainee physicians: A systematic review and meta-analysis. JAMA Netw. 2020;3(8):e2013761. doi: http://doi.org/10.1001/jamanetworkopen.2020.13761
http://doi.org/10.1001/jamanetworkopen.2...
) e os problemas de sono(22 Chattu VK, Manzar MD, Kumary S, Burman D, Spence DW, Pandi-Perumal SR. The global problem of insufficient sleep and its serious public health implications. Healthcare. 2019;7(1). doi: http://doi.org/10.3390/healthcare7010001
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) entre estudantes têm sido indicados, em nível mundial, como um problema de saúde pública, devido às repercussões na aprendizagem e na saúde biopsicosocioespiritual dessas pessoas(33 Rothe N, Schulze J, Kirschbaum C, Buske-Kirschbaum A, Penz M, Wekenborg MK, et al. Sleep disturbances in major depressive and burnout syndrome: A longitudinal analysis. Psychiatry Res. 2020;286:112868. doi: http://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112868
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). Os estudantes da área da saúde e, em especial os da enfermagem, são muito vulneráveis pelas características da sua formação, permeada por conflitos com colegas e professores, preocupações e dificuldades em adquirir conhecimentos necessários para se tornarem bons profissionais, ingresso no mercado laboral e a assistência direta aos pacientes, que podem estar em sofrimento(44 Galdino MJQ, Almeida LPBM, Silva LFR, Cremer E, Scholze AR, Martins JT, et al. Burnout among nursing students: a mixed method study. Invest Educ Enferm. 2020;38(1):e07. doi: http://doi.org/10.17533/udea.iee.v38n1e07
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-55 Aghajari Z, Loghmani L, Ilkhani M, Talebi A, Ashktorab T, Ahmadi M, et al. The relationship between quality of learning experiencesand academic burnout among nursing students of Shahid Beheshti University of Medical Sciences in 2015. Electron J Gen Med. 2018;15(6):em90. doi: http://doi.org/10.29333/ejgm/93470
http://doi.org/10.29333/ejgm/93470...
).

A síndrome de burnout nos estudantes é compreendida como um processo tridimensional que envolve: exaustão emocional, expressa pelo sentimento de estar exausto com as cargas do estudo; despersonalização, com atitudes de distanciamento das atividades escolares e uma reduzida eficácia acadêmica, definida pela autopercepção de não ter competência para o estudo(66 Schaufeli WB, Martinez IM, Pinto AM, Salanova M, Bakker AB. Burnout and engagement in university students: a cross-national study. J Cross Cult Psychol. 2002;33:464-81. doi: http://doi.org/10.1177/0022022102033005003
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).

A síndrome é oriunda da cronificação do estresse, do desgaste e da insuficiência de recursos para lidar com ambos(66 Schaufeli WB, Martinez IM, Pinto AM, Salanova M, Bakker AB. Burnout and engagement in university students: a cross-national study. J Cross Cult Psychol. 2002;33:464-81. doi: http://doi.org/10.1177/0022022102033005003
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); as queixas de sono são consideradas um sintoma adicional que ocorre com frequência nesse distúrbio emocional(33 Rothe N, Schulze J, Kirschbaum C, Buske-Kirschbaum A, Penz M, Wekenborg MK, et al. Sleep disturbances in major depressive and burnout syndrome: A longitudinal analysis. Psychiatry Res. 2020;286:112868. doi: http://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112868
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). Entre estudantes universitários, estudos demonstraram que a qualidade do sono tem relação indireta com a síndrome(33 Rothe N, Schulze J, Kirschbaum C, Buske-Kirschbaum A, Penz M, Wekenborg MK, et al. Sleep disturbances in major depressive and burnout syndrome: A longitudinal analysis. Psychiatry Res. 2020;286:112868. doi: http://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112868
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,77 Allen HK, Barrall AL, Vincent KB, Arria AM. Stress and burnout among graduate students: Moderation by sleep duration and quality. Int J Behav Med. 2020. doi: http://doi.org/10.1007/s12529-020-09867-8
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-88 Wang Y, Xiao H, Zhang X, Wang L. The role of active coping in the relationship between learning burnout and sleep quality among college students in China. Front Psychol. 2020;11:647. doi: http://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.00647
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).

O sono é um comportamento da saúde humana, com função em vários sistemas, sobretudo imunológico, bem como no metabolismo, cognição e regulação emocional(99 Tubbs AS, Dollish HK, Fernandez F, Grandner MA. The basics of sleep physiology and behavior. Sleep Health. 2019:3-10. doi: http://doi.org/10.1016/b978-0-12-815373-4.00001-0
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). Devido ao seu poder restaurador para o corpo e a mente(99 Tubbs AS, Dollish HK, Fernandez F, Grandner MA. The basics of sleep physiology and behavior. Sleep Health. 2019:3-10. doi: http://doi.org/10.1016/b978-0-12-815373-4.00001-0
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), a qualidade do sono envolve a percepção do indivíduo sobre o descanso e a profundidade do sono(1010 Bertolazi AN, Fagondes SC, Hoff LS, Dartora EG, Miozzo ICS, Barba MEF, et al. Validation of the Brazilian Portuguese version of the Pittsburgh Sleep Quality Index. Sleep Med. 2011;12(1):70-5. doi: http://doi.org/10.1016/j.sleep.2010.04.020
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). Sua privação aumenta a propensão de sonolência diurna excessiva, caracterizada por adormecer em momentos inapropriados, bem como reflete na incapacidade de responder, prontamente, aos estímulos externos e de concentração(1111 Bertolazi NA, Fagondes SC, Hoff LS, Pedro VD, Barreto SSM, Johns MW. Portuguese-language version of the Epworth sleepiness scale: validation for use in Brazil. J Bras Pneumol. 2009;35(9):877-83. doi: http://doi.org/10.1590/S1806-37132009000900009
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).

Nessa perspectiva, os problemas de sono em estudantes prejudicam a capacidade de aprendizagem, reduzem o desempenho acadêmico e aumentam a ocorrência de condições crônicas de saúde(1212 Batten R, Liddiard K, Raynor AJ, Brown C, Stanley M. Cross-sectional survey of sleep practices of Australian university students. Nat Sci Sleep. 2020;12:39-48. doi: http://doi.org/10.2147/nss.s221472
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). Esses aspectos impactam na formação de pessoas para o atendimento qualificado de saúde à população, principalmente, dos técnicos em enfermagem que, juntamente com os auxiliares de enfermagem, constituem-se em cerca de metade da força de trabalho em saúde no Brasil(1313 Silva MCN, Machado MH. Health and work system: challenges for the Nursing in Brazil. Ciênc Saúde Coletiva. 2020;25(1):7-13. doi: http://doi.org/10.1590/1413-81232020251.27572019
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).

Na formação dos estudantes da área de saúde, sobretudo dos técnicos em enfermagem, podem existir vários estressores como: carga horária elevada, que precisa ser conciliada com atividades de trabalho, excessiva quantidade de atividades avaliativas, relação de poder entre professor-aluno e as aulas práticas profissionais nos serviços de saúde, em que o receio de cometer erros prejudiciais para a vida do paciente é iminente(1414 Borges AMB, Carlotto MS. Burnout Syndrome and stress factors in students of a nursing technical course. Aletheia [Internet]. 2004 [cited 2021 Mar 28];(19):45-56. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942004000100005&lng=pt
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). Para atender às demandas e obter um bom desempenho acadêmico, os estudantes podem relegar sua vida pessoal, sono e descanso.

Diante das considerações apresentadas e da lacuna de estudos relacionando com a síndrome de burnout com a qualidade de sono e a sonolência diurna excessiva entre alunos de cursos técnicos em enfermagem, pesquisas com esse objetivo, além de avançar no conhecimento, poderão ser baluartes para o planejamento de ações que visem à promoção de saúde e à prevenção de agravos nessa população e, por consequência, propiciar condições mais favoráveis no processo de ensino-aprendizagem.

A hipótese defendida nesse estudo é que a sonolência diurna excessiva e a pior qualidade do sono estão diretamente associadas às dimensões da síndrome de burnout, independentemente de sexo, idade, exercício de atividade laboral em concomitância com os estudos e depressão.

Desta forma, traçou-se como objetivo avaliar a associação da síndrome de burnout com a sonolência diurna e a qualidade do sono entre alunos de nível técnico em enfermagem.

Método

Delineamento do estudo

Trata-se de um estudo transversal, analítico e de abordagem quantitativa. Assim, a descrição dessa seção seguiu o Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE).

Local e período da coleta de dados

O estudo foi desenvolvido entre os meses de março e junho de 2020 em todos os cursos de técnicos em enfermagem da cidade de Londrina, Paraná (PR), Brasil. Dois cursos eram públicos e dois privados, com oferta de turmas no período diurno e noturno, com cargas horárias que variavam entre 1200 e 1800 horas, distribuídas em quatro semestres.

População, amostra e critérios de seleção

A população-alvo foi representada por 560 alunos elegíveis dos referidos cursos de técnicos em enfermagem, que atendiam aos seguintes critérios: possuir idade igual ou maior que 18 anos, não estar afastado das atividades do curso por licenças de quaisquer naturezas e estar matriculado nos dois últimos semestres, visto que as cargas horárias são idênticas e ocorrem as aulas práticas profissionais nos quatro cursos em estudo.

Todos os elegíveis foram convidados e a amostra foi constituída de 213 alunos, portanto, sendo uma amostra por conveniência. Esse número de participantes foi considerado adequado em relação à análise estatística proposta, em que é necessário o mínimo de 10 casos para cada variável inserida no modelo múltiplo, com um mínimo amostral de 100 casos(1515 Hosmer DWH, Lemeshow S, Sturdivant RX. Applied Logistic Regression. 3rd ed. New York: Wiley; 2013.).

Variáveis e instrumentos de estudo

Para a coleta de dados, as autoras elaboraram um instrumento que continha dados sociodemográficos, ocupacionais, acadêmicos e condições de vida: idade (em anos), sexo (feminino ou masculino), situação conjugal (solteiro, casado/união estável, viúvo, separado/divorciado ou outro estado civil), com quem reside (sozinho, família, colegas ou outros), exercício de atividade laboral (não ou sim), tipo de curso técnico (público ou privado), semestre cursado (penúltimo ou último) e uso de antidepressivos (não ou sim).

A síndrome de burnout foi avaliada pela versão brasileira do Maslach Burnout Inventory - Student Survey (MBI-SS), devidamente adaptada e validada(1616 Campos JADB, Marôco J. Maslach Burnout Inventory - Student Survey: Portugal-Brazil cross-cultural adaptation. Rev Saúde Pública. 2012;46(5):816-24. doi: http://doi.org/10.1590/S0034-89102012000500008
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-1717 Carlotto MS, Câmara SG. Psychometric characteristics of the Maslach Burnout Inventory (MBI-SS) in Brazilian college students. Psico-USF [Internet]. 2006 [cited 2020 Mar 27];11(2):167-73. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712006000200005&lng=pt&nrm=iso
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). Trata-se de um questionário autoaplicável composto por 15 itens, que avaliam três dimensões conceituais: exaustão emocional, despersonalização e eficácia acadêmica, no qual as respostas têm formato de escala tipo Likert (0-6)(1414 Borges AMB, Carlotto MS. Burnout Syndrome and stress factors in students of a nursing technical course. Aletheia [Internet]. 2004 [cited 2021 Mar 28];(19):45-56. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942004000100005&lng=pt
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). A escala não gera uma pontuação global, mas os escores podem ser dicotomizados em alta exaustão emocional (≥16 pontos), alta despersonalização (≥11 pontos) e baixa eficácia acadêmica (≤23 pontos)(66 Schaufeli WB, Martinez IM, Pinto AM, Salanova M, Bakker AB. Burnout and engagement in university students: a cross-national study. J Cross Cult Psychol. 2002;33:464-81. doi: http://doi.org/10.1177/0022022102033005003
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). Altos níveis de exaustão emocional e despersonalização e baixa eficácia acadêmica indicam a síndrome de burnout. Esse instrumento foi utilizado anteriormente para avaliação dessa síndrome entre estudantes de curso técnico em enfermagem(1414 Borges AMB, Carlotto MS. Burnout Syndrome and stress factors in students of a nursing technical course. Aletheia [Internet]. 2004 [cited 2021 Mar 28];(19):45-56. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942004000100005&lng=pt
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), inclusive pelos próprios autores que realizaram a tradução e a verificação das propriedades psicométricas do MBI-SS(1717 Carlotto MS, Câmara SG. Psychometric characteristics of the Maslach Burnout Inventory (MBI-SS) in Brazilian college students. Psico-USF [Internet]. 2006 [cited 2020 Mar 27];11(2):167-73. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712006000200005&lng=pt&nrm=iso
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). Assim, considerou-se o instrumento apropriado, visto que as afirmações referem-se a como o estudante relaciona-se com seu estudo.

A qualidade do sono foi verificada pela versão traduzida para o Brasil do Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (Pittsburgh Sleep Quality Index - PSQI), com boa consistência interna e validade fatorial. Trata-se de escala autoaplicável com 13 questões que, após a transformação(1010 Bertolazi AN, Fagondes SC, Hoff LS, Dartora EG, Miozzo ICS, Barba MEF, et al. Validation of the Brazilian Portuguese version of the Pittsburgh Sleep Quality Index. Sleep Med. 2011;12(1):70-5. doi: http://doi.org/10.1016/j.sleep.2010.04.020
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), resultam em sete componentes de 0 a 3 pontos: qualidade subjetiva do sono, latência para o sono, duração do sono, eficiência habitual do sono, transtornos do sono, uso de medicação para dormir e disfunção diurna. A soma desses itens varia de 0 a 21 pontos e classifica esse resultado em qualidade do sono boa (0-4 pontos), qualidade do sono ruim (5-10 pontos) e distúrbio do sono (10-21 pontos)(1010 Bertolazi AN, Fagondes SC, Hoff LS, Dartora EG, Miozzo ICS, Barba MEF, et al. Validation of the Brazilian Portuguese version of the Pittsburgh Sleep Quality Index. Sleep Med. 2011;12(1):70-5. doi: http://doi.org/10.1016/j.sleep.2010.04.020
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).

Para avaliar a sonolência diurna excessiva, utilizou-se a Escala de Sonolência de Epworth (ESE), em sua versão adaptada e validada para o português escrito/falado no Brasil. Este questionário avalia a probabilidade de adormecer durante o dia em oito situações envolvendo atividades diárias (sentado e lendo; assistindo televisão; sentado, quieto, em um lugar público; sentado, por uma hora, como passageiro em um carro; deitado à tarde para descansar; sentado e conversando com outra pessoa; sentado quieto após o almoço sem bebida de álcool; sentado em um carro parado no trânsito por alguns minutos), cujas alternativas são fornecidas em escalas do tipo Likert (0 a 3 pontos). O escore geral varia de 0 a 24, sendo considerado sonolência diurna excessiva as pontuações ≥10(1111 Bertolazi NA, Fagondes SC, Hoff LS, Pedro VD, Barreto SSM, Johns MW. Portuguese-language version of the Epworth sleepiness scale: validation for use in Brazil. J Bras Pneumol. 2009;35(9):877-83. doi: http://doi.org/10.1590/S1806-37132009000900009
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).

Destaca-se que o PSQI e a ESE avaliam a qualidade do sono e a sonolência diurna de qualquer indivíduo, por não apresentarem questões voltadas aos grupos específicos. Nesse sentido, estudos científicos nacionais e internacionais(1818 Marta OFD, Kuo SY, Bloomfield J, Lee HC, Ruhyanudin F, Poynor MY, et al. Gender differences in the relationships between sleep disturbances and academic performance among nursing students: A cross-sectional study. Nurse Educ Today. 2020;85:104270. doi: http://doi.org/10.1016/j.nedt.2019.104270
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19 El Hangouche AJ, Jniene A, Aboudrar S, Errguig L, Rkain H, Cherti M, et al. Relationship between poor quality sleep, excessive daytime sleepiness and low academic performance in medical students. Adv Med Educ Pract. 2018;9:631-8. doi: http://doi.org/10.2147/AMEP.S162350
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20 Shen Y, Meng F, Tan SN, Zhang Y, Anderiescu EC, Abeysekera RE, et al. Excessive daytime sleepiness in medical students of Hunan province: Prevalence, correlates, and its relationship with suicidal behaviors. J Affect Disord. 2019;255:90-5. doi: http://doi.org/10.1016/j.jad.2019.05.036
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21 Isac C, Abraham J. Daytime sleepiness among Omani nursing students: Estimate of its determinants and impact on perceived stress. Clin Epidemiol Glob Health. 2020;8:739-43. doi: 10.1016/j.cegh.2020.01.012
https://doi.org/10.1016/j.cegh.2020.01.0...
-2222 Lopes HS, Meier DAP, Rodrigues R. Sleep quality among nursing students and associated factors. Semina Cienc Biol Saude. 2018;39(2):129-36. doi: http://doi.org/10.5433/1679-0367.2018v39n2p129
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), utilizaram esses instrumentos para verificar esses construtos em estudantes.

Coleta de dados

Em vista da pandemia de covid-19 e das instituições de ensino não recomendarem a realização de atividades presenciais envolvendo aglomeração de pessoas, optou-se por realizar a coleta de dados pela internet. Desse modo, o instrumento de pesquisa foi incluído na plataforma Google Forms, com todas as variáveis de preenchimento obrigatório e na seguinte ordem: questionário de caracterização, PSQI, ESE e MBI-SS, separados cada um por telas, as quais o participante acessava, respondia e, ao final, clicava na palavra “próximo”, constituindo-se, então, em um só arquivo.

Considerando que o questionário de caracterização não foi validado previamente, optou-se por realizar um teste-piloto com o instrumento completo de coleta de dados com 30 alunos de uma escola técnica em enfermagem de uma cidade vizinha, com características similares àquelas da população de estudo para verificar ambiguidades, compreensão das questões e a operacionalização da coleta.

Como não foi necessário realizar adequações, entre março e junho de 2020 foram convidados todos os alunos a participar do estudo, enviando para seus e-mails pessoais (fornecidos pelas coordenações dos cursos) o link que direcionava ao instrumento de estudo. Convém destacar que as questões das escalas não sofreram modificação, não há restrição do formato de aplicação (em papel, celulares, computadores, entre outros), bem como a sua aplicação pela internet foi utilizada na verificação da validade transcultural do MBI-SS(1616 Campos JADB, Marôco J. Maslach Burnout Inventory - Student Survey: Portugal-Brazil cross-cultural adaptation. Rev Saúde Pública. 2012;46(5):816-24. doi: http://doi.org/10.1590/S0034-89102012000500008
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).

O acesso ao questionário de coleta de dados foi precedido pelo aceite em participar da pesquisa mediante o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). As respostas foram direcionadas, automaticamente, para um banco de dados.

Tratamento e análise dos dados

Os dados foram analisados no Statistical Package of Social Sciences (SPSS), versão 20.0. Na estatística descritiva, os dados foram apresentados em frequências absolutas e relativas; a variável quantitativa idade foi apresentada por mediana e intervalo interquartílico (IIQ), considerado que o teste Shapiro-Wilk indicou não aderência à distribuição normal (p<0,001).

O alfa de Cronbach foi calculado a fim de verificar a confiabilidade das escalas utilizadas neste estudo. As variáveis dependentes foram as dimensões da síndrome de burnout, alta exaustão emocional, alta despersonalização e baixa eficácia acadêmica. As variáveis independentes foram a sonolência diurna excessiva (categórica dicotômica), a qualidade do sono (categórica dicotômica) e os componentes do PSQI (numérica).

A associação dos desfechos e exposições foi verificada por regressão logística binária univariada. Na sequência, foram realizadas regressões logísticas múltiplas para ajustar a associação, considerando as variáveis “sexo”, “idade” (em anos), “trabalhar” e “uso de antidepressivos”, por serem aspectos que podem ser potenciais confundidores da relação(2323 Maslach C, Jackson S. The measurement of experienced Burnout. J Occup Behav. 1981;2:99-113. doi: http://doi.org/10.1002/job.4030020205
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). O ajuste do modelo foi verificado pelo teste Hosmer-Lemeshow e a variação explicada pelo Nagelkerke R Square. Os resultados foram apresentados em odds ratio com intervalo de confiança de 95% (IC 95%), ou seja, considerou-se α<0,05 como estatisticamente significativo.

Aspectos éticos

O desenvolvimento da pesquisa atendeu aos preceitos éticos nacionais e internacionais, sendo aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Londrina, conforme Parecer 4.021.962 e CAAE 25811519.5.0000.5231.

Resultados

Participaram do estudo 213 estudantes de cursos técnicos em enfermagem, com idade mediana de 26 anos (IIQ:17); a maioria era mulher (85,4%), solteira (56,3%), que residia com sua família (90,1%), trabalhava (62%) e não usava antidepressivos (92,5%). Sobre as informações acadêmicas, 71,4% eram vinculados aos cursos privados e 46,5% estavam matriculados nos últimos semestres do curso.

Na amostra deste estudo, o valor de alfa de Cronbach foi de α=0,813 para o MBI, de α=0,836 para o ESE e α=0,704 para o PSQI. A Tabela 1 mostra que 4,7% dos estudantes apresentaram indicativo de síndrome de burnout; 34,7%, sonolência diurna excessiva e 58,7%, qualidade de sono ruim.

Tabela 1
Frequências do Maslach Burnout Inventory - Student Survey, Escala de Sonolência de Epworth e Índice de Qualidade de Sono de Pittsburg apresentadas pelos estudantes de nível técnico em enfermagem (n=213). Londrina, PR, Brasil, 2020

A Tabela 2 permite verificar que os participantes com sonolência diurna excessiva apresentaram 5,714 vezes a chance de alta exaustão emocional em relação aos que não foram classificados com esse tipo de sonolência. Da mesma forma todos os componentes do PQSI e pior qualidade do sono aumentaram, significativamente, as chances de alta exaustão emocional.

Tabela 2
Associação da exaustão emocional com sonolência diurna excessiva e qualidade do sono entre estudantes de nível técnico em enfermagem (n=213). Londrina, PR, Brasil, 2020

Chances aumentadas de alta despersonalização ocorreram entre os estudantes com sonolência diurna excessiva (OR: 4,259) e com uma pior percepção de qualidade subjetiva do sono (OR: 1,553), latência para o sono (OR: 1,682), transtornos do sono (OR: 4,218), disfunção diurna (OR: 2,452) e com distúrbios do sono (OR: 6,029) (Tabela 3).

Tabela 3
Associação da despersonalização com sonolência diurna excessiva e qualidade do sono entre estudantes de nível técnico em enfermagem (n=213). Londrina, PR, Brasil, 2020

A Tabela 4 demonstra que os estudantes com alta eficiência habitual do sono possuíam chances de 1,552 de baixa eficácia nos estudos. Aqueles com distúrbios do sono apresentaram chance de 4,083 de baixa eficácia acadêmica, em relação aos com boa qualidade do sono.

Tabela 4
Associação da baixa eficácia acadêmica com sonolência diurna excessiva e qualidade do sono entre estudantes de nível técnico em enfermagem (n=213). Londrina, PR, Brasil, 2020

Discussão

Este estudo objetivou verificar a associação da síndrome de burnout com sonolência diurna e qualidade do sono entre alunos de nível técnico em enfermagem e os resultados demonstraram que a sonolência diurna excessiva aumentou, significativamente, as chances de alta exaustão emocional e alta despersonalização. Os distúrbios do sono associaram-se com todas as dimensões da síndrome.

A caracterização dos participantes indicou mulheres jovens, solteiras, que residem com seus familiares, dados que se assemelham ao perfil dos estudantes técnicos e auxiliares em enfermagem, no âmbito nacional(1111 Bertolazi NA, Fagondes SC, Hoff LS, Pedro VD, Barreto SSM, Johns MW. Portuguese-language version of the Epworth sleepiness scale: validation for use in Brazil. J Bras Pneumol. 2009;35(9):877-83. doi: http://doi.org/10.1590/S1806-37132009000900009
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). Considerando as proporções da amostra investigada constituída por pessoas de sexo feminino (85,4%), casadas (43,7%), que trabalhavam (62%) e que as atividades domésticas são cultural e historicamente atribuídas a elas, estudos identificaram que as mulheres, ao conciliar múltiplas atividades, têm maior probabilidade para o desgaste mental(2424 Tomaszek K, Muchacka-Cymerman A. Sex differences in the relationship between student school burnout and problematic internet use among adolescents. Int J Environ Res Public Health. 2019;16(21):4107. doi: http://doi.org/10.3390/ijerph16214107
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), a privação, a deficiência e os distúrbios do sono(1818 Marta OFD, Kuo SY, Bloomfield J, Lee HC, Ruhyanudin F, Poynor MY, et al. Gender differences in the relationships between sleep disturbances and academic performance among nursing students: A cross-sectional study. Nurse Educ Today. 2020;85:104270. doi: http://doi.org/10.1016/j.nedt.2019.104270
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,2525 Pengo MF, Won CH, Bourjeily G. Sleep in women across the life span. Chest. 2018;154(1):196-206. doi: http://doi.org/10.1016/j.chest.2018.04.005
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).

As proporções de síndrome de burnout e as dimensões exaustão emocional, despersonalização e baixa eficácia acadêmica obtidas neste estudo (4,7%; 47,9%; 22,1% e 20,2%) foram inferiores comparadas às de estudo brasileiro com estudantes de enfermagem (10,5%; 76,3%; 31,6% e 21,1%)(44 Galdino MJQ, Almeida LPBM, Silva LFR, Cremer E, Scholze AR, Martins JT, et al. Burnout among nursing students: a mixed method study. Invest Educ Enferm. 2020;38(1):e07. doi: http://doi.org/10.17533/udea.iee.v38n1e07
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). Independentemente das taxas, o sofrimento psicológico deve ser prevenido por estar associado com a diminuição do desempenho acadêmico(1919 El Hangouche AJ, Jniene A, Aboudrar S, Errguig L, Rkain H, Cherti M, et al. Relationship between poor quality sleep, excessive daytime sleepiness and low academic performance in medical students. Adv Med Educ Pract. 2018;9:631-8. doi: http://doi.org/10.2147/AMEP.S162350
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) e as repercussões na saúde dos estudantes.

A sonolência diurna excessiva é frequente em estudantes, com prevalência variando entre 24,6% e 57,4%. No presente estudo, a prevalência de sonolência diurna excessiva foi de 34,7%, consistente com as encontradas em outros estudos realizados com estudantes de medicina de Marrocos (36,6%)(1919 El Hangouche AJ, Jniene A, Aboudrar S, Errguig L, Rkain H, Cherti M, et al. Relationship between poor quality sleep, excessive daytime sleepiness and low academic performance in medical students. Adv Med Educ Pract. 2018;9:631-8. doi: http://doi.org/10.2147/AMEP.S162350
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) e China (24,6%)(2020 Shen Y, Meng F, Tan SN, Zhang Y, Anderiescu EC, Abeysekera RE, et al. Excessive daytime sleepiness in medical students of Hunan province: Prevalence, correlates, and its relationship with suicidal behaviors. J Affect Disord. 2019;255:90-5. doi: http://doi.org/10.1016/j.jad.2019.05.036
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), estudantes de enfermagem da Indonésia (28,8%)(1717 Carlotto MS, Câmara SG. Psychometric characteristics of the Maslach Burnout Inventory (MBI-SS) in Brazilian college students. Psico-USF [Internet]. 2006 [cited 2020 Mar 27];11(2):167-73. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712006000200005&lng=pt&nrm=iso
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), mas muito inferior se comparada com a prevalência de sonolência diurna excessiva demonstrada em estudantes de enfermagem de Omã (57,4%)(2121 Isac C, Abraham J. Daytime sleepiness among Omani nursing students: Estimate of its determinants and impact on perceived stress. Clin Epidemiol Glob Health. 2020;8:739-43. doi: 10.1016/j.cegh.2020.01.012
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). A qualidade do sono ruim ocorreu com 58,7% dos participantes deste estudo, sendo consistente com a de estudo entre estudantes de medicina marroquinos (58,2%)(1919 El Hangouche AJ, Jniene A, Aboudrar S, Errguig L, Rkain H, Cherti M, et al. Relationship between poor quality sleep, excessive daytime sleepiness and low academic performance in medical students. Adv Med Educ Pract. 2018;9:631-8. doi: http://doi.org/10.2147/AMEP.S162350
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) e inferior à de investigação com estudantes de enfermagem indonésios (66,0%)(1818 Marta OFD, Kuo SY, Bloomfield J, Lee HC, Ruhyanudin F, Poynor MY, et al. Gender differences in the relationships between sleep disturbances and academic performance among nursing students: A cross-sectional study. Nurse Educ Today. 2020;85:104270. doi: http://doi.org/10.1016/j.nedt.2019.104270
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) e brasileiros (67,0%)(2222 Lopes HS, Meier DAP, Rodrigues R. Sleep quality among nursing students and associated factors. Semina Cienc Biol Saude. 2018;39(2):129-36. doi: http://doi.org/10.5433/1679-0367.2018v39n2p129
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).

O sono é uma condição de repouso periódica do corpo e do sistema nervoso, fundamental para a consolidação da memória, por favorecer o processamento de novas informações. Assim, é crucial para o aprendizado, o desempenho e a saúde dos estudantes de qualquer área ou grau; sua privação, mesmo que parcial, exerce efeito negativo para a aprendizagem(2626 Maheshwari G, Shaukat F. Impact of poor sleep quality on the academic performance of medical students. Cureus. 2019;11(4):e4357. doi: http://doi.org/10.7759/cureus.4357
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-2727 Lowe CJ, Safati A, Hall PA. The neurocognitive consequences of sleep restriction: A meta-analytic review. Neurosci Biobehav Rev. 2017;80:586-604. doi: http://doi.org/10.1016/j.neubiorev.2017.07.010
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) e está associada ao baixo desempenho acadêmico(1919 El Hangouche AJ, Jniene A, Aboudrar S, Errguig L, Rkain H, Cherti M, et al. Relationship between poor quality sleep, excessive daytime sleepiness and low academic performance in medical students. Adv Med Educ Pract. 2018;9:631-8. doi: http://doi.org/10.2147/AMEP.S162350
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).

A restrição do sono está relacionada a uma série de efeitos para a saúde, como o aumento da mortalidade e a diminuição do funcionamento renal(2828 Ye Y, Zhang L, Yan W, Wang A, Wang W, Gao YZ. Self-reported sleep duration and daytime napping are associated with renal hyperfiltration and microalbuminuria in an apparently healthy Chinese population. PLoS One. 2019;14(8):e0214776. doi: http://doi.org/10.1371/journal.pone.0214776
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). Mulheres que dormem menos de 6 horas por dia experimentam mais sintomas depressivos, de estresse e de ansiedade, devido ao declínio na função cognitiva, que resulta em julgamento prejudicado e aumento da compulsão, exaustão e desespero(2929 Lee MS, Shin JS, Lee J, Kim M, Park K, Shin D, et al. The association between mental health, chronic disease and sleep duration in Koreans: a cross-sectional study. BMC Public Health. 2015;15:1200. doi: http://doi.org/10.1186/s12889-015-2542-3
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). Nesse sentido, uma revisão sistemática identificou que, entre estudantes, a qualidade do sono e a higiene do sono são fortes preditores de depressão ou sintomas depressivos, visto que alunos com má qualidade do sono são menos propensos a usar estratégias de enfrentamento adaptativas e possuem maior dificuldade de desviar a atenção dos estímulos negativos(3030 Dinis J, Bragança M. Quality of sleep and depression in college students: A systematic review. Sleep Sci. 2018;11(4):290-301. doi: http://doi.org/10.5935/1984-0063.20180045
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). Ainda, os cochilos diurnos longos (>60 minutos) e regulares aumentaram o risco de doença de Parkinson(3131 Leng Y, Goldman SM, Cawthon PM, Stone KL, Ancoli-Israel S, Yaffe K. Excessive daytime sleepiness, objective napping and 11-year risk of Parkinson’s disease in older men. Int J Epidemiol. 2018;47(5):1679-86. doi: http://doi.org/10.1093/ije/dyy098
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), diabetes mellitus tipo 2, risco cardiometabólico(3232 Buxton OM, Lee S, Marino M, Beverly C, Almeida DM, Berkman L. Sleep health and predicted cardiometabolic risk scores in employed adults from two industries. J Clin Sleep Med. 2018;14(3):371-83. doi: http://doi.org/10.5664/jcsm.6980
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) e doenças cardiovasculares(3333 Yan B, Li J, Li R, Gao Y, Zhang J, Wang G. Association of daytime napping with incident cardiovascular disease in a community-based population. Sleep Med. 2019;57:128-34. doi: http://doi.org/10.1016/j.sleep.2019.02.014
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), pois o dormir durante o dia é considerado um complemento ao período normal de sono, não atingindo algumas de suas fases fisiológicas, nas quais ocorrem os benefícios restauradores e protetores(99 Tubbs AS, Dollish HK, Fernandez F, Grandner MA. The basics of sleep physiology and behavior. Sleep Health. 2019:3-10. doi: http://doi.org/10.1016/b978-0-12-815373-4.00001-0
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).

As altas prevalências identificadas e as numerosas consequências indicam a necessidade de ações para lidar com esses problemas, tais como programas de higiene do sono e hábitos saudáveis de sono entre estudantes(2121 Isac C, Abraham J. Daytime sleepiness among Omani nursing students: Estimate of its determinants and impact on perceived stress. Clin Epidemiol Glob Health. 2020;8:739-43. doi: 10.1016/j.cegh.2020.01.012
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).

Nesse estudo verificou-se que a sonolência diurna excessiva, todos os componentes do PQSI e a pior qualidade do sono aumentaram, significativamente, as chances de alta exaustão emocional. Essa dimensão da síndrome de burnout é a primeira a surgir e demonstra o esgotamento devido à insuficiência de mecanismos psicológicos para enfrentar as numerosas demandas de estudo, necessárias para a formação(44 Galdino MJQ, Almeida LPBM, Silva LFR, Cremer E, Scholze AR, Martins JT, et al. Burnout among nursing students: a mixed method study. Invest Educ Enferm. 2020;38(1):e07. doi: http://doi.org/10.17533/udea.iee.v38n1e07
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).

A sonolência diurna excessiva configura-se como um sintoma crônico oriundo da má qualidade do sono, que se reflete numa incapacidade de se manter acordado e/ou alerta durante o dia, trazendo prejuízos nas áreas físicas, psíquicas e mentais das pessoas(1111 Bertolazi NA, Fagondes SC, Hoff LS, Pedro VD, Barreto SSM, Johns MW. Portuguese-language version of the Epworth sleepiness scale: validation for use in Brazil. J Bras Pneumol. 2009;35(9):877-83. doi: http://doi.org/10.1590/S1806-37132009000900009
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). Os alunos que não conseguem se concentrar nas atividades diárias por causa da sonolência podem ter uma percepção aumentada da sobrecarga de atividades e, consequentemente, um aumento da exaustão. Nesse sentido, alunos que dormem horas suficientes diariamente possuem maiores níveis de saúde psicológica(3030 Dinis J, Bragança M. Quality of sleep and depression in college students: A systematic review. Sleep Sci. 2018;11(4):290-301. doi: http://doi.org/10.5935/1984-0063.20180045
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) e, por outro lado, a má qualidade do sono favorece o surgimento da exaustão emocional(3434 Vizoso C, Rodríguez C, Arias-Gudin O. Coping, academic engagement and performance in university students. High Educ Res Dev. 2018;37(7):1515-29. doi: http://doi.org/10.1080/07294360.2018.1504006
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).

A associação identificada neste estudo entre as piores percepções dos componentes da qualidade sono com a exaustão emocional pode ser explicada pela necessidade de um terceiro turno dedicado aos estudos, visto que é necessário conciliar a vida familiar, os afazeres domésticos, o trabalho e os estudos. Assim, aspectos fundamentais relacionados com a redução do estresse, ansiedade e exaustão, como hábitos de sono e alimentares, vida social e lazer são relegados devido ao estudo em turno fora do horário normal(3535 Pérez-Fuentes MDC, Molero Jurado MDM, Simón Márquez MDM, Gázquez Linares JJ. Analysis of sociodemographic and psychological variables involved in sleep quality in nurses. Int J Environ Res Public Health. 2019;16(20):3846. doi: http://doi.org/10.3390/ijerph16203846
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). Acredita-se que trabalhar e estudar pode se tornar uma alta carga emocional e, muitas vezes, não há uma cultura institucional de apoio aos trabalhadores que estudam, impactando na quantidade de horas de sono dormidas e no uso de substâncias psicoativas para regular o ciclo vigília-sono, ou seja, estimulantes para interromper a sonolência diurna e sedativos para reverter seus efeitos. No entanto, ambos associam-se com a má qualidade do sono e os distúrbios psicológicos(3636 Barahona-Correa JE, Aristizabal-Mayor JD, Lasalvia P, Ruiz ÁJ, Hidalgo-Martínez P. Sleep disturbances, academic performance, depressive symptoms and substance use among medical students in Bogota, Colombia. Sleep Sci. 2018;11(4):260-8. doi: http://doi.org/10.5935/1984-0063.20180041
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).

Dentro do continuum da síndrome de burnout, a despersonalização decorre da exaustão emocional, isto é, uma forma de lidar com a sobrecarga das atividades, com a apresentação de atitudes negativas com os colegas e com o estudo, como frieza e indiferença(66 Schaufeli WB, Martinez IM, Pinto AM, Salanova M, Bakker AB. Burnout and engagement in university students: a cross-national study. J Cross Cult Psychol. 2002;33:464-81. doi: http://doi.org/10.1177/0022022102033005003
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). Verificou-se que chances aumentadas de alta despersonalização ocorreram entre os estudantes com sonolência diurna excessiva e com pior percepção de qualidade subjetiva do sono, latência para o sono, transtornos do sono, disfunção diurna e com distúrbios do sono. Estudo realizado nos Emirados Árabes Unidos com estudantes universitários ratificou a associação da despersonalização com má qualidade do sono e cochilos diurnos. Os autores afirmam que as experiências dissociativas são potencializadas pela qualidade do sono, sobretudo pelos distúrbios do sono, devido à dificuldade de regular e controlar os estados de consciência que levam à desinibição cognitiva(3737 Arora T, Alhelali E, Grey I. Poor sleep efficiency and daytime napping are risk factors of depersonalization disorder in female university students. Neurobiol Sleep Circadian Rhythms. 2020;9:100059. doi: http://doi.org/10.1016/j.nbscr.2020.100059
http://doi.org/10.1016/j.nbscr.2020.1000...
).

Um sono ineficiente e a presença de distúrbios do sono foram associados à baixa eficácia acadêmica, que é uma dimensão interdependente do processo de ensino, pois decorre da dificuldade de reconhecimento, valorização e obtenção de resultados, gerando sentimentos de insuficiência, impotência, insegurança, baixa autoestima e inferioridade. Baixos escores nessa dimensão foram relacionados com a diminuição dos sentimentos de competência junto do desempenho de uma atividade profissional, entre estudantes universitários(3838 Castro VR. Reflections on the mental health of university student: empirical study with students of a public institution of higher education. Rev Gestão Foco [Internet]. 2017 [cited 2020 Dec 27];9:380-401. Available from: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/06/043_saude_mental.pdf
https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-...
).

Embora o estudo tenha alcançado seu objetivo, apresentou limites devido ao formato na coleta de dados online necessária devido à pandemia de covid-19, visto que essas pessoas podem não acessar o e-mail com frequência. Outro limite diz respeito ao ano de coleta de dados, em que o esgotamento pode estar exacerbado(3939 Fowler K, Wholeben M. COVID-19: Outcomes for trauma-impacted nurses and nursing students. Nurse Educ Today. 2020;93:104525. doi: http://doi.org/10.1016/j.nedt.2020.104525
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). O delineamento transversal não possibilita avaliar adequadamente relações causais e deve-se ponderar que foi realizado em quatro escolas de uma cidade, o que impede a generalização dos resultados. Deve-se considerar a escassez de estudos com alunos de cursos profissionalizantes em enfermagem, tendo sido necessário discutir os resultados com estudos envolvendo alunos de outros níveis de formação.

Apesar desses limites, esse estudo avança no conhecimento ao investigar uma população cuja formação é essencial para a manutenção dos serviços de saúde. Ainda, contribui na discussão da temática, no que tange à influência da qualidade do sono na síndrome de burnout, avançando em apresentar a associação da sonolência diurna excessiva, da má qualidade do sono, sobretudo na avaliação dos seus componentes em relação a cada dimensão da síndrome.

Os resultados indicam a necessidade de adoção de estratégias individuais e coletivas, como o gerenciamento do tempo entre estudos e vida pessoal e profissional, para que as atividades prazerosas e produtoras de bem-estar físico e mental não sejam relegadas. Os gestores e professores dos cursos técnicos em enfermagem precisam identificar nos currículos aspectos mutáveis que geram sobrecarga, bem como implementar políticas e serviços institucionais de bem-estar de seus alunos. Nesse sentido, novos estudos devem abordar esses aspectos.

Conclusão

A hipótese de estudo foi confirmada, visto que altos níveis das dimensões exaustão emocional e despersonalização foram associados com a sonolência diurna excessiva e a má qualidade de sono em estudantes do curso técnico em enfermagem. Chances aumentadas de síndrome de burnout foram encontradas entre os alunos com distúrbios do sono, mesmo após o ajuste das covariáveis sexo, idade, trabalhar e depressão.

Esses achados indicam a importância dos alunos deste nível de ensino possuírem uma boa higiene do sono. As instituições que não possuem programas de apoio psicossocial devem planejá-los e implementá-los, vislumbrando a promoção da saúde de seus estudantes.

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Editado por

Editora Associada: Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Out 2021
  • Data do Fascículo
    2021

Histórico

  • Recebido
    18 Jan 2021
  • Aceito
    27 Maio 2021
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