Avaliação do desempenho funcional e qualidade técnica de um Sistema de Documentação Eletrônica do Processo de Enfermagem1 1 Artigo extraído da dissertação de mestrado "Avaliação de Qualidade do Registro Eletrônico do Processo de Enfermagem", apresentada à Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), processo nº 473420/2011-2

Neurilene Batista de Oliveira Heloisa Helena Ciqueto Peres Sobre os autores

Objetivo:

avaliar o desempenho funcional e a qualidade técnica do Sistema de Documentação Eletrônica do Processo de Enfermagem do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.

Método:

estudo exploratório-descritivo. Utilizou-se o Modelo de Qualidade da norma 25010 e o Processo de Avaliação definido na norma 25040, ambas da International Organization for Standardization/International Electrotechnical Commission (Organização Internacional para Padronização/Comissão Eletrotécnica Internacional). As características de qualidade avaliadas foram: adequação funcional, confiabilidade, usabilidade, eficiência de desempenho, compatibilidade, segurança, manutenibilidade e portabilidade. A amostra foi constituída por 37 avaliadores.

Resultados:

na avaliação dos especialistas em informática, apenas a característica usabilidade obteve menos de 70% de respostas positivas. Para os enfermeiros docentes, todas as características de qualidade obtiveram acima de 70% de respostas positivas. Os enfermeiros assistenciais das clínicas médica e cirúrgica (com experiência no uso do sistema) e enfermeiros assistenciais de outras unidades do hospital e de outras instituições de saúde (sem experiência no uso do sistema) obtiveram mais de 70% de respostas positivas referentes à adequação funcional, usabilidade e segurança. Entretanto, eficiência de desempenho, confiabilidade e compatibilidade obtiveram índices abaixo do parâmetro estabelecido.

Conclusão:

o software atingiu mais de 70% de respostas positivas na maioria das características de qualidade avaliadas.

Informática em Enfermagem; Software; Avaliação da Tecnologia Biomédica; Diagnóstico de Enfermagem


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br