Acessibilidade / Reportar erro
Revista Latino-Americana de Enfermagem, Volume: 3, Número: 2, Publicado: 1995
  • O desafio da editoração de uma revista científica Editorial

    Aguillar, Olga Maimoni; Alencastre, Marcia Bucchi
  • Revisão da prática assistencial em uma unidade de saúde: experiência desenvolvida em um projeto de integração docente-assistencial Artigos Originais

    Santos, Maria Tereza Teles; Sennes, Adelina Neusa L.; Greco, Rosângela Maria; Shima, Hisako

    Resumo em Português:

    O Trabalho relata um programa de revisão da prática assistencial prestada na Unidade de Saúde da região-alvo do Projeto de Integração Docente-Assistencial - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e Município de São Paulo. Envolveu-se no programa a grande maioria dos trabalhadores da Unidade que, em 8 sessões conjuntas, repensou a sua prática de trabalho, elaborando um rol de propostas de transformação da assistência. O trabalho teve como grande mérito permitir o envolvimento efetivo dos integrantes e o desencadeamento de um processo de discussão e reflexão, conjunto e participativo.

    Resumo em Espanhol:

    En trabajo describe un programa de revisión de la práctica asistencial en una Unidad de Salud que pertenece a la región abarcada por el Proyecto de Integración Docente-Asistencial firmado entre la Escuela de Enfermería de la Universidad de São Paulo y la Municipalidad de São Paulo. Casi la totalidad de los trabajadores de la Unidad se involucraran en el programa y en las 8 reuniones conjuntas, repensaran su práctica asistencial, generando una serie de propuestas de transformación de la asistencia. El mayor mérito del trabajo fue haber permitido crear un proceso de discusión y de reflexión, colectivo y participativo.

    Resumo em Inglês:

    The paper shows a program concerting the review of the assistance practice in a Health Unit at the target region of the School-Service Integration Project between the College of Nursing at Ribeirão Preto/University of São Paulo and São Paulo City. The majority of the health workers took part in the program which was developed in 8 meetings where they analyzed their own working practice and elaborated several proposals aiming at champing it. The greatest merit of this program was to allow the establishment of a collective and participative process of discussion and reflection.
  • Tomada de depoimento pessoal de enfermeiras hospitalares da década de 50: subsídios para a compreensão da enfermagem atual Artigos Originais

    Vietta, Edna Paciência; Magalhães, Marilene da Fonseca; Bueno, Luciana Villela; Heck, Anália Ribeiro

    Resumo em Português:

    Este estudo é parte de um projeto mais amplo que visa resgatar aspectos significativos relacionados à evolução da assistência de enfermagem nas décadas de 50 a 90. Este resgate é feito através da técnica de depoimentos orais de enfermeiros em exercício e aposentados, no contexto de um Hospital Escola de Interior Paulista. O presente estudo particulariza os resultados obtidos, referentes à década de 50. Como resultado evidencia-se o esforço empreendido pelas enfermeiras na luta pelo reconhecimento e prestígio da profissão; as transformações intensas e profundas relacionadas aos novos papéis da enfermeira enquanto líder da equipe de membro da equipe técnica.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio es parte de un proyecto más tendiente a la captación de aspectos significativos relacionados a la evaluación de asistencia de enfermería en las décadas de 50 a 90. La captación se ha realizado a través de la técnica de declaraciones orales de los enfermeros en ejercicio de la profesión y jubilados, en el contexto de un Hospital Escuela del Interior del Estado de São Paulo. El presente estudio particulariza los resultados obtenidos, referentes a la década del 50. Como resultados se evidencian el esfuerzo impreso por las enfermeras en la lucha por el reconocimiento y prestigio de la profesión. Las transformaciones intensas y profundas relacionadas a los nuevos roles de la enfermera como líder de los trabajadores de enfermería y miembro del grupo de la Salud.

    Resumo em Inglês:

    This study is a part of a more extensive project that proposes to rescue significant aspects related to nursing assistance evolution from the 1950's to the 1990's. Aiming at accomplishing this objective, the authors used the technique of oral declaration with active and retired registered nurses, in the context of a school-hospital at the state of São Paulo. The present study emphasizes the outcomes referring to the 1950's. The results shows that nurses' effort are evident in the struggle for profession's recognition and prestige; there are intense and deep transformations related to nurse's new roles and leadership as a member of the nursing staff and a member of the medical team.
  • O processo de enfermagem em uma unidade de queimados: análise e reformulação fundamentadas na pedagogia da problematização Artigos Originais

    Rossi, Lídia Aparecida; Trevisan, Maria Auxiliadora

    Resumo em Português:

    O presente estudo constitui na elaboração e aplicação de um plano de atividade educativa para enfermeiras de uma Unidade de Queimados, com o objetivo de analisar e reformular a prática do processo de enfermagem nesta unidade. O "Esquema do Arco" proposto por Charles MAGUEREZ8 foi empregado como guia, norteando a escolha em e a aplicação das atividades de ensino-aprendizagem implantados neste plano de atividade educativa. Concluímos que esse esquema pedagógico possibilita a ocorrência de transformações na prática do processo de enfermagem e que esta nova realidade já nos mostra a necessidade de outras transformações.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio consistió en la elaboración y aplicación de un plan de actividades educativas para enfermeros de una Unidad de Quemados, con el objetivo de analizar y reformular la practica del proceso de enfermería en esa unidad. El "Esquema del Arco" propuesto por Charles MAGUEREZ8, fue adaptado como guía, el cual orientó en la escogencia y aplicación de las actividades de enseñanza-aprendizaje, implementados en este plan de actividades educativas. Concluimos que este esquema pedagógico posibilitó el surgimiento de estas transformaciones en la práctica del proceso de enfermería en esta unidad, y que esta nueva realidad demuestra la necesidad de otras transformaciones.

    Resumo em Inglês:

    The present study aims at elaborating and applying an education plan for nurses in a Unit for Burnt Patients, with the proposal of analyzing and reformulating the practice of the nursing process in this service. The framework proposed by Charles MAGUEREZ8 made possible a substantial improvement in the nursing process in this service, and that this new reality claims for further studies.
  • Serviços de apoio ao estudante oferecidos pelas escolas de enfermagem no Brasil Artigos Originais

    Jorge, Maria Salete Bessa; Rodrigues, Antonia Regina Furegato

    Resumo em Português:

    As autoras apresentam um estado exploratório realizado junto às 103 escolas de enfermagem brasileiras. Procuram identificar os tipos de atendimento oferecido ao ingressante. O resultado de 61 (sessenta e um) cursos respondentes indica duas (2) categorias: as escolas que oferecem serviços de apoio pedagógico-administrativos demonstrando preocupação com a orientação formal e referente ao ensino de enfermagem; os que acrescentam algum tipo de atendimento voltado para as necessidades do estudante, sendo nove (9) os cursos que se preocupam com a saúde mental do estudante.

    Resumo em Espanhol:

    Las autoras presentan un estudio exploratorio realizado en las 103 Escuelas de Enfermería brasileñas. Intentan conocer el tipo de asistencia que, es ofrecido al alumno ingresante. Los resultados de de 61 cursos han indicado dos categorías: 1- Las que ofrecen servicios de apoyo pedagógico-administrativos demostrando 2- Las que además ofrecen algún tipo de atendimiento volcado a las necesidades del estudiante. Son 9 los cursos que se preocupan por la salud mental del estudiante.

    Resumo em Inglês:

    The authors present an exploratory study realized with 103 Brazilian Colleges of Nursing. They aimed at identifying the types of assistance offered to the undergraduate students. The results of 61 courses revealed two categories: 1 - offering pedagogic-administrative support services, showing the concern with the formal orientation about nursing education; 2 - adding any kind of care delivered to the students needs. Nine courses surpassed the essential needs (mentioned above), concerning with the student's mental health.
  • Avaliação de uma disciplina de informática por graduandos de enfermagem Artigos Originais

    Luis, Margarita Antonia Villar; Moala, Fernando Antonio; Évora, Yolanda Dora Martinez; Scochi, Carmen Gracinda Silvan; Rodrigues, Rosalina Aparecida Partezani

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo investigar a opinião dos alunos do primeiro ano de graduação em Enfermagem sobre a disciplina Informática Aplicada à Saúde. Os dados foram coletados através de um questionário com questões abertas e fechadas aplicadas em três anos consecutivos (1989, 1990, 1991). Os resultados mostraram que é importante a permanência da disciplina no Curso de Graduação em Enfermagem. As expectativas dos alunos relacionaram-se com a necessidade de familiarizarem-se com o computador. As críticas mencionadas foram quanto a necessidade de maior tempo e mais equipamentos para efetivar o processo de aprendizagem.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo el objetivo de investigar la opinión de los alumnos de primer año del Curso de Pre-Grado en Enfermería, respecto a la asignatura "Informática Aplicada a la Salud". Los datos fueron recolectados a través de un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas, aplicado en tres años consecutivos (1989, 1990, 1991). Los resultados han evidenciado que es importante mantener esa asignatura en el Curso de Pre-Grado en Enfermería. Las expectativas de los alumnos están relacionadas con la necesidad de familiarizarse con el computador. Las críticas mencionadas se refieren a solicitudes de más tiempo y equipamientos para hacer efectivo el proceso de aprendizaje.

    Resumo em Inglês:

    This study was undertaken to investigate the opinion of nursing undergraduate students of the first year about the discipline "Informatic applied to health". Data were collected using a questionnaire with open and closed questions applied through three consecutive years (1989, 1990 and 1991). The results showed that undergraduate students considered this course important. Student's expectations were related to the necessity to get familiar with computers. The mentioned critiques were related to the necessity of more time and equipments to support a better learning process.
  • Clientela com alterações cardíacas: perfil diagnóstico elaborado por alunos de enfermagem Artigos Originais

    Bachion, Maria Márcia; Robazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruz; Carvalho, Emília Campos de; Veiga, Eugênia Velludo

    Resumo em Português:

    No presente estudo buscaram-se os padrões de respostas humanas e as categorias diagnósticas identificadas por 16 alunos de graduação em enfermagem junto a 22 pacientes portadores de alterações cardíacas, internados em um hospital escola. Foram encontrados 77 diagnósticos de enfermagem (D.E.), sendo 72,7% do padrão TROCAR, 10,3% do padrão CONHECER, 7,7% do padrão MOVER, 6,4% do padrão SENTIR e 2,5% do padrão RELACIONAR. As categorias diagnósticas encontradas com maior freqüência foram: Déficit de Conhecimento (9%); Débito Cardíaco Diminuído (7,7%); Excesso de Volume de Líquido (6,4%); Alteração na nutrição para menos que o corpo necessita (6,4%) e Potencial para Infecção (5,1%).

    Resumo em Espanhol:

    En el presente estudio los autores buscaron los patrones de respuestas humanas y las categorías diagnósticas identificadas por 16 alumnos de graduación en enfermería en 22 pacientes con alteraciones cardíacas, internados en un Hospital Escuela. 77 Diagnósticos de Enfermería fueron encontrados, 72,7% en el patrón INTERCAMBIO, 10,3% en el patrón CONOCER, 7,7% en el patrón MOVILIZAR, 6,4% en el patrón SENTIR y 2,5% en el patrón RELACIONAR. Las categorías diagnósticas encontradas con más frecuencia fueron: Déficit de Conocimiento (9%), Débito Cardíaco disminuido (7,7%), Exceso de Volumen de Líquido (6,4%), Alteración de la Nutrición, menos de las necesidades del cuerpo (6,4%) y Potencial para Infección (5,1%).

    Resumo em Inglês:

    The present study aimed at searching patterns of human responses and diagnoses categories identified by 16 undergraduate nursing students in 22 patients with cardiac alterations admitted in a School Hospital. 77 Nursing Diagnoses (ND) were found, 72,7% in the pattern of EXCHANGING, 7,7% in the pattern of MOVING, 6,4% in the pattern of FEELING and 2,5% in the pattern of RELATING. The predominant diagnoses categories were: knowledge deficit (9%), decreased cardiac output (7,7%), fluid volume excess (6,4%), altered nutrition less than body requirements (6,4%) and high risk for infection (5,1%).
  • Interagindo com a criança hospitalizada: utilização de técnicas e medidas terapêuticas Artigos Originais

    Sadala, Maria Lúcia Araújo; Antônio, Ana Luiza de Oliveira

    Resumo em Português:

    O presente trabalho procura descrever a experiência vivenciada por aluna de graduação ao cuidar de criança hospitalizada numa unidade pediátrica. Utilizando-se das técnicas de comunicação terapêutica e medidas terapêuticas de enfermagem, a aluna desenvolveu relacionamento de ajuda com a criança, o que lhe permitiu prestar assistência de enfermagem de forma integral, envolvendo-se com ela e compartilhando experiências benéficas para ambas.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo procura describir la experiencia vivida por una alumna del pregrado de enfermería al cuidar de una niña hospitalizada en una unidad pediátrica. Valiéndose de las técnicas de comunicación terapéutica y medidas terapéuticas de enfermería, la alumna desarrolló reracionamiento de ayuda con la niña, lo que le permitió prestar asistencia de enfermería en forma integral, involucrándose con ella y compartiendo experiencias benéficas para las dos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to describe an experience of a nursing student caring for a child in a pediatric unit. Using therapeutic communication techniques and therapeutic nursing measures, the student developed a help relationship with the child, which enabled the implementation of a thorough nursing process, where the student got fully involved with the patient sharing beneficial experiences for both.
  • Un lenguaje comun para enfermeras: dilema persistente Artículo Originales

    Wright, María da Gloria Miotto

    Resumo em Espanhol:

    La autora busca mostrar en el transcurrir de la exposición que el tema como fue solicitado para ser desarrollado, presenta una perspectiva que no es la más apropiada. Para justificar esa afirmación la autora utiliza el modelo operacional de la teoría crítica aplicado a la salud. El modelo analiza aspectos de la ideología del tema; los factores que han contribuido para que el dilema persista dentro y fuera de la profesión; la visión general de la realidad de América Latina y indica las acciones transformadoras necesarias para discutir y trabajar el tema.

    Resumo em Inglês:

    The author during her discussion tries to explain that the theme needs another approaching perspective. Therefore, she uses a critical model to find out the ideology of the theme; the factors that have contributed to the dilemma inside and outside the profession; presents a general view of the situation in Latin America and finalizes the paper with the indication of some actions aiming at transforming Nursing and enabling the discussion and work with this theme.
  • Enfermeras asistenciales y la práctica de investigaciones: estudio de una realidad hospitalaria Artículo Originales

    Rozendo, Célia AIves; Collet, Neusa; Albuquerque, Maria Cícera dos S. de

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo busca demostrar la situación de las enfermeras de una determinada institución hospitalaria en relación a la investigación en enfermería, enfocando la atención en la investigación anterior y actual, en los elementos limitantes y propiciadores para la elaboración del trabajo científico y en el significado que tiene la investigación para la enfermería, en la Opinión de las participantes del estudio. En la colecta de datos fueron utilizados como instrumentos: cuestionario y entrevista semiestructurada.

    Resumo em Inglês:

    The present study aims at demonstrating the situation of nurses of a particular hospital institution with respect to nursing research, focusing their previous and actual research, the limited and favorable elements to elaborate scientific works and the meaning of research to nursing, according to this study participant's opinion. The data collection were made through questionnaire and semi-structured interview.
  • Avaliação dos conhecimentos teóricos dos diabéticos de um programa interdisciplinar Artigos Originais

    AImeida, Henriqueta Galvanin Guidio de; Takahashi, Olga Chizue; Haddad, Maria do Carmo Lourenço; Guariente, Helena Dantas de Menezes; Oliveira, Maria Leocádia de

    Resumo em Português:

    Através de um instrumento de avaliação de conhecimentos, as autoras testaram a capacidade de compreensão e memorização de dez grupos de diabéticos atendidos por uma equipe multiprofissional que atua no ambulatório do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná. A avaliação incluiu temas diversos que faziam parte das atividades do programa educacional. Somente um grupo de pacientes apresentou índices de acerto considerados adequados. Analisados individualmente, diabéticos jovens, motivados e com bom nível de compreensão obtiveram melhores resultados. Conclui-se que a avaliação possibilitou identificar pacientes que necessitam de reforços nas diversas áreas de conhecimento permitindo a programação de atividades específicas para os mesmos.

    Resumo em Espanhol:

    A través de un instrumento de evaluación, los autores testaron la comprensión y memorización de diez grupos de diabéticos atendidos por un equipo multiprofesional con, respecto a temas diversos con ellos discutidos durante las actividades de un programa educacional. Solamente un grupo de pacientes obtuvo índices de acierto considerados adecuados. Analizados individualmente diabéticos jóvenes, motivados y con buen nivel de comprensión alcanzaron mejores resultados. Se concluye que la evaluación permitió seleccionar pacientes a los cuales los refuerzos en las diversas áreas de conocimiento testadas deben ser planeadas.

    Resumo em Inglês:

    Using an instrument of evaluation of theoretical knowledge, the authors have assessed the capacity of understanding and memorizing often groups of diabetes' carriers that were being followed by a multiprofessional team from the ambulatory of the HURNP. The evaluation included the discussion of a variety of subjects which were part of the activities of an Educational Program. Only one group of patients showed a satisfactory performance. Individual analysis showed that young diabetes' carriers, that were motivated and had good level of understanding, had a better performance. It was concluded that the evaluation allows the selection of patients that need specific reinforcement and that a plan of activities can be elaborated according to the tested subjects.
  • Vivenciando a gravidez: processos e sub-processos de uma teoria fundamentada nos dados Artigos Originais

    Marcon, Sônia Silva

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta os resultados de um estudo qualitativo, que adotou como linha metodológica a "Grounded Theory", e como método de coleta de dados a observação participante. O objetivo foi explorar e compreender o período da gravidez, a partir da perspectiva de mulheres em estado de gravidez. Os dados foram coletados junto a quatro grupos amostrais, totalizando 96 mulheres, no período de janeiro a dezembro de 1987. Os resultados do estudo deram origem a uma teoria "substantive" (GLASER & STRAUSS, 1967) em desenvolvimento, "Vivenciando a Gravidez": processo dinâmico que ocorre na vida da mulher dentro de um contexto espaço-temporal. A vivência deste processo pode ou não ser planejada e se dá em quatro etapas seqüenciais e inter-relacionadas: Precedendo o Início da Gravidez, o Início, o Meio e o Fim da Gravidez.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta los resultados de un estudio cualitativo, que adoptó como línea metodológica la "Grounded Theory" y como método de colecta de datos la observación participante. El objetivo fue explorar y comprender el período de un embarazo a partir de la perspectiva de mujeres embarazadas. Los datos fueron colectados junto a cuatro grupos de muestras, totalizando 96 mujeres, en el período de enero a diciembre de 1987, los resultados del estudio dieron origen a una teoría substantiva, en desarrollo, "Viviendo el embarazo": proceso dinámico que ocurre en la vida de la mujer, dentro de un contexto espacio-temporal. La vivencia de este proceso puede, o no, ser planeada y se da en cuatro etapas secuénciales e interrelacionadas: Precediendo el inicio, el Inicio, el Medio y el Fin del embarazo.

    Resumo em Inglês:

    This paper shows the results of a qualitative study, that adopted as a methodological line the "Grounded Theory" and as a method to the data collection the participating observation. The goal was to explore and understand the period of a pregnancy, as seen by pregnant women. The data were collected with four sample groups, including 96 women, from January to December 1987. Results of the study are a starting point to a substantive theory in development, "Living the Pregnancy": a dynamic process occurring in the woman's life within a context. Living such a process could be planned or not. Such course of living occurs along four sequential and interconnected stages, which were called Preceding the Beginning, the Beginning, the Middle, and the End of pregnancy.
  • Estudo sobre a incidência de partos na adolescência em um município do Estado de São Paulo Artigos Originais

    Beretta, Maria Isabel Ruiz; Denari, Fátima Elisabeth; Pedrazzani, João Carlos

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta a incidência de partos na adolescência, ocorridos no município de São Carlos-SP, durante um ano (2º semestre de 1993 e 1º semestre de 1994). Encontrou-se um percentual de 14,72% de ocorrência de partos na faixa etária de 11 a 18 anos. Além dessa incidência, também verificou-se o número de gestações, ocupação, tipo de parto e estado civil. Tais fatores poderiam configurar a necessidade de programas educacionais específicos para esta clientela.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo presenta la incidencia de partos en la adolescencia, ocurridos en el municipio de São Carlos (São Paulo), durante un año (II semestre de 1993 y I semestre de 1994). Se encontró un porcentaje de 14,72% de ocurrencia de partos en la franja etárea de 11 a 18 años. Además de esa incidencia, también se verificó el número de gestaciones, ocupación, tipo de parto y estado civil. Tales factores configuran la necesidad de programas educacionales específicos para esta clientela.

    Resumo em Inglês:

    The main goal of this study is to find out the rate of child birth by teenager mothers in São Carlos-SP from July, 1993 to July, 1994. The data were collected during one year and showed that in 14, 72% of the birth the mothers were 11 to 18 years old. The data were also analyzed in terms of, number of pregnancies, occupation, type of birth, and the mother's marital status. The results are discussed in terms of their implication with regard to educational programs to adolescents.
  • Tratamento e cura: as alternativas de assistência à saúde Resenha De Livro

    Teixeira, Elizabeth
  • Educação brasileira: consertos e remendos Resenha De Livro

    Cassiani, Silvia Helena De Bortoli
  • Concessão do título de "Professor Emérito" pela Universidade Federal do Ceará - Fortaleza em 25.03.92 aos docentes: João Hildo Furtado, Joaquim Eduardo Alencar, Francisco das Chagas Oliveira, Maria Grasiela Teixeira Barroso Discurso

    Barroso, Maria Grasiela Teixeira
  • Prevenir a violência: um desafio para profissionais de saúde Notas E Informações

    Deslondes, Suely Ferreiro
  • Uma experiência de pós-doutorado em enfermagem no Brasil Notas E Informações

    Guimarães, Celma Marfins; Rocha, Semiramis Melani Meio
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br