Acessibilidade / Reportar erro
Revista Latino-Americana de Enfermagem, Volume: 5, Número: 3, Publicado: 1997
  • EDITORIAL Editorial

    Silva, Maria Júlia Paes da
  • A fenomenologia como abordagem metodológica: compartilhando a experiência de mulheres que buscam a prevenção do câncer cérvico-uterino Artigos Originais

    Lopes, Regina Lúcia Mendonça; Souza, Ivis Emília de Oliveira

    Resumo em Português:

    O artigo objetiva trazer a experiência da apropriação pela enfermagem da fenomenologia como abordagem metodológica e do pensamento filosófico de Martin Heidegger, expresso em Ser e Tempo, para a compreensão da mulher que busca prevenção do câncer cérvico-uterino, possibilitando a reflexão sobre a assistência de saúde à mulher.

    Resumo em Espanhol:

    El articulo presenta la experiencia de la utilización por enfermería de la fenomenología como abordage metodológico y el pensamiento filosófico de Martin Heidegger expresado en el libro Ser y Tiempo, a fin de comprender la mujeres que busca la prevención del cáncer cérvico-uterino y además possibilita reflexionar sobre la asistencia de salud a la mujer.

    Resumo em Inglês:

    The article has the purpose to bring out the experience of having phenomenology as a methodological reference and Martin H eidegger's philosophical thinking expressed in the book entitled "Being and Time", used by nursing in order to understand women who search for the prevention of cervical cancer as well as to analyse the health programs offered to women.
  • Um caminhar na aproximação da entrevista fenomenológica Artigos Originais

    Simões, Sonia Mara Faria; Souza, Ívis Emília de Oliveira

    Resumo em Português:

    O presente trabalho tem por objetivo descrever minha vivência na aproximação à entrevista fenomenológica. A trajetória foi conduzida em quatro momentos, buscando adequar aspectos como o ambiente físico, a estratégia de aproximação às depoentes, a questão norteadora e a técnica de obtenção dos depoimentos. A abordagem sujeito-pesquisador ao sujeito-pesquisado indicou ajustes na utilização da técnica e redirecionou meu caminhar pessoal e profissional.

    Resumo em Espanhol:

    El presente trabajo tiene como objetivo describir mi vivencia en la aproximación a la entrevista fenomenológica, en la trayectoria fue conducida en cuatro momentos, buscando ajustar aspectos como el ambiente físico, la estrategia de aproximación a las declarentes, la pregunta orientadora y la técnica de obtención de las hipótesis. El abordage sujeto-investigador al sujeto-investigado indicó ajustes en la utilización de la técnica y redireccionó mi caminar personal y profesional.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study is to describe my experiences about the phenomenological interview. It was developed in four moments, in order to adequate physical environment aspects, strategies of approaching the interviewers, the orientation question and the techniques to obtain the statements. The focus on researcher-subject/researched-subject has indicated adjustments in the utilization of the techniques and reoriented my person and professional development.
  • "Como se tivesse ganho na loteria": o significado da reabilitação vocal na visão de um paciente laringectomizado Artigos Originais

    Flávio, Patrícia Gonçalvez Custódio; Zago, Márcia Maria Fontão

    Resumo em Português:

    Esse trabalho consistiu no estudo de caso de um paciente laringectomizado, com o objetivo de "descrever o significado da reabilitação vocal por um paciente laringectomizado". A análise dos dados foi realizada pela identificação de categorias de significado. O significado que emergiu foi "Como se tivesse ganho na loteria". Com essa frase o paciente desvelou a complexidade do processo, fornecendo-nos a apreensão dessa etapa da sua reabilitação.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación consiste en un estudio de caso de un paciente con traqueostomía cuyo objetivo fue "describir el significado del retorno de la capacidad de emisión de la voz". El análisis de los datos fue realizado por la identificación de categorías. El significado emergente que se verificó fue: "como si hubiera ganado la lotería". A través de esa frase, manifestada por el paciente, pudimos comprender la complejidad del proceso.

    Resumo em Inglês:

    This is a case study of a laryngectomized patient with the objective of "describing the meaning of voice rehabilitation". Data analysis was based on the search for categories of meaning. The central theme that emerged from the present study was "As if I had won in the lottery". With these words the patient revealed the complexity of this process.
  • O ensino de comunicação em enfermagem: um desafio Artigos Originais

    Carvalho, Emília Campos de; Bachion, Maria Marcia; Almeida, Luciana C. P.; Medeiros, Renata Nascimento

    Resumo em Português:

    O uso do vídeo tem sido descrito na literatura como favorável a mudanças de comportamentos durante a comunicação. Este estudo buscou verificar o efeito de um treinamento no emprego de categorias de confirmação e desconfirmação durante a interação (comunicação oral) entre aluno e paciente hospitalizado. Os resultados evidenciaram predomíno das categorias de confirmação nas interações; não houve mudanças significativas no perfil interacional antes e após o treinamento. Conclui-se que o ensino de habilidades comunicativas deva ser feito ao longo de todo o curso de graduação e não ser da responsabilidade apenas de uma disciplina ou período.

    Resumo em Espanhol:

    El uso del video ha sido descrito en la literatura como favorable a los cambios de comportamientos durante la comunicación. Este estudio buscó verificar el efecto de un entrenamiento en el empleo de categorías de confirmación y desconfirmación durante la interacción (comunicación oral) entre alumno y paciente hospitalizado. Los resultados evidenciaron el predominio de las categorías de confirmación en las interacciones: no hubo cambios significativas en el perfil de interacción antes y después del entrenamiento. Concluimos que la enseñanza de habilidades comunicativas debe ser hecha durante todo el curso de graduación y no puede ser de la responsabilidad solamente de una disciplina o período.

    Resumo em Inglês:

    The use of video has been described in the literature as favourable to changes in behaviours during communication. This study aimed at verifying the effect of a training programme in the use of categories of confirmation and discordance during the interaction (oral communication) between students and patients. The results evidenced the predominance of confirmation categories in interactions: there were no significant changes in the interaction profile before and after training. Authors concluded that the teaching of communication abilities has to be done during the undergraduate course and not only in one course or period.
  • Ensino sobre perioperatório a pacientes: estudo comparativo de recursos audiovisual (vídeo) e oral Artigos Originais

    Paula, Adriana Aparecida Delloiagono de; Carvalho, Emília Campos de

    Resumo em Português:

    A finalidade do estudo foi comparar, na informação perioperatória de Enfermagem, os recursos audiovisual (vídeo) e oral. Registrou-se como sujeitos 104 pacientes, sendo 54 e 50 para os grupos oral e vídeo, respectivamente. Concluiu-se que os grupos de pacientes eram homogêneos e que não havia diferença significativa entre os dois recursos utilizados, e que independente do recurso utilizado, as respostas emitidas foram qualitativamente melhores. Porém na informação perioperatória com o vídeo utilizou-se 10 minutos e na oral 45 minutos, sendo que o vídeo impede o verbalismo característico dos métodos expositivos e reduz o tempo gasto no oferecimento das informações.

    Resumo em Espanhol:

    La finalidad de este estudio fue comparar en la fase perioperatoria de enfermería los dos niveles de aprendizaje, usando recursos (vídeo) y usando solo información oral. Se registraron 104 pacientes de los cuales a 54 se les dio información oral y a 50 se usó vídeo. Se concluyó que los grupos eran homogéneos y que no había diferencias significativas entre los dos métodos utilizados y que independientemente de los recursos las respuestas eran cualitativamente mejores. Pero en la información con vídeo se utilizó 10 minutos y en la forma oral 45 minutos, porque el vídeo impide el verbalismo característico de los métodos expositivos y por ello reduce el tiempo gastado en el ofrecimiento de las informaciones.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to compare information on perioperative Nursing regarding audiovisual (video) and oral resources. 104 patients were registered as subjects and divided in two groups, 54 of them in the oral group and 50 in the video group. Authors concluded that the groups were homogeneous and that there was no significant difference between the two resources used. Independent from the resource used, the responses were qualitatively better. However, regarding perioperative informations, authors spent 10 minutes using the video while oral information lasted 45 minutes. The video unabled verbalization that is characterized by the exposition of methods and reduces the time spent with information.
  • Comunicação da equipe multiprofissional e indivíduos portadores de hipertensão arterial Artigos Originais

    Dell'Acqua, Magda Cristina Queiroz; Pessuto, Janete; Bocchi, Sílvia Cristina Mangini; Anjos, Renata Cristina Peloso Macero dos

    Resumo em Português:

    O presente estudo tem como objetivos levantar dados sobre o que os indivíduos portadores de hipertensão arterial pensam sobre a sua doença e verificar a ocorrência do processo de comunicação entre estes e os profissionais que atuam junto aos mesmos. Foram entrevistados 66 clientes, obtendo-se 73 narrativas, constatando-se que a maioria (69 narrativas) dos participantes da pesquisa faz correlação com o conceito de hipertensão arterial, ainda que de maneira pouco elaborada. Apesar de 95% dos clientes fazerem alguma referência à doença, não significa que as orientações recebidas anteriormente foram aprendidas. Espera-se que o enfermeiro por desempenhar um importante papel dentro da equipe multiprofissional, identifique as possíveis barreiras relativas ao processo de comunicação, havendo daí a intervenção junto aos elementos que podem estar dificultando ou impedindo a compreensão necessária para que o cliente assuma seu autocuidado.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo tiene como objetivo coger datos sobre lo que piensan los portadores de hipertensión arterial sobre su enfermedad y verificar el proceso de comunicación entre los mismos y con los profesionales de la salud que actuan junto a ellos. Fueron entrevistados 66 clientes, obteniendo 73 narrativas, de las cuales se constató que la mayoría (69 narrativas) de los sujetos hicieron referencia al concepto de hipertensión arterial, aunque de forma pocoelaborada. A pesar de que el 95% de los clientes hacieron alguna referencia a la enfermedad, no significa que las orientaciones recibidas anteriormente fueron aprehendidas. Se espera que el enfermero, por desempenãr un importante papel dentro del equipo multiprofesional, identifique las barreras posibles del proceso de comunicación, obteniendo al mismo que interviene en las etapas que pueden estar dificultando o impidiendo la comprensión necesaria para que cliente asuma su autocuidado.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to analyse data on hypertensive individuals and their concern about the disease as well as to verify the communication process that took place between the individuals and the health staff working with them. Sixty-six individuals were interviewed and we obtained 73 statements. The majority of them (69 narratives) expressed correlation to high blood pressure concepts even though in a poorly elaborated form. Although 95% of the patients referred to the illness, it does not mean that the orientations were understood. Nurses are expected to perform an important role in the multiprofessional team, identifying possible obstacles to the process of communication in order to enable the clients' comprehension and their self care.
  • Medida da pressão arterial em gestante Artigos Originais

    Oliveira, Sonia M. Junqueira V. de; Arcuri, Edna Apparecida Moura

    Resumo em Português:

    Trata-se de revisão da literatura à respeito da medida indireta da pressão arterial (P A) em gestante normotensa. Aborda as modificações ocorridas na pressão arterial sistólica e diastólica decorrentes da gravidez. São discutidos aspectos polêmicos no procedimento de medida da P A, como por exemplo qual a fase dos sons de Korotkoff (fase quatro ou cinco) que representa melhor a pressão diastólica e o uso da Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. Enfatiza as recomendações de diferentes sociedades (American Heart Association, British Hypertension Society, Australasian Society, National High Blood Pressure Education Program e World Health Organization).

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de una revisión de la literatura con respeto a la toma indirecta de la presión arterial (PA) en embarazadas normotensas. Se describen los cámbios que ocurrer en la presión arterial sistólica y diastólica a causa del embarazo. Son discutidos aspectos polémicos en el procedimiento de la toma de la PA, como por ejemplo: cuál es la fase de los sonidos de Korotkoff (fases cuatro o cinco) que representa mejor la presión sistólica. Se enfatizan las recomendaciones de diferentes sociedades (American Heart Association, British Hypertension Society, Australasian Society, National High Blood Pressure Education Program and World Health Organization).

    Resumo em Inglês:

    This study deals with the review of the literature regarding the indirect blood pressure measurement in normal pregnant women. It shows the changes that happened whith the blood pressure due to pregnancy. Polemical aspects in the procedure of blood pressure measurement are discussed; for example, which one of the Korotkoff phases (4 or 5) that better represent the diastolic blood pressure and the use of Ambulatory Blood Pressure Monitoring in pregnancy. The recommendations from different societies are emphasized (American Heart Association, British Hypertension Society, Australasian Society, National High Blood Pressure Education Program and World Health Organization).
  • Salud-educación: lo que pudo ser y no es Artículo Originales

    Rosero, Jesús Edilberto Rodríguez; Ferriani, Maria das Graças Carvalho

    Resumo em Espanhol:

    Partiendo de su conocimiento y trayectoria experiencial, el autor hace una crítica a la concepción y cosmovisón práctica de la medicina, la salud, la educación y el papel ingénuo de los ciudadanos. Con argumentaciones sintéticas intenta despertar interrogantes y dar una interpretación a las casuas de la ineficacia del sistema de salud y su severo dislocamiento de lo social frente al avance científico y tecnológico.

    Resumo em Inglês:

    Based on his knowledge and experience, the author evaluates the concept and view of the medicine, health and education practices as well as the citizen's role. Then, the author aims at inquiring and interpreting the causes of the inefficiency of the health system and its changes due to scientific and technological improvement.
  • A prescrição de enfermagem computadorizada como instrumento de comunicação nas relações multiprofissionais e intra equipe de enfermagem: relato de experiência Artigos Originais

    Lunardi Filho, Wilson Danilo; Lunardi, Guilherme Lerch; Paulitsch, Felipe da Silva

    Resumo em Português:

    Apresenta a prescrição de enfermagem computadorizada como instrumento de comunicação capaz de promover mudanças nas relações multiprofissionais e intra equipe de enfermagem, ao oportunizar a socialização, por escrito, tanto do saber como do fazer da enfermagem profissional. Pode constituir-se em estratégia de reaproximação do enfermeiro ao paciente/cliente, por meio do levantamento e priorização dos problemas, elaboração e seleção de protocolos assistenciais que farão parte da prescrição de enfermagem, assegurando à clientela uma assistência planejada e adequada, conduzindo a modificações na prática assistencial, com repercussões nas formas de administrar a assistência e de cuidar do paciente/cliente.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo presenta una forma de prescripción de enfermería computarizada como instrumento comunicacional capaz de promover alteraciones en las relaciones multiprofesionales e intra equipo de enfermería. De oportunidad a la socialización, por escrito, tanto del saber como del hacer de la enfermería profesional. Puede constituirse en estrategia de reaproximación del enfermero al paciente/cliente, por medio de la identificación y priorización de los problemas, elaboración y selección de protocolos asistenciales. Ellos formarán parte de la prescripción de enfermería, asegurando a la clientela una asistencia planeada y adecuada, conduciendo a modificaciones en la práctica asistencial, con repercusiones en las formas de administrar la asistencia y de cuidar del paciente/cliente.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the computerized nursing prescription as a communication instrument able to promote changes in nurs ing multiprofessional and intra-team relationships and professional nursing "savoir-faire" socialization. It can become a strategy of reapproximation of nurses and patients/clients, through problems assessment and priorization, elaboration and selection of protocols that will be part of nursing prescription, assuring to patients a planned and adequated care, conducting to modifications in the practice, with repercussions in the forms of managing care and also in the care provided to patients/clients.
  • Comunicação educativa do enfermeiro na promoção da saúde sexual do escolar Artigos Originais

    Oliveira, Maria Alice F. Colli; Bueno, Sônia Maria Villela

    Resumo em Português:

    A escola é o espaço crucial para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades junto aos seus integrantes e comun idade, visando a garantia de mudanças de comportamento. E, particularmente, por existir carência de informações aos alunos sobre sexualidade e DST-HIV/AIDS, dificultando resolução de seus problemas, procuramos pesquisar escolares das 3 séries do 2º grau, de uma cidade próxima de Ribeirão Preto - SP. Visamos identificar seus problemas, executando e avaliando ações educativas conjuntas sobre os problemas levantados. Os resultados evidenciaram que esses alunos relacionam a AIDS à fatalidade e temeridade, talvez influenciados pelas mensagens emitidas na 1ª década da história desta doença, enquanto hoje, a tendência é trabalhar conhecimentos atualizados e habilidades voltados à não discriminação e à solidariedade, em razão da existência já eminente do doente / doença, na sociedade. Conceituam a AIDS como doença do sexo e prevenível, porém revelando desinformação em outros aspectos básicos da temática, justificando necessidade de ações educativas. Portanto, sugerimos que os enfermeiros trabalhem efetivamente esta questão no cotidiano do escolar, tendo em vista sua saúde sexual e integral.

    Resumo em Espanhol:

    lA escuela es el espacio crucial para el desarrollo de conocimientos y habilidades para la garantizar cambios de comportamiento. Por existir carencia de informaciones a los alunnos sobre sexualidad y EST - HIV/SIDA, dificultando la resolución de sus problemas, buscamos investigar escolares de los 3os años de escolaridad, de una ciudad próxima de Ribeirão Preto - SP. Intentamos identificar sus problemas, ejecutando y evaluando acciones educativas conjuntas acerca de los problemas encontrados. Los resultados evidenciaron que esos alunnos relacionan el SIDA a la fatalidad y temeridad, talves influenciados por los mensages emitidos en la 1ª década de la historia de la enfermedad, mientras hoy, la tendencia es trabajar conocimientos actualizados y habilidades direccionadas a la "no discriminación"de la sociedad y a la solidariedad, en razón de la existencia inminente del enfermo/enfermedad en la sociedad. Conciben el SIDA como enfermedad de sexual prevenible, sin embargo revelan desinformación en otros aspectos básicos, justificandose la necesidad de acciones educativas. Por lo tanto, sugerimos que los enfermeros trabajen efectivamente esta cuestión.

    Resumo em Inglês:

    As school has been a crucial space for the development of knowledge and abilities in order to assure changes of behavior and considering the lack of reports about sexuality and STD/AIDS to the students, the present study aims to search scholars from three classes of high school, from a town surrounding the city of Ribeirão Preto - São Paulo. Authors identified students' problems by carrying out and assessing joint educative actions on the problems that have been found. Results have showed that these students relate AIDS to fatality and temerity and perhaps they are influenced by the message issued at the first decade of the history of this disearse while now, the tendency is to work with up to date knowledge and abilities. They form an opinion about AIDS as a sex and preventible disease. A it however, authors detected misinformation in another basic aspects. Therefore, we suggest nurses to work hard with this question.
  • O que dizem os enfermeiros sobre observação Artigos Originais

    Brasil, Virginia Visconde

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo caracterizar o que os enfermeiros docentes e assistenciais entendem por Observação na sua atuação profissional. Foram realizadas entrevistas com 11 profissionais, e para análise os dados foram agrupados em categorias. Foi possível identificar a importância que lhe atribuem, como instrumento essencial na administração da assistência de enfermagem, no levantamento de dados no planejamento das intervenções assim como na avaliação dos resultados.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo caracterizar lo que los enfermeros docentes y asistenciales entienden por Observación en su ámbito profesional. Fueron realizadas entrevistas con once profesionales, para analizar los datos fueron agrupados en categorías. Fue posible identificar la importancia que le atribuyen como instrumento escencial en la administración de la asistencia de enfermería, en la obtención de datos para planear las intervenciones, asi como en la evaluación de los resultados.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to characterize what faculty and clinical nurses understand about Observation at their professional activities. Eleven nurses were interviewed, and the data were joined in categories in order to be analized. It was possible to realize that they regard it with extreme importance at their professional activities, as an essential instrument of nursing care administration, assessment, planning interventions and evaluating results.
  • RESENHA DE LIVRO Resenha De Livro

    Cassiani, Silvia Helena De Bortoli; Lima, Maria Auxiliadora da Cruz
  • Promovendo saúde através da formação de recursos humanos: experiência da escola de enfermagem de ribeirão preto-usp, centro colaborador da oms Notas E Informações

    Marziale, Maria Helena Palucci; Mendes, Isabel Amélia Costa
  • Seminário Binacional Universidade Federal do Acre e Universidad Amazônica de Pando: alcança pleno êxito Notas E Informações

    Lopes, Creso Machado
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br