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Revista Latino-Americana de Enfermagem, Volume: 10, Número: 2, Publicado: 2002
  • A divulgação de pesquisas com seres humanos nos periódicos de enfermagem: questões éticas Editorial

  • O saber e a tecnologia: mitos de um centro de tratamento intensivo Artigos Originais

    Bastos, Marisa Antonini Ribeiro

    Resumo em Português:

    O presente artigo apresenta os resultados de um estudo etnográfico que teve como objetivo descrever a cultura dos enfermeiros de um centro de tratamento intensivo. Acreditando que o CTI é uma subcultura do hospital e que os enfermeiros intensivistas compartilham de símbolos e significados que foram desenvolvidos através das interações sociais no contexto da Terapia Intensiva, fui buscar no interacionismo simbólico e na descrição etnográfica a fundamentação teórico-metodológica para o presente estudo. Para compreender o processo de interiorização dos universos simbólicos no CTI, busquei descrever os sistemas temáticos de significados subjacentes às atividades dos enfermeiros intensivistas, através da observação participante, da entrevista etnográfica e da análise documental. Dentre os elementos culturais descritos, foi identificado o mito do saber e da tecnologia. Concluí que os mitos da tecnologia e do saber foram socialmente estabelecidos como estratégia de sobrevivência no cotidiano da terapia intensiva, repleto de riscos e incertezas.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo muestra los resultados parciales de un estudio etnográfico que tuvo como objetivo describir la cultura de los enfermeros de un centro de tratamiento intensivo(CTI). Aceptando que el CTI es una subcultura del hospital y que los enfermeros intensivistas comparten símbolos y significados que fueron desarrollados a través de interacciones sociales en el contexto de la Terapia Intensiva, busqué en el interaccionismo simbólico y en la descripción etnográfica la fundamentación teórico-metodológica para el presente estudio. Para comprender el proceso de interiorización de los universos simbólicos en el CTI describí los sistemas temáticos de significados subyacentes a las actividades de los enfermeros intensivistas, a través de la observación participante, de la entrevista etnográfica y del análisis documental. Dentro de los elementos culturales descritos se identificaron el mito del saber y el de la tecnología. Se concluye que los mitos del saber y de la tecnología fueron socialmente establecidos como estrategias de sobre vivencia en la cotidianidad de la terapia intensiva, que está repleta de riesgos e incertidumbre.

    Resumo em Inglês:

    This article is a partial result of an ethnographic study that had the purpose to describe the culture of intensive care unit nurses. Considering that the ICU is a subculture of the hospital, and that the professionals share symbols and meanings that were developed through social interactions in the context of Intensive Care, the symbolic interactionism and the ethnographic description were used as a theoretical and methodological basis for this study. The participant observation, the ethnographic interview and the documented analysis were used to understand the process of internalization of the symbolic universe of the ICU. Among the described cultural elements, authors identified knowledge and technology myths. They conclude that knowledge and technology myths were socially established as a survival strategy in the daily routine of intensive care full of risks and uncertainty.
  • O significado cultural do cuidado humanizado em unidade de terapia intensiva: "muito falado e pouco vivido" Artigos Originais

    Vila, Vanessa da Silva Carvalho; Rossi, Lídia Aparecida

    Resumo em Português:

    Este trabalho consistiu em um estudo etnográfico, cujo objetivo foi compreender o significado cultural do cuidado humanizado, na perspectiva da equipe de enfermagem que atua na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. Para a coleta de dados, foram realizadas observações participantes e entrevistas semi-estruturadas com enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, em seu ambiente de trabalho. Com a análise dos dados, emergiram três categorias principais que deram sentido ao significado do cuidado humanizado na UTI: cuidado Humanizado - amar ao próximo como a si mesmo; cuidado humanizado - não está presente como deveria estar; estresse e sofrimento: é preciso cuidar de quem cuida. O tema cultural foi o cuidado humanizado - muito falado e pouco vivido. Esse tema mostra a realidade do cuidar em terapia intensiva, envolvendo uma equipe de enfermagem que tem um conceito de humanização sintetizado na expressão: amar ao próximo como a si mesmo, mas que, na prática, não revela esse pensamento tão profundo.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo es un estudio etnográfico que tiene como objetivo comprender el significado cultural del cuidado humanizado en la perspectiva del equipo de enfermería que actúa en la Unidad de Cuidados Intensivos (UCI) del Hospital Clínicas de la Universidad Federal de Goiás. Para la recolección de los datos fueron realizadas observaciones participantes y entrevistas semiestructuradas con enfermeros, técnicos y auxiliares de enfermería en su ambiente de trabajo. Con el análisis de los datos, emergieron tres categorías principales, que dieron sentido al significado del cuidado humanizado en la UCI: Cuidado humanizado -- amar al prójimo como a sí mismo; Cuidado humanizado -- no está presente como debería estar; estrés y sufrimiento -- es necesario cuidar de quien cuida. El tema cultural fue: el cuidado humanizado -- "mucho se habla y poco se vive". Este tema muestra la realidad del proceso de cuidar en terapia intensiva, comprometiendo un equipo de enfermeros que tiene un concepto de humanización sintetizado en la expresión "amar al prójimo como a sí mismo", pero que en la práctica, no revela este pensamiento tan profundo.

    Resumo em Inglês:

    This work consists in an ethnographic study which aimed at understanding the cultural meaning attributed by nursing teams to humanized care in Intensive Care Units of the University Hospital of Goiás Federal University. Participant observations and semi-structured interviews were used for data collection with nursing teams at their workplace. Three main categories emerged from the data: humanized care -- "love the other as you love yourself"; humanized care -- "it's not present as it should be"; stress and suffering -- "the ones who care need to be looked after". The cultural theme that emerged from the data was: the humanized care -- "a lot is said about it, but little is experienced". This theme emphasize the reality of the care at the ICU that involves a nursing team with the humanization concept synthesized on the expression: "love the other as you love yourself"; but in a practical way, the caring process does not reveal this deep thought.
  • Cuidar e pesquisar: práticas complementares ou excludentes? Artigos Originais

    Daher, Donizete Vago; Espírito Santo, Fátima Helena do; Escudeiro, Cristina Lavoyer

    Resumo em Português:

    Ao longo dos tempos, difundiu-se a concepção da Enfermagem empírica, estruturada no fazer, a qual se atualiza no cotidiano profissional, prejudicando a interdisciplinaridade entre cuidar, pesquisar e a construção de um saber específico que confira cientificidade às suas ações. Objetivamos conhecer as concepções dos enfermeiros sobre cuidar e pesquisar e analisar se essas práticas são complementares ou excludentes. Utilizamos observação participante e entrevistas semi-estruturadas com 10 enfermeiros de um hospital universitário, localizado no Estado do Rio de Janeiro. Os resultados apontaram discursos diferenciados sobre cuidar e pesquisar e, dificuldades em associar essas práticas que, para os enfermeiros, são, teoricamente, complementares e, no cotidiano profissional, excludentes.

    Resumo em Espanhol:

    A través de los tiempos se difundió la concepción de la enfermería empírica, estructurada en el hacer, la cual se actualiza en el cotidiano profesional impidiendo la interdisciplinariedad entre cuidar, investigar y la construcción de un saber específico que confiera cientificidad a sus acciones. El objetivo del presente estudio es conocer las concepciones de los enfermeros sobre cuidar e investigar, analizar si éstas prácticas son complementarias o excluyentes. Utilizamos la observación participante y entrevistas semiestructuradas con enfermeros de un hospital universidad del Estado de Río de Janeiro. Los resultados mostraron discursos diferentes sobre cuidar e investigar y dificultades en asociar éstas prácticas que, para los enfermeros son teóricamente complementarias y en el cotidiano excluyentes.

    Resumo em Inglês:

    The conception of empirical nursing has been disseminated, based on "doing", updated according to professional practice, impairing the interdisciplinarity between care, research and the building of a specific knowledge able to provide scientificity to its actions. Thus, authors aimed at understanding nurses' conceptions on care and research, analyzing their practices and verifying if they are complementary or exclusionary. They used participant observation and semi-structured interviews with nurses working at a University Hospital located in the state of Rio de Janeiro, Brazil. Results showed different discourses on care and research as well as the difficulties to associate these activities that, for nurses, are theoretically complementary but practically exclusionary.
  • O compartilhar espaço/tempo entre pessoas doentes hospitalizadas Artigos Originais

    Bellato, Roseney; Carvalho, Emília Campos de

    Resumo em Português:

    Através de uma abordagem compreensiva e tendo por base teórica os estudos de Michel Maffesoli, buscamos compreender a dimensão do compartilhar entre as pessoas doentes durante a hospitalização. Através de entrevistas e observações, pudemos apreender que a despeito de toda a normatização da hospitalização, as pessoas tecem uma teia relacional constituindo uma "comunidade de destino" dentro do hospital.

    Resumo em Espanhol:

    Por medio de un abordaje comprensivo y teniendo como base teórica los estudios de Michel Maffesoli, buscamos comprender la dimensión del compartir entre personas enfermas durante la hospitalización. A través de entrevistas y observaciones pudimos aprehender que a pesar de toda la normatividad de la hospitalización las personas tejen una tela relacional constituyendo una "comunidad de destino" dentro del Hospital.

    Resumo em Inglês:

    By means of a comprehensive approach and based on the theoretical framework stemming from the studies of Michel Maffesoli, we attempted to understand the sharing dimension existing among ill people during hospitalization. Through interviews and observation, we were able to apprehend that, in spite of all the standardization of hospitalization, people weave a relational web and engender a "destination community" within the hospital.
  • Infecção de sítio cirúrgico em pacientes submetidos a artroplastias de quadril Artigos Originais

    Ercole, Flávia Falci; Chianca, Tânia Couto Machado

    Resumo em Português:

    Estudo epidemiológico, tipo coorte, não concorrente, sobre infecções de sítio cirúrgico conseqüentes às artroplastias de quadril, baseado em informações contidas em 305 prontuários de pacientes operados na Santa Casa de Belo Horizonte. Os objetivos foram determinar a taxa de incidência de infecção de sítio cirúrgico; verificar associação entre a infecção e fatores de risco; determinar o tempo de manifestação da infecção de sítio cirúrgico e identificar os microorganismos envolvidos. O microorganismo prevalente foi o Staphylococcus aureus. Encontrou-se uma taxa de incidência de infecção de sítio cirúrgico acumulada de 8,5%. Os fatores de risco para infecção foram: condição clínica do paciente, tempo de internação pré e pós-operatório, tipo de anestesia, modalidade cirúrgica e unidade de internação.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio epidemiológico, tipo cohorte, no concurrente, de infecciones del sitio quirúrgico después de la artroplástia de cadera, con base en informaciones contenidas en 305 historias clínicas de pacientes. Estos pacientes fueron operados en la Santa Casa de Belo Horizonte. Los objetivos fueron: determinar la tasa de incidencia de las infecciones del sitio quirúrgico; verificar la asociación entre las infecciones y algunos factores de riesgo; identificar el tiempo para la manifestación de la infecciones y los microorganismos comprometidos. El microorganismo prevaleciente fue el Staphylococcus aureus. Se encontró una tasa de infección de sitio quirúrgico de 8,5%. Los factores de riesgos asociados a la infección fueron la condición clínica del paciente (ASA); tiempo de hospitalización pré y postoperatoria; tipo de procedimiento quirúrgico; tipo de anestesia, tipo de cirugía y unidad de hospitalización.

    Resumo em Inglês:

    This is an epidemiological non concurrent cohort study on surgical site infections after hip arthroplasties, based on the information contained in 305 records of patients operated at the "Santa Casa de Belo Horizonte" Hospital. The goals were to determine the incidence rates of surgical site infection in patients, aiming at verifying the association between the surgical site infection and some risk factors and at identifying the time for the manifestation of surgical site infection and the microorganisms involved. The prevalent microorganism was the Staphylococcus aureus. A 8,5% accumulated incidence rate of surgical site infection was found. The risks factors associated to infection were patient's clinical condition (ASA); pre and post-operative hospitalization time; type of surgical procedure; anesthesia and hospitalization unit.
  • Educação em saúde de puérperas em alojamento conjunto neonatal: aquisição de conhecimento mediado pelo uso de um jogo educativo Artigos Originais

    Fonseca, Luciana Mara Monti; Scochi, Carmen Gracinda Silvan; Mello, Débora Falleiros de

    Resumo em Português:

    O estudo objetiva verificar a aquisição de conhecimento nas atividades de educação em saúde, mediada pela utilização de um jogo educativo sobre aleitamento materno e cuidados básicos com o recém-nascido, em alojamento conjunto. Estudo realizado em uma maternidade filantrópica de Ribeirão Preto-SP. Atividades educativas foram realizadas em grupo, coordenadas pela enfermeira, utilizando jogo de tabuleiro. Por meio de entrevista estruturada, orientada por um roteiro pré e pós-jogo, verificamos a aquisição de conhecimento, classificando as respostas em insuficiente (0-4), regular (5-9), bom (10-14) e ótimo (15-20). Do conhecimento prévio das mães, 16,7% de respostas foram ótimas, aumentando para 77,8% após participação da atividade educativa. Concluímos que o jogo constituiu estratégia adequada para facilitar troca de experiências entre puérperas e o desenvolvimento da educação em saúde por meio de atividades lúdico-pedagógicas.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio pretende verificar la adquisición de conocimiento en las actividades de educación en salud intermediadas por el uso de un juego educativo sobre lactancia materna y cuidados básicos con el recién nacido, en un alojamiento conjunto. El estudio se realizó en una maternidad filantrópica de Ribeirão Preto-SP. Las actividades educativas fueron realizadas en grupo, coordinadas por la enfermera, usando el juego en el tablero. A través de entrevista estructurada con una guía antes y después de-juego, verificamos la adquisición de conocimiento, clasificando las respuestas en insuficiente (0-4), regular (5-9), bueno (10-14) y excelente (15-20). 16,7% de respuestas fueron excelentes, aumentando para el 77,8% después de la participación en la actividad educativa. Concluimos que el juego constituyó una estrategia apropiada para facilitar el cambio de experiencias entre las puérperas y el desarrollo de la educación en salud a través de actividades lúdico-pedagógicas.

    Resumo em Inglês:

    The study aims at verifying knowledge acquisition through health education activities mediated by the use of an educational game on breast-feeding and basic care provided to the newborn, in rooming-in. Study accomplished at a philanthropic maternity of Ribeirão Preto-SP. Educational activities were accomplished in group, coordinated by the nurse, using board game. Through structured interview guided by a route before and after-game, the authors verified the knowledge acquisition, classifying the answers in insufficient (0-4), regular (5-9), good (10-14) and excellent (15-20). Of the mothers' previous knowledge, 16,7% of answers were excellent increasing for 77,8% after participation in the educational activity. They concluded that the game constituted in appropriate strategy to facilitate change of experiences between puerperas and the development of the health education through ludic-pedagogical activities.
  • Acidentes perfurocortantes entre trabalhadores de enfermagem de um hospital universitário do interior paulista Artigos Originais

    Canini, Silvia Rita Marin da Silva; Gir, Elucir; Hayashida, Miyeko; Machado, Alcyone Artioli

    Resumo em Português:

    Como mostra a literatura, o risco de trabalhadores da área da saúde adquirirem patógenos veiculados pelo sangue já está bem documentado e demonstra que a Aids e a hepatite B e C, adquiridas de maneira ocupacional, são, hoje, um fato concreto. Este estudo retrospectivo, de natureza descritiva, realizado em um Hospital Universitário, no ano de 1998, objetivou analisar os acidentes perfurocortantes que acometeram os trabalhadores de enfermagem. Os resultados evidenciaram que, dos 398 acidentes ocupacionais notificados oficialmente, 125 (30,40%) foram perfurocortantes e 89 (71,20%) ocorreram entre trabalhadores de enfermagem. As situações mais freqüentes de ocorrência se deram quando da administração de medicamentos (25,78%). Concluiu-se que os trabalhadores de enfermagem foram os mais atingidos pelos acidentes ocupacionais envolvendo material perfurocortante.

    Resumo em Espanhol:

    Como muestra la literatura, el riesgo de adquirir patógenos diseminados por la sangre en trabajadores de la área de salud, ya esta bien documentado y demuestra que el SIDA y la hepatitis B y C adquiridas de manera ocupacional son hoy en día un hecho concreto. Este estudio retrospectivo, de naturaleza descriptiva, realizado en un Hospital Universitario, en el año 1998; pretendió analizar los accidentes corto-punzantes que afectaron a los trabajadores de enfermería. Los resultados evidenciaron que, de los 398 accidentes ocupacionales notificados oficialmente, 125 (30,40%) fueron corto-punzantes y 89 (71,20%) ocurrieron entre trabajadores de enfermería. Las situaciones más frecuentes de ocurrencia se dieron con la administración de medicamentos (25,78%). Se concluye que los trabajadores de enfermería fueron los más afectados por los accidentes ocupacionales con materiales corto-punzantes.

    Resumo em Inglês:

    The risk presented by health care workers of acquiring bloodborne pathogens is well documented by the literature, which shows that Aids and Hepatitis acquired in the work setting is a real fact. This descriptive retrospective study was conducted in a university hospital in 1998 and aimed at analyzing needlestick injuries in nursing workers. Results showed that of the 398 officially reported occupational accidents, 125 (30.40%) were needlestick injuries and that 89 (71.20%) occurred among nursing workers. The most frequent occurrences took place during medication administration (25.78%). Authors concluded that nursing workers were the most frequently victimized workers by occupational accidents involving needlestick injuries.
  • Escala de locus de controle da saúde - MHLC: estudos de validação Artigos Originais

    Rodríguez-Rosero, Jesús Edilberto; Ferriani, Maria das Graças Carvalho; Dela Coleta, Marilia Ferreira

    Resumo em Português:

    Este estudo trata dos procedimentos para adaptação e validação da escala de locus de controle da saúde - MHLC, traduzida para o Espanhol. A coleta de dados foi realizada em Villavicencio --Colômbia, e contou com a participação de 242 mulheres, com idade variando de 22 a 33 anos. Diversos tratamentos estatísticos foram utilizados para verificar as qualidades psicométricas desse instrumento. Foram observadas, também, diferenças nos escores, em função da escolaridade de subgrupos, de modo consistente com a literatura. Os resultados demonstram que as escalas possuem confiabilidade e validade suficiente para ser usadas na língua espanhola, no contexto Colombiano.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio trata de los procedimientos para adaptación y validación de la escala de locus de control de la salud - MHLC, traducida para el Español. Los datos fueron recolectados en Villavicencio - Colombia y contó con la participación de 242 mujeres, cuya edad osciló entre 22 a 33 años. Diversos tratamientos estadísticos fueron utilizados para verificar las cualidades psicométricas de este instrumento. Fueron observadas diferencias en los escores en función de la escolaridad de subgrupos de modo consistente con la literatura. Los resultados demuestran que las escalas poseen confiabilidad y validez suficiente para ser usadas en la lengua española en el contexto Colombiano.

    Resumo em Inglês:

    The study aimed at validating a multidimensional health locus of control scale - MHLC and was developed with the participation of 242 women from the city of Villavicencio - Colombia. Several statistics treatments were used with the purpose to confirm the psychometric qualities of this instrument. The authors found differences among the scores, due to the educational level of the subgroups, according to the literature. Results showed the reliability and validity of the scales written in Spanish and adapted to Colombian context.
  • Ensino do processo de enfermagem nas escolas de graduação em enfermagem do estado de São Paulo Artigos Originais

    Dell'Acqua, Magda Cristina Queiroz; Miyadahira, Ana Maria Kazue

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo cujo objetivo foi descrever como é oferecido o ensino do processo de enfermagem nas Escolas de Graduação em Enfermagem, do Estado de São Paulo. A população foi composta de 247 docentes. Na metodologia de estudo foi elaborado um questionário, que foi enviado aos 899 docentes das 32 instituições públicas e privadas de Graduação em Enfermagem, do Estado de São Paulo. Dos resultados, em relação ao ensino do processo de enfermagem, do total de 147 docentes que ministravam algum conteúdo, 66 (44,9%) docentes são de 19 escolas privadas e 81 (55,1%) docentes, de 8 escolas públicas.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del estudio fue describir como es ofrecida la enseñanza del proceso de enfermería en las Escuelas de Graduación en Enfermería del Estado de São Paulo. La población fue de 247 docentes. En la metodología del estudio fue elaborado un cuestionario, que se envió a los 899 docentes de las 32 instituciones públicas y privadas de pregrado de Enfermería del Estado de São Paulo. En los resultados, con relación a la enseñanza del proceso de enfermería, de la totalidad de 147 docentes que ofrecieron algún contenido, 66 (44,9%) docentes son de 19 escuelas privadas y 81 (55,1%)son docentes de 8 escuelas públicas.

    Resumo em Inglês:

    The goal of this study was to describe the teaching of the nursing process at undergraduate nursing programs in the state of São Paulo. The sample was formed by 247 faculty members. With respect to the study methodology, authors elaborated a questionnaire that was sent to 899 faculty members from 32 public and private nursing schools in the state of São Paulo. Results showed regarding the teaching of the nursing process that, from the total of 147 faculty members who taught the content, 66 (44.9%) were from 19 private schools and 81 (55.1%) from 8 public schools.
  • Posicionamento de enfermeiras sobre ensino problematizador Artigos Originais

    Silva, Maria Iracema Tabosa da; Ruffino, Márcia Caron; Dias, Mardônio Rique

    Resumo em Português:

    Este artigo constitui a segunda parte de um estudo que tem por objetivo identificar e comparar os escores atribuídos pelas enfermeiras às proposições de curso problematizador antes e após sua participação em capacitação pedagógica problematizadora. Os dados foram coletados através da aplicação de um instrumento adaptado da escala Likert. Os resultados mostraram maior média após a capacitação pedagógica.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo constituye la segunda parte de un estudio, que tiene por objetivo identificar y comparar los escores atribuidos por las enfermeras a las proposiciones del curso problematizador antes y después de su participación en el curso de capacitación pedagógica problematizadora. Los datos fueron recogidos por medio de la aplicación de un instrumento adaptado de la escala Likert. Los resultados mostraron mayor promedio después de la capacitación pedagógica.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the second part of a study that aimed at identifying and comparing the scores for the propositions of a problem-based course offered to nurses before and after their participation in a capacitation program on the problem-based approach. Data were collected through the adaptation of a Likert's scale. Results showed significant improvements after nurses' participation in the pedagogical capacitation program.
  • Saúde mental e trabalho feminino: imagens e representações de enfermeiras Artigos Originais

    Fernandes, Josicelia Dumêt; Ferreira, Silvia Lúcia; Albergaria, Aurenice Karine; Conceição, Flávia Matos da

    Resumo em Português:

    Esta investigação avança na perspectiva da construção de um conhecimento sobre a relação saúde mental e trabalho na enfermagem. Consiste num estudo descritivo, com abordagem qualitativa, tendo, como eixo condutor, a Teoria das Representações Sociais e como suporte complementar, os estudos da Psicopatologia e Psicodinâmica do Trabalho. A análise indica que as representações das enfermeiras acerca da relação saúde mental e trabalho na enfermagem trazem a marca do individual e do coletivo organizacional, visualizando essas profissionais como produto e produtoras de sua história pessoal e de sua saúde mental no ambiente de trabalho, compreendendo-as como manifestação da totalidade social.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación avanza en la perspectiva de la construcción de un conocimiento acerca de la relación salud mental y trabajo en enfermería. Es un estudio descriptivo, con una perspectiva cualitativa, teniendo como eje conductor la Teoría de las Representaciones Sociales y, como soporte complementar, los estudios de la psicopatología y psicodinámica del trabajo. El análisis indica que las representaciones de las enfermeras acerca de la relación salud mental y trabajo en la enfermería traen la marca de lo individual y de lo colectivo organizacional, visualizando esas profesionales como producto y productoras de su historia personal y de su salud mental en el ambiente de trabajo, comprendiéndolas como manifestación de la totalidad social.

    Resumo em Inglês:

    This investigation advances on the perspective of the construction of knowledge on the relation between mental health and nursing work. It is a descriptive study based on a qualitative approach and on the Social Representations Theory as well as studies on Psychopathology and Work Psychodynamics. The analysis indicated that nurses representations on the relation between mental health and nursing work are influenced by the individual and collective-organizational levels, showing these professionals as a product and producers of their personal history and of the mental health regarding the work environment, understanding them as a manifestation of the social totality.
  • Percepções da sexualidade do doente mental pelo enfermeiro Artigos Originais

    Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de; Furegato, Antonia Regina Ferreira

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa teve por objetivo identificar as Representações Sociais dos profissionais enfermeiros, expressas nas situações em que a sexualidade do doente mental constitui um fato evidente, nas instituições psiquiátricas. O recurso técnico-metodológico para coleta dos dados, baseado nos procedimentos projetivos, foi denominado Técnica de Investigação em Situações Cotidianas - TSC. Esse instrumento foi composto por dezesseis pranchas com reproduções gráficas da atuação cotidiana desse profissional, das quais foram utilizadas seis, para a análise da sexualidade do doente mental. Dezessete enfermeiros que trabalham em hospitais psiquiátricos de Ribeirão Preto compuseram a amostra. Sua manifestação discursiva mostrou a negação da sexualidade do doente mental, circunscrevendo-a no rol dos desvios, transgressões e doença. Ao negar, adotam uma posição de afastamento, em atitude ora repressiva, ora defensiva. Tal posicionamento revela a estratégia adotada sobre esse saber e poder, cumprindo as determinações do seu estatuto profissional, ir ao encontro às expectativas institucionais e sociais.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo identificar las representaciones sociales de los profesionales de enfermería, evidentes en las situaciones en que la sexualidad del paciente con enfermedad mental es un hecho evidente en las instituciones psiquiátricas. El recurso técnico-metodológico para la recolección de datos basado en los procedimientos proyectivos, fue denominado Técnica de Investigación en Situaciones Cotidianas. (TSC). Este instrumento fue compuesto por dieciséis planchas con reproducciones gráficas de la actuación cotidiana de este profesional, de los cuales fueron utilizadas seis para el análisis de la sexualidad del enfermo mental. Diecisiete enfermeros que trabajan en hospitales psiquiátricos de Ribeirão Preto hicieron parte de la muestra. Los discursos de los enfermeros mostraron la negación de la sexualidad del enfermo mental, tratándolas como desvíos, transgresiones y enfermedad. Al negarlo, los enfermeros adoptan una posición de distanciamiento, con actitudes algunas veces represivas y en otras defensivas. Tal posicionamiento revela la estrategia adoptada sobre ese saber y poder, cumpliendo las determinaciones de su estatuto profesional, ir al encuentro de las expectativas institucionales y sociales.

    Resumo em Inglês:

    This research aimed at identifying the social representations of nursing professionals expressed in situations in which the sexuality of mentally-ill people constitutes a visible fact in psychiatric institutions. The technical and methodological resource for data collection, based on projective procedures, was denominated Investigation Technique in Daily Situations - ITDS. This instrument consisted of sixteen boards with graphic reproductions of these professionals' daily actions, from which six were selected for the analysis of the mentally-ill person's sexuality. Seventeen nurses working in psychiatric hospitals in Ribeirão Preto composed the sample. Their discoursive manifestation showed their denials of the mentally-ill person's sexuality, which restrained it as a deviation, misbehavior and disease. By doing so, they take a distant position with repressive or defensive attitudes. This position reveals the strategy adopted in relation to such knowledge and power, following the determinations of their professional code by meeting institutional and social expectations.
  • O estado da ciência da enfermagem na Espanha Review Articles

    Camaño Puig, Ramón

    Resumo em Português:

    Este artigo proporciona uma perspectiva histórica da ciência da enfermagem na Espanha, comparando-a com a ciência da enfermagem em âmbito internacional e com a ciência em geral. O autor descreve a situação e a produção de enfermagem compartilhada por autores espanhóis com toda a comunidade científica, concluindo que a enfermagem espanhola se encontra no começo de um processo no qual fatores negativos podem ser claramente identificados. Todavia, medidas para facilitar o avanço da ciência de enfermagem podem ser tomadas a curto-prazo.

    Resumo em Espanhol:

    Este articulo proporciona una perspectiva histórica de la ciencia enfermera en España, comparándola con la situación de la ciencia de enfermería en el ámbito internacional y con la de la ciencia en general. El autor proporciona una clara descripción de la situación y de la producción de enfermería compartida por los autores españoles con el resto de la comunidad científica enfermera, llegando a la conclusión de que, la enfermería Española se encuentra al comienzo de un proceso en cual, los factores negativos pueden claramente ser identificados y, las medidas que en potencia pueden fácilmente mejorar la ciencia de enfermería pueden ser tomadas a corto plazo.

    Resumo em Inglês:

    This article is giving a historical perspective of the nursing science in Spain, comparing it with the situation of the science, and nursing science at international level. The author gave a very clear description of the state of the art, and the nursing outcome shared by Spanish authors with the rest of nursing scientific community, arriving to the conclusion that Spanish nursing is at the beginning of a process where, negative factors can be clearly identified and, potential measures to improve relatively easily nursing science can be taken in the short term.
  • Perspectivas das pesquisas em gerontologia e geriatria: revisão da literatura Artigos De Revisão

    Freitas, Maria Célia de; Maruyama, Sônia Ayako Tao; Ferreira, Terezinha de Freitas; Motta, Ana Maria de Almeida

    Resumo em Português:

    Este estudo é exploratório e descritivo e objetivou identificar e analisar as tendências e perspectivas das pesquisas nas áreas de gerontologia e geriatria. Realizou-se levantamento bibliográfico, junto ao Banco de Dados Lilacs e acervo da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP, de publicações multiprofissionais, no período de 1980 a 2000. Apresentaram-se os resultados sob a forma de tabelas e gráficos, destacando-se os estudos com enfoque geriátrico (54%). Quanto às abordagens, houve, na última década (1990 a 2000), aumento, distribuindo-se em Biológica (32%), Recursos Humanos (18%), Social (17%), Psicológica (9,8%), Holística (4,0%), excetuando-se a Ética que permaneceu com o mesmo percentual nos dois períodos (0,8%). Em relação ao tipo de pesquisa, predominou a qualitativa (49,2%). Verifica-se, portanto, que as perspectivas em relação aos idosos indicaram interesse dos profissionais pela temática, tanto pelas transições demográficas e epidemiológicas quanto pela formação de recursos humanos, para o mundo do trabalho junto a idosos, no âmbito profissional e no domiciliar.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio exploratorio descriptivo, que buscó identificar y analizar las tendencias y perspectivas en relación con la investigación en las áreas de gerontología y geriatría. Se realizó un levantamiento bibliográfico utilizando el Banco de Datos LILACS y el acervo de la Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto/USP de publicaciones multiprofesionales en el periodo de 1980 a 2000. Se presentaron los resultados en tablas y gráficos. Se observó que hubo predominio de los estudios con enfoque geriátrico (54%). En relación con los abordajes y el periodo analizado, hubo en la última década (1990 a 2000), un aumento, distribuyéndose en: Biológica (32%), Recursos Humanos (18%), Social (17%), Psicológica (9,8%), Holística (4,0%), con excepción de la ética que permaneció en el mismo porcentaje en los dos periodos (0,8%). En relación con el tipo de investigación predominó la cualitativa (49,2%). Se concluye que las perspectivas y tendencias en relación con los ancianos indican un compromiso de los profesionales, por la necesidad de conocer las transiciones demográficas y epidemiológicas actuales y a partir de eso, planear acciones de cuidado al anciano. Se observó además, la necesidad de capacitación de recursos humanos, cuyo objetivo seria capacitar personas para el mundo del trabajo al lado de los ancianos, tanto en el ámbito domiciliario como en el profesional.

    Resumo em Inglês:

    This exploratory descriptive study aimed at identifying and analyzing the tendencies and perspectives regarding research in the areas of gerontology and geriatrics. Initially, authors completed a bibliographical review of the Lilac's Data Bank and publications from 1980 to 2000 found at the University of São Paulo at Ribeirão Preto College of Nursing Library. Authors presented the results in tables and graphs, emphasizing the studies on geriatrics -- 54%. Regarding the approach, authors found, in the last decade (1990 to 2000), an increase of studies in the areas of Biology (32%), Human Resources (18%), Social (17%), Psychology (9,8%), Holism (4,0%), excepting Ethics that remained with the same rate in both periods (0,8%). With respect to the research type, the qualitative ones were predominant (49,2%). Thus, authors concluded that there is an increasing interest of professionals in the area due to the demographic and epidemiological transitions and also regarding the capacitation of human resources to work with the elderly.
  • A gerontologia e a interdisciplinaridade: aspectos relevantes para a enfermagem Artigos De Revisão

    Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal

    Resumo em Português:

    Este artigo retrata a Gerontologia como área rica e cheia de lacunas a serem preenchidas pelas disciplinas que a compõem, indo além das abordagens convencionais à clientela idosa, visando a caminhos renovados para a Enfermagem, que, dentre tantas disciplinas, também está no processo construtivo de conhecimento. Tem como objetivo destacar a importância da Gerontologia para a atuação interdisciplinar, principalmente para Enfermagem, ressaltando o cliente idoso no contexto social. A interdisciplinaridade é instrumento condutor para Gerontologia em busca de mudanças que venham a somar conhecimentos e redundar em esforços no processo de desenvolvimento da área da saúde em relação ao cliente idoso e às diversas disciplinas que contemplam uma atuação relevante que, sem dúvida, permitem avanços para a Enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo retrata la Gerontología como área rica y llena de lagunas para ser resueltas por las disciplinas que la componen, yendo más allá de los abordajes convencionales a la población anciana, buscando caminos renovados para enfermería, que dentro de tantas disciplinas, también está en el proceso constructivo del conocimiento. Tiene como objetivo destacar la importancia de la gerontología para la actuación interdisciplinaria, principalmente para enfermería, resaltando al paciente anciano en el contexto social. La interdisciplinariedad La interdisciplinariedad es instrumento conductor para la Gerontología en busca de cambios que vengan a agregar conocimientos que redunden en esfuerzos para el proceso de desarrollo del área de la salud en relación con el cliente anciano, y las diversas disciplinas que contemplan una actuación relevante que, sin duda, permitan avances para enfermería.

    Resumo em Inglês:

    This article shows Gerontology as a rich area and full of gaps to be filled by the disciplines that form it, going beyond the conventional approaches to the elderly client and aiming at finding new Nursing paths as, among other sciences, it is in the process of knowledge building. The study aims at emphasizing the importance of Gerontology in an interdisciplinary context, specially for Nursing, as well as the relevance of the elderly client in the social context. The interdisciplinarity is the Gerontology guiding tool in the search for changes that may sum-up knowledge and efforts in the process of health development regarding the elderly clients and other disciplines, enabling Nursing advancement.
  • O processo de comunicação na promoção do aleitamento materno Artigos De Atualização

    Rezende, Magda Andrade; Sigaud, Cecília Helena de Siqueira; Veríssimo, Maria De La Ó Ramallo; Chiesa, Anna Maria; Bertolozzi, Maria Rita

    Resumo em Português:

    A amamentação é um comportamento humano complexo que contribui para a diminuição dos índices de morbidade e mortalidade infantil. Pesquisas recentes vêm sendo realizadas, focalizando a vivência da amamentação sob o ponto de vista da nutriz e estão demonstrando que essa experiência é, muitas vezes, dolorosa, tanto física quanto psicologicamente. O profissional de saúde precisa estar preparado para cuidar dessas nutrizes, o que inclui a habilidade para comunicar-se. Neste artigo, apresenta-se a comunicação centrada na pessoa: princípios e elementos constitutivos. Usá-la adequadamente evita efeitos deletérios e iatrogênicos aos seres humanos, e, no caso, à nutriz.

    Resumo em Espanhol:

    La lactancia materna es un comportamiento humano complejo que contribuye con la reducción de la mortalidad y morbilidad infantil. Las investigaciones desarrolladas acerca de la experiencia vivida por las madres demuestran que amamantar, muchas veces, es una actividad dolorosa, sea psíquica o físicamente. El personal de salud necesita estar capacitado para relacionarse con las madres y esto incluye tener habilidades de comunicación. Las autoras presentan el proceso de comunicación cuyo eje de abordaje esté centrado en la persona. La utilización de esta comunicación constituye un cuidado efectivo hacia la mujer.

    Resumo em Inglês:

    Breast-feeding is a complex human behavior that contributes to the reduction of infantile morbidity and mortality indices. Recently undertaken research are being achieved focussing on real-life breast-feeding from the fostress' point of view; these studies are showing this experience to often be quite painful both physically and psychologically. The health professional must be prepared to take care of these fostresses, including the ability to communicate with them. The authors present the communication centered on the person: its principles and constitutive elements. Its use "per se" impairs iatrogenic effects to human beings, specially to the fostress.
  • A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da USP, e a Sociedade Honorífica de Enfermagem Pró Sigma Theta Tau Internacional Notas E Informações

    Caliri, Maria Helena Larcher; Ventura, Carla A. Arena

    Resumo em Português:

    A Sociedade Honorífica da FIERP - Pró Sigma Theta Tau Internacional será transformada em um capítulo da Sociedade Internacional de Enfermagem Sigma Theta Tau Internacional, a partir de 2002. Após uma série de dificuldades e desafios, o Brasil terá o primeiro capítulo da STTI. A possibilidade de participar dessa rede internacional de enfermagem será de grande importância para a enfermagem brasileira e da América Latina.

    Resumo em Espanhol:

    La Sociedad Honorífica de la FIERP - Pro Sigma Theta Tau Internacional será transformada en un capítulo de la Sociedad Internacional de Enfermería Sigma Theta Tau Internacional (STTI) a partir de 2002. Después de una serie de dificultades y desafíos, el Brasil va a crear el primer capítulo de la STTI. La posibilidad de participar de ésta red internacional de enfermería va a ser de gran importancia para la enfermería brasileña y de América Latina.

    Resumo em Inglês:

    The FIERP Honor Society will become a Sigma Theta Tau International chapter in 2002. The Honor Society had to face significant challenges, but the opportunity to participate in this international network will be of great importance to Brazilian and Latin American Nursing.
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