Acessibilidade / Reportar erro
Revista Latino-Americana de Enfermagem, Volume: 12, Número: 1, Publicado: 2004
  • A vida nas organizações prestadoras de serviços Editorial

    Mendes, Isabel Amélia Costa
  • O ensino de graduação na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo ao longo dos seus 50 anos (1953-2003) Artigos Originais

    Clapis, Maria José; Nogueira, Maria Suely; Mello, Débora Falleiros de; Corrêa, Adriana Kátia; Souza, Maria Conceição Bernardo de Melo e; Mendes, Maria Manuela Rino

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo descrever a trajetória do ensino de graduação desenvolvido na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), ao longo dos seus 50 anos (1953-2003), trazendo subsídios para reflexões acerca do contexto histórico-social, das diretrizes curriculares atuais e desafios político-pedagógicos para a formação do enfermeiro.

    Resumo em Espanhol:

    En este estudio, el objetivo es describir la trayectoria de la educación de pre-grado desarrollada en la Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto de la Universidad de São Paulo a lo largo de sus 50 años (1953-2003), trayendo aportes para reflexionar a cerca del contexto histórico y social, de las directrices curriculares actuales y los desafíos políticos y pedagógicos para la formación del enfermero.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to describe the course of undergraduate education developed at the University of São Paulo at Ribeirão Preto College of Nursing throughout the 50 years of its history (1953-2003), offering tools for reflection about the historical and social context, about current curricular guidelines and political and pedagogical challenges with a view to nursing formation.
  • Sintomas de estresse nos trabalhadores atuantes em cinco núcleos de saúde da família Artigos Originais

    Camelo, Silvia H. Henriques; Angerami, Emília Luigia Saporiti

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou investigar a ocorrência de estresse nos trabalhadores de cinco núcleos de saúde da família, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Foi utilizado o Inventário de Sintomas Stress para adultos, de Lipp. O instrumento visa identificar a sintomatologia que o indivíduo apresenta, avaliando se ele possui sintomas de estresse, o tipo de sintoma predominante e a fase em que se encontra. Constatou-se a presença de estresse em 62% dos trabalhadores, sendo que 83% deles estavam na fase de resistência, e 17%, na fase de quase-exaustão. Houve predominância de sintomas psicológicos em 48% dos sujeitos, de sintomas físicos, em 39%, e igualdade de sintomas, em 13% desse grupo de trabalhadores.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo investigar la ocurrencia del estrés en los trabajadores de cinco Núcleos de Salud de la Familia de la Facultad de Medicina de Ribeirao Preto de la Universidad São Paulo. Se utilizó el Inventario de Síntomas de Estrés para Adultos de Lipp. El instrumento busca identificar síntomas de estrés en el individuo, evaluando el tipo de síntoma predominante y la fase en que se encuentra. Los resultados mostraron que 62% de los trabajadores presentaban estrés, siendo que 83% de estos sujetos estaban en la fase de resistencia y 17% en la fase casi agotamiento. Se observó predominancia del síntoma psicológico en 48% de los individuos, seguido del síntoma físico en 39% e igualdad de síntomas en 13% de los trabajadores.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at investigating the occurrence of stress among workers at five family health centers of the University of São Paulo at Ribeirão Preto School of Medicine. The author used Lipp's Inventory of Stress Symptoms in Adults. The instrument aims to identify the symptoms presented by the individuals, evaluating their stress, the predominant kind of symptom and its phase of development. The author observed the presence of stress in 62% of the workers. Among them, 83% of the subjects were in the resistance phase and 17% in near-exhaustion. The psychological symptoms predominated in 48% of subjects, the physical in 39% and symptom equality was found in 13% of this group of workers.
  • Estressores em uma unidade pós-operatória de cirurgia torácica: avaliação da enfermagem Artigos Originais

    Gois, Cristiane Franca Lisboa; Dantas, Rosana Aparecida Spadotti

    Resumo em Português:

    Esse estudo descritivo foi realizado com o objetivo de identificar quais são os fatores geradores de estresse para pacientes internados em unidades pós-operatórias de cirurgias torácicas, segundo avaliação dos profissionais de enfermagem. Os dados foram coletados em dois hospitais, através de questionários preenchidos por membros das equipes de enfermagem que atuavam nas unidades pós-operatórias de cirurgias torácicas. Foi utilizada escala tipo Likert de 4 pontos para avaliar 42 possíveis estressores. A amostra constou de 58 profissionais, com tempo médio de atuação nas unidades de 5,9 anos. A média dos itens foi de 2,97, caracterizando-os entre pouco estressantes e estressantes. Os fatores mais estressantes foram: ter dor, ter tubos no nariz e/ou boca, estar amarrados por tubos e não conseguir dormir. Concluímos que os principais estressores para os pacientes, segundo avaliação dos profissionais da enfermagem, são aqueles relacionados ao procedimento cirúrgico.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio descriptivo fue realizado con el objetivo de identificar cuales son los factores que generan estrés en pacientes internados en unidades post-operatorias de cirugías toráxicas, según la evaluación de los profesionales de enfermería. Los datos fueron recolectados en dos hospitales, por medio de cuestionarios diligenciados por los miembros de equipos de enfermería que trabajaban en estas unidades. Se utilizó una escala tipo Likert de 4 puntos para evaluar 42 posibles causas de estrés. La muestra constó de 58 profesionales, con tiempo promedio de actuación en las unidades de 5,9 años. El promedio de los ítems fue de 2,97 caracterizándolos entre poco estresantes y estresantes. Los factores más estresantes fueron: presencia de dolor, tener tubos en la nariz y/o boca, estar amarrados por tubos y no conseguir dormir. Concluimos que las principales causas de estrés para los pacientes, según la evaluación de los profesionales de enfermería, son aquellos relacionados con el procedimiento quirúrgico.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this descriptive study was to determine what events are perceived as stressful to patients in the thoracic surgery postoperative unit, according to nursing evaluation. Data were collected at two hospitals, where the intensive care nursing team members completed the questionnaire. A 4-point Likert scale was used to evaluate 42 possible stressors. The sample consisted of 58 nursing professionals. The average duration of their professional activities at the intensive care unit was 5.9 years. The average stressfulness score of the items was 2.97 (from little stressful to stressful). The most important stressors were: having pain, having tubes in nose and/or mouth, being tied down by tubes and not being able to sleep. We concluded that, according to nursing evaluation, the main stressors for patients are associated with the surgical procedure.
  • Qualidade de vida no trabalho docente em enfermagem Artigos Originais

    Rocha, Sandra de Souza Lima; Felli, Vanda Elisa Andres

    Resumo em Português:

    O estudo aborda a qualidade de vida no trabalho-QVT-docente de enfermagem, tendo como objetivo conhecer o significado e os processos desgastantes e potencializadores da QVT, geradores de seu perfil saúde-doença. O referencial teórico foi aquele da determinação social e a análise de conteúdo das entrevistas. QVT tem como significado marcante as condições de trabalho, identificação profissional e relacionamento interpessoal. No perfil saúde-doença os fatores desgastantes sobrepõem-se aos fatores potencializadores.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio aborda la calidad de vida del docente de enfermería (Calidad de Vida del Trabajador). Tiene como objetivo conocer el significado y los procesos desgastantes y potencializadores de la Calidad de Vida del Trabajador, generadores del perfil salud-enfermedad. El referencial teórico fue la determinación social y el análisis de contenido de las entrevistas. La Calidad de Vida del Trabajador tiene como significado marcante las condiciones de trabajo, identificación profesional y la relación interpersonal. En el perfil salud-enfermedad, los factores desgastantes se sobreponen a los factores potencializadores.

    Resumo em Inglês:

    The research deals with the quality of life at work - QLW of nursing teachers. The main goal is to point the meanings and the extenuating and enabling QLW processes, generating the health-sickness profile. The theoretical background was constituted by social determination and by content analysis of the interviews. QLW mainly means working conditions, professional identification and interpersonal relationship. In the health-sickness profile, the extenuating factors exceed the enabling factors
  • Riscos de contaminação ocasionados por acidentes de trabalho com material pérfuro-cortante entre trabalhadores de enfermagem Artigos Originais

    Marziale, Maria Helena Palucci; Nishimura, Karina Yukari Namioka; Ferreira, Mônica Miguel

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa teve por objetivo identificar dentre os trabalhadores de enfermagem, de quatro hospitais da região de Ribeirão Preto-SP, aqueles que foram acometidos por acidente de trabalho com material pérfuro-cortante e encaminhados para avaliação a um serviço especializado no tratamento de doenças infecciosas, os que foram contaminados e as condutas adotadas diante do acidente. Trata-se de pesquisa de campo de caráter descritivo. A amostra foi constituída por 30 sujeitos e os dados foram coletados através de consulta ao prontuário médico dos trabalhadores. Os resultados revelaram que nenhum dos trabalhadores foi contaminado pelos vírus HBV, HCV, ou HIV, no entanto, foi observado que apenas 23,33% dos trabalhadores compareceram a todos os retornos agendados para verificação de possível soroconversão. Em relação às condutas tomadas diante do acidente, foi indicado o uso de quimioprofilaxia em 76,67% dos casos, exames sorológicos em 100% dos casos e imunização contra hepatite em 9,99% dos casos. Devido à grande ocorrência de acidentes percutâneos, segundo estimativas oficiais de outros países, concluímos que maior atenção deva ser direcionada para a prevenção desses acidentes, bem como ao rigor do seguimento pós-exposição ocupacional.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación tuvo como objetivo identificar entre los trabajadores de enfermería de cuatro hospitales de la región de Ribeirão Preto, SP, Brasil, afectados por accidente de trabajo con material corto-punzante y remitidos para evaluación a un servicio especializado en el tratamiento de enfermedades infecciosas, los que fueron contaminados y las conductas adoptadas con relación al accidente. Se trata de una investigación de campo de carácter descriptivo. La muestra estuvo constituida por 30 sujetos y los datos fueron recolectados a través de consulta al informe médico de los trabajadores. Los resultados revelaron que ninguno de los trabajadores fue contaminado por el virus HBV, HCV o HIV, además se observó que solamente 23,33% de los trabajadores comparecieron a todos los controles programados para la verificación de una posible suero-conversión. En relación con las conductas tomadas con relación al accidente se indicó el uso de la quimioprofilaxia en 76.67% de los casos, exámenes serológicos en 100% de los casos e inmunización para Hepatitis en solamente 9.99% de los casos. Debido a la gran ocurrencia de accidentes percutáneos según estimativas oficiales de otros países, concluimos que una mayor atención debe ser dada a la prevención de accidentes así como también al rigor del seguimiento después de la exposición ocupacional.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to identify, among nursing workers from four hospitals in the region of Ribeirão Preto-SP, Brazil, victims of occupational accidents with cutting and piercing material, who were sent for evaluation at a service specialized in treating infectious diseases, individuals who were contaminated and the conduct adopted as a result of the accidents. This is a descriptive field research. The sample consisted of 30 subjects and data were collected by consulting the workers' medical files. The results showed that none of the workers had been contaminated by HBV, HCV or HIV. However, it was observed that only 23.33% of them had kept all the scheduled appointments in order to verify a possible serum conversion. Concerning the conducts adopted as a result of the accident, the use of chemoprophylaxis was recommended in 76.67% of the cases, serological tests in 100% and immunization against Hepatitis in 9.99%. Due to the high occurrence of percutaneous accidents, according to official estimates from other countries, it was concluded that more attention must be given to the prevention of these accidents, as well as to the strict follow-up of workers after occupational exposure.
  • Capacidade para o trabalho entre trabalhadores de enfermagem do pronto-socorro de um hospital universitário Artigos Originais

    Duran, Erika Christiane Marocco; Cocco, Maria Inês Monteiro

    Resumo em Português:

    A transição demográfica e epidemiológica vivenciada no país propiciará, dentro de alguns anos, uma posição mundial de destaque em relação à população idosa. A necessidade de adequação econômica e as conseqüentes alterações na previdência nacional levam à permanência dos trabalhadores no mercado de trabalho por maior período de tempo, influenciando, assim, sua capacidade funcional. O objetivo deste estudo foi avaliar a capacidade para o trabalho entre trabalhadores de enfermagem do Pronto-Socorro de um Hospital Universitário. Participaram do estudo 54 trabalhadores (40 mulheres e 14 homens), com idades entre 23 e 53 anos (média de 37,3 anos). Utilizou-se o Índice de Capacidade para o Trabalho - ICT, instrumento desenvolvido na Finlândia, que apresentou valor médio 42,0. As doenças mais referidas com diagnóstico médico foram: doença músculo-esquelética, cardiovascular, respiratória e neurológica. Salienta-se que a promoção da saúde no trabalho é um dos aspectos fundamentais na manutenção da capacidade para o trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    La transición demográfica y epidemiológica vivida en el país propiciará dentro de algunos años, una posición mundial de destaque con relación a la población mayor. La necesidad de adecuación económica y las consecuentes alteraciones en la presidencia nacional lleva a la permanencia de los trabajadores en el mercado de trabajo por un mayor período de tiempo, influenciándose así, su capacidad funcional. El objetivo de este estudio fue evaluar la capacidad para el trabajo entre trabajadores de enfermería del Puesto de Socorro de un Hospital Universitario. Participaron del estudio 54 trabajadores (40 mujeres y 14 hombres), con edades entre 23 y 53 años (promedio de 37,3 años). Se utilizo el Índice de Capacidad para el Trabajo - ICT, instrumento desarrollado en Finlandia, que presento un valor promedio de 42,0. Las enfermedades más referidas con diagnostico médico fueron: enfermedad músculo-esquelética, cardiovascular, respiratoria y neurológica. Se resalta que la promoción de la salud en el trabajo es uno de los aspectos fundamentales en la manutención de la capacidad para el trabajo.

    Resumo em Inglês:

    In a couple of years, the demographic and epidemiologic transition observed in Brazil will put this country in a worldwide position of prominence in relation to the aged population. Furthermore, the need for economic adaptation and consequent changes in Brazilian social security will result in workers staying in the labor market for a larger period of time, thus influencing their functional ability. This study aimed to evaluate work ability among nursing workers at the Emergency Service of a University Hospital. Study participants were fifty-four workers (40 women and 14 men), whose ages ranged from 23 to 53 years (average age 37.3 years). We used the Work Ability Index (WAI), an instrument developed in Finland, which presented an average value of 42.0. The most mentioned diseases with medical diagnosis were musculoskeletal, cardiovascular, respiratory and neurological. We consider that health promotion at work is one of the fundamental aspects for maintaining work ability.
  • Considerações sobre o processo de construção da identidade do enfermeiro no cotidiano de trabalho Artigos Originais

    Netto, Laura Filomena Santos de Araújo; Ramos, Flávia Regina Souza

    Resumo em Português:

    Este estudo inscreve-se na área saúde e sociedade, subárea processo de trabalho e conhecimento em saúde e como estudo da força de trabalho - o elemento humano do trabalho - em que se pretendeu compreender o processo de construção da identidade do enfermeiro, a partir do cotidiano de trabalho. Trata-se de pesquisa qualitativa. O referencial primário foi de Berger e Luckmann e Agnes Heller. Desenvolvemos este estudo num hospital da rede pública de serviços do município de Cuiabá, MT. Este estudo nos mostrou que o enfermeiro é um ser que se constrói no tempo, no espaço e nas relações do cotidiano, essencialmente. Ser enfermeiro é ser em percepções e expressões sensíveis mais ou menos materializáveis. O modo de ser enfermeiro indica suas formas materiais, sensitivas e expressivas, conformadas no tempo, no espaço, nas relações e representando a conjunção do ser e suas percepções/expressões.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio se insiere en el área salud y sociedad, subárea proceso de trabajo y conocimiento en salud, como estudio de la fuerza de trabajo - el elemento humano del trabajo - en el que se pretendió comprender el proceso de construcción de la identidad del enfermero a partir del trabajo cotidiano. Se trata de una investigación cualitativa, cuyo referencial primario fueron Berger y Luckmann, y Agnes Heller. Desarrollamos este estudio en un hospital de la red de servicios públicos del Municipio de Cuiaba, MT. Este estudio nos mostró que, esencialmente, el enfermero es un ser que se construye en el tiempo, en el espacio y en las relaciones cotidianas; ser enfermero es ser en percepciones y expresiones sensibles más o menos realizables; el modo de ser enfermero indica sus formas materiales, sensitivas y expresivas, conformadas en el tiempo, en el espacio, en las relaciones y representa la conjunción del ser y sus percepciones/expresiones.

    Resumo em Inglês:

    This qualitative study is part of the health and society area, work process and health knowledge sub-area. As a workforce study - the human element of work - it aimed to understand the nurse identity construction process on the basis of everyday work experience. Berger and Luckmann and Agnes Heller were the primary reference framework. This study was carried out at a public hospital in Cuiabá - Mato Grosso, Brazil. The nurse essentially revealed to be a being in construction in time, space and daily relations. To be a nurse means to have perceptions and expressions that can be materialized to a greater or lesser extent. The way of being a nurse indicates his/her material, sensitive and expressive forms, molded according to time, space and relations and representing a conjunction of the being and his/her perceptions/expressions.
  • Levantamento dos tipos de repercussões resultantes da avaliação de desempenho em enfermagem hospitalar Artigos Originais

    Balbueno, Edméia Assini; Nozawa, Márcia Regina

    Resumo em Português:

    O presente artigo faz parte de um estudo sobre avaliação de desempenho em enfermagem, e tem como objetivo identificar e descrever as medidas adotadas a partir da avaliação de desempenho do pessoal de enfermagem realizadas em hospitais de municípios da Região do Vale do Paraíba Paulista. Para coleta de dados, aplicou-se questionário aos enfermeiros responsáveis pela direção dos Serviços de Enfermagem ou Serviços de Educação Continuada. Os dados obtidos permitiram verificar que, apesar de 66,7% dos hospitais não contarem com Serviço de Educação Continuada, 80,9% realizam avaliação de desempenho e indicaram adotar várias medidas frente aos resultados encontrados. Houve o predomínio da adoção de medidas educativas, tais como: orientação (97%), treinamento (79,4%), atualização/reciclagem (70,6%) e discussão do resultado com o funcionário (88,2%). Verificou-se, também, que, em uma percentagem significativa dos hospitais, os resultados da avaliação de desempenho oferecem base tanto para as promoções (20,6%), oferta de diversos incentivos (58,8%), quanto para as demissões de funcionários (58,8%).

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo hace parte de un estudio sobre evaluación de desempeño en enfermería; tiene como objetivo identificar y describir las medidas adoptadas a partir de la evaluación de desempeño del personal de enfermería realizadas en hospitales de municipios de la Región del "Vale do Paraíba Paulista". Para recolectar los datos se aplicó un cuestionario a los enfermeros responsables por la dirección de los Servicios de Enfermería o Servicios de Educación Continuada. Los datos obtenidos permitieron verificar que a pesar de 66,7% de los hospitales no contar con un Servicio de Educación Continuada, 80,9% realizan evaluación de desempeño e indicaron adoptar varias medidas frente a los resultados encontrados. Hubo el predominio en la adopción de medidas educativas, tales como: orientación (97,0%), entrenamiento (79,4%), actualización (70,6%) y discusión del resultado con el funcionario (88,2%). Se notó, también que en un porcentaje significativo de los hospitales, los resultados de la evaluación de desempeño ofrecen la base tanto para las promociones (20,6%), oferta de diversos incentivos (58,8%), como para las demisiones de funcionarios (58,8%).

    Resumo em Inglês:

    This article is part of a study about performance evaluation in nursing and aims to identify and describe the measures adopted on the basis of the nursing staff performance evaluation that was carried out at municipal district hospitals in the Paraiba Valley Region - São Paulo, Brazil. Data were collected by means of a questionnaire, which was applied among the nurses in charge of the Nursing or Continuous Education Services. The obtained data allowed us to verify that, although 66.7% of the hospitals do not have a Continuous Education Service, 80.9% carry out performance evaluation and indicate the adoption of several measures according to the observed results. Educational measures prevailed, such as: orientation (97.0%), training (79.4%), updating/recycling (70.6%) and discussion of the result with the employee (88.2%). It was also verified that, in a significant percentage of the hospitals, the performance evaluation results do not only offer support for promotions (20.6%) and several incentives (58.8%), but also for employees' dismissal (58.8%).
  • Cartilha educativa para orientação materna sobre os cuidados com o bebê prematuro Artigos Originais

    Fonseca, Luciana Mara Monti; Scochi, Carmen Gracinda Silvan; Rocha, Semiramis Melani Melo; Leite, Adriana Moraes

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi descrever o desenvolvimento de material didático-instrucional, dirigido ao treinamento materno para preparar a alta hospitalar do bebê prematuro, utilizando metodologia participativa. O modelo pedagógico utilizado foi a educação conscientizadora, fundamentada em Paulo Freire. Participaram do estudo 2 enfermeiras, 2 auxiliares de enfermagem e 4 mães de bebês prematuros internados na unidade de cuidados intermediários de um hospital universitário de Ribeirão Preto, SP. Os participantes indicaram os assuntos de interesse para o processo ensino-aprendizagem, os quais foram agrupados em cuidados diários, alimentação, higiene, cuidados especiais e relacionamento familiar. Decidiram pela confecção de uma cartilha educativa ilustrada com figuras, que pudesse ser levada para o domicílio. A confecção desse material didático-instrucional foi feita pelas pesquisadoras tendo por base a literatura, experiência profissional e assessoria técnico-científica de outros profissionais. A versão final da cartilha educativa foi validada pelos participantes e constitui instrumento criativo para auxiliar nas atividades de educação em saúde dirigida a essa clientela. Para os participantes, o material educativo direcionou as orientações e auxiliou as mães na memorização dos conteúdos a serem apreendidos.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del presente estudio fue describir el desarrollo de material didáctico-instructivo dirigido al entrenamiento materno para preparar la alta hospitalaria del bebe prematuro, utilizando la investigación participativa. El modelo pedagógico utilizado fue la educación concientizadora, fundamentada en Paulo Freire. Participaron del estudio 2 enfermeras, 2 auxiliares de enfermería y 4 madres de bebes prematuros hospitalizados en la Unidad de Cuidados Intermediarios de un Hospital Universitario de la ciudad de Ribeirão Preto-SP. Los participantes indicaron los asuntos de interés para el proceso enseñanza-aprendizaje, los cuales fueron agrupados en cuidados diarios, alimentación, higiene, cuidados especiales y relación familiar; decidieron por la confección de un folleto educativo ilustrado con figuras, para ser llevado al domicilio. La confección de ese material didáctico fue realizada por las investigadoras, basadas en la literatura, experiencia profesional y asesoría técnico-científica de otros profesionales. La versión final del folleto educativo fue validada por los participantes y constituye un instrumento creativo para ayudar en las actividades de educación en salud dirigida a esta clientela. Para los participantes, el material educativo ha orientado y ayudado a las madres en la memorización de los contenidos a ser aprehendidos.

    Resumo em Inglês:

    This work aimed at describing the development of educational and instructional material for maternal training, so as to prepare the mother for the preterm infants' discharge from hospital, by means of the participatory methodology. The pedagogical model used was that of education for critical consciousness, based on Paulo Freire. Study participants were two nurses, two nursing auxiliaries and four mothers of preterm babies, which were hospitalized at the Intermediate Care Unit of a university hospital in Ribeirão Preto-SP, Brazil. The participants indicated the subjects of interest for the teaching-learning process, which were grouped into the categories: daily care, feeding, hygiene, special care and family relationship. We decided to develop an educational folder with figures, which could be taken home. This educational and instructional material was produced by the researchers on the basis of literature, their professional experience and on technical and scientific advice from other professionals. The final version of the folder was validated by the participants and now constitutes a creative instrument that can be of help in health education activities oriented towards these clients. According to the participants, the educational material directed the guidelines and helped the mothers to memorize the content that had to be learned.
  • Participação na perspectiva de mães de crianças desnutridas Artigos Originais

    Machado, Maria de Fátima Antero Sousa; Vieira, Neiva Francenely Cunha

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo apresentar concepções e percepções de participação de mães e profissionais em Programas de Desnutrição Infantil. Examinamos em particular a participação materna, por entender ser essencial ao processo de conscientização de realidade individual e social que viabilize decisões. Este estudo analisa o processo de participação materna através da abordagem conceitual de Imogene King. O local da coleta de dados ocorreu na cidade do Crato, Ceará - Brasil. Os sujeitos foram as mães e profissionais. Os procedimentos adotados foram entrevistas semi-estruturadas, e para organização e análise dos dados utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin. Não encontramos evidências que indique a presença de estratégias de mobilização para participação consciente entre os atores sociais do Programa de Desnutrição Infantil.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tiene como objetivo presentar concepciones y percepciones de participación de madres y profesionales en Programas de Desnutrición Infantil. En ese sentido, examinamos en particular la participación materna, por entender ser esencial al proceso de concienciación de la realidad individual y social que vuelva viable las decisiones. Este estudio analiza el proceso de participación materna a través del abordaje conceptual de Imogene King. El local de la recolección de datos ocurrió en la ciudad de Crato, Ceará-Brasil. Los sujetos fueron las madres y profesionales. Los procedimientos adoptados fueron entrevistas semi-estructuradas y para organización y análisis de los datos utilizamos el Análisis de Contenido de Bardin. No encontramos evidencias que indique la presencia de estrategias de movilización para participación consciente entre los actores sociales del Programa de Desnutrición Infantil.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to show mothers' and health professionals' conceptions and perceptions related to their participation in the Child Malnutrition Program. Thus, we particularly explore the mothers' participation, as a means of making them aware of the individual and social reality and their decisions about it. Our analysis of the maternal participation process is guided by Imogene King's conceptual framework. This study was conducted in Crato, Ceará State, Brazil. Study participants were mothers and professionals. We used semi-structured interviews and adopted Bardin's Content Analysis for organizing and analyzing the collected data. This study did not find evidence of strategies for the conscious participation of social actors in the child malnutrition program.
  • Análise da validação de constructo do instrumento de classificação de pacientes proposto por Perroca Artigos Originais

    Perroca, Marcia Galan; Gaidzinski, Raquel Rapone

    Resumo em Português:

    Este artigo parte de uma pesquisa sobre a avaliação da confiabilidade e validade do instrumento de classificacão de pacientes, elaborado por Perroca, e tem por propósito analisar a validade de constructo desse instrumento, bem como verificar sua aplicabilidade na prática gerencial do enfermeiro. Integraram o estudo 141 pacientes, alocados em Unidades de Internacão e Unidades de Terapia Intensiva, de um hospital de ensino no interior de São Paulo. A validade de constructo do instrumento foi realizada por um conjunto de tratamentos estatísticos. O resultado do estudo evidenciou todos os indicadores críticos como importantes, tendo cada um papel próprio na determinação do grau de complexidade do paciente em relação à atenção de enfermagem, assim como mostrou que o instrumento apresenta evidências de validade, estando em condições de ser aplicado na prática gerencial do enfermeiro como norteador das necessidades de cuidado do paciente, bem como da carga de trabalho da equipe de enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo, parte de una investigación sobre la evaluación de la confiabilidad y validad del instrumento de clasificación de pacientes elaborado por Perroca, tiene por objetivo analizar la validad de constructo de este instrumento, así como averiguar su aplicabilidad en la práctica gerencial del enfermero. Integraron el estudio 141 pacientes ubicados en Unidades de Vigilancia y Unidades de Terapia Intensiva de un hospital de enseñanza en el interior de São Paulo. La validad de constructo del Instrumento se realizó por medio de un conjunto de tratamientos estadísticos. El resultado evidenció todos los indicadores críticos como importantes, teniendo cada uno papel propio en la determinación del grado de complejidad del paciente con respecto a la atención de enfermería, así como que el instrumento presenta evidencias de validad estando en condiciones de aplicarse en la práctica gerencial del enfermero como guía de las necesidades de cuidado del paciente, así como de la carga de trabajo del equipo de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    This paper starts from a research on the reliability and validity assessment of Perroca's patient classification instrument. Its purpose is to analyze the construct validity of this instrument, as well as to check its use in nursing management practice. Study participants were a hundred forty-one patients, allocated in Intensive Care and Hospitalization Units of a school hospital in the interior of São Paulo State, Brazil. Several statistical techniques were used to show the construct validity of the instrument. Research results revealed the importance of all critical indicators, each of which has its own role in determining the patient's complexity degree in relation to nursing care. Therefore, the study showed that the instrument shows evidence of validity. Hence, it is useful for nursing management practice, as a guide to the patient's care needs as well as to the nursing team's workload.
  • Desenvolvimento lógico-matemático do software "ND" Artigos Originais

    Lopes, Marcos Venícios de Oliveira; Silva, Viviane Martins da; Araújo, Thelma Leite de

    Resumo em Português:

    Neste artigo propomos um modelo de análise matemática para a geração de um valor proporcional de características definidoras em diagnósticos de enfermagem. Os resultados do estudo são baseados no desenvolvimento lógico-matemático de um software, construído especificamente para a geração de hipóteses diagnósticas. O cálculo final gera o somatório de todas as características definidoras encontradas em cada diagnóstico, comparando-o com o valor da variável V do diagnóstico, de acordo com uma regra matemática estabelecida. Conclui-se que existe a necessidade de validar clinicamente o software para avaliar a pertinência da regra aqui proposta.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo nosotros proponemos un modelo de análisis matemático para la generación de un valor proporcional de las características definidoras en los diagnósticos de enfermería. Los resultados del estudio son basados en el desarrollo lógico-matemático de un software construido específicamente para la generación de hipótesis diagnósticas. El cálculo final genera la suma de todas las características definidoras encontradas en cada diagnóstico, comparándolo con el valor de la constante V del diagnóstico de acuerdo con una regla matemática establecida. Hemos concluido que existe la necesidad de validar el software clínicamente para evaluar la pertinencia de la regla aquí la propuesta.

    Resumo em Inglês:

    In this article, we propose a mathematical analysis model for the generation of a proportional value of defining characteristics in nursing diagnoses. The study results are based on the logical-mathematical development of software specifically built for the generation of diagnosis hypotheses. The final calculation creates the sum of all defining characteristics found in each diagnosis, comparing it with the value of the V variable of the diagnosis, according to a mathematical rule that was set. It is concluded that the software needs to go through clinical validation in order to evaluate the pertinence of the rule proposed here.
  • O ser docente de enfermagem frente a informática Artigos Originais

    Peres, Heloisa Helena Ciqueto; Kurcgant, Paulina

    Resumo em Português:

    A pesquisa objetiva desvelar, segundo a percepção dos enfermeiros docentes, o significado da inserção da informática no ensino de enfermagem. A abordagem da fenomenologia social possibilitou compreender que os projetos de informática estão baseados na situação biográfica e nas experiências educacionais de cada docente, e a sua adoção ocorre, livremente, num processo de reflexão sobre as alternativas favoráveis e desfavoráveis do contexto social. Assim, vislumbra-se a construção de competências tecnológicas e pedagógicas dos docente e de políticas institucionais pró-ativas aderentes à sociedade contemporânea, visando integrar as novas tecnologias às necessidades da profissão e à dimensão humana da enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    La investigación tiene como objetivo desvelar, según la percepción de los enfermeros docentes, el significado de la inserción de la informática en la enseñanza de enfermería. El abordaje de la fenomenología social izo posible comprender que los proyectos de informática están basados en la situación biográfica y en las experiencias educacionales de cada docente y la adopción ocurre libremente, en un proceso de reflexión sobre las alternativas favorables y desfavorables del contexto social. Así, se vislumbra la construcción de competencias tecnológicas y pedagógicas de los docentes y de políticas institucionales pro-activas adherentes a la sociedad contemporánea, buscando integrar las nuevas tecnologías a las necesidades de la profesión y a la dimensión de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    The social phenomenology approach allowed us to understand that informatics projects are based on the biographic situation and the educational experiences of each teacher and their adoption happens voluntarily, in a reflection process on the favorable and unfavorable alternatives implied in the social context. Thus, we conjecture about the construction of teachers' technological and pedagogical competences and pro-active institutional policies that adhere to the contemporary society, seeking to integrate the new technologies with the needs of the profession and the human dimension of nursing.
  • Modelo para implantação ou revitalização de trabalhos de conclusão de curso Artigos Originais

    Saupe, Rosita; Wendhausen, Águeda Lenita Pereira; Machado, Heloisa Beatriz

    Resumo em Português:

    A exigência estabelecida pelas Diretrizes Curriculares de um Trabalho de Conclusão de Curso para a área de enfermagem é uma inovação para a maioria dos cursos no Brasil. Somente alguns, devido a uma visão prospectiva, implantaram essa modalidade de estudo. Essa exigência tem demandado esforços das universidades no sentido de que esses estudos representem não somente um exercício acadêmico, mas também um indicador de qualidade institucional e possível contribuição para a solução de problemas sociais. O modelo que propomos inclui a definição de linhas de pesquisa, a aglutinação de pesquisadores por área de interesse, a organização de grupos e núcleos de pesquisa, a definição dos tipos de estudos privilegiados, o planejamento de agendas operacionais, o acompanhamento da implementação e o incentivo à divulgação.

    Resumo em Espanhol:

    La exigencia establecida por las Directrices Curriculares de un Trabajo de Conclusión de Curso (TCC) para el área de enfermería es una innovación para la mayoría de los cursos en Brasil. Solamente algunos, por cuenta de una visión prospectiva, implantaron esta modalidad de estudio. Esta exigencia ha demandando esfuerzos de las universidades en el sentido que estos estudios representen no solamente un ejercicio académico, sino también un indicador de calidad institucional y posible contribución para la solución de problemas sociales. El modelo que proponemos incluye la definición de líneas de investigación, la aglutinación de investigadores por área de interés, la organización de grupos y núcleos de investigación, la definición de los tipos de estudios privilegiados, la planificación de agendas operacionales, el acompañamiento de la implantación y el incentivo a la divulgación.

    Resumo em Inglês:

    The requirement set by the Curricular Guidelines for a Course Conclusion Work in the nursing area is an innovation for the majority of courses in Brazil. Only a few courses have introduced this type of study as a result of their forward-looking vision. This requirement has demanded an effort from the universities, to ensure that these studies do not only represent an academic exercise, but also an institutional quality indicator and a possible contribution to the solution of social problems. Our proposed model includes: defining lines of research, gathering researchers per by area of interest, organizing research groups and centers, defining the preferred types of studies, planning operational agendas, carrying out a follow-up on their introduction and encouraging their publication.
  • Vivenciando a sobrecarga ao vir-a-ser um cuidador familiar de pessoa com acidente vascular cerebral (AVC): análise do conhecimento Artigo De Revisão

    Bocchi, Silvia Cristina Mangini

    Resumo em Português:

    Trata-se de trabalho do tipo bibliográfico com a finalidade de fazer uma análise temática da produção do conhecimento em periódicos, acerca da sobrecarga em cuidadores familiares de pessoas com Acidente Vascular Cerebral (AVC). O corpus de análise reuniu artigos localizados nas décadas de 80 e 90, a partir das bases de dados Medline, Lilacs e Cinahl. A análise de conteúdo foi o referencial metodológico que permitiu organizar todo o conhecimento, em um corpo de categorias e subcategorias, denominadas: Categoria 1 - As seqüelas do AVC gerando sobrecarga; Categoria 2 - Aspectos gerando sobrecarga, congregando as subcategorias: o isolamento social, as mudanças e as insatisfações conjugais, as dificuldades financeiras e os déficits na saúde física e no autocuidado do cuidador; Categoria 3 - Outras análises relacionadas à sobrecarga em cuidadores familiares.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de un trabajo del tipo bibliográfico con la finalidad de hacer un análisis temático de producción del conocimiento en revistas, sobre la carga de cuidadores familiares de personas con Accidente Cerebrovascular (ACV). El corpus de análisis reunió artículos realizados en las décadas de 80 y 90 a partir de las bases de datos Medline, Lilacs y Cinahl. El análisis de contenido fue el referencial metodológico que permitió organizar todo el conocimiento en un cuerpo de categorías y subcategorías denominadas: categoría 1 - Las secuelas del ACV generando carga, Categoría 2 - Aspectos generadores de la carga que congregan las subcategorías: el aislamiento social, los cambios y las insatisfacciones conyugales, las dificultades financieras y los déficit en la salud física y en el cuidado consigo mismo, Categoría 3 - Otros análisis sobre la carga de cuidadores familiares de personas con ACV.

    Resumo em Inglês:

    This bibliographical research aims to carry out a thematic analysis of knowledge production in periodicals, about the burden placed on family caregivers of Cerebrovascular Accident (CVA) survivors. The analysis gathered articles found in the 80´s and 90´s, through the Medline, Lilacs and Cinahl databases. The content analysis was the methodological background that enabled us to organize the whole knowledge into a body of categories and subcategories, called: Category 1 - The sequels of the CVA creating burden, Category 2 - Aspects generating burden, covering the following subcategories: social isolation, marital changes and dissatisfactions, family caregivers` financial difficulties and deficits in their physical health and self-care, Category 3 - Other analyses about burden in CVA survivors´ family caregivers.
  • Pesquisa básica na enfermagem Artigo De Revisão

    Alves, Leila Maria Marchi; Nogueira, Maria Suely; Godoy, Simone de; Cárnio, Evelin Capellari

    Resumo em Português:

    A integração da ciência básica à pesquisa em enfermagem é um tema emergente e em expansão em muitos países. Entretanto, no Brasil, os investigadores pouco têm se voltado à exploração dessa linha de pesquisa, a despeito dos muitos benefícios que pode trazer à prática assistencial do enfermeiro. Neste artigo, por meio de uma revisão bibliográfica, abordaremos a importância da pesquisa básica e teceremos considerações sobre nossas experiências e expectativas enquanto enfermeiras pesquisadoras, enfatizando a possibilidade de articular a ciência fundamental e experimental às pesquisas e ações do enfermeiro.

    Resumo em Espanhol:

    La integración de la ciencia básica a la investigación en enfermería es un tema emergente y en expansión en muchos países. Sin embargo, en Brasil, los investigadores poco han se involucrado en la exploración de esta línea de investigación, además de los beneficios que puede traer a la práctica asistencial del enfermero. En este artículo, a través de una revisión bibliográfica, abordaremos la importancia de la investigación básica y haremos consideraciones sobre nuestras experiencias y expectativas como enfermeras investigadoras, enfatizando la posibilidad de articular la ciencia fundamental y experimental a las investigaciones y acciones del enfermero.

    Resumo em Inglês:

    The integration between basic science and research in the field of nursing is an emerging subject and expanding in many countries. However, in Brazil, researchers have shown little interest in exploring this line of research, in spite of the numerous benefits it may bring to nursing care practice. In this article, by means of a bibliographic review, we will focus on the importance of basic research and take into consideration our own experiences and expectations as nursing researchers, emphasizing the possibility of integrating fundamental and experimental science with nursing research and practice.
  • A dimensão do conceito em Deleuze e na enfermagem Artigo De Atualização

    Freitas, Maria Célia de; Mendes, Maria Manuela Rino

    Resumo em Português:

    O estudo teve como objetivo identificar e analisar o significado de conceito para Deleuze e Enfermagem. O filósofo Deleuze, a partir de um recorte da realidade, cria o conceito, plano de imanência, e para Rodgers, na enfermagem, o conceito surge no momento real que se deseja construir as bases conceituais na Enfermagem. Evidenciou-se, portanto, que o significado de conceito, tanto para Deleuze quanto para Rodgers, embora tenham vivenciado áreas diferentes, tem em comum o acontecimento das coisas e dos seres, que são reflexos da realidade vivida. O conceito, em Rodgers, é caracterizado por seus elementos essenciais, os atributos, e, em Deleuze, pelo que denominou de componentes, ou seja, a essência.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio tuvo como objetivo identificar y analizar el significado de concepto para Deleuze, en la filosofía y Rodgers en la Enfermería. Deleuze, a partir de un recorte de la realidad, crea el concepto y lo denomina "plano de inmanencia". Para Rodgers la idea de concepto surge en el momento en que desea construir las bases conceptuales en la Enfermería. Se evidenció por lo tanto, que el significado de concepto tanto para Deleuze como para Rodgers, aunque hayan evidenciado áreas diferentes, tienen en común el acontecimiento de las cosas y de los seres, que son reflejos de la realidad vivida. El concepto en Rodgers, se caracteriza por sus atributos, elementos esenciales, eventos antecedentes y consecuentes, en Deleuze, solamente por lo que el autor llamó "componentes".

    Resumo em Inglês:

    The study aimed at identifying and analyzing the meaning of concept according to Deleuze, in Philosophy, and Rodgers, in Nursing. Based on an extract of reality, Deleuze creates the concept and calls it "plan of immanence". For Rodgers, in nursing, the concept emerges at the actual moment one wishes to construct the conceptual bases for Nursing. The authors demonstrate that, although Deleuze and Rodgers come from different areas, the meaning they attribute to concept shares the happening of things and beings, which reflect the experienced reality. For Rodgers, the concept is characterized by its essential elements while, for Deleuze, by what he called components, that is, by essence.
  • Mercado de trabalho em saúde na região sudeste-Brasil: a inserção da equipe de enfermagem Artigo De Atualização

    Vieira, Ana Luiza Stiebler; Amâncio Filho, Antenor; Oliveira, Eliane dos Santos de

    Resumo em Português:

    O estudo tem como objetivo apontar as principais características do mercado de trabalho da enfermagem na Região Sudeste, usando como referência os dados recentes da pesquisa Assistência Médico Sanitária-AMS do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE. Ocupando 272.398 empregos na região, a equipe de enfermagem trabalha majoritariamente no setor público de saúde e nos estabelecimentos hospitalares. Coerente com as políticas de descentralização de saúde implantadas no país, verifica-se, em 1999, a municipalização da força de trabalho de enfermagem e sinais de flexibilização do seu mercado. Diante deste contexto regional e nacional, recomenda-se a aplicação de uma pesquisa para analisar, quantitativa e qualitativamente, o atual mundo de trabalho da equipe de enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio señala las características principales del mercado del trabajo en enfermería en la región sureste, usando como referencia los datos publicados recientemente por la Investigación de la Asistencia Médico- Sanitaria-AMS desarrollada por el Instituto Brasileño de Geografía y Estadística-IBGE. El equipo de enfermería tiene 272.398 puestos de trabajo en el sistema público de salud, sobre todo en hospitales. Consonante con la política brasileña de descentralización en salud, se observa en 1999, la municipalización de los puestos de enfermería y mayor flexibilidad de este mercado del trabajo. De acuerdo con el contexto nacional y regional, se aconseja la aplicación de una investigación para analizar, cuantitativamente y cualitativamente, el actual mercado del trabajo de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    The study points out the main characteristics of the nursing labor market in the Brazilian South-East, using Medical-Sanitary Assistance-AMS research data as a reference base, which were recently published by the Brazilian Institute of National Statistics and Geography-IBGE. With 272,398 jobs in this region, the nursing team mainly works in the public health system and hospital institutions. In coherence with the Brazilian health system decentralization policies, the municipalization of nursing jobs and signs of labor market flexibility were observed in 1999. In view of this national and regional context, a research should be carried to obtain a quantitative and qualitative analysis of the current labor market for the nursing team.
  • SOS Respirador bucal: uma visão funcional e clínica da amamentação Resenha De Livro

    Rezende, Magda Andrade
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br