Acessibilidade / Reportar erro
Revista Latino-Americana de Enfermagem, Volume: 13, Número: 3, Publicado: 2005
  • Produção científica da enfermagem brasileira: a busca pelo impacto internacional Editorial

    Marziale, Maria Helena Palucci
  • Estudo prospectivo, randomizado e controlado sobre o tempo de permanência de cateteres venosos periféricos em crianças, segundo três tipos de curativos Artigos Originais

    Machado, Ariane Ferreira; Pedreira, Mavilde L. G.; Chaud, Massae Noda

    Resumo em Português:

    Estudo prospectivo, randomizado e controlado, que verificou a influência de três tipos de curativos, sobre o tempo de permanência de cateteres venosos periféricos (CVP) em crianças. Os grupos de estudo foram compostos por curativos com gaze estéril (GE 1), película transparente estéril (GE 2) e fita adesiva hipoalergênica (GC). Foram selecionadas variáveis para o controle de características referentes às crianças, profissionais executantes dos procedimentos e terapia intravenosa. Compuseram os grupos 150 CVP, instalados em 68 crianças, predominantemente pré-escolares, sexo masculino, cor da pele parda, eutróficas com patologias do sistema gastrointestinal. A maioria dos CVP foi instalada por auxiliares de enfermagem, em veias do arco dorsal da mão. Verificamos que o tipo de curativo influenciou significantemente (p=0,022) o tempo médio de permanência dos CVP estudados: GE 1 (46,12 horas), GE 2 (29,53 horas) e GC (38,18 horas), e o curativo com gaze estéril manteve o cateter por mais tempo.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio prospectivo, aleatorio y controlado que verificó la influencia de tres tipos de cura en el período de la permanencia de los catéteres venosos periféricos (CVP) insertados en niños. Los grupos del estudio fueron compuestos por curas con gasa estéril (GE 1), con película transparente estéril (GE 2) y con cinta adhesiva hipoalergénica (GC). Fueron seleccionados variables para el control de característicos referentes a los niños, profesionales ejecutantes de los procedimientos y terapia intravenosa. Los 150 CVP fueron instalados en los 68 niños que compusieron a los grupos de estudio, predominantemente preescolares, del sexo masculino, con el color de piel parda, eutróficas y con patologías del sistema gastrointestinal. La mayoría de los CVP fueron instalados por ayudantes de la enfermera, en venas del arco dorsal de la mano. Verificamos que el tipo de curativo influenció significativamente (p = 0,022) el período de permanencia de los CVP estudiados: GE 1 (46,12 horas), GE 2 (29,53 horas) y GC (38,18 horas), y que la cura con gasa estéril guardó el catéter insertado por más tiempo.

    Resumo em Inglês:

    This prospective, randomized and controlled study verified the influence of three dressing regimens on the dwell time of peripheral intravenous catheters (PIC) in children. The study groups were composed of dressings with sterile gauze (EG 1), with sterile transparent film (EG 2) and with hypoallergenic adhesive tape (CG). Variables were selected to control for variables related to children, professionals and intravenous therapy characteristics. The 150 PIC that composed the sample were inserted in 68 children, predominantly of preschool age, male, with brown skin color, eutrophic and with gastrointestinal system diseases. The majority of the PIC was installed by nursing auxiliaries in veins of the dorsal arch of the hand. The type of dressing exerted a significant influence (p = 0.022) on the average dwell time of the studied PIC: EG 1 (46.12 hours), EG 2 (29.53 hours) and CG (38.18 hours), concluding that the dressing with sterile gauze maintained the catheter inserted for a longer time.
  • Punção venosa periférica: avaliação de desempenho dos profissionais de enfermagem Artigos Originais

    Torres, Maricy Morbin; Andrade, Denise de; Santos, Claudia Benedita dos

    Resumo em Português:

    Estudo comparativo inferencial que teve o objetivo de avaliar o desempenho dos profissionais de enfermagem na execução da punção venosa periférica; verificar as convergências e identificar os fatores de risco a complicações. Constou de 55 profissionais de um hospital geral de grande porte. Para a coleta dos dados, foi utilizado um instrumento de observação do tipo "check-list", contendo 25 itens. Na avaliação da média de acertos das três categorias profissionais, foi utilizado o teste estatístico não-paramétrico Krush Kal-Wallis com nível de significância a = 5%. Nos casos onde houve diferença foram procedidos testes de comparações múltiplas. Obtive-se 78% de média de acerto global para todas as categorias: 82% enfermeiros, 80% técnicos e 77% auxiliares de enfermagem. Dos itens do procedimento, 10 apresentaram erros significativos, sendo que 4 desses obtiveram p < 0,05. Os dados apontam a necessidade de intensificar as atividades educativas que promovam a mudança de comportamento dos profissionais de enfermagem em prol da qualidade do desempenho da punção venosa periférica.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio comparativo inferencial tiene como propósito evaluar el desempeño de los profesionales de enfermería en la ejecución del procedimiento de punción venosa periférica, para verificar las convergencias e identificar los factores de riesgo que pueden predisponer a complicaciones. Para la evaluación de la media de aciertos en las tres categorías profesionales fue utilizado el teste estadístico no paramétrico Kruskal-Wallis con nivel de significación a = 5%. En los casos donde se encontró diferencia fueron aplicados los testes de comparación múltiple. Los datos fueron recopilados mediante la observación estructurada, a través de un formulario de tipo "checklist". La muestra se constituyó por 55 profesionales, que fueron observados ejecutando el respectivo procedimiento por tres veces en días alternos. Los resultados fueron: 78% de media de aciertos global para todas las categorías, con 82% para enfermeros, 80% para técnicos y 77% para auxiliares de enfermería. Respecto a los 25 ítem del procedimiento de punción venosa, 10 presentaron errores significativos, 4 de los cuales obtuvieron p < 0,05. Los resultados indican la necesidad de intensificar las actividades educativas que promueven el cambio del comportamiento de los profesionales en el favor de la calidad del desempeño del procedimiento de punción venosa.

    Resumo em Inglês:

    This inferential comparative study aimed to evaluate the performance of nursing professionals during the execution of the peripheral venipuncture procedure with a view to verifying convergences and identifying risk factors that can predispose to the occurrence of complications. Data were collected through structured observation, by means of a checklist with 25 items. In order to evaluate the average number of correct performances in the three professional categories, the Kruskal-Wallis non-parametric statistical test was used with a 5% significance level. In those cases where a difference was found, multiple comparison tests were carried out. The sample consisted of 55 nursing professionals who were observed while performing the respective procedure three times every other day. An average of 78% of globally correct performances was found across the categories. However, the specific global average for each category corresponded to: 82% for nurses, 80% for nursing technicians and 77% for nursing auxiliaries. In relation to the 25 items of the venipuncture procedure, 10 presented significant errors, 4 of which presented p < 0.05. The data point out the need to intensify education activities that promote a change in nursing professionals' behavior, thus favoring a quality performance of the peripheral venipuncture procedure.
  • Adaptação transcultural do pressure ulcer scale for healing (PUSH) para a língua portuguesa Artigos Originais

    Santos, Vera Lúcia Conceição de Gouveia; Azevedo, Maria Augusta Junqueira; Silva, Thais Salimbeni da; Carvalho, Vilma Maria Justo; Carvalho, Viviane Fernandes de

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi realizar a adaptação transcultural do Pressure Ulcer Scale for Healing (PUSH) para a língua portuguesa, através da tradução do instrumento para a língua portuguesa, feita por especialistas bilingües e comitê de especialistas, e teste das propriedades de medida: confiabilidade interobservadores e validade convergente. Para tais análises foram utilizados o índice Kappa e os Testes de Fisher e Spearman. Após aprovação pelo Comitê de Ética da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, 34 úlceras de pressão foram examinadas. Os resultados obtidos para os índices Kappa (0,90 a 1,0) entre as observações dos enfermeiros e estomaterapeutas (padrão-ouro) para todas as subescalas e escore total da escala, bem como a existência de correlação positiva e estatisticamente significativa (p<0,001) entre as observações relativas à classificação das úlceras em estágios e escore total da escala, atestaram ambas as propriedades de medida, confirmando a futura utilização do PUSH, versão adaptada, em nosso meio.

    Resumo em Espanhol:

    La finalidad de este estudio fue efectuar la adaptación transcultural del Pressure Ulcer for Healing Scale para el portugués, mediante la traducción del instrumento al portugués (por especialistas bilingües); y la validación de la confiabilidad inter-observadores y validad convergente. Para los análisis fueron usados el Índice Kappa y los test de Fisher y Spearman, respectivamente. Después de la aprobación del proyecto por el Comité de Ética de la Escuela de Enfermería de USP, 34 úlceras por presión fueran evaluadas. Los índices de Kappa (0.90 al 1.0) obtenidos entre las observaciones de los enfermeros y estomaterapeutas para todas las subescalas y puntuación total y la presencia de correlaciones estadísticas significativas (p<0,001) entre todas las observaciones del estadio y puntuación total confirmaran sus propiedades de medida y el futuro uso del PUSH versión adaptada, en nuestra cultura.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to carry out a crosscultural adaptation of the Pressure Ulcer Scale for Healing (PUSH) to the Portuguese language through the translation of the instrument into Portuguese (by bilingual specialists and a specialist committee) and the validation of inter-rater reliability (comparison between nurses' and stomal therapists' observations) and convergent validity (correlation between pressure ulcers - PU - stages and type of tissue factor and total scale score). Besides the Kappa index, we also used Fisher's and Spearman's Tests. The Kappa indices (0.90 to 1.00) obtained for the comparison between all nurses and stomal therapists' observations for all sub-scales and for the total score and the presence of a positive and statistically significant correlation (p<0.001) between PU stages and total score for nurses and stomal therapists confirmed both scales' measuring properties, thus pointing towards the future use of the PUSH adapted version in the Portuguese culture.
  • O cotidiano das enfermeiras do exército na força expedicionária brasileira (FEB) no teatro de operações da 2ª Guerra Mundial, na Itália (1942-1945) Artigos Originais

    Bernardes, Margarida Maria Rocha; Lopes, Gertrudes Teixeira; Santos, Tânia Cristina Franco

    Resumo em Português:

    Estudo histórico-social, tem como objetivo analisar os desafios cotidianos enfrentados pelas enfermeiras do Exército no Teatro de Operações da 2ª Guerra Mundial, na Itália. Utilizou-se como fontes primárias três fotografias da época e depoimentos de nove enfermeiras que estiveram no conflito. As fontes secundárias constituíram-se do acervo literário referente ao assunto. Utilizou-se conceitos do sociólogo Pierre Bourdieu para apoiar a discussão. Os resultados evidenciaram que as enfermeiras enfrentaram os desafios do cotidiano na guerra e adaptaram-se às adversidades dos acampamentos/enfermarias. Conclui-se que o cotidiano das enfermeiras, nesse cenário, ao tempo que as levou ao enfrentamento de barreiras, propiciou a apreensão de novas culturas e tecnologias.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio histórico-sociológico tiene como objetivo analizar los retos cotidianos enfrentados por las enfermeras del Ejército Brasileño en el teatro de operaciones de la 2ª guerra mundial en Italia. Fuentes primarias: tres fotografías de la época, articuladas a los testimonios de nueve enfermeras que estuvieran en el conflicto. Fuentes secundárias: acervo bibliográfico referente al contexto histórico social del recorte temporal. Utilizamos conceitos de Pierre Bourdieu. Los resultados evidenciaron que las enfermeras enfrentaron los retos del cotidiano en la guerra y se adaptaron a las adversidades de los campamentos/enfermerías. Concluimos que las enfermeras en este escenario ultrapasaron barreras y tuvieron la oportunidad de conocer nuevas culturas y tecnologías.

    Resumo em Inglês:

    This historic-sociological study aims to analyze the daily challenges faced by army nurses in the Theater of Operations during the Second World War in Italy. The primary sources of investigation consist of three photographs taken during that period as well as testimonies by nine nurses, while literature on the subject is used as a secondary source. The discussion is supported by Pierre Bourdieu's concepts. The results show that these nurses faced the challenges of daily life at war and managed to adapt themselves to the adversities of the camping sites and wards. We infer that their daily life in this scenario not only made them overcome barriers, but also provided them with an opportunity to get to know new cultures and technologies.
  • Enfermagem operativa: uma nova perspectiva para o cuidado em situações de "crash" Artigos Originais

    Alcantara, Leila Milman; Leite, Joséte Luzia; Erdmann, Alacoque Lorenzine; Trevizan, Maria Auxiliadora; Dantas, Claudia de Carvalho

    Resumo em Português:

    A Enfermagem Operativa (EO) possibilita uma nova perspectiva no ensino de enfermagem em nível militar. Este estudo objetiva descrever o processo de construção da EO na Escola de Saúde (ES) de um Hospital da Marinha do Brasil (MB) e caracterizar a atuação do "enfermeiro militar" nos cuidados em situações de "crash". Trata-se de estudo de caso com abordagem qualitativa. A coleta de dados teve início em 2002 com a revisão de literatura, concatenada a reuniões entre militares para discussão dos preceitos e bases desta modalidade. Esta aponta para a reestruturação curricular, de infra-estrutura e de instrumentos normativos e a revisão dos aspectos ético-legais. Este estudo evidencia um senso valorativo da vida humana e permite a busca da legitimação das atividades dessa enfermagem diferenciada junto aos órgãos competentes.

    Resumo em Espanhol:

    La Enfermería Operativa (EO) posibilita una nueva perspectiva en la enseñanza de enfermería a nivel militar. Objetivos: describir el proceso de construcción de la EO de la Escuela de Salud (ES) de un Hospital de la Marina del Brasil (MB) y caracterizar la actuación del "enfermero militar" en los cuidados en situaciones de "crash". Fue un estudio de caso con aproximación cualitativa. La recopilación de datos se inició en 2002, con revisión de literatura concatenada a reuniones entre militares para discusión de los preceptos y bases de esta modalidad. Esta apunta para la reestructuración curricular, de infraestructura y de instrumentos normativos y la revisión de los aspectos ético-legales. Se evidencia un sentido valorativo de la vida humana y permite la búsqueda de la legitimación de las actividades de una enfermería diferenciada junto a los órganos competentes.

    Resumo em Inglês:

    Operative Nursing (EO) allows for a new perspective in military nursing education. This case study from a qualitative approach aimed to describe the construction process of EO at the School of Health (ES) of a Brazilian Navy (MB) Hospital and to characterize "military nurses'" care performance in "crash" situations. Data collection started in 2002 through a literature review, combined with meetings between military to discuss the rules and bases of this modality, which gave rise to the reorganization of the curriculum, infrastructure and normative instruments and the review of ethical-legal aspects. This study discloses a valuing sense of human life and allows for the search to legitimize the activities of a differentiated nursing before competent organs.
  • Concepções sobre doença mental e assistência segundo doentes mentais e seus familiares Original Articles

    Osinaga, Vera Lucia Mendiondo

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou: 1) identificar as características sociodemográficas e clínicas de doentes mentais e seus familiares; 2) analisar suas concepções sobre doença mental e assistência psiquiátrica. Aplicou-se a Escala de Medida de Opinião (EMO). Foram realizadas análises quantitativas e qualitativas dos dados. Os 104 sujeitos constituem-se em 35 portadores e 69 familiares (n=104). As provas estatísticas foram o teste de Mann-Whitney, comparando duas populações independentes (Portadores x Familiares), e o Teste de Wilcoxon, comparando duas populações relacionadas (Conceito e Assistência). Houve homogeneidade na distribuição dos escores dos sujeitos tanto para Conceito como para Assistência. Portanto, não houve questões que se sobressaíssem ou que se concentrassem em nenhum dos dois grupos. O perfil dos sujeitos retrata a transição da assistência manicomial para experiências inovadoras, embora haja a concentração dos tratamentos medicamentosos e a dependência da instituição psiquiátrica.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo: 1) identificar las características socio-demográficas y clínicas de los enfermos mentales y sus familiares y 2) analizar sus concepciones sobre enfermedad mental y asistencia psiquiátrica. Se aplicó la Escala de Medida de Opinión (EMO). Fueron realizadas análisis cuantitativos y cualitativos de los datos. Los 104 sujetos incluyen 35 portadores y 69 familiares (n=104). Las pruebas estadísticas fueron el Test de Mann-Whitney comparando dos poblaciones independientes (Portadores X Familiares), y el Test de Wilcoxon, comparando dos poblaciones relacionadas (Concepto y Asistencia). Hubo homogeneidad en la distribución de los escores de los sujetos tanto para Concepto como para Atención. Por lo tanto, no hubo cuestiones sobresalientes o concentradas en ninguno de los dos grupos estudiados. El perfil de los sujetos retrata la transición de la atención manicomial para experiencias innovadoras, aún todavía hay la concentración de los tratamientos medicamentosos y la dependencia de la institución psiquiátrica.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at 1) identifying social, demographic and clinical characteristics of mentally-ill patients and their relatives and 2) analyzing their conceptions concerning mental illness and psychiatric care. The Attitude Measurement Scale (AMS) was used. Quantitative and qualitative analyses of the data were carried out. The 104 study subjects comprised 35 patients and 69 relatives (n=104). The Mann-Whitney Test was used for comparing the opinions of patients X relatives and the Wilcoxon Test for comparing Concept and Care. There was homogeneity in the distribution of the subjects' scores for both Concept and Care. No questions stood out or were concentrated in either group. The subjects' profile shows the transition from asylum care to innovative experiences, although there is still a concentration of drug treatments and dependence on the psychiatric institution.
  • Perfil das atitudes de formandos em enfermagem frente aos transtornos mentais no Brasil, Chile e Peru Artigos Originais

    Pedrão, Luiz Jorge; Galera, Sueli Aparecida Frari; Silva, Maria Concepcion Pezo; Cazenave Gonzalez, Angelica; Costa Júnior, Moacyr Lobo da; Souza, Maria Conceição Bernardo de Mello e; Senmache, Gricelda Uceda

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo traçar um perfil de atitudes de formandos em enfermagem frente aos transtornos mentais em três culturas diferentes: Brasil, Chile e Peru. Para isso foi utilizada a escala de opiniões sobre a doença mental. Os resultados mostraram diferenças estatisticamente significantes no nível de 5% nos fatores autoritarismo, ideologia de higiene mental, restrição serial e visão minoritária, favoráveis aos estudantes brasileiros. No fator etiologia interpessoal, os resultados foram favoráveis aos estudantes peruanos e no fator etiologia de esforço mental, favoráveis aos chilenos. No fator benevolência não houve evidência estatística que afirmasse diferença. Esses resultados permitem concluir que os formandos brasileiros apresentaram atitudes mais positivas frente aos transtornos mentais, mostrando-se menos autoritários, restritivos e discriminadores que os chilenos e peruanos, portanto, com maiores possibilidades de desenvolverem condutas mais terapêuticas com a pessoa portadora dos transtornos referidos.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo delinear un perfil de actitudes de alumnos en enfermería ante trastornos mentales en tres culturas diferentes: Brasil, Chile y Perú. Para esto, los autores utilizaron la escala de opiniones respecto a la enfermedad mental. Los resultados evidenciaron diferencias estadísticamente significativas (5%) en factores como autoritarismo, ideología de higiene mental, restricción social y visión minoritaria, favorables a los estudiantes brasileños. En el factor etiología interpersonal, los resultados fueron favorables a los estudiantes peruanos y, en el factor etiología de esfuerzo mental, a los estudiantes chilenos. En el factor benevolencia, no fueron encontradas diferencias estadísticamente comprobadas. Estos resultados permitieron concluir que los alumnos brasileños presentaron actitudes más positivas ante los trastornos mentales, mostrándose menos autoritarios, restrictivos y discriminadores que los chilenos y peruanos y, por lo tanto, con mayores posibilidades de desarrollar conductas más terapéuticas ante la persona portadora de los mencionados trastornos.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to draw a profile of nursing graduate students' attitudes towards mental disorders in three different cultures: Brazil, Chile and Peru. The opinion scale for mental disorders was applied. The results showed statistically significant differences (5%) in terms of authoritarianism, mental hygiene ideology, serial restriction and minority vision, which were favorable to Brazilian students. As to the factor interpersonal etiology, the results were favorable to Peruvians, while the results for etiology of mental strain were favorable to Chileans. There was no statistical evidence to confirm any difference in terms of benevolence. These results reveal that Brazilian students present more positive attitudes towards mental disorders, as they showed to be less authoritarian, restrictive and discriminative than the Chilean and Peruvian students. Therefore, they are more likely to develop a more therapeutic behavior towards people with mental disorders.
  • Tecnologias educacionais, assistenciais e gerenciais: uma reflexão a partir da concepção dos docentes de enfermagem Artigos Originais

    Nietsche, Elisabeta Albertina; Backes, Vânia Marli Schubert; Colomé, Clara Leonida Marques; Ceratti, Rodrigo do Nascimento; Ferraz, Fabiane

    Resumo em Português:

    Estudo realizado com os docentes de dezesseis Cursos de Enfermagem das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio Grande do Sul, com objetivo de identificar as tecnologias assistenciais, educacionais e gerenciais que vêm sendo utilizadas e/ou produzidas em sua práxis profissional nas disciplinas profissionalizantes. Este texto apresenta um recorte da investigação realizada e centra-se nas concepções das diferentes tipologias de tecnologias abordadas pelos docentes. Os dados foram coletados através de questionário com perguntas fechadas e abertas e, após, foram categorizados e analisados, apoiados nos referenciais metodológicos de análise de conteúdo. Ficou evidenciado que a maioria dos docentes apresentou concepção conceitual restrita a respeito da temática, manifestando dificuldades para produção e utilização de tecnologias e sugerindo formas de assessoramento para suprir as dificuldades na perspectiva de melhoria da práxis profissional.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio fue realizado con los docentes de dieciséis Cursos de Enfermería de las Instituciones de Enseñanza Superior del Estado de Rio Grande do Sul, con objeto de identificar las tecnologías asistenciales, educacionales y gerenciales que han sido usadas y/o producidas en su praxis profesional en las disciplinas profesionalizantes. Este texto presenta un recorte de la investigación realizada y enfoca las concepciones de las diferentes tipologías de tecnologías aproximadas por los docentes. Los datos fueron colectados a través de un cuestionario con preguntas cerradas y abiertas y después analizados, con base en los referenciales metodológicos de análisis de contenido. El estudio evidenció que la mayoría de los docentes presentó una concepción restricta respecto a la temática, manifestando dificultades para la producción y utilización de tecnologías y sugiriendo formas de asesoramiento para suplir las dificultades en la perspectiva de mejorar la praxis profesional.

    Resumo em Inglês:

    This study involved the teachers of sixteen Nursing Courses at Higher Education Institutions in the State of Rio Grande do Sul and aimed to identify the care, education and management technologies that are used and/or produced in their professional praxis in professionalizing subjects. This text presents a research extract and focuses on the conceptions about the different types of technologies the teachers approached. Data were collected through a questionnaire with closed and open questions and later analyzed according to the methodological framework of content analysis. The study revealed that most teachers presented a restricted concept of the theme, manifesting difficulties for technology use and production and suggesting ways of support to overcome these difficulties, with a view to improving professional praxis.
  • Metodologia da pesquisa para enfermeiras de um hospital universitário Artigos Originais

    Dyniewicz, Ana Maria; Rivero de Gutiérrez, Maria Gaby

    Resumo em Português:

    Este artigo trata de pesquisa descritivo-analítica sobre práticas educativas em metodologia de pesquisa dirigidas a enfermeiras assistenciais de um hospital universitário, visando a aquisição de competências em investigação científica, tendo como base a aprendizagem por descoberta, tutoramento e estratégias do ensino humanista. Participaram do programa 86 enfermeiras, das quais 70 concluíram seus projetos. Desses, 28 resultaram em trabalhos científicos, em sua maioria relatos de experiência, pesquisas descritivas e exploratórias. Segundo as enfermeiras, o programa proporcionou-lhes a aquisição e aplicação de conhecimentos em pesquisa. Apontaram, como principais dificuldades, a falta de domínio da metodologia científica e as limitações nas condições administrativas e de trabalho na instituição. Entre os aspectos facilitadores destacaram a importância da pesquisa para modificação da prática, a divulgação dos resultados e a colaboração para manutenção de um centro de pesquisas. O estudo revelou a necessidade de flexibilização do planejamento das atividades educativas, orientação contínua e respeito às particularidades de cada enfermeira.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo trata de una investigación descriptivo-analítica sobre prácticas educativas en metodología de investigación para enfermeras clínicas de un hospital universitario, con vistas a la adquisición de competencias en investigación científica, basada en el aprendizaje por descubrimiento, el tutoramiento y estrategias de enseñanza humanista. Participaron del programa 86 enfermeras, de las cuales 70 concluyeron sus proyectos. 28 de estos resultaron en trabajos científicos, en su mayoría relatos de experiencia, investigaciones descriptivas y exploratorias. Según las enfermeras, el programa les proporcionó la adquisición y aplicación de conocimientos en investigación científica. Apuntaron como principales dificultades la falta de dominio de la metodología científica y las limitaciones en las condiciones administrativas y laborales de la institución. Entre los aspectos facilitadores mencionaron la importancia de la investigación científica para modificar la práctica, la divulgación de los resultados de sus investigaciones y la colaboración para el mantenimiento de un centro de investigación en enfermería. El estudio evidenció la necesidad de flexibilización del planeo de actividades educacionales, de orientación continua y de respeto a las particularidades de cada enfermera.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses a descriptive-analytic study on research methodology education practices directed at nurse clinicians who work at a university hospital and aimed at acquiring scientific research competencies on the basis of discovery learning, tutorials and humanistic teaching strategies. Study participants were eighty-six nurses, 70 of whom concluded their projects. 28 of these resulted in scientific studies, most of which were experience reports, descriptive and exploratory investigations. According to the nurses, the program allowed them to acquire and apply their research know-how. They pointed out the lack of mastering scientific methodology and the limitations of administrative and work conditions at the institution as the main difficulties. Among the facilitators, they highlighted the importance of research to modify clinical practice, the publication of results and the collaboration for the maintenance of a research center. The study showed the need for a flexible planning of educational activities, permanent guidance and respect for the particularities of each nurse.
  • Doenças do sistema osteomuscular em trabalhadores de enfermagem Artigos Originais

    Murofuse, Neide Tiemi; Marziale, Maria Helena Palucci

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa, de caráter descritivo e retrospectivo, realizada na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais-Brasil, teve por objetivo analisar os problemas de saúde relacionados ao sistema osteomuscular encontrados nos trabalhadores de enfermagem de 23 instituições de saúde, atendidos pela Divisão de Assistência à Saúde do Trabalhador, em 2002. Os dados foram coletados nos mapas de atendimentos e nos prontuários médicos norteados por um roteiro elaborado pelos autores. Os diagnósticos foram agrupados segundo o Código Internacional de Doenças CID-10 e comparados à Lista de doenças relacionadas ao trabalho do Ministério da Saúde. Na análise dos dados, utilizou-se o programa estatístico SPSS. Entre os 6070 atendimentos realizados, 11,83% deles (718) apresentaram diagnósticos de problemas relacionados ao sistema osteomuscular, envolvendo diversas estruturas corporais como a coluna vertebral, membros superiores e inferiores. As doenças legalmente consideradas como doenças do trabalho relacionadas ao sistema músculo-esquelético foram identificadas em 255 (35%) atendimentos, destacando-se as dorsalgias (20%) e as sinovites e tenossinovites (13,7%), agrupadas como LER-DORT. Conclui-se que maior atenção deva ser direcionada às posturas adotadas pelos trabalhadores na execução das atividades laborais e às condições dos mobiliários, bem como se faz necessário disponibilizar instrumentos e equipamentos ergonomicamente planejados, visando à redução da incidência dos problemas osteomusculares.

    Resumo em Espanhol:

    Una investigación descriptiva y retrospectiva fue realizada en la Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais-Brasil y tuvo como objetivo analizar los problemas de salud relacionados con el sistema osteomuscular encontrados en los trabajadores de enfermería de 23 instituciones de salud, atendidos por la División de Atención a la Salud del Trabajador en 2002. Los datos fueron recopilados en los mapas de consultas y en los registros médicos, con base en un guión elaborado por los autores. Los diagnósticos fueron agrupados según la Clasificación Internacional de Enfermedades CIE-10 y comparados con la lista de enfermedades relacionadas al trabajo del Ministerio de Salud de Brasil. El programa estadístico SPSS fue utilizado en el análisis de los datos. El 11,83% (718) de las 6070 atenciones realizadas presentaron diagnósticos de problemas relacionados al sistema osteomuscular, involucrando diversas estructuras corporales como la columna vertebral, miembros superiores e inferiores. Las enfermedades consideradas legalmente como enfermedades del trabajo relacionadas al sistema músculo-esquelético fueron identificadas en 255 (35%) atenciones, destacándose las dorsalgias (20%) y las sinovitis y tenosinovitis (13,7%) agrupadas como LER-DORT. Se concluye que mayor atención deba ser dirigida a las posturas adoptadas por los trabajadores en la ejecución de las actividades laborales y a las condiciones de los muebles. También se hace necesario disponibilizar instrumentos y equipamientos ergonómicamente diseñados con vistas a disminuir la incidencia de los problemas osteomusculares.

    Resumo em Inglês:

    This descriptive and retrospective research was realized at the Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, Brazil, and aimed to analyze health problems related to the osteomuscular system in nursing workers of 23 health institutions, who are attended by the Occupational Health Care Division in 2002. Data were collected from the care service maps and from the medical records, on the basis of a script elaborated by the authors. The diagnoses were grouped according to the International Classification of Diseases CID-10 - 10th Review and compared to the Brazilian Health Ministry's list of work-related diseases. The statistical program SPSS was used for data analysis. 11.83% (718) of the 6070 care sessions were diagnosed as osteomuscular problems, involving various body structures such as the spine, upper and lower limbs. Diseases legally considered as occupational diseases related to the muscle-skeletal system were identified in 255 (35%) care sessions, especially back pain (20%) and synovitis and tenosynovitis (13.7%), which were grouped as RSI. This research revealed that greater attention must be given to workers' postures in the execution of their work activities and furniture conditions. Furthermore, ergonomically planned instruments and equipment need to be offered with a view to reducing the incidence levels of osteomuscular problems.
  • Situações vivenciadas pelos trabalhadores de enfermagem na assistência ao portador de tuberculose pulmonar Artigos Originais

    Bertazone, Érika do Carmo; Gir, Elucir; Hayashida, Miyeko

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo identificar os aspectos positivos e negativos relacionados à assistência prestada ao portador de tuberculose pulmonar, com base nos relatos dos trabalhadores de enfermagem de uma unidade de isolamento. Categorizamos os relatos de 26 trabalhadores de enfermagem (enfermeiros, auxiliares, técnicos e atendentes de enfermagem), com referências positivas e negativas. Obtivemos 24 relatos, dos quais extraímos um total de 94 (100%) situações, sendo 38 (40,5%) consideradas positivas e 56 (59,5%) negativas. As categorias de situações que apresentaram maior frequência foram relacionadas às orientações sobre o tratamento, aos sentimentos vivenciados pelo paciente em relação à sua doença e ao despreparo da equipe de enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    La finalidad de este estudio fue identificar los aspectos positivos y negativos relacionados a la atención prestada al portador de tuberculosis pulmonar, con base en los informes de los trabajadores de enfermería de una unidad de aislamiento. Categorizamos los informes de 26 trabajadores de enfermería (enfermeros, auxiliares, técnicos y asistentes de enfermería. Obtuvimos 24 relatos, con un total de 94 (100%) situaciones, de las cuales 38 (40,5%) fueron considerados positivos y 56 (59,5%) negativos. Las categorías de situaciones con mayor frecuencia estaban relacionadas a las orientaciones sobre el tratamiento, a los sentimientos vividos por el paciente respecto a su enfermedad y a la falta de preparación del equipo de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    This descriptive study aimed to identify the positive and negative aspects related to nursing care for pulmonary tuberculosis patients, based on the reports of nursing workers at an isolation unit. We categorized the reports of 26 nursing workers (nurses, auxiliaries, technicians and nursing attendants) in terms of positive and negative references. We obtained 24 reports, resulting in 94 (100%) situations, 38 (40.5%) of which were seen as positive and 56 (59.5%) as negative. The most frequent categories of situations were related to treatment orientations, to the patient's feelings about the disease and the nursing team's lack of preparedness.
  • Processo de doação de órgãos: percepção de familiares de doadores cadáveres Artigos Originais

    Santos, Marcelo José dos; Massarollo, Maria Cristina Komatsu Braga

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo desvelar a percepção de familiares de doadores cadáveres sobre o processo de doação de órgãos para transplante. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, na vertente fenomenológica, segundo a modalidade "estrutura do fenômeno situado". As proposições que emergiram revelaram que, para os familiares de doadores cadáveres de órgãos, o processo de doação inicia-se com a internação do paciente e termina somente com o sepultamento do mesmo, sendo considerado burocrático, demorado, desgastante e cansativo. A situação vivenciada é sofrida e estressante, mas não há arrependimento quanto à doação dos órgãos, pois, embora a dor da perda não termine, a atitude da doação conforta e traz satisfação.

    Resumo em Espanhol:

    La finalidad de este estudio fue desvelar la percepción de familiares de donantes cadáveres sobre el proceso de donación de órganos para trasplante. Fue realizada una investigación cualitativa del tipo fenomenológico, según la modalidad de "estructura del fenómeno situado". Las proposiciones que emergieron revelaron que, para los familiares de donantes cadáveres de órganos, el proceso de donación se inicia con la internación del paciente y termina solamente con el sepelio del mismo, siendo considerado burocrático, tardado, desgastante y agotador. La situación vivenciada es sufrida y estresante, pero no hay arrepentimiento respecto a la donación de los órganos pues, aunque el dolor de la pérdida no termine, la actitud de la donación conforta y trae satisfacción.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to disclose how relatives of cadaverous donors perceive the organ donation process for transplantation. A phenomenological, qualitative research was carried out on the basis of the "situated-phenomenon structure". The statements revealed that, for the relatives of the donors, the process of donation begins with the patients' hospital admission and only ends when they are buried. Furthermore, it is considered bureaucratic, long, consuming and tiring. This situation results in suffering and stress, but there is no regret about the organ donation since, although the pain caused by the loss does not end, the donation initiative comforts and brings satisfaction.
  • Exposição corporal do cliente no atendimento das necessidades básicas em UTI: incidentes críticos relatados por enfermeiras Artigos Originais

    Pupulim, Jussara Simone Lenzi; Sawada, Namie Okino

    Resumo em Português:

    Objetivou-se identificar e analisar situações envolvendo a exposição corporal e invasão da privacidade do cliente, inerentes à assistência em UTI. A população consistiu em 15 enfermeiras de UTIs para adultos, em Maringá-PR. Empregou-se a Técnica do Incidente Crítico (TIC), obtendo-se 30 relatos, 15 positivos e 15 negativos, extraindo-se 22 incidentes críticos positivos e 30 negativos. Esses foram compilados em 6 categorias, optando-se por apresentar e discutir a categoria Necessidades básicas. Os comportamentos da equipe de saúde constituíram 5 categorias e dos clientes 3. As conseqüências para a equipe de saúde e para os clientes compuseram 4 categorias. Verificou-se melhor preparo da enfermagem para contornar problemas relacionados ao atendimento dessas necessidades, que equipe e clientes manifestam os mesmos sentimentos, que os aspectos que garantem a qualidade da assistência são proteção da intimidade, respeito, confiança e orientação, e que desproteção da intimidade do cliente prejudica a qualidade da assistência.

    Resumo em Espanhol:

    La finalidad de esta investigación fue identificar y analizar las situaciones que implicaban la exposición corporal y la invasión de la privacidad del cliente, inherentes a la atención en la UTI. La población consistió en 15 enfermeros de UTIs de atención al adulto en Maringá-PR, Brasil. Fue utilizada la Técnica del Incidente Crítico (TIC), resultando en 30 informes, 15 positivos y 15 negativos, extrayéndose 22 incidentes críticos positivos y 30 negativos. Estos fueron agrupados en 6 categorías, optándose por la presentación y discusión de la categoría necesidades básicas. Los comportamientos del equipo de la salud se agruparon en 5 categorías y aquellos de los clientes en 3. Las consecuencias para el equipo de la salud y los clientes fueron agrupadas en 4 categorías. Verificamos que el equipo de enfermería está mejor preparado para esquivar los problemas relacionados a la atención de estas necesidades, que el equipo y los clientes manifiestan los mismos sentimientos, que los aspectos que garantizan la calidad de la atención son protección de la intimidad del cliente, respecto, confianza y orientación, y que desprotección de la intimidad del cliente perjudica la calidad de la atención.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to identify and analyze situations involving the physical exposure and invasion of clients' privacy, which are inherent to ICU care. The population consisted of 15 adult ICU nurses in Maringá-PR, Brazil. The Critical Incident Technique was used (CIT), resulting in 30 reports, 15 of which were positive and 15 negative. From these, 22 positive and 30 negative critical incidents were extracted. These were compiled in 6 categories. We chose to present and to discuss the category Basic needs. The health team's behavior constituted 5 categories and the clients' behavior 3. Consequences for health team and clients corresponded to 4 categories. The results revealed that the nursing team is better prepared to handle problems related to care for basic needs; that team and clients disclose the same feelings; that privacy protection, respect, confidence and guidance guarantee the quality of care and that not protecting clients' intimacy impaired care quality.
  • O cuidado sob a ótica do paciente diabético e de seu principal cuidador Artigos Originais

    Santos, Ellen Cristina Barbosa dos; Zanetti, Maria Lúcia; Otero, Liudmila Miyar; Santos, Manoel Antônio dos

    Resumo em Português:

    Este estudo de caso tem por objetivo descrever como o paciente diabético e seu principal cuidador percebem as dificuldades para o controle do diabetes. Os dados foram coletados por meio de registro audiogravado e submetidos à análise temática de conteúdo, no Centro Educativo de Enfermagem para Adultos e Idosos, em abril de 2003. Os temas que emergiram da análise foram: transgressão alimentar, problemas com a medicação e influências interpessoais. Esses temas reportam-se às influências interpessoais familiares e do grupo de iguais, que estão alicerçadas em um conjunto de crenças e valores que interferem na motivação e na capacidade de os pacientes enfrentarem a sua doença. Com base nos resultados, recomenda-se conhecer os padrões de resposta do paciente e de seu principal cuidador, em relação aos seus sentimentos, conflitos e necessidades, estabelecendo um vinculo efetivo que proporcione condições para, em conjunto, traçarem-se estratégias direcionadas a alcançar o controle metabólico.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio de caso tiene como objetivo describir como el paciente diabético y su cuidador principal perciben las dificultades para el control de la diabetes. Los datos fueron colectados mediante grabaciones en audio en el Centro Educativo de Enfermería para Adultos y Ancianos, en abril de 2003. Los registros fueron sometidos al análisis de contenido temático. Los temas que surgieron del análisis fueron: trasgresión de la alimentación, problemas con el tratamiento medicamentoso e influencias interpersonales. Estos temas nos remiten a las influencias interpersonales familiares y del grupo de iguales, que están fundamentadas en un conjunto de creencias y valores que interfieren en la motivación y en la capacidad de los pacientes para enfrentar su enfermedad. Con base en los resultados, recomendamos conocer los estándares de respuesta del paciente y de su cuidador principal, con relación a sus sentimientos, conflictos y necesidades, estableciendo un vínculo efectivo que proporcione condiciones para, en conjunto, trazar estrategias dirigidas a alcanzar el control metabólico.

    Resumo em Inglês:

    This case study aims to describe how diabetes patients and their main caregivers perceive the difficulties faced to control the disease. Data were collected through audio records made at the Nursing Education Center for Adults and Elderly in April 2003 and submitted to thematic content analysis. The following themes emerged from the analysis: dietary transgressions, medication-related problems and interpersonal influences. These themes are interconnected with interpersonal influence from family members and the peer group, which are based on a set of beliefs and values that interfere in the patients' motivation and capacity to face the decease. The results reveal the need to get to know the patients' and caregivers' pattern of answers related to feelings, conflicts and needs, so as to establish an effective link that offers conditions to develop collaborative strategies to achieve metabolic control.
  • Situação do aleitamento materno em população assistida pelo programa de saúde da família-PSF Artigos Originais

    Parada, Cristina Maria Garcia de Lima; Carvalhaes, Maria Antonieta de Barros Leite; Winckler, Camila César; Winckler, Lígia Adriana; Winckler, Valéria César

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou identificar a prevalência dos diferentes tipos de aleitamento e sua relação com variáveis maternas no município de Conchas-SP, totalmente coberto pelo PSF. Foram obtidas informações sobre a alimentação atual das crianças menores de um ano que compareceram à primeira etapa da Campanha de Multivacinação de 2003. As associações foram submetidas ao teste do qui-quadrado, adotando-se 5% como nível de significância estatística. As prevalências do Aleitamento Materno Exclusivo (AME) e do Aleitamento Materno Predominante (AMP), em menores de 4 meses de vida, foram 25,4 e 44,4%, respectivamente, e 66,7% do total de crianças menores de um ano ainda eram amamentadas. A prevalência do AME em menores de 6 meses foi heterogênea, variando de 7,4 a 41,2%, conforme a equipe do PSF de procedência das crianças. Ter passado por dificuldades no início do aleitamento associou-se a menores prevalências de AME e Aleitamento Materno (AM). Esses resultados evidenciam situação distante da recomendada pela Organização Mundial de Saúde e aquela para a qual há evidências de máximo efeito protetor à saúde infantil, reafirmam a necessidade de apoio às mães no período puerperal precoce e demonstram a importância de diagnósticos desagregados por regiões para o planejamento de ações de promoção ao AM.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo identificar la prevalencia de los diferentes tipos de lactancia y su relación con variables maternas en el municipio de Conchas-SP, Brasil, totalmente cubierto por el PSF. Recopilamos informaciones sobre la alimentación actual de los niños de hasta un año de edad que participaron de la primera etapa de la Campaña de Multivacunación de 2003. Las asociaciones fueron sometidas al test del qui-cuadrado, adoptándose p<0,05 como nivel crítico. Las prevalencias de la Lactancia Materna Exclusiva (LME) y de la Lactancia Materna Predominante (LMP) en menores de 4 meses de vida fueron 25,4% y 44,4%, respectivamente y 66,7% de los niños menores de 1 año aún eran amamantados. La prevalencia de la LME en menores de 6 meses fue heterogénea, variando de 7,4 a 41,2% según la región de procedencia de los niños en el PSF. Haber pasado por dificultades en el inicio de la lactancia se asoció con menores prevalencias de LME y Lactancia Materna (LM). Estos resultados evidencian una situación distante de la recomendada por la OMS y de aquella para la cual existen evidencias de máximo efecto protector de la salud infantil, reafirman la necesidad de apoyo a las madres en el período puerperal precoz y demuestran la importancia de diagnósticos desagregados por regiones para el planeo de acciones de promoción de la LM.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to identify the prevalence of different types of breastfeeding and how they relate to maternal variables in the municipality of Conchas, São Paulo, Brazil, which is fully covered by the family health program. We collected information about the current eating habits of children under one year old who were attended during the 2003 Multivaccination Campaign. Associations were submitted to the chi-square test, adopting p<0.05 as the critical level. The prevalence rates for exclusive breastfeeding (EB) and predominant breastfeeding (PB) in 4-month-olds and younger were 25.4% and 44.4%, respectively, and 66.7% of the children under one were still being breastfed. Prevalence for EB in 6-month-olds and younger was heterogeneous, ranging from 7.4 to 41.2% according to the children's region of origin in the FHP. Difficulties at the beginning of breastfeeding were associated with lower prevalence rates for EB and PB. These results show a situation far from WHO recommendations and from that situation in which there is evidence that children's health receives maximum protection, reiterate the need to support mothers in the early puerperal period and demonstrate the importance of diagnoses separated per regions for actions aimed at promoting breastfeeding.
  • Prática baseada em evidências, aplicada ao raciocínio diagnóstico Artigo De Revisão

    Cruz, Diná de Almeida Lopes Monteiro da; Pimenta, Cibele Andrucioli de Mattos

    Resumo em Português:

    As enfermeiras aplicam conhecimento, habilidades perceptuais e cognitivas para analisar dados dos pacientes e propor intervenções de enfermagem. Os resultados dessas intervenções dependem da adequação de sua proposição, o que, por sua vez, depende da acurácia das interpretações dos dados dos pacientes. O objetivo deste artigo é discutir a aplicação de princípios da prática baseada em evidência (PBE) às decisões diagnósticas no cuidado de enfermagem, utilizando estudo de caso escrito. Os princípios da prática baseada em evidências, na definição do diagnóstico, são: a validade de um teste diagnóstico; a capacidade de o teste discriminar aqueles que apresentam uma resposta específica; a capacidade de o teste estimar a magnitude da resposta; e a adequação do teste diagnóstico ao contexto clínico. Lacunas no conhecimento de enfermagem limitam a aplicação dos princípios da PBE na avaliação clínica e no diagnóstico de enfermagem. As autoras apresentam uma estrutura para exemplificar o uso da PBE no raciocínio diagnóstico.

    Resumo em Espanhol:

    Las enfermeras aplican conocimientos, habilidades preceptivas y cognoscitivas para analizar los datos de los pacientes y proponer intervenciones de enfermería. Los resultados de esas intervenciones dependen del refinamiento de las preposiciones que, a su vez, depende del discernimiento de las interpretaciones de los datos de los pacientes. El propósito de este artículo es aplicar el modelo de la práctica basada en la evidencia (PBE) en el raciocinio diagnóstico, utilizando estudio de caso escrito. Los principios de la PBE en la definición del diagnóstico son: validad del test diagnóstico; la capacidad del test en estimar la magnitud de la respuesta; y la adecuación del test diagnóstico al contexto clínico. Lagunas en el conocimiento de enfermería limitan la aplicación de los principios de la PBE en la evaluación clínica y en el diagnóstico de enfermería. Las autoras presentan una estructura para ejemplificar el uso de la PBE en el raciocinio diagnóstico.

    Resumo em Inglês:

    Nurses apply knowledge, perceptual and cognitive skills to analyze patient data and propose nursing interventions. The interventions' outcomes depend on their appropriateness which, in turn, depends on the accuracy of nurses' interpretations. The purpose of this paper is to discuss the use of evidenced-based practice (EBP) for nursing diagnostic reasoning, by means of a written case study. The principles of EBP in diagnostic reasoning are: validity of a diagnostic test; ability of a test to discriminate those who do or do not display a specific response; ability of a test to estimate the magnitude of a response; and the appropriateness of a diagnostic test within the clinical context. Gaps in nursing knowledge jeopardize the application of EBP principles in clinical nursing assessment and diagnosis. The authors present a framework to demonstrate the application of EBP to diagnostic reasoning.
  • A 'nova' saúde pública e a promoção da saúde via educação: entre a tradição e a inovação Artigo De Revisão

    Oliveira, Dora Lúcia de

    Resumo em Português:

    Apesar dos propósitos da 'nova' saúde pública e da sua ênfase na promoção da saúde como investimento na autonomia do 'público' para tomadas de decisão sobre saúde, através da intervenção nos seus condicionantes estruturais, a educação em saúde permanece, geralmente, centrada na responsabilização individual e na prevenção de doenças. O artigo problematiza essas questões apresentando as propostas da promoção da saúde, surgida, na década de 70, como principal estratégia da chamada 'nova saúde pública'. Apoiado em uma revisão da literatura, categorizada segundo os temas de interesse para a problematização pretendida, o artigo analisa, também, a aplicação dessas propostas no campo da educação em saúde. A justificativa para a busca na literatura de um embasamento que respondesse por essa análise está na relevância das temáticas tratadas para a prática da enfermagem e na restrita produção de abordagens teóricas sobre a promoção da e a educação em saúde por parte das enfermeiras.

    Resumo em Espanhol:

    A pesar de que las propuestas de la 'nueva salud pública' enfatizan la noción de promoción de la salud como inversión en la autonomía del 'público' y argumentan en favor de la centralidad de las condiciones sociales en la determinación de la salud, la educación en salud permanece, generalmente, centralizada en la responsabilidad individual y en la prevención de enfermedades. Este artículo levanta esas cuestiones, presentando las propuestas de la promoción de la salud, surgida en la década del 70 como principal estrategia de la llamada 'nueva salud pública'. Apoyado en una revisión de la literatura, clasificada de acuerdo con los intereses del levantamiento pretendido, el artículo analiza, también, la aplicación de esas propuestas en el campo de la educación en salud. La justificativa para buscar en la literatura una fundamentación que dé cuenta de este análisis está centrada en la relevancia de las temáticas tratadas para la práctica de la enfermería y en la restricta producción de aproximaciones teóricas sobre la promoción de la salud y la educación en salud por parte de las enfermeras.

    Resumo em Inglês:

    In spite of the goals of 'new' public health and its emphasis on health promotion as an investment in the autonomy of the 'public' to make decisions on health, by means of interventions in its structural conditioning factors, health education in general remains focused on individual responsibility and disease prevention. The article discusses these issues, presenting the main proposals of health promotion that emerged in the 70's as the main strategy of the so-called 'new public health'. Based on a literature review, categorized according to the themes of interest for the proposed discussion, the article also analyzes the use of these proposals in the field of health education. The literature search for a theoretical background to support this analysis is justified by the relevance of the discussed issues for nursing practice and the limited production of theoretical approaches about health promotion and health education by nurses.
  • Análise da teoria humanística e a relação interpessoal do enfermeiro no cuidado ao recém-nascido Artigo De Revisão

    Rolim, Karla Maria Carneiro; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag; Cardoso, Maria Vera Lúcia M. Leitão

    Resumo em Português:

    As teorias são proposições elaboradas para avaliar a assistência de enfermagem, possibilitando às enfermeiras considerá-las e incorporá-las na prática profissional. O trabalho objetivou refletir, criticamente, sobre a utilidade na prática de conceitos da Teoria Humanística de Enfermagem, numa dissertação de mestrado. O estudo é descritivo-reflexivo, realizado em 2004, e utilizou o modelo de análise de teorias de Meleis. Desse modelo, foi recortado o segmento "crítica da teoria", com ênfase no item "utilidade", para servir de suporte analítico. Da análise crítica, percebeu-se que "utilidade" do relacionamento interpessoal e do diálogo é notório, e estes podem ser praticados no cotidiano da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, valorizando a relação humana afetiva, situação essencial no ato de cuidar pelo enfermeiro. Conclui-se que a prática do enfermeiro deve ser norteada por referenciais teóricos, filosóficos e metodológicos responsáveis por levarem o profissional a uma crítica reflexiva do ser e do fazer.

    Resumo em Espanhol:

    Las teorías son propuestas elaboradas para evaluar la atención de enfermería, posibilitando a las enfermeras considerar e incorporarlas en su práctica profesional. La finalidad de este trabajo fue reflexionar críticamente sobre la utilidad práctica de los conceptos de la Teoría Humanística de Enfermería, mediante una disertación de maestría. Este estudio descriptivo-reflexivo fue realizado en 2004 y utilizó el modelo de análisis de teorías de Meleis. De este modelo, fue seleccionado el segmento "crítica de la teoría", con énfasis en el ítem "utilidad", para servir de soporte analítico. Del análisis crítico se deduce que la "utilidad" de la relación interpersonal y del diálogo es notoria y que estos pueden ser practicados en el cotidiano de la Unidad de Terapia Intensiva Neonatal, valorizando la relación humana afectiva, situación esencial en el acto de cuidar del enfermero. Se concluye que la práctica del enfermero debe estar orientada por referencias teóricas, filosóficas y metodológicas, responsables por llevar al profesional a una crítica reflexiva sobre el "ser" y el "hacer".

    Resumo em Inglês:

    Theories are propositions created to evaluate nursing care, allowing nurses to consider and incorporate them in their professional practice. This Masters study was aimed at thinking critically about the practical usefulness of the concepts of Humanistic Nursing Theory. This descriptive-reflexive study was carried out in 2004 and used Meleis' model for the analysis of theories. The "critique of theory" segment was taken from this model to be used as an analytical tool, with emphasis on the "usefulness" parameter. The critical analysis revealed the notorious "usefulness" of interpersonal relations and dialogue, which can be used in daily practice at the Newborn Intensive Care Unit, valuing the human affective relations, which are essential for nursing care. Nursing practice should be guided by theoretical, philosophical, and methodological reference frameworks, responsible for making professionals reflect critically on themselves and their practice.
  • Processo de trabalho em saúde mental e o campo psicossocial Artigo De Revisão

    Silva, Ana Luisa Aranha e; Fonseca, Rosa Maria Godoy Serpa da

    Resumo em Português:

    Trata-se de reflexão teórica sobre os determinantes e os elementos constitutivos do processo de trabalho da enfermagem no campo psiquiátrico e no campo psicossocial no contexto da Reforma Psiquiátrica brasileira. O objetivo é oferecer conteúdo teórico-conceitual para orientar a ação reflexiva de trabalhadores em saúde mental e, em particular, da enfermagem. A finalidade do artigo é preservar a memória da prática da enfermagem no campo psiquiátrico e promover sua necessária superação com vistas à construção do campo psicossocial, subsidiando o ensino nos diversos campos de saber em saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de una reflexión teórica acerca de los determinantes y elementos constitutivos del proceso de trabajo de enfermería en el campo psiquiátrico y psicosocial en el contexto de la Reforma Psiquiátrica brasileña. El objetivo es ofrecer subsidios teórico-conceptuales para orientar la acción reflexiva de enfermeros y demás trabajadores de la salud mental. Este articulo tiene como finalidades preservar la memoria de la práctica de enfermería en el campo psiquiátrico y promover la superación necesaria, con vistas a la construcción del campo psicosocial, ofreciendo subsidios para la enseñanza en los diversos campos del saber en salud.

    Resumo em Inglês:

    We present a theoretical reflection about determinants and constitutive elements of the nursing work process in the psychiatric and psychosocial areas, in the context of the Brazilian Psychiatric Reform. The aim is to offer theoretical and conceptual guidance with a view to mental health workers' reflexive action, particularly in nursing. The purpose of this article is to preserve the memory of nursing practice in psychiatry and to go beyond, with a view to constructing the psychosocial area, supporting teaching in all fields of health knowledge.
  • Duas estratégias e desafios comuns: a reabilitação psicossocial e a saúde da família Artigo De Atualização

    Brêda, Mércia Zeviani; Rosa, Walisete de Almeida Godinho; Pereira, Maria Alice Ornellas; Scatena, Maria Cecília Morais

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por finalidade refletir sobre as Estratégias de Saúde da Família e de Reabilitação Psicossocial, no momento em que a atenção psiquiátrica e a atenção básica se colocam em estreita vinculação. Parte-se da experiência e da revisão de referenciais que abordam tais temas, identificando interfaces e desafios a serem superados para a transformação desses contextos sociais em espaços de trocas afetivas e materiais, de saberes e práticas mais criativas e flexíveis.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo busca reflexionar sobre las Estrategias de Salud de la Familia y Rehabilitación Psicosocial, puesto que se busca poner la atención psiquiátrica en estrecha vinculación con la atención básica. Partimos de nuestra experiencia y de la revisión de referencias sobre los temas, identificándose las interfaces y los retos que deben ser superados para transformar el referido contexto social mediante intercambio afectivo, material, cognitivo y de prácticas más creativas y flexibles.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to discuss the strategies used by the Psychosocial Rehabilitation and Family Health Programs, at a time when a close link is established between psychiatric and basic care. We depart from our own experience in the field and from a literature review, identifying the interfaces and challenges to be overcome with a view to transforming these social contexts into spaces for affective and material exchanges and for more creative and flexible knowledge and practices.
  • A pesquisa sobre as terapias alternativas e complementares e enfermagem no Brasil Carta Ao Editor

    Barros, Nelson Filice de; Adams, Jon
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br