Acessibilidade / Reportar erro

Supereu e perversão: uma busca devotada pelo gozo mítico1 1 O presente artigo faz parte das atividades desenvovlidas no estágio de pós-doutoramento de Breno Ferreira Pena, iniciado em maio de 2022 sob supervisão de Andréa Maris Campos Guerra, na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, no Programa de Pós-graduação em Psicologia.

Superego and perversion: a devotional quest for mythical jouissance

Surmoi et perversion: une quête dévouée pour la jouissance mythique

Superyó y perversión: una búsqueda devota del goce mítico

Neste artigo, procurou-se analisar como o perverso, sádico ou masoquista, ao atuar sua fantasia ($<>a) toma-se como objeto a para recusar a castração e localizá-la em seu parceiro angustiado e dividido ($). Assim, ele goza e atende aos imperativos do supereu de modo bem peculiar. Trata-se de uma estratégia obstinada para repor a voz do Outro, torná-lo não castrado, o que lhe daria acesso a um gozo mítico. Para isso, se distinguem as fantasias neurótica e perversa e analisa-se o modo como o engendramento do gozo é correlato à posição do objeto a e do sujeito dividido em cada uma delas. Além disso, se aprofunda, nas relações do supereu com a fantasia do perverso, sádico ou masoquista, o que demonstra suas particularidades. Conclui-se, então, pela importância da clínica e do diagnóstico diferencial nos estudos acerca do supereu.

Palavras-chave:
Supereu; perversão; sadismo; masoquismo


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com