Acessibilidade / Reportar erro

O que é Psicopatologia Fundamental

Resumos

Se para os romanos, posição significava lugar onde uma pessoa ou coisa estaria colocada, para os gregos, a noção de posição é de natureza muito mais relacional. Da posição determinada pela postura do corpo, diferenciavam pelo menos duas outras: a do historiador, que não inventa, apenas ouviu falar por aí, e a do teatro, que mostrava o corpo humano em um estado natural de pathos (sofrimento).

Ao se pensar o psiquismo e o aparelho psíquico como prolongamentos do sistema imunológico e já que, segundo o autor, pathos é sempre somático, a psique é, seguindo a tradição socrática, estritamente corporal. É próprio, pois, à Psicopatologia Fundamental, reconhecer a existência de múltiplas posições corporais-discursivas e reconhecer que aqueles que ocupam outras posições reconheçam a especificidade de sua posição. A partir do conceito de posição, e seus desdobramentos em pathos e logos, o autor desenvolve sua concepção de Psicopatologia Fundamental.


Si pata los romanos “posición “ significaba un lugar adonde una persona o cosa estaria colocada, para losgriegos Ia noción de posición era de naturaleza mucho más relacional. Partiendo de Ia posición determinada por Ia postura dei cuerpo se diferenciaban, por 10 menos, otras dos: Ia dei historiador que no inventa, apenas escuchó Ias cosas por ahí, y Ia dei teatro que muestra el cuerpo humano em su estado natural de pathos (sufrimiento).

Al considerar el psiquismo y el aparato psíquico como prolongamientos dei sistema inmunológico y una vez que, según el autor; pathos es siempre somático, la psiqué es – siguiendo la tradición socrática – estrictamente corporal.

Es próprio pués de Ia Psicopatologia Fundamental reconocer Ia existencia de múltiples posiciones corporales-discursivas e intentar que aquellos que ocupan otras posiciones reconozcan Ia especificidad de su posición.

Partiendo dei concepto de posición y de sus desdoblamientos en pathos y logos, el autor desarrolla su concepción de Psicopatologia Fundamental.


If for the Romans “position “ meant a place where a person or object would lie, for the Greeks this notion was much more relational in nature. Starting from the position determined by the posture of the body, there were at least two other ones: that of the historian, who doesn't make things up but just heard about them around and that of the theatet; which reveals the body in its natural state of pathos (suffering).

When psychism and the psychic apparatus are considered as extensions of the immunological system and once, according to the authol; pathos is always somatic, the psyche is – following the socratic tradition – strictly physical. It is thus proper of Fundamental Psychopathology to recognize the existence of – multiple body-discourse positions and to try to have the specificity of its position recognized by other positions.

Starting from the concept of position and its developments in pathos and logos, the author presents his conception of Fundamental Psychopathology.


Texto completo disponível apenas em PDF.

Bibliografia

  • BERLINCK, Manoel Tosta e SEINCMAN, Monica. “Entrevista com Pierre Fédida” in Psicanálise e Universidade, nU 6, lu semestre de 1997, pp. 57-71.
  • FÉDIDA, Pierre. “ Amor. e morte na transferência”, in Clínica psicanalítica: estudos, trad. de Martha Prada e Silva e Regina Steffen, rev. téc. de Durval Checchinato. São Paulo, Escuta, 1988, pp. 21-66.
  • GAGNEBIN, Jeanne Marie. “O início da história e as lágrimas de Tucídides” in Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro, Imago, 1997, p. 15-37. HERRMANN, Fabio. “ Análise didática: uma história feita de críticas” in SLAVUTZKY, Abrão; BRITO, César Luís de Souza e SOUZA, Edson Luiz André de. História, clínica e perspectiva nos cem anos da psicanálise. Porto Alegre, Artes Médicas, 1996, pp. 195-228.
  • KURY, Mário da Gama. “Apresentação: a tragédia grega” in Ésquilo. Os persas; Sófocles, Electra; Eurípides, Hécuba, trad. de Mário de Gama Kury. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1992, pp. 9-16.
  • LEBRUN, Gérard. “O conceito de paixão” in Novaes, Adauto. Os sentidos da paixão. São Paulo, FUNARTE/Companhia das Letras, 1987, pp. 17-33.
  • REALE, Giovanni. História da filosofia antiga. I. Das origens a Sócrates, trad. de Henrique Cláudio de Lima Vaz e Marcelo Perine. São Paulo, Loyola, 1993.
  • SENNETT, Richard. Carne e pedra. O corpo e a cidade na civilização ocidental, trad. de Marcos Aarão Reis. Rio de Janeiro, Record, 1997.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Mar 1998
Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com