Acessibilidade / Reportar erro

O ensino da psicopatologia: do modelo asilar à clínica da interação

Resumos

A questão do ensino da psicopatologia é aqui abordada a partir da retomada de elementos da história da constituição da clínica médica e dos clássicos, até a constituição da psiquiatria clínica. Neste percurso, analisa-se os instrumentos nascidos da atenção cuidadosa para com o padecimento e, posteriormente, com a conquista do domínio sobre a doença por meio da nosografia, onde a marca pessimista do asilo tornou a clínica um exercício escolástico. Propõe-se, então, um retorno à clínica contra o empiricismo e o essencialismo clinicista.

Clínica clássica; psicopatologia; ensino; psicopatologia fundamental


La cuestión de la enseñanza de la psicopatología es aquí abordada a partir de retomar los elementos de la historia de la constitución de la clínica médica y de los clásicos, hasta la constitución de la psiquiatría clínica. En ese recorrido, se analizan los instrumentos nacidos de la atención cuidadosa de los padecimientos y, posteriormente, con la conquista del dominio sobre la enfermedad a través de la nosografía, donde la marca pesimista del asilo tornó la clínica un ejercicio escolástico. Se propone, en consecuencia, un retorno a la clínica contra el empiricismo y el esencialismo clinicista.

Clínica clásica; psicopatología; enseñanza


La question de l’enseignement de la psychopatologie est abordée ici, à partir de la reprise des élements de l’histoire de la constitution de la médecine clinique et des auteurs classiques, jusqu’à la constitution de la psychiatrie clinique. On y analyse les instruments nés d’abord, d’une attention particuliére portée à la souffrance et, postérieurement, de la conquête de la maitrise de la maladie grâce à la nosographie – à partir de ce moment, la connotation pessimiste de l’asile a transformé la clinique en un exercice scolastique. On propose alors de revenir à la clinique, abandonnant l’empirisme et l’essencialisme clinique.

Clinicisme; nosographie; enseignement; psychopatologie fondamentale


The question of the teaching of psychology is taken up here based on factors related to the constitution of medical clinic, of the classics, and of the constitution of the psychiatric clinic. Also analyzed are instruments born of careful attention to suffering and, later, to the domination over illness through nosography, where the pessimistic mark of the asylums turned the clinic into academic exercise. A return to the clinic against empiricism and clinicist essentialism is therefore proposed.

Clinicism; nosography; teaching; fundamental psychophatology


Texto completo disponível apenas em PDF.

Referências

  • ALMEIDA, Consuelo, P. e MOURA, J.M. (Orgs.). A dor do existir Rio de Janeiro: Contra Capa, 1997.
  • AMERICANO DO BRASIL, Isidoro E. Proposição de um dispositivo de formação para o psiquiatra clínico. 2001. Tese de doutorado. FIOCRUZ/ENSP, Rio de Janeiro.
  • BERCHERIE, Paul. Os fundamentos da clínica: história e estrutura do saber psiquiátrico Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989.
  • BERLINCK, Manoel T. Psicopatologia fundamental São Paulo: Escuta, 2000.
  • CAON, José L. A psicopatologia fundamental e a miséria da psicopatologia: formadores e deformadores do psicopatólogo. In: QUEIROZ, E.F. e SILVA, A.R. Rodrigues da (Orgs.). Pesquisa em psicopatologia fundamental São Paulo: Escuta, 2002.
  • CHENIAUX JR., Elie. Manual de psicopatologia Rio de Janeiro: G -Koogan, 2002.
  • CLÉRAMBAULT, Gaëtan G. O automatismo mental e a erotomania. Revista Latino Americana de Psicopatologia Fundamental São Paulo, v. IV, n. 2, p. 125-33, 2001.
  • FERREIRA, A. Pacelli. Ação e reflexão no campo dos cuidados. In: ALBERTI, S. e ELIA, L. Clínica e pesquisa em psicanálise Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2000.
  • FERREIRA, A. Pacelli. O migrante na rede do outro: ensaios sobre alteridade e subjetividade Rio de Janeiro: Te Corá, 1999.
  • FERREIRA, A. Pacelli. A residência hospitalar como modalidade de especialização em psicologia clínica. Psicologia, Ciência e Profissão, Conselho Federal de Psicologia, ano 21, n. 2, 2001.
  • FIGUEIREDO, Ana C. A relação entre psiquiatria e psicanálise: uma relação suplementar. Rio de Janeiro, Inform. Psiq v. 18, n. 3, p. 87-9, 1999.
  • FIGUEIREDO, A.C. e SILVA FILHO, J.F. (Org). Ética e saúde mental Rio de Janeiro: Topbooks, 1996.
  • FOUCAULT, M. O nascimento da clínica Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1977.
  • FREUD/JUNG. Correspondência Rio de Janeiro: Imago, 1976.
  • FREUD, S. [1907]. Delírios e sonhos na Gradiva de Jensen. E.S.B Rio de Janeiro: Imago, 1976. v. IX.
  • FREUD, S. [1911]. O caso Schreber. E.S.B Rio de Janeiro: Imago, 1969. v. XII.
  • FREUD, S. [1916]. Psicanálise e psiquiatria. Conferências introdutórias sobre psicanálise. E.S.B Rio de Janeiro: Imago, 1976. v. XVI.
  • IONESCU, Serban. Quatorze abordagens de psicopatologia 2a ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
  • KAMMERER, T. e WARTEL, R. Diálogo sobre os diagnósticos In: STRAUSS, M. e outros, A querela dos diagnósticos Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989.
  • LANTÉRI-LAURA, Georges. O empirismo e a semiologia psiquiátrica. In: A querela do diagnóstico Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989.
  • MANNONI, Maud. O psiquiatra, seu louco e a psicanálise Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1976.
  • PEREIRA, Mário E.C. Formulando uma psicopatologia fundamental. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental São Paulo, v. I, n. 1, mar/1998.
  • PEREIRA, Mário E.C. O automatismo mental e a erotomania, segundo Clérambault. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental São Paulo, v. II, n. 1, mar/1999.
  • PEREIRA, Mário E.C. Pânico: contribuições à psicopatologia dos ataques de pânico São Paulo: Lemos, 1997.
  • PEREIRA, Mário E.C. Pânico e desamparo São Paulo: Escuta, 2000.
  • QUINET, Antonio (Org.). Psicanálise e psiquiatria Rio de Janeiro: Rio Ambiciosos, 2001.
  • SILVEIRA, Nise. Imagens do inconsciente Rio de Janeiro: Alhambra, 1982.
  • TODOROV, Tzvetlan. A conquista da América: a questão do outro 3a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
  • VERTZMAN, J. S. Será possível transformar a prática do ensino prático?. In: FIGUEIREDO, A.C. e SILVA FILHO, J. F. Ética e saúde mental Rio de Janeiro: Topbooks, 1996.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Oct-Dec 2002

Histórico

  • Recebido
    Fev 2002
  • Aceito
    Nov 2002
Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com