Acessibilidade / Reportar erro

Luto e desejo na menopausa: contribuições psicanalíticas1 1 Artigo produzido com base no trabalho de pesquisa de Mestrado da autora principal, Natália Delatim Ortiz, orientado pela profa. dra. Silvia N. Cordeiro e co-orientado pelo prof. dr. Vinicius A. Darriba. A pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), estando vinculada ao Laboratório de Estudos e Pesquisa em Psicanálise (LEPPSI) da UEL.

Grief and desire in menopause: psychoanalytic contributions

Deuil et désir à la ménopause: apports psychanalytiques

Duelo y melancolia en la menopausia: aportes psicoanalíticos

Menopausa é o termo indicado pela OMS para nomear o último ciclo biológico da mulher, em que há o encerramento da capacidade reprodutiva feminina. Notando que o tema da menopausa parece despertar pouco interesse nas esferas social e científica e foi conotado negativamente pela teoria psicanalítica por um período, o objetivo deste artigo é traçar algumas considerações da psicanálise, partindo de Freud e Lacan, acerca do fenômeno. Para tal, utiliza-se o conceito de luto como operador teórico para reflexão do tema e enlaçamento com a teoria, passando por falas de mulheres menopáusicas. Considera-se, neste artigo, que o real da menopausa pode encontrar um caminho de tratamento que passe pelo luto e pelo simbólico, chegando ao desejo — colocando, assim, outras contribuições psicanalíticas a respeito do tema.

Palavras-chave:
Menopausa; climatério; psicanálise; luto


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com