Accessibility / Report Error

Luz de Alcançado: Memórias de psiquiatra navegante

RESENHAS DE LIVROS

Walmor J. Piccinini; Gileno Barbosa

Luz de Alcançado. Memórias de psiquiatra navegante

Oswaldo José de Paula Barbosa

Rio Grande, RS: Editora da FURG, 2008, 216p.

Luz de Alcançado: memórias de um psiquiatra navegante. Este é o título do livro lançado pelo colega Oswaldo J. de Paula Barbosa na fria e chuvosa noite de sexta-feira, 5 de setembro de 2008.

Editado pela Editora da Universidade de Rio Grande (FURG), cidade situada a 260 km. de Porto Alegre, no sul do Estado. Em primeiro lugar, para quem não conhece e não teve a oportunidade de conviver com esse "cavalheiro" pernambucano radicado em terras gaúchas, permito-me algumas lembranças. Oswaldo cresceu e conviveu até o estágio na Tamarineira com Luiz Salvador, membro ilustre da lista brasileira de psiquiatria. Por indicação de Leme Lopes, de quem era aluno, veio para Rio Grande onde construiu uma carreira de grandes realizações em prol da comunidade riograndina. Foi inusitado para nós assistirmos a uma sessão de autógrafos com tanta gente expressiva da comunidade enfrentando frio e chuva para estar presente em momento tão importante do seu ilustre cidadão. Realizar uma síntese de um livro de memórias não é tarefa fácil. Felizmente o dr. Gileno Barbosa, irmão do nosso autor, colaborou com um texto muito afetuoso que publicamos na íntegra.

Por que um jovem médico psiquiatra de apenas 25 anos, nascido no Rio Grande do Norte, formado no Recife, então residente do renomado Instituto de Psiquiatria da Universidade do Rio de Janeiro, do célebre prof. José Leme Lopes, aceitou o convite para vir trabalhar no sul do Rio Grande do Sul, em meados da década de 1960?

Qual a missão que lhe foi confiada?

Quais as razões que o levaram a migrar de um extremo ao outro do país?

Em que circunstâncias se deu essa migração?

Como ele foi recebido pela comunidade de Rio Grande? Como nela se integrou, tornando-se, de fato e de direito, um autêntico gaúcho riograndino? De fato, com a perfeita integração à comunidade. De direito, com o recebimento do honroso título de Cidadão de Rio Grande.

Quais os desafios que ele tinha pela frente? Como os superou e quem os ajudou a superá-los?

Como era Rio Grande quando o jovem e empreendedor psiquiatra nela aportou? As deficiências/limitações do atendimento médico-psiquiátrico, a carência de um curso de medicina, a mobilização da sociedade local pela fundação da faculdade.

Qual a sua relação com o mar, os portos? Quais os barcos que possuiu, os passeios, viagens que fez e as regatas das quais participou? Como foi sua viagem de oito dias de Rio Grande ao Recife num navio cargueiro?

A resposta a essas e muitas outras questões estão no livro Luz de Alcançado. Memórias de um psiquiatra navegante. Aviso aos não navegantes: Luz de Alcançado é a luz de popa das embarcações, muito bem representada na belíssima capa do livro.

Num estilo leve, direto e pessoal, Oswaldo José de Paula Barbosa conta a sua saga de migrante nordestino que deu grande contribuição à prática e ao ensino da medicina psiquiátrica em Rio Grande e Pelotas.

Dotado de prodigiosa memória e munido de farto acervo documental e fotográfico, Oswaldo relata em detalhes importantes fatos acerca da Faculdade de Medicina de Rio Grande, com seus principais personagens: seus idealizadores, fundadores, primeiros professores, dentre os quais o autor se inclui, alunos, servidores etc.

Todos são identificados pelo nome completo, por suas características básicas, por seus cargos, funções, sendo indicadas a participação e atuação de cada um.

Enfim, é um livro indispensável para consulta da história da fundação da Faculdade de Medicina de Rio Grande e altamente recomendável para conhecimento da vida social e cultural da cidade na época, escrito por um riograndino por opção e de coração.

Walmor Piccinini

Psiquiatra.

Rua Felipe Neri, 296/301

90440-150 Porto Alegre, RS, Brasil

e-mail: walpicci@terra.com.br

Gileno de Paula Barbosa

Advogado.

Praça Professor Fleming, 117/501 - Jaqueira

52050-180 Recife, PE, Brasil

e-mail: walpicci@terra.com.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Ago 2009
  • Data do Fascículo
    Jun 2009
Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com