Acessibilidade / Reportar erro

A substancialização dos conceitos psicanalíticos: efeitos e impasses *1 *1 Trabalho realizado no Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura (NUPPEC), Eixo 2 (Psicanálise, Educação e Cultura), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Baseado na dissertação de título Políticas de Leitura em Psicanálise: Enlaces entre Epistemologia, Ética e Clínica, de autoria de Thiago Pereira da Silva e orientada pela profa. dra. Simone Zanon Moschen, defendida no ano de 2020 na UFRGS, pelo PPG Psicanálise: Clínica e Cultura.

The substantialization of psychoanalytical concepts: effects and impasses

La substantialisation des concepts psychanalitiques: effets et impasses

La sustancialización de los conceptos psicoanalíticos: efectos e impases

Este artigo se insere em um debate atual acerca das políticas conceituais do campo lacaniano. Ele procura explorar um dos traços distintivos desse debate: a crítica à progressiva tematização da insuficiência da linguagem e à substancialização dos conceitos psicanalíticos no movimento lacaniano, identificada no trabalho de alguns psicanalistas. Este trabalho, por sua vez, apontaria para outra leitura do texto lacaniano, vetorizada por um horizonte ético-epistemológico distinto, marcadamente antisubstancialista. Destacaremos nisso o lugar de uma política dos usos de três conceitos fundamentais a esse campo: real, gozo e corpo. A partir das articulações propostas, procuraremos apresentar o substancialismo como um obstáculo em potencial para a psicanálise lacaniana, além de explorar algumas de suas possíveis implicações éticas, clínicas e epistemológicas.

Palavras-chave:
Psicanálise; real; gozo; ética


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com