Acessibilidade / Reportar erro

O papel moderador das diferenças de idade e gênero na relação entre bem-estar subjetivo, psicopatologia e uso de substâncias em adolescentes uruguaios

O objetivo deste estudo é explorar o bem-estar subjetivo (BES) de adolescentes que frequentam o ensino médio no Uruguai (N = 325; M idade = 14,67; DP = 1,62). Pesquisamos as relações específicas de idade e sexo entre psicopatologia e uso de substâncias, por um lado, e bem-estar subjetivo, por outro.

Análises de regressão linear multivariada indicaram cinco preditores significativos de BES: três fatores psicopatológicos (depressão-ansiedade, ansiedade social e comportamento dissocial) e idade apresentaram associação negativa, ao passo que um fator psicopatológico (resiliência) apresentou associação positiva. Ao estender a análise de regressão linear multivariada com efeitos de interação, surgiram interações significativas em relação a gênero e resiliência e idade e uso de substâncias.

Este estudo está centrado da necessidade de obter resultados baseados em evidências para planejar intervenções preventivas adequadas com adolescentes.

Bem-estar psicológico subjetivo; psicopatologia; adolescência; uso de substâncias


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com