Acessibilidade / Reportar erro

Musicalidade(s) e ressonâncias psíquicas: variações subjetivas e destinos à pulsão*1 *1 Artigo inspirado na Tese de Doutorado, Psicanálise e Musicalidade(s): sublimação, invocações e laço social, defendida em 2014 no programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual Paulista, Unesp/Assis.

Musicality(s) and psychic resonances: subjective variations and vicissitudes to the drive

Musicalité(s) et réssonances psychologiques: variations subjectives et destins à pulsion

Musicalidad(s) y resonancias psicológicas: variaciones subjetivas y destinos para la pulsión

Musikalität(en) und psychische Resonanzen: subjektive Varationen und Schicksale zum Antrieb

音乐特征和心理共鸣:主体的变化和冲动

O presente artigo presta-se a relacionar alguns importantes conceitos da psicanálise, tais como a pulsão invocante, a experiência pática do estranho e as possibilidades de gozo e destinos da pulsão, enredados pela via da Psicanálise Implicada circunscrita ao campo teórico de Freud e Lacan. Tomamos a música como uma enigmática poética do indizível e do inaudito que se articula aquém e além do significante. A experiência musical pode suscitar rearranjos psíquicos, e sua singular função de contágio pode propiciar a transmissão de um real inaudito que mobiliza o campo pulsional, sendo capaz de promover diferentes destinos ao pathos.

Psicanálise; musicalidades; pulsão invocante; pathos


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com