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O tratamento e o diagnóstico em instituição para crianças psicóticas: o caso S.

Resumos

O presente artigo relata o tratamento de S., uma criança que começou a encontrar o caminho de sua subjetivação a partir da aprendizagem da escrita. Partese da hipótese de que a aprendizagem da escrita coloca em jogo uma operação significante que constrói a escrita e, ao mesmo tempo, o sujeito. Essa hipótese de trabalho permite ainda afirmar que há lugar para um trabalho educativo no tratamento da psicose infantil.

Psicose infantil; escrita; alfabetização; tratamento


Este artículo relata el tratamiento de S., una niña que ha empezado a encontrar el camino de su subjetivación a partir del aprendizaje de la escrita. Partimos de la hipótesis de que el aprendizaje de la escrita pone en juego una operación significante que construye la escrita y, al mismo tiempo, el sujeto. Esa hipótesis de trabajo permite aún afirmar la existencia de un lugar para un trabajo educativo en el tratamiento de la psicosis infantil.

Psicosis infantil; escrita; alfabetización; tratamiento


Cet article raconte le traitement de S., un enfant que a commencé a rencontrer le chemin de sa subjectivation à partir de l’apprentissage de l’écriture. On part de l’hypothèse de que l’apprentissage de l’écriture met en jeu une opération significante que construit, à la fois, l’écriture et le sujet. Cette hypothèse de travail permet encore d’affirmer qu’il y a un lieu pour un travail éducatif dans le traitement de la psychose infantile.

Psychose infantile; écriture; alphabétisation; traitement


This article describes the treatment of S., a child who began to find the path to subjectiveness since the handwriting learning time. The author starts from the hypothesis that the handwriting apprentice ship presents a significant operation which both builds up the writing and the subject. This hypothesis allows us to affirm that there is a place for an educational work in the infantile psychosis treatment.

infantile psychosis; handwriting; instruction in reading and writing; treatment


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Referências Bibliográficas

  • JERUSALINSKY, Alfredo. “A escolarização de crianças psicóticas”.Estilos da clínica – Revista sobre a infância com problemas São Paulo, Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida, do IPUSP. Ano 1, nº 2, 1º semestre de 1997.
  • MOTA, Sonia B. Vieira (1992). “O quebra-cabeças: a instância da letra na alfabetização”. Tese de doutorado apresentada ao Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP.
  • POSTEL, J. e QUETEL, C. (org.) (1987). Historia de la psiquiatria México, Fondo de Cultura Económica.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Apr 2000
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