Acessibilidade / Reportar erro

Transformações do eu na velhice: consequências psíquicas e para a prática clínica*1 *1 Trabalho baseado em dissertação acadêmica intitulada “Transformações do eu na velhice: estudo psicanalítico sobre algumas consequências psíquicas e para a prática clínica”, apresentada em 18.2.2019 na Universidade Federal de Minas Gerais, realizada com apoio financeiro da Capes.

Transformations of the ego in old age: psychic and clinical consequences

Transformations du moi dans la vieillesse: consèquences psychiques et cliniques

Transformaciones del yo en la vejez: consecuencias psíquicas y para la práctica clínica

Este trabalho objetivou desenvolver subsídios para a psicanálise de velhos a partir da teoria laplancheana. A recorrência com que contingências do envelhecer impõem-se como força motriz para o trabalho psíquico, exige do analista pensar as implicações da velhice para o sujeito e para a prática clínica. Partimos da hipótese de que as vicissitudes da velhice tangenciam de modo particular o tema da sedução originária. A partir da leitura aos moldes de uma escuta clínica do livro a máquina de fazer espanhóis (mãe, 2016),1 1 Mantivemos a grafia em minúsculas do nome do autor e também de seus personagens, conforme a proposta do escritor. E também as citações em português de Portugal, conforme sua escrita. articulamos as peculiaridades da velhice relatadas aos aspectos teóricos referentes a uma atualização das mensagens enigmáticas e suas consequências para o psiquismo. Consideramos que em função da velhice ocorrem particulares transformações do eu que interferem nos processos de subjetivação e na condução do caso clínico.

Palavras-chave:
Psicanálise; velhice; eu; teoria da sedução generalizada


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com