Resumos
Desde sua formulação por Bleuler em 1911, a generalização do ter-mo "autismo", principalmente em consequência de sua utilização por Kanner em 1943 e de reformulações trazidas por autores de inspiração kleiniana, implica problemas que nos enganam, atrapalhando nossa percepção e compreensão das realidades clínicas. Nossas possibilidades psicanalíticas podem ser ampliadas por um conhecimento claro da história da psicanálise, uma abordagem dinâmica da classificação psiquiátrica e dos problemas relacionados com nossa concepção do enquadre. Baseado em uma história de caso, o autor mostra como uma criança e sua família elaboram os principais sintomas autísticos. Propõe-se também novas abordagens a alguns conceitos psicanalíticos.
Autismo; psicose; história; narcisismo; identificação; enquadre; psicanálise
La generalización del término "autismo", desde su formulación por Bleuler en 1911, debido principalmente a su utilización por Kanner en 1943 y lo rehecho por autores de inspiración kleiniana, implica problemas que nos equivocan, confundiendo nuestra percepción y entendimiento de las realidades clínicas. Nuestras posibilidades psicoanalíticas pueden aumentar a través de un claro conocimiento de la historia del psicoanálisis, una aproximación dinámica a la clasificación psicoanalítica y a los problemas relacionados con el setting. Basándose en un caso el autor muestra como un niño y su familia elaboraron síntomas autísticos y propone nuevas aproximaciones para algunos conceptos psicoanalíticos.
Autismo; psicosis; historia; narcisismo; identificación; encuadre; psicoanálisis
La généralisation du terme "autisme", dès sa formulation par Bleuler en 1911, due surtout à son utilisation par Kanner en 1943 et sa nouvelle version par lhes auteurs d'inspiration kleinienne, implique des problèmes qui nous trompent et confondent notre perception et notre compréhension des réalités cliniques. Nos possibilités psychanalytiques peuvent être élargies par une connaissance claire de Vhistoire de la psychanalyse, par une approche dynamique de la classification psychiatrique et des problèmes concernant notre conception du cadre. Basé sur un cas, Vauteur montre comment un enfant et sa famille ont élaboré les principaux symptômes autistiques. Il propose des nouvelles approches de quelques concepts psychanalytiques.
Autisme; psychose; histoire; narcissisme; identification; cadre; psychanalyse
Since its formulation by Bleuler in 1911, the generalisation of the therm "autism", mainly due to its use by Kanner in 1943 and its remake by authors of kleinian inspiration, implies problems which mislead us, blurring our perception and understanding of clinical realities. Our psychoanalytical possibilities can be enlarged by a clear knowledge of the history of psychoanalysis, a dynamic approach of psychiatric classification and to problems related to our conception of the setting. On the basis of a case history the author shows how a child and its family worked through major autistic symptoms and proposes new approaches to some psychoanalytical concepts.
Autism; psychosis; history; narcissism; identification; setting; psychoanalysis
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Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
Jul-Sep 2000
Histórico
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Recebido
Abr 2000