Acessibilidade / Reportar erro

Operação Suposição de Sujeito no contexto de Terapia Semi-Intensiva Neonatal: relato de caso*1 *1 Artigo baseado no trabalho de conclusão de Residência apresentado ao Programa de Pós-graduação, Modalidade Residência Multiprofissional em Neonatologia, da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, em janeiro de 2022.

Subject Assumption Operating in Neonatal Semi-Intensive Care: Case report

Opération d’assomption du sujet en soins semi-intensifs néonatals : rapport de cas

Operación de suposición del sujeto en el contexto de cuidados semiintensivos neonatales: reporte de caso

A operação de suposição de sujeito compreende um dos quatro eixos que fundamentam a pesquisa IRDI e consiste em uma antecipação realizada pelo agente da função materna de um sujeito no bebê, que não se encontra ainda constituído. Este trabalho se propõe a apresentar um relato de caso que teve como objetivo investigar como a operação de suposição de sujeito ocorre em um contexto de internação em uma Unidade de Terapia Semi-Intensiva Neonatal. Para isso, foram realizadas uma entrevista semiestruturada, a aplicação do protocolo IRDI (Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil) e do instrumento Denver II. Observou-se que a suposição de sujeito pode ocorrer, mas neste caso clínico apresenta dificuldades para se sustentar e operar, já que a relação mãe-bebê possivelmente foi influenciada pela limitação física do bebê, sua internação prolongada e aspectos emocionais da mãe.

Palavras-chave
Desenvolvimento infantil; internação neonatal; relação mãe-bebê; estimulação precoce


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com