Acessibilidade / Reportar erro

Práticas sociais das perversões: modernidade do laço, organização social e dilemas morais*1 *1 Texto de um trabalho apresentado no Colóquio Internacional sobre Metapsicologia da Perversão. Usos Sociais da Perversão, ocorrido de 26 a 28 de agosto de 2013, Universidade Católica de Pernambuco - Unicap (Recife, PE, Br.).

Social practices of perversions: modernity of bonds, social organization and moral dilemmas

Usages sociaux des perversions: modernité du lien, organisation sociale et dilemmes moraux

Usos sociales de las perversiones: modernidad del enlace, organisación social y dilemas morales

Soziale perverse Praktiken: moderne Aspekte der Bindung, soziale Organisation und moralische Dilemmas

Propomos estudar primeiramente certos aspectos do discurso capitalista, aproximando-os dos processos perversos da clínica do sujeito para, em seguida, questionar a dimensão da moral e da construção social. Apoiaremo-nos em algumas pesquisas experimentais sobre a submissão à autoridade, bem como sobre algumas questões postas pela filosofia moral em termos de "dilemas", a fim de avaliar os efeitos de divisão subjetiva. A orientação perversa parece ser aqui um motor essencial, fazendo passar, em nome do Outro, um gozo que não diz seu nome, um gozo desmentido.

Perversão; gozo; submissão; moralidade


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com