Acessibilidade / Reportar erro

Desencadeamento na neurose e sua relação com o sinthoma e a função do analista no contexto da clínica na atualidade *1 *1 Artigo derivado de parte da dissertação de mestrado em Psicologia, intitulada Sinthoma e desencadeamento: um estudo sobre o desencadeamento na neurose a partir da histeria rígida e da neurose ordinária, orientada pela profa. dra. Ilka Franco Ferrari, junto à Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas.

The concept of triggering in neurosis and its relationship with sinthome and the role of the psychoanalyst in the context of current clinical psychology

Le concept de déclenchement dans la névrose et son rapport avec le sinthome et le rôle du psychanalyste dans le contexte de la psychologie clinique actuelle)

El concepto de desencadenamiento en la neurosis y su relación con el sinthome y el papel del psicoanalista en el contexto de la psicología clínica actual)

Este trabalho aborda a noção de desencadeamento nas neuroses, considerando a clínica atual e, para isto, perpassa pela noção de encadeamento e desencadeamento considerando ensinamentos freudiano e lacaniano. Formalizações sobre sinthoma, como elemento que repara os erros do enlaçamento e índice de encadeamento, e sintoma, são convocadas para a conversa em que a neurose, mesmo no contexto da clínica, apresenta-se frequentemente em sua forma não desencadeada. A função do analista como perturbador da defesa e do sinthoma é, assim, questão que se coloca em cena.

Palavras-chave:
Desencadeamento; neurose; sinthoma ; analista


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com