Acessibilidade / Reportar erro
Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Volume: 5, Número: 1, Publicado: 2002
  • Editorial Editorial

  • Assigning things to their proper class: taxonomic issues and trends in psychiatry Artigos

    Banzato, Cláudio Eduardo Muller

    Resumo em Português:

    O autor explora alguns dos desafios taxonômicos ainda enfrentados pelas classificações diagnósticas em psiquiatria, enfatizando aqueles mencionados por Hempel em seu influente Fundamentals on taxonomy. Novas tendências de pesquisa e de classificação também são apontadas.

    Resumo em Francês:

    L’auteur explore quelques uns des défis taxonomiques encore rencontrés par les classifications diagnostiques en psychiatrie, en soulignant particulièrement ceux mentionnés par Hempel dans son ouvrage influent Fundamentals on taxonony. De nouvelles tendances de recherche et de classification sont également indiquées ici.

    Resumo em Espanhol:

    El autor explora algunos de los desafíos taxonómicos que son todavía enfrentados por las clasificaciones diagnósticas en psiquiatría, enfatizando los mencionados por Hempel en su influyente Fundamentals on taxonomy. Nuevas tendencias de investigación y clasificación son también proporcionadas.

    Resumo em Inglês:

    In this article the author examines some of the taxonomic challenges still facing diagnostic classification in psychiatry, especially those mentioned in Hempel’s important work entitled Fundamentals on Taxonomy. New trends in research and classification are also discussed.
  • A criação artística e a divina Artigos

    Boal, Augusto
  • O diagnóstico em psiquiatria e psicanálise Artigos

    Figueiredo, Ana Cristina; Tenório, Fernando

    Resumo em Português:

    Este artigo discute os critérios diagnósticos em psiquiatria e psicanálise a partir de um estudo de caso assistido pela equipe multiprofissional do IPUB/UFRJ e acompanhado pela equipe da Pesquisa Clínica em Psicanálise do Programa de Pós-graduação do IPUB. Fazemos um estudo comparado entre o material da anamnese da paciente e o material da entrevista psicanalítica feita na pesquisa para demonstrar o modus operandi da psicanálise cujo cerne é fazer emergir o sujeito a partir de sua fala. Essa diferença traz sérias conseqüências na condução do tratamento.

    Resumo em Francês:

    Cet article discute les critères diagnostiques en psychiatrie et en psychanalyse à partir de l’étude d’un cas clinique assisté par une équipe multiprofessionnelle à l’IPUB/ UFRJ et suivi par des chercheurs de la Recherche Clinique en Psychanalyse du Programme de Post-graduation de l’IPUB. Nous développons une étude comparée entre le matériel de l’anamnèse psychiatrique et l’entretien psychanalytique pour démontrer le modus operandi de la psychanalyse dont le principe fondamental est de faire apparaître le sujet par sa parole. Cette différence apporte des conséquences importantes pour la direction du traitement.

    Resumo em Espanhol:

    El trabajo discute los criterios diagnósticos en psiquiatría y psicoanálisis basándose en el estudio de un caso conducido por el equipo multiprofesional del Instituto de Psiquiatría de la Universidad Federal de Río de Janeiro (IPUB/UFRJ) y acompañado por el equipo de Investigación Clínica en Psicoanálisis del Programa de Postgrado del IPUB. Se hace un estudio comparado entre el material de la anamnesis psiquiátrica de la paciente y el material de la entrevista psicoanalítica para demostrar el modus operandi del psicoanálisis, cuya esencia es hacer emerger el sujeto a partir de su palabra. Esa diferencia acarrea serias consecuencias en la conducción del tratamiento.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses diagnostic criteria in psychiatry and psychoanalysis based on a case study of a patient assisted by a multi-professional team at IPUB/UFRJ and followed up by professionals in Clinical Research in Psychoanalysis of the Post-graduate Program at IPUB. A comparative study is presented between the material from the psychiatric anamnesis of the patient and from psychoanalytic interviews in order to demonstrate the modus operandi of psychoanalysis, the main objective of which is to help the subject emerge through speech. This fact brings up important consequences in the handling of treatment.
  • Os transtornos e as dificuldades da alimentação Artigos

    Gusmão, Martha Hirsch

    Resumo em Português:

    Este texto trata das recentes iniciativas de discussão da classificação dos transtornos da alimentação em bebês e na primeira infância (feeding disorders) e de seu interesse para o campo da psicanálise. A compreensão dos transtornos e dificuldades da alimentação, como uma problemática que envolve a díade mãe-criança, remete-nos aos estudos psicanalíticos das relações objetais precoces e teorias do vínculo. O elemento cuidador encontra-se integrado à etiologia dos transtornos da alimentação. Este trabalho apresenta a proposta de classificação de Irene Chatoor, com ênfase no referencial teórico psicanalítico que permite abordar a díade alimentador-alimentado. A superação da dicotomia orgânico/não-orgânico, em psiquiatria infantil, constitui importante passo no diálogo entre disciplinas afins no campo psicopatológico. O diálogo entre psiquiatria e psicanálise abre um campo de pesquisa de novas formas de intervenção e identificação de fatores de risco e situações clínicas que permitam prevenção e profilaxia.

    Resumo em Francês:

    Cet article vise à étudier les nouveaux développements de la classification des troubles alimentaires des nourrissons et des enfants dans la première enfance (feeding disorders) et introduit ce sujet dans le champ de la psychanalyse. La compréhension des troubles et difficultées alimentaires comme une problématique qui enveloppe la dyade mère-enfant nous renvoie à l’importance des études psychanalytiques sur les rélations objectales précoces et sur les théories du lien. L’élement soignant (soit la mère ou une substitute) est intégré à l’étiologie des troubles alimentaires. Ce travail présente comme proposition la classification de Irene Chatoor et il aborde la dyade nourrice-nourrisson par le biais psychanalytique. Le dépassement de la dichotomie organique-non organique dans la psychiatrie infantile a réussi a établir un dialogue entre les disciplines qui ont rapport avec la psychopathologie. Le dialogue entre la psychiatrie et la psychanalyse ouvre un champ de recherche sur les différentes formes d’intervention et d’identification des facteurs de risque et des situations qui permettent leur prévention et prophylaxie.

    Resumo em Espanhol:

    Este texto trata de las recientes iniciativas de discusión de la clasificación de los disturbios de alimentación (feeding disorders) de bebés en la primera infancia así como del interés que esto tiene para el campo psicoanalítico. La comprensión de los disturbios y dificultades de la alimentación como una problemática que implica la pareja madre-niño nos remite a los estudios psicoanalíticos de las relaciones de objeto precoces y a las teorías del vínculo. El elemento que nutre y cuida (sea la madre o un substituto) es parte integrante de la etiología de los disturbios de la alimentación. El trabajo presenta la propuesta de clasificación de Irene Chatoor, haciendo énfasis en la base teórica que permite abordar, desde el punto de vista psicoanalítico, la pareja alimentador-alimentado. La superación de la dicotomía orgánico/no orgánico en psiquiatría infantil constituye un importante paso para alcanzar la armonía entre las disciplinas que trabajan con el campo psicopatológico. El diálogo entre psiquiatría y psicoanálisis abre un vasto campo de investigación sobre nuevas formas de intervención, de identificación de factores de riesgo y de situaciones clínicas que ofrecen oportunidad de prevención y profilaxis.

    Resumo em Inglês:

    This paper reviews recent discussions on the classification of feeding disorders and its psychoanalytical importance and impact. Understanding feeding disorders by focusing on the mother-infant dyad is closely related to psychoanalytical research on early object relations and attachment theories. The caregiving and feeding agent takes an active role in the etiology of feeding disorders. This paper presents Irene Chatoor’s proposal of classification, stressing the theoretical psychoanalytical background involved in the clinical approach to the dyad. The overcoming of the organic-nonorganic dichotomy in child psychiatry is an important step towards dialog and collaboration among closely related disciplines in the field of psychopathology. The possibility of integration between psychoanalysis and psychiatry opens up new inroads in the field of research, including new approaches and sharper identification of risk factors and clinical challenges that could be prevented or avoided earlier and more precisely.
  • Winnicott's paradigm outlined Artigos

    Loparic, Zeljko

    Resumo em Português:

    O objetivo principal do presente artigo é apresentar uma visão unificada da contribuição de Winnicott à psicanálise. A Parte I (seções 1-4) começa mostrando que, de acordo com certos comentadores renomados, Winnicott introduziu uma mudança paradigmática na psicanálise. A fim de mostrar que essa mudança pode ser interpretada como um Gestalt switch paradigmático no sentido de Th. S. Kuhn, faz-se uma apresentação panorâmica da teoria kuhniana da ciência e, em seguida, uma reconstrução do paradigma edipiano ou triangular de Freud (paradigma de “criançana-cama-da-mãe”). Na segunda Parte (seções 5-13), é mostrado que, já nos anos 20, Winnicott constatou a existência de anomalias insuperáveis no paradigma edipiano e, por essa razão, iniciou a pesquisa que poderia ser chamada de revolucionária, no sentido de Kuhn, buscando um novo quadro geral para a psicanálise. Essa pesquisa terminou com a elaboração, especialmente na última parte da vida de Winnicott, do paradigma alternativo dual ou de “bebê-no-colo-da-mãe”. Essa matriz é descrita com certos detalhes, especialmente a relação paradigmática dual bebê-mãe e a teoria-guia de amadurecimento pessoal. As observações finais dizem respeito à herança winnicottiana e ao futuro da psicanálise.

    Resumo em Francês:

    L’objectif principal de cet article est de présenter une vue unifiée de la contribution de Winnicott à la psychanalyse. Dans la première partie (sections 1-4), je montre que selon certains commentateurs renommés, Winnicott aurait introduit un changement paradigmatique dans la psychanalyse. Dans le but de faire voir que ce changement peut être interprété comme un “paradigm switch” au sens de Th. S. Kuhn, je présente la conception kunienne de la science et, ensuite, je reconstruis le paradigme Oedipien ou Triangulaire de Freud (de “l’enfant-au-lit-de-la-mère”). Dans le deuxième Partie (sections 5-13), je montre que déjà dans les années 20 Winnicott a découvert des anomalies insurmontables dans le paradigme Oedipien et, pour cette raison, a commencé une recherche révolutionaire dans le but de trouver un quadre général alternatif pour la psychanalyse. Cette recherche a terminée par l’introduction, surtout dans la dernière période de la vie de Winnicott, du paradigme alternatif “bébé-au-gironde-la-mère”. Ce nouveau paradigme est décrit dans ses traits généraux, l’attention spéciale étant donnée à la relation paradigmatique binaire entre le bébé et sa mère, aussi bien que la théorie-guide winnicottienne de maturation personnelle. Les remarques finales concernent les questions de l’héritage winnicottien et de l’avenir de la psychanalyse.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo principal del presente artículo es presentar una visión unificada de la contribución de Winnicott al psicoanálisis. La primera parte (secciones 1-4) comienza recordando que, de acuerdo con ciertos comentadores reconocidos, Winnicott introdujo un cambio de paradigma en el psicoanálisis. Con objeto de mostrar que ese cambio puede ser interpretado como un Gestalt switch paradigmático, en el sentido de Th. S. Kuhn, se realiza una presentación panorámica de la visión kuhniana de ciencia y, a continuación, una reconstrucción del paradigma edípico o triangular de Freud (el del “niño-en-la-cama-de-la-madre”). En una segunda parte (secciones 5-13) se demuestra que, ya en los años ’20, Winnicott constató la existencia de anomalías insuperables del paradigma edípico y, por esa razón, inició lo que podría denominarse investigación revolucionaria para un nuevo marco disciplinal del psicoanálisis. Esa investigación culminó con la elaboración, especialmente en la última fase de su vida, de un paradigma alternativo madre-bebé o paradigma dual. Este nuevo paradigma es descrito con cierto detalle, especialmente la relación paradigmática dual madre-bebé y la teoría-guía de Winnicott de maduración personal. Los comentarios finales están dedicados a las cuestiones sobre la herencia winnicottiana y el futuro del psicoanálisis.

    Resumo em Inglês:

    The main objective of this paper is to present a unified view of Winnicott’s contribution to psychoanalysis. Part I (Sections 1-4) starts off by recalling that, according to some important commentators, Winnicott introduced a change in paradigms in psychoanalysis. In order to show that this change can be viewed as an overall “switch in paradigms”, in the sense given by T. S. Kuhn, this paper presents an account of the Kuhn’s view of science and offers a reconstruction of Freud’s Oedipal, Triangular or “Toddler-in-the-Mother’s-Bed” Paradigm. Part II (Sections 5-13) shows that as early as the 1920’s Winnicott encountered insurmountable anomalies in the Oedipal paradigm and, for that reason, started what can be called revolutionary research for a new framework of psychoanalysis. This research led Winnicott, especially during the last period of his life, to produce an alternative dual or “Baby-on-the-Mother’s-Lap” Paradigm. This new paradigm is described in some detail, especially the paradigmatic dual mother-baby relation and Winnicott’s dominant theory of maturation. Final remarks are made regarding Winnicott’s heritage and the future of psychoanalysis.
  • A psicanálise e os psicofármacos nas depressões Artigos

    Peres, Urania Tourinho

    Resumo em Português:

    Através de um breve histórico do surgimento e desenvolvimento dos antidepressivos, vamos chegar a um confronto entre as duas linhas de abordagem das depressões, consideradas como a “doença”, por excelência, do homem contemporâneo. A psicanálise tendo como ponto de partida a noção de conflito e a psiquiatria uma insuficiência biológica, um deficit de neurotransmissores. Assim, duas linhas de raciocínio se desenvolvem marcando distintas posições, uma privilegiando a subjetividade do paciente e a outra a procura de uma objetividade científica. Interrogamo-nos como a psicanálise deve situar-se frente a crescente medicalização da vida e os avanços da neurobiologia, e vamos apresentar um caminho teórico que nos é facilitado por Jacques Lacan marcando a distinção entre a transferência e a sugestão.

    Resumo em Francês:

    Au travers d’un bref historique de l’apparition et du développement des antidépressifs, nous allons arriver à un affrontement entre les deux lignes d’approche des dépressions, considérées comme la “maladie” par excellence de l’homme contemporain. La psychanalyse prend comme point de départ la notion du conflit et la psychiatrie une insuffisance biologique, un déficit de neurotransmisseurs. C’est ainsi que deux lignes de raisonnement se développent en prenant des positions distinctes, l´une privilégiant la subjectivité du patient et l´autre la recherche d´une objectivité scientifique. Nous nous demandons comment la psychanalyse doit se situer face à la croissante médicalisation de la vie et des avancées de la neurobiologie. Nous allons présenter un chemin théorique qui nous est facilité par Jacques Lacan quand il marque la distinction entre le transfert et la suggestion.

    Resumo em Espanhol:

    A través de un breve histórico del surgimiento y del desarrollo de los antidepresivos vamos a llegar a confrontar dos líneas en el abordaje de las depresiones, consideradas como la “enfermedad” por excelencia del hombre contemporáneo. El psicoanálisis a partir de la noción de conflicto y la psiquiatría a partir de una insuficiencia biológica, un déficit de neurotransmisores. Es así que dos líneas de pensamiento se desenvuelven marcando posiciones diferentes: una privilegiando la subjetividad del paciente, otra buscando la objetividad científica. Nos preguntamos cómo el psicoanálisis debe situarse frente a la creciente medicalización de la vida y frente a los adelantos de la neurobiología. Vamos a presentar también un camino teórico que nos fue facilitado por Jacques Lacan marcando la distinción entre transferencia y sugestión.

    Resumo em Inglês:

    Through a brief description of the development and evolution of anti-depressants, the confrontation between the two lines of approach are described in relation to depression, considered the “disease” par excellence of contemporary life. While the starting point for psychoanalysis is the notion of conflict, psychiatry presupposes biological insufficiency, or deficits in neurotransmission. Two lines of thinking are therefore developed, indicating distinct positions, one privileging the patient’s subjectivity, and the other stressing the point of view of scientific objectivity. The question we ask is how should psychoanalysis position itself in view of the increasing medicalization of life and the advances of neurobiology. In response, we present a theoretical path opened up by Jacques Lacan, where he discusses the distinction between transference and suggestion.
  • Algumas questões técnicas levantadas por uma prática com crianças na ótica psicanalítica Artigos

    Plon, Michel

    Resumo em Português:

    O autor, a partir de uma conferência, levanta algumas questões ligadas à teoria da técnica e da prática analítica com crianças e adolescentes geralmente encaminhados à terapia por fracassos escolares e atividades delituosas.Propõe uma prática que leve essencialmente em conta a realidade desses pacientes que vivendo cotidianamente situações de maltrato físico e psíquico, entram no caminho do fracasso, da exclusão e da violência. Se o analista não levar em conta essa realidade, e ao contrário, procurar isolar essa realidade do trabalho analítico em nome da neutralidade, não tera condições estabelecer a ponte de conexão com o mundo psíquico do paciente. Nesse sentido Michel Plom fala em “prática de ótica psicanalítica”. O autor aborda ainda um segundo aspecto importante nessa reflexão, referente a questões de linguagem: a diferença de linguas entre o paciente e seu meio social. O que muitas vezes parece apenas um problema cultural, encerra na realidade algo muito mais complexo e heterogêneo, que é a relação que o adolescente ou a criança estabelece com a lingua – a inscrição do sujeito na lingua.

    Resumo em Francês:

    L’auteur, à partir d’une conférence, soulève quelques questions liées à la théorie et à la pratique analytique avec des enfants et des adolescents, dont la thérapie est généralement indiquée à cause d’échec scolaire et des actes de délinquance. Il prpose une pratique qui prend essentiellement en compte la réalité de ces patients qui vivant quotidiennement situations de mauvais traitements physiques et psychiques, prennent le chemin de l’échec, de l’exclusion et de la violence. Si l’analyste ne prenait pas en compte cette réalité, en cherchant au contraire à isoler cette réalité du travail analytique au nom de la neutralité, il n’aura pas les moyens d’établir une connexion avec le monde psychique du patient. C’est dasn ce sens que Michel Plon parle de “pratique d’optique psychanalytique”. L’auteur aborde également un second aspect important dans le cadre de cette réflexion à propos de la question du langage: la difference de langue entre le patient et son milieu social. Ce qui souvent ne semble qu’un problème culturel, renferme en réalité quelque chose de beaucoup plus complexe et hétérogène, qui est la relation que l’enfant ou l’adolescent établit avec la langue, l’inscription du sujet dans la langue.

    Resumo em Espanhol:

    El autor, partiendo de una conferencia, levanta algunas cuestiones relacionadas tanto a la teoría de la técnica como a la práctica psicoanalítica con niños y adolescentes derivados para terapia por fracasos escolares y actividades delictivas. Propone una práctica que tenga en cuenta la realidad de estos pacientes que viviendo cotidianamente situaciones de maltrato físico y psíquico, toman el camino del fracaso, de la exclusión y de la violencia. Si el analista no considera esa realidad y al contrario busca aislarla del trabajo en nombre de la neutralidad, no tendrá condiciones de establecer puentes con el mundo psíquico del paciente. En este sentido, Michel Plon habla de “práctica de óptica psicoanalítica”. El autor aborda todavía un segundo aspecto importante referente a cuestiones de lenguaje: la diferencia de lenguas entre el paciente y su medio social. Lo que muchas veces parece sólo un problema cultural encierra en realidad algo más complejo y heterogéneo como es la relación que el adolescente o el niño establecen con la lengua: la inscripción del sujeto en la lengua.

    Resumo em Inglês:

    Based on a conference, the author brings up questions related to the theory of analytic technique and practice with children and adolescents, often sent to therapy due to failures in school or various types of delinquency. He proposes a practice that basically takes the reality of these patients into account, as they often experience situations of physical and psychological mistreatment, and end up taking the path of failure, exclusion and violence. If the analyst fails to recognize this reality and, in contrast, seeks to isolate this reality from the analytic work in the name of neutrality, he or she will be unable to provide the bridge needed to connect with the patient’s mental world. In this regard, Michel Plon speaks of the “practice of the psychoanalytic viewpoint.” The author approaches a second important aspect in this discussion, which is the question of language, namely the difference in language between the patient and his or her social milieu. This aspect often seems to be a merely cultural problem, but it may in fact be much more complex and heterogeneous, namely, the relationship that the child or adolescent establishes with language – the registration of the subject into language.
  • Feminilidade e castração seus impasses no discurso freudiano sobre a sexualidade feminina Artigos

    Rocha, Zeferino

    Resumo em Português:

    No presente trabalho desejo submeter à discussão dos leitores o modo como Freud se confronta com o problema da castração em três momentos decisivos da trajetória de sua teoria sobre a sexualidade feminina. As três partes do trabalho procuram cobrir esta trajetória. A primeira discute o problema da castração biológica da mulher e de sua conseqüente sexualidade que Freud considera inferior, quando comparada à sexualidade masculina. A segunda mostra a importância e o destino da castração simbólica na estruturação do psiquismo e na tarefa do tornar-se mulher, embora isto não apareça no texto manifesto do discurso freudiano. E, finalmente, a terceira parte relaciona feminilidade e desamparo em um registro que se poderia dizer ontológico, tendo como referência o artigo de 1937 sobre a análise terminável e interminável, no qual Freud coloca em destaque o “rochedo de base” da castração sem, no entanto, dar-lhe a interpretação que nos parece mais adequada.

    Resumo em Francês:

    Dans le présent travail, je souhaite offrir à la discussion des lecteurs le mode comme Freud se confronte au le problème de la castration à trois moments décisifs de sa trajectoire de sa théorie de la sexualité féminine. Les trois parties du travail prétendent reprendre cette trajectoire. La première discute le problème de la castration biologique de la femme et de sa sexualité conséquente que Freud considère inférieure comparée à la sexualité masculine. La deuxième montre l’importance et le destin de la castration symbolique dans la structuration du psychisme et dans l’opération du devenir femme, bien que cela n’ apparaîsse pas dans dans le texte manifeste du discours freudien. Enfin, la troisième partie met en relation la féminité et l’abandon dans un registre qui peut être dit ontologique, à partir d’une référence à l’article de 1937 sur “l’ Ánalyse teminable et interminable” dans lequel Freud considère la castration comme “roc d’origine”, sans toutefois lui donner l’interprétation qui nous semble la plus adéquate.

    Resumo em Espanhol:

    En el presente trabajo deseo someter a la discusión de los lectores, el modo en que Freud se confronta con el problema de la castración en tres momentos decisivos de la trayectoria de su teoría sobre la sexualidad femenina. La primera discute el problema de la castración biológica de la mujer y de su consecuente sexualidad que Freud considera inferior si comparada con la sexualidad masculina. La segunda muestra la importancia y el destino de la castración simbólica en la estructuración del psiquismo y en la tarea de tornarse mujer, a pesar de que esto no aparezca manifiestamente en el texto freudiano. Finalmente, la tercera parte relaciona femineidad y desamparo, en un registro que podría llamarse ontológico, teniendo como referencia el artículo del 1937 sobre el análisis terminable e interminable, en el cual Freud resalta la “roca de base” de la castración a pesar de no darle la interpretación que nos parece mas adecuada.

    Resumo em Inglês:

    The intention in this article is to describe how Freud faces the problem of castration in three decisive stages of the course of his theory on female sexuality. The three parts of the article seek to describe this course. The first discusses the problem of biological castration of women and their consequent sexuality, which Freud considers inferior to male sexuality. The second shows the importance and consequences of symbolic castration in the structuring of the psychism and in the task of becoming a woman, although this does not clearly appear in Freud’s text. Finally, the third part relates femininity to helplessness in a register that could be called ontological, based on Freud’s article of 1937 on “Analysis Terminable and Interminable”, where Freud stresses the “solid rock” of castration, without, however, giving it what we would consider the most adequate interpretation.
  • Las metáforas de Terpsícore Artigos

    Yaghen-Vial, Nafia Marianne Laurence Bahena

    Resumo em Português:

    Freud inaugura o estudo da psicanálise falando da relação mente/corpo com o conceito de pulsão que marca a ponte entre o corpo e a psique. Por outro lado, Lacan trouxe o conceito de reforço (apuntalamiento) para fundamentar o surgimento e a separação da ordem do desejo a partir da ordem da necessidade. É muito interessante analisar o vínculo dança-psicanálise porque é uma maneira de se indagar, deste outra perspectiva, sobre a relação que o corpo tem para a teoria psicanalítica. A partir da psicanálise poder-se-ia dizer que a dança coloca em essência o corpo do desejo, embora seu objeto de amor permaneça velado. A dança é uma arte da representação, um produto do mundo simbólico que, por meio do corpo, traça e evoca (na forma de uma metáfora) o mapa da alma humana.

    Resumo em Francês:

    Freud inaugure l’étude de la psychanalyse en abordant la relation de l’esprit et du corps avec le concept de pulsion qui établit un pont entre le corps et la psique. D’un autre côté, Lacan amènera le concept de “apuntalamiento” pour rendre compte de l’émergence et la distinction de l’ordre du désir par rapport à l’ordre du besoin. Vouloir analyser le lien danse/psychanalyse est très important car c’est partir du questionnement de ce que signifie le corps pour cette discipline puisque c’est par l’intermédiaire de ce corps que le danseur évoque ses fantaisies inconscientes. A partir de la psychanalyse on pourrait dire que la danse révèle l’essence du corp du désir alors que son objet d’amour demeure voilé. Lacan danse est un art de représentation, c’est un produit du monde symbolique qui par l’intermédiaire du corps représente et évoque (selon le mode de la métaphore) la carte de l’âme humaine.

    Resumo em Espanhol:

    Freud inaugura el estudio del psicoanálisis hablando de la relación mente-cuerpo con el concepto de pulsión que marca un puente entre el cuerpo y la psique. Por otra parte, Lacan aportara el concepto de apuntalamiento para fundamentar el surgimiento y separación del orden del deseo a partir del orden de la necesidad. Analizar el vínculo danza-psicoanálisis es muy interesante abordarlo porque es una manera de preguntarse, desde otra perspectiva, sobre el rol que tiene el cuerpo para la teoría psicoanalítica. Por ello, desde el psicoanálisis se podría decir que la danza pone en esencia el cuerpo del deseo aunque su objeto de amor permamezca velado. La danza es un arte de la representación, es un producto del mundo simbólico que por medio del cuerpo traza y evoca (a modo de una metáfora) el mapa del alma humana.

    Resumo em Inglês:

    Freud began his study of psychoanalysis by referring to the relationship between mind and body, using the concept of the drive to serve as a bridge between the two. Lacan, in contrast, used the concept of “shoring” (apuntalamiento) to refer to the appearance and separation of the order of desire from the order of need. An anaysis of the relationship between dance and psychoanalysis is an intriguing way to study the relationship between the body and psychoanalytic theory, from a unique perspective. For this reason, based on psychoanalysis, it can be said that dancing places the body of desire in essence, even though its object of love remains concealed. Dancing is an art of representation, a product of the symbolic world which, through the body, invents and evokes the map of the human soul through metaphores.
  • Doenças funcionais Observando A Medicina

    Camargo, Erney Plessmann de; Teixeira, Mônica
  • George Beard: neurastenia, nervosidade e cultura Clássicos Da Psicopatologia

    Pereira, Mário Eduardo Costa
  • A nervosidade americana Clássicos Da Psicopatologia

    Beard, George
  • O transtorno de pânico visto pelo ângulo da genética Resenha De Artigos

Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com