Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Volume: 5, Issue: 4, Published: 2002
  • Pierre Fédida (1934-2002) Editorial

  • O ensino da psicopatologia: do modelo asilar à clínica da interação Artigos

    Ferreira, Ademir Pacelli

    Abstract in Portuguese:

    A questão do ensino da psicopatologia é aqui abordada a partir da retomada de elementos da história da constituição da clínica médica e dos clássicos, até a constituição da psiquiatria clínica. Neste percurso, analisa-se os instrumentos nascidos da atenção cuidadosa para com o padecimento e, posteriormente, com a conquista do domínio sobre a doença por meio da nosografia, onde a marca pessimista do asilo tornou a clínica um exercício escolástico. Propõe-se, então, um retorno à clínica contra o empiricismo e o essencialismo clinicista.

    Abstract in French:

    La question de l’enseignement de la psychopatologie est abordée ici, à partir de la reprise des élements de l’histoire de la constitution de la médecine clinique et des auteurs classiques, jusqu’à la constitution de la psychiatrie clinique. On y analyse les instruments nés d’abord, d’une attention particuliére portée à la souffrance et, postérieurement, de la conquête de la maitrise de la maladie grâce à la nosographie – à partir de ce moment, la connotation pessimiste de l’asile a transformé la clinique en un exercice scolastique. On propose alors de revenir à la clinique, abandonnant l’empirisme et l’essencialisme clinique.

    Abstract in Spanish:

    La cuestión de la enseñanza de la psicopatología es aquí abordada a partir de retomar los elementos de la historia de la constitución de la clínica médica y de los clásicos, hasta la constitución de la psiquiatría clínica. En ese recorrido, se analizan los instrumentos nacidos de la atención cuidadosa de los padecimientos y, posteriormente, con la conquista del dominio sobre la enfermedad a través de la nosografía, donde la marca pesimista del asilo tornó la clínica un ejercicio escolástico. Se propone, en consecuencia, un retorno a la clínica contra el empiricismo y el esencialismo clinicista.

    Abstract in English:

    The question of the teaching of psychology is taken up here based on factors related to the constitution of medical clinic, of the classics, and of the constitution of the psychiatric clinic. Also analyzed are instruments born of careful attention to suffering and, later, to the domination over illness through nosography, where the pessimistic mark of the asylums turned the clinic into academic exercise. A return to the clinic against empiricism and clinicist essentialism is therefore proposed.
  • A compreensão freudiana da histeria como uma reformulação especulativa das psicopatologias Artigos

    Fulgencio, Leopoldo

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo pretende mostrar que, e como, Freud alterou a compreensão das psicopatologias da sua época, ao tomar como guia de pesquisa o ponto de vista dinâmico, enquanto um princípio metodológico especulativo de valor apenas heurístico.

    Abstract in French:

    Cet article se propose de montrer comment Freud a reformulé la compréhension des psycopathologies de son époque, en choissant comme guide de sa recherche le point de vue dynamique, entendu comme un principe méthodologique spéculatif qui n’a de valeur qu’heuristique.

    Abstract in Spanish:

    Este artículo pretende mostrar qué y cómo Freud reformuló la comprensión de las psicopatologías de su época, al adoptar como guía de investigación el punto de vista dinámico, en cuanto principio metodológico especulativo de valor únicamente heurístico.

    Abstract in English:

    This article shows how Freud altered the understanding of the psychopathologies of his time, using as a research guide the dynamic point of view, as a speculative methodological principal of merely heuristic value.
  • L’elaboration subjective des liens en question. Représentation des liens de parenté au génogramme Artigos

    Grihom, Marie-José; Laflaquiere, A.; Ducousso-Lacaze, A.

    Abstract in Portuguese:

    O autor propõe abordar a eventual “novidade” de laços familiares para o psiquismo, a partir do que as crianças-sujeito podem elaborar subjetivamente. Desenvolve-se aí a idéia segundo a qual a qualidade da elaboração subjetiva dos laços de parentesco ao genograma é significativa da maneira pela qual o sujeito subjetiva a sua posição instituída e seu lugar inconsciente no laço com o outro. É evidenciado, a partir de uma situação clínica, que os modos de tensão entre conhecimento e representação dos laços são significativos do trabalho de Édipo para o sujeito.

    Abstract in French:

    L’auteur propose d’aborder l’éventuelle “nouveauté” des liens familiaux pour la psyché à partir de ce que des enfants-sujets peuvent en élaborer subjectivement. Il développe l’idée selon laquelle la qualité de l’élaboration subjective des liens de parenté au génogramme est significative de la manière dont le sujet subjective sa position instituée et sa place inconsciente dans le lien avec l’autre. Il ressort au travers d’une situation clinique que les modes de tension entre connaissance et représentation des liens sont significatifs du travail de l’Oedipe chez le sujet.

    Abstract in Spanish:

    El autor propone abordar la eventual “novedad” de las ligaciones familiares para el psiquismo a partir de lo que los niños-sujetos pueden elaborar subjetivamente de ellas. Desarrolla la idea, según la cual, la cualidad de la elaboración subjetiva de las ligaciones de parentesco al genograma es significativa de la manera por la cual el sujeto subjetiva su posición instituida y su lugar inconciente en el lazo con el otro. Resalta a través de una situación clínica que los modos de tensión entre conocimiento y representación de las ligaciones son significativos del trabajo del Edipo en el sujeto.

    Abstract in English:

    This article discusses possible “novelties” in family ties for the psychism, based on what children-subjects can work through subjectively. The idea developed here is that the quality of the subjective working through of kinship ties in reference to the genogram is closely related to the way in which the subject subjectivates her instituted position and her unconscious place in the ties with the other. Based on a clinical situation, it is shown that the modes of tension between knowledge and representation of the ties are closely related to the subject’s Oedipal development.
  • Propos sur les troubles dits “psychosomatiques” Artigos

    Keller, Pascal-Henri

    Abstract in Portuguese:

    O autor apresenta aqui uma reflexão epistemológica a respeito da medicina dita “psicossomática”. A primeira constatação é a desaparição do ensino da psicossomática no Instituto de Chicago onde foi fundado por Franz Alexander. A segunda constatação é a persistência da utilização do termo “fator psíquico” e “medicina psicossomática” enquanto o seu conteúdo, de um ponto de vista científico, ainda não foi suficientemente definido. O espanto que provoca esta situação é abordado a partir da referência a Karl Popper. As apostas que venham a ser discutidas neste contexto remetem a uma mudança do paradigma psicossomático, de acordo com os dados novos do método clínico.

    Abstract in French:

    L’auteur présente ici une réflexion épistémologique concernant la médecine dite “psychosomatique”. Le premier constat est celui de la disparition d’un enseignement en psychosomatique à l’institut de Chicago où il a été fondé par Franz Alexander. Le second constat est la persistance de l’utilisation du terme “facteur psychique”, et “médecine psychosomatique” alors que leur contenu, d’un point de vue scientifique, n’a toujours pas été défini. L’étonnement que provoque cette situation est abordé à partir de la démarche de Karl Popper. Les enjeux qui sont discutés dans ce contexte, sont ceux d’un changement de paradigme psychosomatique, en accord avec les nouvelles données de la méthode clinique.

    Abstract in Spanish:

    El autor presenta aquí una reflexión epistemológica concerniente a la medicina llamada “psicosomática”. La primera constatación es la de la desaparición de la enseñanza de psicosomática en el instituto de Chicago donde fue fundada por Franz Alexander. La segunda constatación es que persiste la utilización de los términos “factor psíquico”y “medicina psicosomática” a pesar de que su contenido, desde el punto de vista de la comunidad científica internacional, no esté definido todavía. El asombro que provoca esta situación es abordado a partir del aporte de Karl Popper. Los riesgos en juego que son discutidos en este contexto son los de un cambio del paradigma psicosomático en concordancia con los nuevos hechos del método clínico.

    Abstract in English:

    The author presents here an epistemological reflection concerning medicine known as “psychosomatic”. The first observation is that of the disappearance of the teaching of medical psychosomatic at the Institute of Chicago which was founded by Franz Alexander. The second observation is the persistence of the use of the term “psychic factor,” and “psychosomatic medicine,” whereas, from the point of view of the international scientific community, their contents were still not defined. The surprise which this situation causes is analyzed based on the thought process of Karl Popper. The stakes that are discussed in this context are those of a change in psychosomatic paradigm, in line with new data from the clinical method in psychology.
  • Algumas considerações sobre a falha epistemo-somática e suas manifestações na criança Artigos

    Queiroz, Telma Corrêa N.; Correia, José Roberto A.

    Abstract in Portuguese:

    A palavra epistemo-somática, sugerida por Lacan em vez de psicossomática, remete ao não-reconhecimento da dimensão do sujeito e do gozo na relação da medicina com o corpo. Ela remete também ao desconhecimento simbólico do ser em relação à sua doença. Para compreender isso é necessário fazer a distinção entre corpo da psicanálise e corpo da medicina. O corpo da psicanálise é estruturado pela fala e tem três dimensões: é corpo simbólico, corpo imaginário e corpo real. O corpo da medicina é estruturado como um organismo, é apenas corpo real. O fenômeno psicossomático, nos diz Lacan, surge da simultaneidade entre letra e carne e implica uma falha epistemo-somática, uma falha no saber sobre o próprio corpo, que teria sua origem numa falha simbólica precoce. Observa-se que quanto menor a criança, menor capacidade de simbolização ela tem, e mais reage com o corpo aos significantes conflituais da atmosfera em que vive.

    Abstract in French:

    L’expression épistémo-somatique sugerée par Lacan au lieu de “psychosomatique”, renvoie à l’absence de la dimension du sujet et de la jouissance dans la relation de la médecine avec le corps. Elle renvoie aussi à la méconnaissance symbolique de l’être au regard de sa maladie. Pour mieux comprendre cela, nous avons besoin de faire la distinction entre le corps de la psychanalyse et le corps de la médecine. Le corps de la psychanalyse est structuré par la parole et il a trois dimensions: il est corps symbolique, corps imaginaire et corps réel. Le corps de la médecine est structuré comme un organisme, il est seulement corps réel. Le phénomène psychosomatique, nous dit Lacan, survient de la simultanéité entre lettre et chair et implique une faille epistémo-somatique, une faille dans le savoir sur le corps propre, dont l’origine lointaine serait une faille symbolique précoce. On remarque que, plus l’enfant est jeune, moindre est sa capacité de symbolisation et plus il réagit avec le corps aux signifiants conflictuels de l’atmosphère dans laquelle il vit.

    Abstract in Spanish:

    La palabra epistemosomática sugerida por Lacan en el lugar de psicosomática, remite a la falta de reconocimiento de la dimensión del sujeto y del goce en la relación de la medicina con el cuerpo. Remite también al desconocimiento simbólico del ser en relación con su enfermedad. Para comprender esto es necesario hacer la distinción entre cuerpo para el psicoanálisis y cuerpo para la medicina. El cuerpo en psicoanálisis es estructurado por el habla y tiene tres dimensiones: es cuerpo simbólico, real e imaginario. El cuerpo de la medicina es estructurado como un organismo, sólo es cuerpo real. El fenómeno psicosomático, nos dice Lacan, surge de la simultaneidad entre letra y carne e implica una falla epistemosomática, una falla en el saber del propio cuerpo, que tendría su origen en una falla simbólica precoz. Se observa que cuanto menor es el niño, menor es también la capacidad de simbolización que él tiene y más reacciona con el cuerpo a los significantes en conflicto de la atmósfera en que vive.

    Abstract in English:

    The term epistemosomatic suggested by Lacan as a substitute for psychosomatic refers back to the absence of the dimension of the subject and of enjoyment in the relationship between medicine and the body, and the own being and his body. It is necessary to make a distinction between the body of psychoanalysis and the body of medicine in order to understand this. The body of psychoanalysis is structured by the speech and has three dimensions: symbolic body, imaginary body, and real body. The body of medicine is structured as an organism, it is only real body. The psychosomatic phenomenon arises from the simultaneity between letter and flash and implies an epistemosomatic fault. The younger the child, the more he reacts with the body to the conflictual signifiers of the environment in which he lives.
  • Georg Cantor: habitar lo eterno Artigos

    Penagos, Juan Manuel Rodríguez

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo coloca em discussão a relação entre estrutura psíquica e a produção lógica do delírio, partindo de um matemático alemão chamado Georg Cantor. Discutese ainda a relação entre a produção matemática e a instalação de sua psicose.

    Abstract in French:

    Cet article met en discussion la relation entre la structure psychique et la production logique du délire à partir du mathématicien allemand Georg Cantor. La relation entre la production mathématique et l’installation de la psychose est également discuté ici.

    Abstract in Spanish:

    Este artículo pone en discusión la relación entre estructura psíquica y la producción lógica del delirio; para ello, parte de un matemático alemán llamado Georg Cantor. Aquí se discute la relación entre la producción matemática y la instalación de su psicosis.

    Abstract in English:

    This article discusses the relationship between psychological structure and the logical production of delirium, based on the case of the German mathematician Georg Cantor. The relationship between mathematical production and the installation of his psychosis are also discussed.
  • Evidência científica e experiência clínica: aspectos transculturais Artigos

    Uchôa, Elizabeth; Corin, Ellen

    Abstract in Portuguese:

    A psiquiatria contemporânea tem se empenhado em desenvolver classificações psiquiátricas voltadas principalmente para a padronização de critérios diagnósticos e para a replicação de dados. À medida que estas classificações se impõem cada vez mais à observação clínica, efeitos colaterais já se fazem sentir. Entre eles, nos parece particularmente problemático o estreitamento do campo de observação e suas repercussões sobre a concepção de tratamentos e políticas de saúde mental. Neste artigo nossa reflexão sobre as relações entre “Evidências científicas e experiência clínica” encontra seu ponto central em uma interrogação sobre as conseqüências de uma padronização e objetivação do diagnóstico em psiquiatria tanto para a clínica quanto para as pesquisas transculturais. A questão da depressão na África servirá de ponto de partida para nossa reflexão sobre estas questões.

    Abstract in French:

    La psychiatrie actuelle se caractérise par le développement de classifications psychiatriques tournées vers la standardisation des critères et la reproduction de données. Dans la mesure oú ces classifications s’imposent à la clinique, des effets collatéraux se font déjà sentir; parmi eux la réduction du champ de l’observation et ses repércussions sur la conception des traitements et des politiques de santé mentale nous paraissent particulièrement problématiques. Dans cet article notre réflexion sur les relations entre évidences scientifiques et expérience clinique est tissée autour d’une interrogation sur les conséquences de la standardisation e de l’objectivation du diagnostic autant pour la clinique psychiatrique que pour les recherches transculturelles. La question de la dépression en Afrique servira de point de départ pour nos réflexions sur cette question.

    Abstract in Spanish:

    La psiquiatría contemporánea se ha empeñado en desarrollar clasificaciones psiquiátricas volcadas principalmente para la estandarización de ciertos diagnósticos y para la refutación de datos. En la medida que estas clasificaciones se imponen cada vez más en la observación clínica, efectos colaterales ya se hacen sentir. Entre ellos, nos parece particularmente problemático, el estrechamiento del campo de observación y sus repercusiones sobre la concepción de tratamientos y políticas de salud mental. En este artículo nuestra reflexión sobre las relaciones entre “evidencias científicas y experiencia clínica” encuentra su punto central en la interrogación sobre las consecuencias de la estandarización y objetivización del diagnóstico en psiquiatría tanto para la clínica como para las investigaciones transculturales. La cuestión de la depresión en África servirá de punto de partida para nuestra reflexión sobre estos asuntos.

    Abstract in English:

    Contemporary psychiatry is committed to developing psychiatric classifications that are geared principally towards the standardization of diagnostic criteria and the replication of data. Side effects can be felt to the extent that these classifications are ever more present in clinical observations. Among these effects, especially problematic are the narrowing of the field of observation and the consequent repercussions on the development of mental health treatment and policies. This narrowing of the field of observation leads us to a positivist model of science and to a belief in the objectivity of knowledge and, specifically, of psychiatric categories. In this article our reflection on the relations between “Scientific proof and clinical experience” is based essentially on a discussion of the consequences of standardization and objectivity in psychiatric diagnosis for both clinical and transcultural research. The theme of depression in Africa will serve as a starting point for our reflection on these questions.
  • Introdução Observando A Medicina

    Camargo, Erney Plessmann de; Teixeira, Mônica
  • A indústria farmacêutica como fonte de informação Observando A Medicina

    Collier, Joe; Iheanacho, Ike
  • A “loucura circular”de Falret e as origens do conceito de “psicose maníaco-depressiva” Clássicos Da Psicopatologia

    Pereira, Mário Eduardo Costa
  • Da loucura circular, ou forma de doença mental caracterizada pela alternância regular da mania e da melancolia Clássicos Da Psicopatologia

    Falret, Jean-Pierre
  • Entrevista com Prof. Jean-Jacques Rassial Entrevistas

  • Um elogio à vida psíquica Resenha De Livros

    Bueno, Débora Siqueira
  • Da psicanálise à psiquiatria: a propósito de um método Resenha De Livros

    Figueiredo, Ana Cristina
  • As novas doenças da alma Resenha De Livros

    Fontes, Ivanise
  • Clínica da melancolia Resenha De Livros

    Turna, José Waldemar Thiesen
  • Avaliações empíricas de resultados de tratamentos psicanaliticamente orientados – a psicanálise questionada pela psiquiatria Resenha De Artigos

    Bueno, Débora Siqueira; Freire, Joyce Gonçalves; Assadi, Tatiana Carvalho
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