Acessibilidade / Reportar erro
Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, Volume: 23, Número: 4, Publicado: 2020
  • Psicopatologia em tempos de perplexidade Editorial

    Franco, Sérgio de Gouvêa
  • Promessas e verbos páthicos na adolescência: uma possível releitura da moral e do supereu freudiano Artigos

    Vale, Hellen Fonseca de Sousa da Costa; Freitas, Marta Helena de; Martins, Francisco Moacir de Melo Catunda

    Resumo em Português:

    Neste artigo, abordamos a implicação e o papel dos verbos modais/páthicos na construção das promessas e sua relação com as modalidades superegoicas da adolescência na atualidade. As promessas, no sentido em que as tomamos aqui, são entendidas como uma ação de comprometimento realizada via linguagem, podendo ser usadas como dispositivos efetivos para o entendimento das modalizações superegoicas do adolescente. O supereu, por sua vez, é percebido como o principal (des)organizador da modalização pulsional representada pelos verbos. Partimos do princípio de que o verbo carreia a pulsão e também monta o foro intrapsíquico humano, sendo assim, entender o modo como os adolescentes se referem aos verbos pode auxiliar a entender a respeito dos conflitos morais e pulsionais do adolescente construído frente à cultura atual.

    Resumo em Francês:

    Dans cet article, nous abordons l’implication et le rôle des verbes modaux/pathiques dans la construction des promesses et leur rapport avec les modalités du surmoi de l’adolescence aujourd’hui. Les promesses, dans le sens où nous les prenons ici, sont comprises comme une action de compromis effectuée par le langage et elles peuvent être utilisées comme des dispositifs efficaces pour comprendre les modalisations du surmoi adolescent. Le surmoi, à son tour, est perçu comme le (dés)organisateur principal de la modalisation pulsionnelle représentée par les verbes. Nous supposons que le verbe porte la pulsion et assemble également le forum intrapsychique humain. Comprendre comment les adolescents se réfèrent aux verbes peut aider à comprendre les conflits moraux et pulsionnels des adolescents construits face à la culture actuelle.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo, abordamos la implicación y el papel de los verbos modales/pháticos en la construcción de promesas y su relación con las modalidades del superego de la adolescencia actual. Las promesas, en el sentido abordado aquí, se entienden como una acción de compromiso realizada a través del lenguaje y se pueden usar como dispositivos efectivos para la comprensión de las modalizaciones del superego adolescente. El superyó, por su parte, se percibe como el principal (des)organizador de la modalización pulsional representada por los verbos. Partimos del principio de que el verbo lleva la pulsión y también ensambla el foro intrapsíquico humano, por lo cual, comprender la forma en la que los adolescentes se refieren a los verbos, puede ayudar a entender sobre los conflictos morales y pulsionales del adolescente construido frente a la cultura actual.

    Resumo em Inglês:

    This article addresses the implication and role of modal/pathic verbs in the construction of promises and their relationship with the superego modalities of adolescence today. Promises are here understood as a commitment made via language and they may be used as effective devices to understand superego modalizations of adolescents. The super-ego, in turn, is perceived as the main (dis)organizer of the drive modalization represented by the verbs. We assume that the verb carries the drive and also assembles the human intrapsychic forum. Thus, to understand how adolescents refer to verbs may help to understand their conflicts with moral and drive which come up in the face of our current culture.
  • A clínica de Ludwig Binswanger inspirada no Dasein de Heidegger e na fenomenologia genética de Husserl Artigos

    Pita, Juliana; Moreira, Virginia

    Resumo em Português:

    A clínica fenomenológica de Ludwig Binswanger propõe uma nova compreensão sobre a psicopatologia ao realçar a importância na história de vida do paciente. Encontra-se dividida em três fases mostrando a fertilidade de seus estudos psicopatológicos após a leitura de Ser e tempo e através da influência husserliana, com o intuito de esclarecer a constituição da experiência delirante. Este artigo tem como objetivo apresentar dois casos clínicos, Lola Voss e Suzanne Urban, para ilustrar a contribuição oferecida por Ludwig Binswanger à psicopatologia fenomenológica em sua segunda e última fase.

    Resumo em Francês:

    La clinique phénoménologique de Ludwig Binswanger propose une nouvelle compréhension de la psychopathologie soulignant l’importance de l’histoire de vie du patient. Les trois phases de sa pensée phénoménologique montrent la fécondité de ses études psychopathologiques, influencées par la lecture de l’Être et Temps et par Husserl, qu’il menait pour élucider la formation de l’expérience délirante. Cet article présente deux cas cliniques, Lola Voss et Suzanne Urban, qui illustrent la contribution apportée par Ludwig Binswanger à la psychopathologie phénoménologique dans sa deuxième et dernière phase.

    Resumo em Espanhol:

    La clínica fenomenológica de Ludwig Binswanger propone una nueva comprensión de la psicopatología al destacar su importancia en la historia de vida del paciente. Está divida en tres fases, mostrando la fertilidad de sus estudios psicopatológicos tras la lectura de Ser y tiempo, y a través de la influencia de Husserl, a fin de aclarar la constitución de la experiencia delirante. Este artículo tiene como objetivo presentar dos casos clínicos, Lola Voss y Suzanne Urban, para ilustrar la contribución de Ludwig Binswanger a la psicopatología fenomenológica en su segunda y última fase.

    Resumo em Inglês:

    Ludwig Binswanger’s phenomenological clinic provides a new understanding of psychopathologies by highlighting the importance of patients’ life stories. It is divided into three phenomenological stages and shows how fertile his psychopathological studies became after he had read Being and Time and due to Husserl’s influence, which he undertook to investigate the formation of delusional experience. This article presents two clinical cases, Lola Voss and Suzanne Urban, to illustrate Ludwig Binswanger’s contribution to phenomenological psychopathology in its second and final stage.
  • O ódio na cultura e na clínica psicanalítica contemporâneas Artigos

    Winograd, Monah; Natale, Rony

    Resumo em Português:

    Neste artigo procuramos demonstrar como a agressividade foi considerada pela psicanálise desde os primeiros ensaios freudianos até a releitura de Lacan que, partindo de uma agressividade do sujeito dirigida ao outro semelhante, avança rumo à concepção do ódio ao Outro. Enfatizamos, quanto a isso, o último momento de seu ensino, no qual sobressai o conceito de Real, crucial para compreendermos a gênese do ódio na constituição subjetiva. Mostramos como tal referência passa a influenciar a maneira como a cultura - e sobretudo a clínica - são consideradas, convocando o sujeito a se haver com o Real da existência.

    Resumo em Francês:

    Dans cet article, nous cherchons à démontrer comment l’agressivité était considérée par la psychanalyse depuis les premiers essais freudiens jusqu’à la réinterprétation de Lacan qui, partant d’une agressivité du sujet dirigée vers un autre semblable, avance vers la conception de la haine envers l’Autre. À cet égard, nous soulignons le dernier moment de son enseignement, dans lequel le concept de Réel se démarque, crucial pour comprendre la genèse de la haine dans la constitution subjective. Nous montrons comment cette référence commence à influencer la manière dont la culture - et surtout la clinique - sont envisagées, convoquant le sujet à faire face au Réel de l’existence.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo buscamos demostrar cómo fue considerada la agresividad por el psicoanálisis desde los primeros ensayos freudianos hasta la reinterpretación de Lacan que, desde una agresividad del sujeto dirigida hacia otro similar, avanza hacia la concepción del odio hacia el Otro. En este sentido, destacamos el último momento de su enseñanza, en el que sobresale el concepto de lo Real, que es crucial para comprender el origen del odio en la constitución subjetiva. Mostramos cómo esta referencia empieza a influir en la forma en la que se considera la cultura y, sobre todo, la clínica, convocando al sujeto a enfrentarse con lo Real de la existencia.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to show how aggressiveness was taken into account by psychoanalysis from the first Freudian essays to Lacan’s reinterpretation, which, starting from aggressiveness of the subject directed to a similar other, evolves to the concept of hatred of the Other. In this regard, we emphasize the last stage of Lacan’s teaching, which highlights the concept of Real, crucial to understand the inception of hatred in the subjective constitution. We show how this reference starts to influence the way culture - and especially the clinic - are affected, summoning the subject to deal with the Real of existence.
  • Autismo e memória: neurociência e cognitivismo à luz da filosofia de Henri Bergson Artigos

    Lima, Rossano Cabral

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo investigar a relação entre autismo e memória, tomando como referência as teses do filósofo francês Henri Bergson, em interlocução com o paradigma cognitivista e o campo das neurociências. A partir da perspectiva bergsoniana, defendemos haver no autismo uma dissociação precoce entre memória e ação corporal, levando à dificuldade em usar as experiências passadas para iluminar a situação atual. A memória autista, sem a bússola pragmática, vaga sem função precisa, resultando ora na incapacidade do sujeito em se localizar nos contextos e em sua própria história, ora em prodígios mnêmicos pouco úteis para a autonomia e a vida social. O autismo pode, portanto, ser entendido como transtorno da memória pragmática ou perturbação da atenção à vida, afetando a capacidade dos indivíduos de responder criativamente aos obstáculos do cotidiano.

    Resumo em Francês:

    Cet article vise à étudier la relation entre autisme et mémoire, en prenant comme référence les thèses du philosophe français Henri Bergson, en interlocution avec le paradigme cognitif et le domaine des neurosciences. Du point de vue bergsonien, nous soutenons que dans l’autisme il y a une dissociation précoce entre la mémoire et l’action corporelle, ce qui conduit à la difficulté d’utiliser les expériences passées pour éclairer la situation actuelle. La mémoire autistique, sans boussole pragmatique, vague sans fonction précise, entraînant parfois l’incapacité du sujet à se situer dans des contextes et dans sa propre histoire, et parfois des prodiges mnésiques peu utiles à l’autonomie et à la vie sociale. L’autisme peut donc être compris comme un trouble de la mémoire pragmatique ou comme perturbation de l’attention à la vie, affectant la capacité des individus à répondre de manière créative aux obstacles quotidiens.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo tiene como objetivo investigar la relación entre el autismo y la memoria, tomando como referencia las tesis del filósofo francés Henri Bergson, en interlocución con el paradigma cognitivista y el campo de las neurociencias. Desde la perspectiva bergsoniana, sostenemos que hay, en el autismo, una disociación temprana entre la memoria y la acción corporal, lo que dificulta el uso de experiencias pasadas para iluminar la situación actual. La memoria autista, sin la brújula pragmática, deambula sin una función precisa, lo que a veces resulta en la incapacidad del sujeto para ubicarse en contextos y en su propia historia, a veces en prodigios mnémicos que no son muy útiles para la autonomía y la vida social. El autismo, por lo tanto, puede entenderse como un trastorno de la memoria pragmática o como una alteración de la atención a la vida, que afecta la capacidad de las personas para responder creativamente a los obstáculos cotidianos.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to investigate the relationship between autism and memory, taking as reference the theses of French philosopher Henri Bergson, in interlocution with the cognitivist paradigm and the field of neurosciences. Based on Bergson’s perspective, we argue that autism features an early dissociation between memory and bodily action, making it difficult to use past experiences to solve a current situation. The autistic memory, without the pragmatic compass, wanders without a precise function, sometimes resulting in the subject’s inability to locate himself in contexts and in his own history, and sometimes in mnemonic prodigies that are not very useful for autonomy and social life. Autism may therefore be understood as a pragmatic memory disorder or disturbance of attention to life, affecting the individuals’ ability to respond creatively to everyday obstacles.
  • O arquivo, a memória, o mal: interfaces da psicanálise no mal de arquivo Artigos

    Veríssimo, Tânia Corghi; Endo, Paulo César

    Resumo em Português:

    Pretende-se com este artigo explorar algumas das interfaces da psicanálise contempladas por Derrida em seu ensaio Mal de Arquivo. Uma impressão freudiana (2001). Para tanto, foram eleitos como eixos desta escrita: a discussão sobre o caráter marcadamente subversivo encontrado na concepção de memória postulada pela psicanálise freudiana; a trilha feita por Derrida, esta que, pautada pelo estudo de determinados artigos de Freud sobre a memória, alçou a psicanálise ao estatuto de ciência do arquivo; a exploração do mal enquanto ingrediente fundamental e multifacetado que, imbuído de uma reflexão sobre a pulsão de morte freudiana, assumirá no ensaio uma centralidade para a compreensão do arquivo derridiano.

    Resumo em Francês:

    Cet article a pour objectif d’explorer certaines des interfaces de la psychanalyse envisagées par Derrida dans son essai Mal d’archive. Une impression freudienne (2001). A cette fin, les axes suivants ont été choisis dans ce travail : la discussion sur le caractère nettement subversif que l’on trouve dans la conception de la mémoire postulée par la psychanalyse freudienne ; le chemin tracé par Derrida, qui, guidée par l’étude de certains articles de Freud sur la mémoire, élève la psychanalyse au statut de science de l’archive ; l’exploration du mal comme ingrédient fondamental et multiple qui, imprégné d’une réflexion sur la pulsion de mort freudienne, sera centrale dans cet essai pour la compréhension de l’archive derridienne.

    Resumo em Espanhol:

    Con este artículo se pretenden explorar algunas de las interfaces del psicoanálisis contempladas por Derrida en su ensayo Mal de Archivo. Una impresión freudiana (2001). Para ello, se eligieron como ejes de este escrito la discusión sobre el carácter marcadamente subversivo encontrado en la concepción de la memoria, postulada por el psicoanálisis freudiano; la senda hecha por Derrida que, pautada por el estudio de determinados artículos de Freud sobre la memoria, ha promovido al psicoanálisis a la categoría de ciencia del archivo; y la explotación del mal como ingrediente fundamental y multifacético que, lleno de una reflexión sobre la pulsión de muerte freudiana, asumirá en el ensayo una centralidad para la comprensión del archivo derridiano.

    Resumo em Inglês:

    This article intends to explore some of the interfaces of psychoanalysis discussed by Derrida in his essay Archive Fever. A Freudian impression (2001). The following ideas were therefore selected as pillars of this text: the discussion on the markedly subversive character found in the concept of memory postulated by Freudian psychoanalysis; Derrida’s path which, guided by the study of certain articles by Freud on memory, raised psychoanalysis to the status of science of the archive; the exploitation of that fever as a fundamental and multifaceted ingredient which, imbued with a reflection on Freud’s death drive, is central to the essay to understand Derrida’s archive.
  • Para além do diagnóstico psiquiátrico e do modelo médico, na busca pelo “recovery” social: uma entrevista com Jim van Os Mental Health

    Zorzanelli, Rafaela; Banzato, Claudio E. M.

    Resumo em Português:

    Há uma crescente percepção no campo da psiquiatria de que somos incapazes de nos liberar das restrições impostas pelos conceitos do campo, bem como ir além deles. Assim, o campo demanda não somente evidências empíricas mais robustas, mas também um quadro de referências conceituais que permita um pensamento crítico e inovador que conceba e construa modelos mais apropriados de cuidado à saúde mental. Nesse espírito, apresentamos uma entrevista provocativa com o psiquiatria holandês Jim van Os, abrangendo desde questões sobre sua formação acadêmica até suas ideias sobre recovery e sobre a experiência dos recovery colleges na Holanda como “um sistema de saúde mental invisível”. Adotando uma posição crítica sobre o diagnóstico psiquiátrico e a validade das comparações grupais preconizadas pela medicina baseada em evidências, e em sintonia com o movimento conhecido como recovery, van Os destaca que o processo de cura deve ir além da redução de sintomas. Para ele, é preciso levar em conta o longo processo de desenvolvimento de resiliência, aprendendo com os outros a lidar com o sofrimento, e construindo novas perspectivas, objetivos e propósitos existenciais. Em outras palavras, a ênfase recai sobre a ideia de social recovery e favorece a ideia de que profissionais de saúde mental devem “ajudar as pessoas a se relacionarem melhor com suas variações psicológicas e oferecer a elas formas diferentes de chegar até isso.”

    Resumo em Francês:

    Il y a une perception croissante dans le champ de la psychiatrie selon laquelle nous ne sommes pas en mesure de nous libérer des contraintes imposées par les concepts de ce domaine, encore moins de les dépasser. Ainsi, le champ de la psychiatrie exigerait non seulement des évidences empiriques plus solides, mais aussi un cadre de références conceptuelles procurant une pensée critique et novatrice capable de concevoir et de construire des modèles plus appropriés aux soins de santé mentale. Dans cette démarche, nous présentons un entretien provocateur avec le psychiatre néerlandais Jim van Os, couvrant des questions sur son parcours universitaire, ainsi que ses idées sur le recovery, et sur l’expérience des recovery colleges aux Pays-Bas en tant que « système de santé mentale invisible ». C’est en adoptant une démarche critique à l’égard du diagnostic psychiatrique et de la validité des comparaisons de groupes préconisées par la médecine fondée sur les preuves et en accord avec le mouvement connu sous le nom de recovery que van Os souligne que le processus de guérison doit aller au-delà de la réduction des symptômes. Pour lui, il faut prendre en compte le long mouvement de développement de la résilience, de sorte à apprendre d’autrui comment faire face à la souffrance, pour construire de nouvelles perspectives, de nouveaux objectifs et de nouvelles finalités existentielles. Ses contributions soulignent le concept de social recovery et favorisent l’idée selon laquelle les professionnels de la santé mentale devraient «aider les gens à mieux gérer leurs variations psychologiques et leur proposer différentes façons d’y parvenir».

    Resumo em Espanhol:

    Hay una percepción creciente, en el campo de la psiquiatría, de que somos incapaces de librarnos de las restricciones impuestas por los conceptos del campo, así como también de ir más allá de ellas. Por lo tanto, el campo demanda no solamente evidencias empíricas más robustas, sino un marco de referencias conceptuales que permita un pensamiento crítico e innovador que conciba y construya modelos más apropiados de cuidado de la salud mental. En ese sentido, presentamos una provocadora entrevista con el psiquiatra holandés Jim van Os, abarcando, desde cuestiones sobre su formación académica hasta sus ideas sobre recovery y la experiencia de los recovery colleges en Holanda como “un sistema de salud mental invisible”. Adoptando una postura crítica sobre el diagnóstico psiquiátrico y la validez de las comparaciones grupales defendidas por la medicina basada en evidencias, y alineado con el movimiento conocido como recovery, van Os destaca que el proceso de curar debe ir más allá de la reducción de los síntomas. Para él, es necesario considerar el largo proceso de desarrollo de la resiliencia, aprendiendo a lidiar con el sufrimiento a través de la interacción con los otros y construyendo nuevas perspectivas, objetivos y propósitos existenciales. En otras palabras, el énfasis recae sobre la idea del social recovery, favoreciendo la noción de que los profesionales de la salud mental deben “ayudar a las personas a relacionarse mejor con sus variaciones psicológicas y ofrecerles diferentes formas para llegar a ello”.

    Resumo em Inglês:

    There is a growing realization in the field of psychiatry that we are unable to free ourselves of the constraints imposed by our concepts, as well as to move beyond them. Thus, the field demands not only more robust empirical evidence but also a more sophisticated conceptual framework, which would allow for critical and innovative thinking to conceive and to build better models of mental health care. In this spirit, we present a very thought-provoking interview with Dutch psychiatrist Jim van Os, encompassing biographical issues from his academic background as well as his ideas on recovery and the Dutch experience of the recovery colleges as a “shadow mental health system” in the Netherlands. Adopting a critical stance on psychiatric diagnosis and the validity of group-level comparisons in evidence-based psychiatry, and in line with the ideals of the recovery movement, van Os points out that the process of healing should surpass symptom reduction. For him, it should take into account the long-term process of developing resilience, learning to deal with suffering through interactions with other people, building up new perspectives, goals, and existential purposes. In other words, he emphasizes the idea of social recovery and favors the thought that mental health professionals should try to “help people to relate better to their mental variation and offer them ways of doing that differently.”
  • A temporalidade da metapsicologia freudiana: algumas contribuições sobre a transmissão História Da Psicanálise

    Pereira, Caciana Linhares; Viana, Ruth Arielle Nascimento

    Resumo em Português:

    O artigo parte da hipótese de que a pulsão estabelece relações fundamentais com a transmissão. O estudo desta relação pode trazer contribuições para o avanço da psicanálise no que a mesma aposta numa dimensão historicizante do advento do sujeito. Assim, articulamos noções fundamentais para a psicanálise, como as de mito, ficção e trauma, em sua relação com as condições de surgimento particulares que constituem a metapsicologia. Tais desenvolvimentos visam contribuir para estudos que enfrentam dilemas tão presentes nos debates em torno da história e da memória, culminando em um questionamento da noção de representação. O artigo se situa, então, num campo de problematização em torno da transmissão buscando apreender quais as consequências que noções que são vitais à metapsicologia, como as de inconsciente e pulsão, podem aportar ao debate em torno da história e do tempo.

    Resumo em Francês:

    Cet article suppose que la pulsion établit des relations fondamentales avec la transmission. L’étude de cette relation peut contribuer à l’avancement de la psychanalyse en ce qu’elle signale une dimension historisante de l’avènement du sujet. Ainsi, nous articulons des notions fondamentales pour la psychanalyse, telles que celles de mythe, de fiction et de traumatisme, dans leur relation avec les conditions d’émergence particulières qui constitue la métapsychologie. Ces développements ont pour but de contribuer aux études qui se heurtent aux dilemmes dans les débats sur l’histoire et la mémoire, aboutissant fondamentalement à une remise en question de la notion de représentation. Donc, l’article se situe dans un champ de problématisation autour de la transmission cherchant à comprendre les conséquences que des notions essentielles à la métapsychologie - telles qu’inconscient et pulsion - peuvent contribuer au débat sur l’historicité et le temps.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo asume que la pulsión establece relaciones fundamentales con la transmisión. El estudio de esa relación puede hacer importantes contribuciones al avance del psicoanálisis en el sentido de que esta apuesta por una dimensión historizante del advenimiento del sujeto. Así, articulamos nociones fundamentales para el psicoanálisis, como las de mito, ficción y trauma, en su relación con las condiciones de emergencia particulares que constituyen la metapsicología. Esos desarrollos tienen como objetivo contribuir a los estudios que enfrentan dilemas tan presentes en debates sobre la historia y la memoria, culminando en un cuestionamiento sobre la noción de representación. Por lo tanto, el artículo se sitúa en un campo de problematización sobre la transmisión y busca comprender cómo las consecuencias y nociones que son vitales para la metapsicología, como las del inconsciente y la pulsión, pueden contribuir al debate sobre la historia y el tiempo.

    Resumo em Inglês:

    This article is based on the hypothesis that the concept of drive establishes fundamental relations with transmission. Studying this relation may contribute to the advancement of psychoanalysis as it relies on a historicizing dimension of the subject’s advent. Thus, we associate fundamental psychoanalytical concepts, such as myth, fiction and trauma in their relation to the particular conditions of emergence that constitutes metapsychology, aiming to contribute to the studies that face the dilemmas of debates on history and memory, and eventually question the concept of representation. Therefore, this article discusses transmission and seeks to understand which consequences of vital concepts of metapsychology, e.g. the unconscious and the drive, may contribute to the debate on history and time.
  • Obituário História Da Psicanálise

    Jorge, Marco Antonio Coutinho
  • Trauma e testemunho em Ferenczi: uma análise de Vozes de Tchernóbil de Svetlana Aleksiévith Literatura, Arte, Cultura

    Baracat, Juliana; Abrão, Jorge Luis Ferreira; Martínez, Viviana Carola Velasco

    Resumo em Português:

    O artigo aborda as noções de trauma e testemunho elaborados por Sándor Ferenczi e os articula com o livro Svetlana Aleksiévitch acerca do desastre nuclear de Tchernóbil. Nosso objetivo foi demonstrar a validade das observações de Ferenczi em relação a um trauma coletivo, organizado em torno de três eixos: a dissimetria relacional, o processo de desmentido e o narcisismo ferido. Através da leitura do livro pode-se compreender como a escritora teve seu papel aproximado daquele designado por Ferenczi.

    Resumo em Francês:

    Cet article discute les notions de traumatisme et de témoignage tels que développés par Sándor Ferenczi et les compare avec le livre de Svetlana Aleksiévitch sur la catastrophe nucléaire de Tchernobyl. Notre but est de montrer la valeur des observations de Ferenczi sur le traumatisme collectif, organisé autour de trois points : la dissymétrie relationnelle, le processus de déni et le narcissisme blessé. La lecture du livre d’Aleksiévitch permet de comprendre la façon dont le rôle de l’auteur se rapproche de celui désigné par Ferenczi.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo analiza las nociones de trauma y testimonio, elaborados por Sándor Ferenczi, y se articula con el libro de Svetlana Aleksiévitch sobre el desastre nuclear de Chernóbil. Nuestro objetivo fue demostrar la vigencia de las observaciones de Ferenczi con relación a un trauma colectivo, organizándose alrededor de tres ejes: la asimetría relacional, el proceso de negación y el narcisismo herido. A través de la lectura del libro se puede entender que el papel de la escritora se acercaba al designado por Ferenczi.

    Resumo em Inglês:

    This article approaches the concepts of trauma and testimony as elaborated by Sándor Ferenczi and associates them to Svetlana Aleksiévitch’s book about the nuclear disaster of Chernobyl. It aims to show the value of Ferenczi’s observations on collective trauma by highlighting three topics: relational dissymmetry, process of denial and wounded narcissism. Aleksiévitch’s book allowed us to understand in what ways the author’s role resembles the one described by Ferenczi.
  • O ato fotográfico a partir do olhar Literatura, Arte, Cultura

    Anjos, Patrick Werner dos; Ferreira, Nadiá Paulo

    Resumo em Português:

    O nosso objetivo é articular a fotografia com a diferença que Jacques Lacan apresenta, no Seminário 11. Os quatros conceitos fundamentais da psicanálise, entre o olho, o olhar e ser olhado. Dessa articulação nascem as questões: Até que ponto podemos confiar no caráter de evidência fidedigna da realidade na fotografia? Em um mundo dominado pelas imagens, qual o efeito que a fotografia provoca em nós como espectadores?

    Resumo em Francês:

    Notre objectif est d’associer la photographie à la différence que Jacques Lacan présente dans Le séminaire, livre 11: les quatre concepts fondamentaux de la psychanalyse, entre l’œil, le regard et être regardé. De cette association découlent les questions suivantes: dans quelle mesure pouvons-nous nous fier au caractère évident et fiable de la réalité en photographie? Dans un monde dominé par les images, quel est l’effet de la photographie sur nous, les spectateurs?

    Resumo em Espanhol:

    Nuestro objetivo es articular la fotografía con la distinción que Jacques Lacan presenta, en El Seminario. Libro 11: los cuatro conceptos fundamentales del psicoanálisis, entre el ojo, la mirada y el ser mirado. De esta articulación nacen las cuestiones: ¿Hasta qué punto podemos confiar en el carácter de evidencia fidedigna de la realidad en la fotografía? En un mundo dominado por las imágenes, ¿cuál es el efecto que la fotografía nos provoca como espectadores?

    Resumo em Inglês:

    This article relates photography to the difference that Jacques Lacan presents in Reading Seminar XI: Lacan’s Four Fundamental Concepts of Psychoanalysis, between the eye, the gaze and being-looked-at. This exercise raises the following questions: To what extent may we rely on the character of reliable evidence of reality in photography? In a world dominated by images, what effect does photography have on us, spectators?
  • A infância pelo olhar da psiquiatria na Itália do início do século XX: Sante De Sanctis Resenhas Bibliográficas

    Cunha, Carolini Cássia
  • Um psicanalista e seu desejo Resenhas Bibliográficas

    Souza, Joana
  • Revisores consultados (novembro 2018 a novembro de 2020) Artigos

Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com