RESUMO
A norma DNER-PRO 277/97 descreve o método de controle estatístico de qualidade de obras e serviços rodoviários no Brasil e pressupõe a distribuição normal das características executivas. Entretanto, a literatura documenta a violação frequente dessa hipótese. Diante disso, este trabalho investigou a influência da não normalidade sobre as decisões de aceitação/rejeição de acordo com a norma supracitada. As informações de teor de ligante asfáltico referente à execução de três obras rodoviárias foram tomadas como referência. Utilizando diferentes testes estatísticos (Shapiro-Wilk, Kolmogorov-Smirnov e Anderson-Darling), ratificou-se a possibilidade de desvios de normalidade, onde a distribuição de probabilidade log-logística mostrou maior aderência aos dados. Para esse caso em particular, uma simulação de Monte Carlo apontou a existência de um viés de rejeição severo para pequenas amostras ao adotar-se a hipótese de normalidade dos dados. Desse modo, em casos em que a não normalidade não pode ser desprezada, o risco do executante pode ser superior ao previsto em norma.
Palavras-chave:
Pavimentação asfáltica; Controle de qualidade; Distribuição normal; Controle estatístico
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