Acessibilidade / Reportar erro

O crescimento da área de Ciência dos Materiais

O crescimento da área de Ciência dos Materiais

A área de Ciência dos Materiais tem apresentado um desempenho marcante nos últimos anos. Isso foi mostrado por estudo baseado em levantamento entre os anos de 2003 e 2009 dos artigos publicados em periódicos científicos indexados pela Thomson/ISI (http://www.fiocruz.br/ioc/media/relatorio_2009.pdf).

Enquanto no mundo a área de Ciência dos Materiais cresceu cerca de 34% neste período, o crescimento observado em todas as áreas do conhecimento foi inferior a 26%. Na América Latina a área de Ciência dos Materiais cresceu 39% no período 2003-2009 e no Brasil cerca de 41%. Isso mostra que a região do mundo que se caracteriza pela produção intensiva de matéria prima tem recentemente progredido muito cientificamente na compreensão, no desenvolvimento e na otimização de materiais convencionais e novos. Um exemplo é mostrado neste número da revista Matéria, que apresenta a possibilidade do uso de fibras naturais em aplicações da Engenharia onde poderão substituir com vantagens fibras convencionais e sintéticas. O passo seguinte a este avanço científico é o uso efetivo desses e outros novos materiais pela sociedade. Para tal, será necessário esforço na área de inovação tecnológica, que demanda investimento financeiro e criatividade empresarial. A área de Ciência dos Materiais latino-americana tem criado as bases para este avanço tecnológico, o qual espera-se que esteja em processo de alvorecer.

Cordialmente,

Paulo Emílio V. de Miranda

Editor-Chefe

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Mar 2011
  • Data do Fascículo
    2010
Laboratório de Hidrogênio, Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiro, em cooperação com a Associação Brasileira do Hidrogênio, ABH2 Av. Moniz Aragão, 207, 21941-594, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel: +55 (21) 3938-8791 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revmateria@gmail.com