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Comportamento mecânico e textura de chapas finas das ligas de alumínio 5052 e 5050C

Mechanical behavior and texture of the 5052 and 5050C thin sheets aluminum alloys

RESUMO

No setor automotivo as ligas de alumínio têm se destacado por sua atraente combinação entre resistência/peso, entre outras características. As ligas da série 5XXX tem seu ganho de resistência mecânica através de processos de deformação a frio, e as propriedades mecânicas das ligas de alumínio estão diretamente relacionadas à sua composição e ao processo de fabricação utilizado em sua manufatura. Um dos requisitos para otimizar as operações de conformação mecânica é o controle da microestrutura e textura. Neste trabalho, as ligas AA 5052 e AA 5050C, produzidas por Fundição Direta (Direct Chill – DC), e Fundição Contínua de Chapas (Twin Roll Caster – TRC), respectivamente, passaram por caracterização mecânica via ensaio de tração (com corpos de provas extraídos a 0, 45 e 90° da direção de laminação) e caracterização estrutural e textura ao longo da espessura de chapas. Foram detectadas inclusões de alumina (Al2O3) e precipitados intermetálicos de Al3Fe juntos à matriz metálica e ambas as ligas apresentam as componentes cobre (112)[111¯], latão (“Brass”) {110}<112>, cubo (001)[010¯] e Goss {110}<001>, ao longo da espessura. A liga AA 5052 apresentou valores de coeficiente de anisotropia planar e normal superiores aos da liga AA 5050C, como também as propriedades mecânicas medidas em tração uniaxial.

Palavras-chave:
Ligas AA5050C e AA5052; Textura cristalográfica; Propriedades mecânicas; Anisotropia

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