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Dropout and retention of undergraduate students in management: a study at a Brazilian Federal University

Resumo

O objetivo, neste artigo, foi analisar os condicionantes da evasão e da retenção de alunos do ensino superior em administração. A pesquisa empírica foi realizada em um curso de Administração de uma universidade federal brasileira com dados de 1202 ingressantes entre os anos de 2004 a 2009 que foram acompanhados até o ano de 2013. Na análise, foram levantadas informações relativas ao tempo de permanência do aluno no curso, forma de saída (diplomação ou evasão), além de informações sócio demográficas e sobre as características do curso. Para análise, foi utilizada a técnica estatística de análise de sobrevivência, que permitiu avaliar, ordenadamente, os fatores que influenciam o tempo de conclusão do curso e a evolução do risco de evasão. Como principais resultados, foi verificado que o número de semestres do curso, o desempenho do aluno, seu gênero, além da existência de reprovação e trancamento são fatores que explicam tanto o tempo de permanência quanto o risco de evasão. Na pesquisa foi constatado que variáveis relativas à idade no ingresso, estado civil, raça e natureza da escola de educação básica (pública ou privada) não demonstraram influência no tempo de conclusão ou evasão.

Palavras-chave:
Ensino superior; Gestão de curso; Evasão; Retenção; Diplomação

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