Acessibilidade / Reportar erro

Segurança Alimentar e convivência com o semiárido em áreas afetadas pela seca no sertão de Pernambuco

RESUMO

Objetivo

Entre 2010 e 2017, foi registrada uma das mais intensas secas do Semiárido Nordestino, com precipitações inferiores ao padrão de referência para a região e com escassez hídrica para consumo humano e para atividades produtivas no território, onde está inserido o Sertão Pernambucano. Este trabalho objetivou avaliar a situação de segurança alimentar e seus fatores associados em áreas afetadas pela seca no sertão de Pernambuco.

Métodos

Foi realizado um estudo transversal de base populacional, com coleta de dados por questionários socioeconômicos, demográficos e pela Escala Brasileira de Insegurança Alimentar, aplicados em 252 domicílios, de setembro a outubro de 2015. A análise compreendeu a caracterização socioeconômica e demográfica dos domicílios, a identificação da magnitude da insegurança alimentar e a verificação de seus fatores associados por Regressão de Poisson.

Resultados

A insegurança alimentar expôs elevada prevalência, equivalente a 74,6%, dos quais 9,1% apresentaram fome, ou seja, insegurança grave. A insegurança foi estatisticamente associada à renda per capita, à quantidade de moradores dos domicílios e ao esgotamento sanitário. A falta de dinheiro foi o principal motivo referido de insegurança.

Conclusão

Em um cenário de baixa renda quase generalizada, a alta prevalência de insegurança alimentar, associada a marcadores de grande vulnerabilidade social, demonstra a determinação socioeconômica do comprometimento da alimentação entre famílias sertanejas. Os achados deste estudo reforçam a demanda pela ampliação e pelo fortalecimento de políticas públicas e de modelos de desenvolvimento sustentável no semiárido brasileiro, com estratégias que priorizem a inclusão social e econômica de grupos mais vulnerabilizados, sobretudo frente ao potencial de agravamento da situação durante os períodos de seca.

Palavras-chave
Secas; Segurança Alimentar e Nutricional; Políticas Públicas; Desenvolvimento Regional; Zonas Semiáridas

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionrn@puc-campinas.edu.br