Associação entre hábito de leitura de rótulos de alimentos e fatores relacionados à saúde em idosos da comunidade

Ana Carolina VERÍSSIMO Maria Cristina de Albuquerque BARBOSA Nizia Araújo Vieira ALMEIDA Andreia Cristiane Carrenho QUEIROZ Regina Gendzelevki KELMANN Clarice Lima Alvares da SILVA Sobre os autores

RESUMO

Objetivo

Investigar a associação entre hábito de leitura de rótulos de alimentos e fatores relacionados à saúde entre idosos participantes de grupos de convivência em Governador Valadares.

Métodos

Este estudo transversal entrevistou 141 idosos participantes de grupos de terceira idade. O perfil socioeconômico e de saúde foi definido pela identificação de sexo, idade, estado civil, escolaridade, ocorrência de doenças, uso de medicamentos, exercício físico e autopercepção da própria saúde. A leitura de rótulos foi avaliada pela pergunta: “O(A) Senhor(a) verifica o rótulo de alimentos antes de sua compra ou consumo?”, questionando-se os itens avaliados em caso de resposta positiva. O consumo alimentar semanal foi avaliado por meio do questionário de frequência alimentar e classificado por meio de escores. A avaliação antropométrica se baseou no cálculo e classificação do Índice de Massa Corporal. A regressão logística multinomial foi utilizada para determinar fatores associados ao hábito de leitura de rótulos, adotando-se p<0,025 para significância da associação.

Resultados

O hábito de leitura de rótulos foi relatado por 72,3% dos entrevistados, que verificavam predominantemente prazo de validade (90,2%), teores de gorduras (18,4%) e sódio (16,7%). O mesmo se associou independentemente ao menor consumo mediano de medicamentos, menor consumo familiar per capita de açúcar e maior frequência de consumo semanal de cereais integrais.

Conclusão

O hábito de leitura de rótulos alimentares esteve associado a melhores condições de saúde e comportamentos alimentares mais saudáveis entre idosos da comunidade, devendo ser considerado como importante estratégia nutricional nesta faixa etária.

Palavras-chave
Idoso; Comportamento alimentar; Nível de saúde; Rotulagem de alimentos; Estado nutricional

Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II , Av. John Boyd Dunlop, s/n. - Prédio de Odontologia, 13059-900 Campinas - SP Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-6875 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: sbi.submissionm@puc-campinas.edu.br