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Validade de conteúdo de uma ofi cina educativa baseada no Guia Alimentar para a População Brasileira

RESUMO

Objetivo

Descrever o desenvolvimento e validação de um protocolo de oficina de educação permanente para implementação do Guia Alimentar para a População Brasileira no âmbito da atenção primária à saúde.

Métodos

Este estudo descritivo foi desenvolvido no estado de São Paulo. Participaram do estudo 20-25 profissionais de saúde na fase de experimentação e 12 doze especialistas na fase de validação de conteúdo. O protocolo da oficina foi desenvolvido de acordo com três referenciais teóricos: o Guia Alimentar, a Prática Colaborativa Interprofissional e a Metodologia Crítico Reflexiva. O protocolo da oficina foi definido em 4 módulos com 16 atividades, em 16 horas. A matriz de atividades compreendeu três eixos: (a) estratégias organizacionais, (b) compreensão do Guia Alimentar e (c) implementação do Guia Alimentar. Para validação de conteúdo o painel de especialistas avaliou a clareza, relevância e representatividade teórica do protocolo. Índice de validade de conteúdo foi calculado e atividades adequadas pontuaram >0,80. A proporção de especialistas que reconheceu a presença do referencial teórico nas atividades foi calculada.

Resultados

Todas as 16 atividades propostas obtiveram escores maiores do que o ponto de corte estabelecido, tanto para clareza como para relevância. Na análise da representatividade teórica, o Guia Alimentar alcançou escores mais altos nos eixos (b) e (c), e foi menos reconhecido no eixo (a), cuja maior pontuação ocorreu para a Metodologia Crítico Reflexiva. A Prática Colaborativa Interprofissional apresentou maior pontuação no eixo (c) e menor no eixo (b).

Conclusão

O protocolo foi considerado adequado à sua finalidade e com potencial de aplicação nos diversos cenários da atenção primária à saúde no Brasil.

Palavras-chave
Educação Alimentar e Nutricional; Guias Alimentares; Pessoal de saúde; Atenção Primária em Saúde

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